A Cidade Sinistra dos Corvos

A Cidade Sinistra dos Corvos Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Cidade Sinistra dos Corvos

ju_pimenta_fernandes 27/05/2021

Puramente psicológico
Cada vez mais a psicologia é usada.
Esse livro foi a prova de as pessoas são facilmente influenciadas.
Nós vemos em diversos momentos os adultos preferindo acreditar no Jornal ( que não sabia nada sobre nada) do que nas crianças ( influencia da mídia).
Assim como vemos na cidade dos corvos pessoas com mais respeito falando coisas aleatórias e todos acreditando só por causa da posição social ali dentro.
Todas os adultos são mega alienados no mundo e então acreditam em tudo.
Por exemplo quando o falso conde Olaf iria ser queimado, ninguém estava pensando em mata-lo mas quando a primeira pessoa falou, todo mundo concordou.
Cada vez concordo mais que Lemony Snickets é realmente incrível.
Ele aborda temas como esse com uma certa sutileza mais ao mesmo tempo com tom de critica.
nanaperiquito 27/05/2021minha estante
Lemony Snicket é maravilhoso, ele aborda tanta coisa de um jeito que nos prende tanto...

davi.telless 27/05/2021minha estante
Eu comprei o box semana passada e já vou começar o lago das sanguessugas, estou gostando bastante da série, prende bastante a leitura

ju_pimenta_fernandes 27/05/2021minha estante
/Nana/ realmente os livros que eu mais estou lendo rápido são os dele...

ju_pimenta_fernandes 27/05/2021minha estante
/Davi.Tell041/ Que bom que está gostando eu estou amando, relamente prende muito...

Reader 09/07/2021

Muito bom! ???
Como todos os outros, esse livro é muito bom e me prendeu. Diferente dos demais, esse volume é mais extenso em história, o que fez com que o episódio da serie feita pela netflix conter menos detalhes e pelo livro temos eles esclarecidos, como por exemplo como os Baudelaire foram parar na cidade.
Outra diferença é o Jackes Snicket, que não é tão corajoso quanto na serie e não aparece em outros livros somente nesse.
O Sr Poe se baseia no ditado: "É preciso de uma cidade para educar uma criança" e tem a ideia de levar os irmãos para uma das cidades que se cadastrou no programa e pede para eles escolherem.
Os Baudelaire encontram uma cidade chamada C.S.C, o que os atraí por conta do que o Quagmire tentaram dizer a eles.
Portanto, quando eles chegam ao local, percebem que se enganaram: C.S.C significa Cultores Solidários de Corvideos.
Agora estão presos em uma cidade onde existem as mais ridículas regras, como sem dispositivos mecânicos dentro do local, e con vários adultos que não parecem dispostos a escuta-los.
Além disso, são obrigados a fazer as tarefas da vila toda. Hector, um faz-tudo da cidade é encarregado de cuidar das crianças e é o único que as escuta.
Como ainda estão tentando encontrar os Quagmire, que anteriormente foram sequestrados pelo Conde Olaf, ficam felizes a encontrar um dístico que parece ser da Isadora e que pode ser uma pista.
Durante um dia normal em que estavam fazendo as tarefas matinais e ainda pensando nos dísticos da Isadora encontrados, tudo drasticamente muda quando eles ouvem que o Conde Olaf foi capturado.
Percebem então que não é o Conde Olaf que foi capturado, mas outro homem que pode ter a ver com a C.S.C e que o verdadeiro pode estar mais perto do que imaginam, qual será o plano dele dessa vez?

Brigadeiro 03/10/2021

Uma cidade doida cheia de gente maluca, burra e cega, eles não enchergam o óbvio!
O lado bom é que pelo menos os trigêmeos estão a salvo

Marques ð 30/08/2022

que livro!!! ??
com certeza entrou para meu top3 dessa saga
a leitura foi otimaaa, amei tanto,li em menos de 1h.
o desenvolvimento dessa história foi mt bom e a vibe desse livro tava mt mas mt boa.
perfeito sem sombra de dúvidas

Jamily 24/05/2020

Uau
Nessa nova aventura as crianças se vêem na vida de C.S.C. e querem mais que qualquer coisa encontrar os trigêmeos, mas as coisas não acontecem como o esperado... E as pessoas da cidade tem costumes totalmente diferente e estranhos, regras bem estranhas a quais seguem cegamente

IgorX96 07/07/2021

Mais um episódio triste na vida dos Baudelaire. Nesse livro a história é mais parada e psicológica, tem uma crítica à influência da mídia na população e termina com a gente querendo saber o que vai acontecer no próximo livro.

Jean Silva 27/03/2023

Livro relativamente diferentes dos anteriores, e isso faz dele um dos melhores até aqui. Conde Olaf e Sr. Poe quase não aparecem, todo um mistério envolvendo os trigêmeos, e a ideia de uma cidade como tutora são alguns dos fatores que tornaram este livro excepcional, ao menos para mim.
Além disso, aparece um novo personagem nessa história que realmente explodiu minha cabeça, não esperava e quero ver como isso vai ser explicado no decorrer dos próximos livros.
E, por fim, para deixar mais claro ainda que não há nenhum adulto minimamente útil ao lado das crianças, o final do livro traz uma perspectiva bem diferente para os Baudelaire. Estou curioso para entender se este foi um final isolado ou se daqui pra frente os próximos livros realmente vão incorporar esse ideal.

Raycielle.Rosa 28/07/2020

Meu preferido!
Nessa nova jornada os órfãos encontrará uma cidade chamada C. S. C, milhares e milhares de corvos, uma árvore gigante e muitas, muitas desventura em série.

Fê Monteiro 09/12/2022

Chocado!
Sério gente, a cada livro que leio da saga dos Baudelaire eu fico mais triste, ainda pode caber tanta maldade... é muito sofrimento, até o final da saga eu entro em depressão, certeza!!
Aninha 09/12/2022minha estante
E eu ainda fico doida pra ler. Qual é o meu problema? Kkkkkkk

Fê Monteiro 09/12/2022minha estante
Hahahahahaha a história é bem legal assim, mas é muito triste kkkkkk eu nunca achei que ficaria tão triste lendo algo, o livro o tempo todo fala que não vai dar certo pra não ter esperança mas vc tem kkkkk e se lasca

affectionpvs 14/06/2021

pela primeira vez pude perceber que a netflix melhorou mt essa serie, apesar da adaptação ser sim fiel, a netflix conseguiu deixar melhor ainda, gostei do livro mas por ter visto a serie primeiro fiquei sentindo falta de algumas coisas, vale a pena ler, mas recomendo deixar a serie so pra dps se vc quiser ter mt mais emoção

Thiago 29/12/2020

A Cidade Sinistra dos Corvos
Que livro incrível, mais um que eu devorei e me impressionei com as revelações e mistérios. Mais uma vez a Violet arrasando nas sua invenções e a Sunny crescendo e ficando mais corajosa ainda.

Este foi outro livro que eu amei a ambientação, que Cidade Sinistra mesmo, mas fantástica. Adoraria morar na casa do Hector embaixo da Árvore do Nunca Mais.

A revoada de corvos deve ser muito legal, pra ver pessoalmente. Mas uma vez o conde Olaf foi desmascarado do seu disfarce de detetive Dupin. Os Quagmire mais uma vez não conseguiram revelar o segredo de C.S.C. Já to ficando agoniado.

Mas que livro maravilhoso.

Blog MDL 07/02/2016

Após todo o desastre com Esmé e Jerome Squalor, onde a sexta consultora financeira mais importante da cidade revelou-se namorada e capanga do pérfido Olaf, O Sr. Poe está levando os jovens a seu próximos destino. Ele decide colocar os órfãos no programa “É Preciso Uma Cidade Para Educar Uma Criança”, onde, ao invés de um tutor, ou uma família, a cidade inteira fica responsável pelos órfãos! O Sr. Poe então oferece uma lista aos jovens de cidades que eles se interessassem em morar e, após uma verificação, eles escolhem a cidade que tem como sigla C.S.C., pois, como já sabemos, graças aos trigêmeos Quagmire, essa sigla está relacionada a algum segredo do Conde Olaf.

Enquanto se dirigem de ônibus ao local, o Sr. Poe está lendo um jornal chamado Pundonor Diário. Esse jornal é um daqueles sensacionalistas de muito sucesso, que escreveu o nome do Conde Olaf errado, chamando-o de Omar, e falou mentiras, como a que Esmé Squalor foi na verdade raptada pelo vilão.

Ao desembarcarem, sozinhos como sempre, no ponto da cidade C.S.C., eles descobrem que o ponto fica, na verdade, a quilômetros de distância da cidade, que só pode ser vista no horizinte, forçando os órfãos a caminharem até lá. Após a longa e cansativa caminhada, eles descobrem que a cidade é dominada pelo Conselho dos anciãos, que tem regras brutas e ridículas sobre a cidade, assim como descobrem que eles agora serão responsáveis por TODAS AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS DA CIDADE! Ou seja, eles terão que limpar ruas, lavar cidade, fora realizar tudo o que qualquer cidadão mandar!

Nesse ínterim, eles conhecem a oficial Luciana, a nova chefe da polícia, uma mulher misteriosa que apenas se apresenta usando um capacete de motociclista, e Hector, que é o faz-tudo da cidade. Ele ensina tudo aos irmãos Baudelaire, que fazem morada em sua casa. Hector é uma pessoa boa e gentil que, contra as regras da cidade, tem um celeiro cheio de instrumentos mecânicos para sua invenção, a casa móvel auto-sustentável a ar quente, assim como uma biblioteca secreta.

Com isso, as crianças descobrem que a cidade chama-se Cultores Solidários de Corvídeos. Por esse fato, a cidade tem um bando enorme de corvos, que passam a manhã na parte alta da cidade, as tardes na parte baixa e a a noite dormem na colossal Árvore Do Nunca Mais, a maior arvore que os órfãos já viram e que não tem uma folha sequer, ficando lotada de corvos a noite, ela fica atrás da residência de Hector.

A história se desenrola quando, fazendo as atividades da cidade, os conselheiros avisam que o Conde Olaf foi capturado, baseado em suas características mais marcantes (Monocelha e tatuagem de um olho no tornozelo), mas eis que surge o detetive Duplin, logo sendo reconhecido pelos órfãos como o Conde Olaf disfarçado. No dia seguinte, eis a notícia: O Conde Olaf preso (que na verdade se chamava Jacques Snicket) foi morto e o detetive diz ter encontrado evidências de que os assassinos foram os irmãos Baudelaire! Não o suficiente, começam a aparecer, na Árvore do Nunca Mais, dísticos que levam os nossos heróis a uma conclusão: Os Quagmire estão presos em algum lugar da cidade!

Os irmãos agora precisam descobrir como limpar seus nomes e descobrir o paradeiro de seus amigos, bem como descobrirem: quem é Jacques Snicket e por que ele também a mesma tatuagem que o Conde Olaf?

Agora a trama se complica! Sim, esse livro é um dos meus favoritos, pois é um twist atrás do outro, em apenas 232 páginas! O narrador faz uma narração ótima da cidade que, auxiliado pela arte, fazem o leitor ter uma noção bem certa de todo o ambiente que rodeia os irmãos. O livro é extremamente dinâmico e tem tudo que um leitor de livros infantojuvenis pode querer, indo da investigação até cenas de pura ação e adrenalina!

Esse livro é considerado justamente o divisor de águas da história pois, ao final desse livro, ainda com seus nomes sujos e foragidos, os irmãos decidem que a partir de agora eles não contatarão o Sr. Poe e viverão independentemente. A demonstração do crescimento dos Jovens se dá não apenas com o “aniversário” do Klaus, como também com o fato de que Sunny, o bebê Baudelaire, deixa a partir de agora de engatinhar, aprendendo sozinha a andar.

Esse é um livro de transição. Agora os segredos que envolvem a morte dos pais Baudelaire, bem como o porquê do Conde Olaf ser um terrível vilão estarão sempre permeando a história e vai caber aos nossos jovens heróis descobrir tudo!

Sobre a crítica, aqui Lemony Snicket nos mostra que leis, que deveriam ser voltadas ao bem público, podem tornar-se coisas catastróficas e de juízo torcido, principalmente nas mãos de um seleto e elitista grupo de pessoas. Também nos mostra como uma massa pode ser facilmente manipulada por uma voz mais potente e, no caso do Hector, que não adianta apenas ser uma pessoa boa, quando ficamos calados de ante de injustiças.

A escrita do autor continua primorosa, valorizando corretamente as cenas de suspense, ação, drama e tristeza! Desventuras em Série está prestes a deixar de ser uma “aventura bobinha” para ter tons mais sérios e realísticos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-desventuras-em-serie-cidade.html