A Menina que Roubava Livros

Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Publicação: 2005?

A Menina Que Roubava Livros, foi o primeiro livro que eu li na vida. Me apaixonei perdidamente pela leitura, graças a esta obra. O que mais chama minha atenção é o fato de o livro ser narrado pela própria Morte, isso mesmo, narrado por uma diferente e simpática Morte, que se afeiçoa a menina e conta a história de Liesel com esplendor.

Tudo começou quando a menina que roubava livros escapou de morrer, quando nenhum outro conseguiu. Foi aí que a Morte se encantou por Liesel e decidiu seguir seus passos de 1939 a 1943.

A mãe de Liesel era comunista, perseguida pelo nazistas, para salvar seus filhos, ela enviou eles para uma cidade pobre da Alemanha, onde um casal se dispôs a adotá-los em troca de dinheiro.

Liesel chegou lá sozinha e logo se afeiçoou ao novo padrasto, que a ensina a ler e escrever.

O irmão dela infelizmente morreu no caminho e é enterrado por um coveiro que ao sair do local do enterro deixa cair um livro na neve. É o primeiro de muitos livros furtados pela pequena menina que amava roubar livros. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

Em tempos de guerra e livros incendiados, ela os furta e os lê com todo amor e paciência que uma amante de livros pode ter.

A vida dela e de todos ao seu redor é vivida em torno da segunda guerra mundial, de Hitler. Uma guerra desnecessária, que infelizmente matou muitos humanos inocentes.

Em sua nova casa, ela faz amizade com um garoto por qual se apaixona e vive várias aventuras. Anos depois Liesel ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua própria história.

A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve, cheio de cores e cheiros á narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a guerra que ela não pediu para lutar.

Este livro virou filme e eu indico que vocês assistam, pois é muito bom!! É isso Fabulosos, até mais!! ?

Mateus 12/02/2023

A menina que roubava livros.
O final desse livro é trágico e a história é bem pesada.O livro é contada pela morte, sobre a vida de uma menina chamada Liesel.
Recomendo.

lovshanji 12/04/2022

vale todo o reconhecimento que tem ?
?querida mamãe, será que um dia você poderá me perdoar? é que não pude suportar mais.
vou ao encontro do robert. pouco me importa o que dizem os malditos católicos.
deve haver um lugar no paraíso para os que estiveram onde eu estive.?

[considerações gerais] é emocionante, lindo! é sobre morte (mais especificamente perda), mas também é sobre amizade, sobre paternidade, sobre a ingenuidade bonita da infância. sobre amor, sobre a vida em suas tão variadas faces. fiquei encantada com cada passagem desse livro e na forma como tudo é tratado. quero reler o quanto antes, todo mundo deveria ler.

[enredo] ?????
gosto muito de como o livro se divide de acordo com o os livros que liesel rouba, com "capítulos" pequenos nessas partes maiores. acho a história espetacular, só acho que demora pra engatar.
[escrita] ????½
é tão linda!!! poética, instigante, maravilhosa.
[leitura] ?????
lutei um pouquinho no começo e algumas partes determinadas mas acredito que tenha sido mais sobre como eu estava nesses momentos pq é um livro bem fácil e fluido de ler.
[personagens] ?????
gosto mt de todos, mas amo mt o rudy!! liesel é tão forte e interessante, hans hubermann é a coisa mais preciosa de todas, ilsa hermann é um anjo, adoro o quanto os personagens são humanos.
[estética] ?????
não é estética, nesse caso, é o contexto. zusak apresenta e destrincha a alemanha hitlerista com maestria.

Mendes 22/01/2021

A menina que roubava livros
História que se passa em tempo de guerra, triste, comovente, interessante, faz pensar e muito na vida.

Carol 18/07/2022

Esse livro mexeu comigo.
Logo no começo ela perde o irmão, isso doeu muito quando li a primeira vez, pela condição de vida deles, pelo sacrifício que a mãe dela estava fazendo, ainda bem que surge uma amizade na casa nova e o pai é amoroso, o que ajuda a amenizar um pouco as coisas, eu acreditava mesmo que ia acontecer algo bom, não incrível mas pelo menos bom no final, e foi trágico, chorei por ela....
E descobrir no final que é a própria morte que faz a narrativa do livro foi interessante, só ela ou a própria garota podia saber da história dela com tanta riqueza de detalhes.
kamila.taborda 18/07/2022minha estante
esse livro é TÃO bom

Jack 18/07/2022minha estante
O início é bem difícil de engajar, mas depois flui de uma maneira muito bacana. Esse livro é ótimo mesmo

cinnamon1 18/07/2022minha estante
Adoro esse livro, mas moça cuidado com o spoiler vc literalmente deu spoiler de vários acontecimentos na próxima vez se possível coloca um aviso de spoiler

Carol 18/07/2022minha estante
Sério que não entrou o aviso de spoiler ? Eu coloquei antes de finalizar, me desculpe

Go vegan 19/04/2020

Inefável
"Os seres humanos me assombram " Um livro que é indescritível

laralimaoliveira_ 04/02/2021

Gostei
Demorei bastante pra ler ele, mas no final valeu a pena, eu gostei da leitura, apesar do livro não prender tanto o leitor, na minha opinião. Mas recomendo, é uma leitura interessante e é bom acompanhar Liesel e as suas experiências.

Leticia2513 27/10/2023

Minha nossa nossa nossa
A história corre de forma bem comum durante quase toda a obra, ao ponto de você se perguntar: porque a morte se interessou por essa menina? Mas AQUELE FINAL é simplesmente: uau agora faz sentido! Chorei como se tivesse morrido um parente meu. 10/10
CammisFiggueiredo 27/10/2023minha estante
Favorito da vida ?

anaclara.oliveira 02/02/2023

desgraça de livro maldição de literatura esse foi o livro mais maldito q eu ja li em toda a minha vida eu chorei minhas tripas pra fora pqp MALDITOS NAZISTAS MALDITA BOMBA MALDITOOOOOOOOOS
Maria Ilanne 02/02/2023minha estante
Eu tive a mesma reação kkkk

Eleanor 02/02/2023minha estante
Leia anne frank kkkkkk vai chorar ainda mais

Já li também

Se é ambientado na Segunda Guerra Mundial eu já tô lendo

Kami 31/12/2021

Inigualável
Já li muitos livros mas nenhum conseguiu chegar perto deste, não consigo explicar qual o motivo exato pelo qual eu fiquei fascinada com essa história.
A melancolia e o clima quase sombrio retratado por uma garota doce mostra uma realidade palpável, talvez isso chame tanta atenção.
A escrita é belíssima apesar de penosa, palavras difíceis e capítulos que se estendem sobre o mesmo arco.
De qualquer forma é o meu livro favorito e eu recomendo demais.

Geovanna 12/03/2022

"Odiei as palavras e as amei"
Todo livro que leio com a história se passando na segunda guerra me causa esse efeito que "a menina que roubava livros" me causou o impacto a mensagem a emoção o choque de realidade e todo esse sentimentos envoltos na história e nos personagens.Esse trouxe isso divinamente. Bom, não acho que eu seja digna de definir esse livro, a experiência de ler essas 480 páginas foram simplesmente inarraveis a emoção,a tristeza e o sentimento que cada palavra carrega é forte demais,os personagens cativantes,história envolvente,final perfeito,livro perfeito.
O final sendo totalmente sincera me fez chorar como eu nunca chorei com um livro até hoje,a dor que a personagem senti quem está lendo sente também a conclusão final te deixa pensativo por horas fazendo você querer ler denovo tendo isso na cabeça.
Gaby 12/03/2022minha estante
É meu livro preferido da vida, literalmente. Muito perfeito, sem condições

Gabriel Castro 26/08/2020

Leitura obrigatória
Livro para devorar madrugada a dentro, uma história contada pela morte, em um período na qual a narradora tem muito trabalho... Mostra os extremos do ser humano, como podemos ser amáveis e solidários e como podemos ser inescrupulosos e desprezíveis.

Garanto que algumas boas lágrimas lhe serão roubadas ao decorrer da leitura...
Camis 26/08/2020minha estante
Amo demais

Bi_Oliveira 31/10/2021

Nunca chorei tanto com um livro!
Me faltam palavras para descrever esse livro e as emoções que ele aflorou em mim.

Não achei que o livro me impactaria tanto porque já tinha assistido o filme (inclusive o filme é incrível, uns dos meus favoritos) porém estava terrivelmente enganada, a escrita do autor é tocante e eleva os sentimentos ao máximo, minha vontade durante todo o livro foi abraçar a maioria dos personagens, esse livro é divino e valeu cada lágrima derramada.
Lyta @lytaverso 09/12/2021minha estante
Eu amo, um dos (se não O) livros favoritos da vida. ?

Danny 16/12/2020

é com certeza um classico contemporanio.

Esse livro é muito inteligente, uma maneira de contar uma historia de maneira unica e cativante.

A morte conta a historia de Lisiel que mora na Alemanha Nazista e tem a mania de roubar livros.

Conta a historia dela desde do inicio, da sua vida, dos seus pais e de seus amigos e como o amor pela leitura salvou sua vida em tempos dificeis.

o livro traz um reflexão incrivil sobre os seres humanos.

Eu demorei um pouco pra ler esse livro, porque ele tinha uma maneira diferente de começar, com poemas e eu ficava meio perdida, mas finalmente eu peguei ele pra ler e me arrependi na hora de ter deixado ele 5 anos na estante. Fiquei tão imersa no livro que não queria parar.

Todo livro tem o momento certo para ser lido e essa foi a vez dele.