A Cidade Sinistra dos Corvos Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Cidade Sinistra dos Corvos

Blog MDL 07/02/2016

Após todo o desastre com Esmé e Jerome Squalor, onde a sexta consultora financeira mais importante da cidade revelou-se namorada e capanga do pérfido Olaf, O Sr. Poe está levando os jovens a seu próximos destino. Ele decide colocar os órfãos no programa “É Preciso Uma Cidade Para Educar Uma Criança”, onde, ao invés de um tutor, ou uma família, a cidade inteira fica responsável pelos órfãos! O Sr. Poe então oferece uma lista aos jovens de cidades que eles se interessassem em morar e, após uma verificação, eles escolhem a cidade que tem como sigla C.S.C., pois, como já sabemos, graças aos trigêmeos Quagmire, essa sigla está relacionada a algum segredo do Conde Olaf.

Enquanto se dirigem de ônibus ao local, o Sr. Poe está lendo um jornal chamado Pundonor Diário. Esse jornal é um daqueles sensacionalistas de muito sucesso, que escreveu o nome do Conde Olaf errado, chamando-o de Omar, e falou mentiras, como a que Esmé Squalor foi na verdade raptada pelo vilão.

Ao desembarcarem, sozinhos como sempre, no ponto da cidade C.S.C., eles descobrem que o ponto fica, na verdade, a quilômetros de distância da cidade, que só pode ser vista no horizinte, forçando os órfãos a caminharem até lá. Após a longa e cansativa caminhada, eles descobrem que a cidade é dominada pelo Conselho dos anciãos, que tem regras brutas e ridículas sobre a cidade, assim como descobrem que eles agora serão responsáveis por TODAS AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS DA CIDADE! Ou seja, eles terão que limpar ruas, lavar cidade, fora realizar tudo o que qualquer cidadão mandar!

Nesse ínterim, eles conhecem a oficial Luciana, a nova chefe da polícia, uma mulher misteriosa que apenas se apresenta usando um capacete de motociclista, e Hector, que é o faz-tudo da cidade. Ele ensina tudo aos irmãos Baudelaire, que fazem morada em sua casa. Hector é uma pessoa boa e gentil que, contra as regras da cidade, tem um celeiro cheio de instrumentos mecânicos para sua invenção, a casa móvel auto-sustentável a ar quente, assim como uma biblioteca secreta.

Com isso, as crianças descobrem que a cidade chama-se Cultores Solidários de Corvídeos. Por esse fato, a cidade tem um bando enorme de corvos, que passam a manhã na parte alta da cidade, as tardes na parte baixa e a a noite dormem na colossal Árvore Do Nunca Mais, a maior arvore que os órfãos já viram e que não tem uma folha sequer, ficando lotada de corvos a noite, ela fica atrás da residência de Hector.

A história se desenrola quando, fazendo as atividades da cidade, os conselheiros avisam que o Conde Olaf foi capturado, baseado em suas características mais marcantes (Monocelha e tatuagem de um olho no tornozelo), mas eis que surge o detetive Duplin, logo sendo reconhecido pelos órfãos como o Conde Olaf disfarçado. No dia seguinte, eis a notícia: O Conde Olaf preso (que na verdade se chamava Jacques Snicket) foi morto e o detetive diz ter encontrado evidências de que os assassinos foram os irmãos Baudelaire! Não o suficiente, começam a aparecer, na Árvore do Nunca Mais, dísticos que levam os nossos heróis a uma conclusão: Os Quagmire estão presos em algum lugar da cidade!

Os irmãos agora precisam descobrir como limpar seus nomes e descobrir o paradeiro de seus amigos, bem como descobrirem: quem é Jacques Snicket e por que ele também a mesma tatuagem que o Conde Olaf?

Agora a trama se complica! Sim, esse livro é um dos meus favoritos, pois é um twist atrás do outro, em apenas 232 páginas! O narrador faz uma narração ótima da cidade que, auxiliado pela arte, fazem o leitor ter uma noção bem certa de todo o ambiente que rodeia os irmãos. O livro é extremamente dinâmico e tem tudo que um leitor de livros infantojuvenis pode querer, indo da investigação até cenas de pura ação e adrenalina!

Esse livro é considerado justamente o divisor de águas da história pois, ao final desse livro, ainda com seus nomes sujos e foragidos, os irmãos decidem que a partir de agora eles não contatarão o Sr. Poe e viverão independentemente. A demonstração do crescimento dos Jovens se dá não apenas com o “aniversário” do Klaus, como também com o fato de que Sunny, o bebê Baudelaire, deixa a partir de agora de engatinhar, aprendendo sozinha a andar.

Esse é um livro de transição. Agora os segredos que envolvem a morte dos pais Baudelaire, bem como o porquê do Conde Olaf ser um terrível vilão estarão sempre permeando a história e vai caber aos nossos jovens heróis descobrir tudo!

Sobre a crítica, aqui Lemony Snicket nos mostra que leis, que deveriam ser voltadas ao bem público, podem tornar-se coisas catastróficas e de juízo torcido, principalmente nas mãos de um seleto e elitista grupo de pessoas. Também nos mostra como uma massa pode ser facilmente manipulada por uma voz mais potente e, no caso do Hector, que não adianta apenas ser uma pessoa boa, quando ficamos calados de ante de injustiças.

A escrita do autor continua primorosa, valorizando corretamente as cenas de suspense, ação, drama e tristeza! Desventuras em Série está prestes a deixar de ser uma “aventura bobinha” para ter tons mais sérios e realísticos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-desventuras-em-serie-cidade.html

Clara.Brogliato 06/10/2022

leitura fluiu muito bem
Pensem em um livro que eu gostei de ler, esse capítulo foi muito bom e passou muito rápido. Geralmente, as leituras de desventuras são sempre monótonas, mas essa me surpreendeu!
Não vejo a hora que eles leiam as páginas do diário dos Quagmire

Gabriel1610 04/01/2023

O pandemônio que foi esse livro
Esse aqui foi puro suco de surto. O verdadeiro significado de surto coletivo.

Muito bom, já está diferenciando dos demais, e terminou indicando que a série tomará novos rumos. Nesse livro teve mistério e muitas desventuras, tava indo de mal a pior. Quase nas últimas páginas e eu chocado que as coisas desandavam cada vez mais. Foi muito divertido esse. Ansioso para ver qual rumo a série vai tomar agora.

Luci 30/08/2021

Regra n?432 - não espere que algo de bom aconteça aos órfãos
Depois de um apartamento luxuoso e perrengues nem um pouco na moda, fomos mandados para uma cidadezinha no meio do nada sob a desculpa que ? é necessário uma cidade para educar três crianças ? ou melhor, é necessário três órfãos para se limpar uma cidade. Com todas as sua regras, corvos e vontade de queimar pessoas na fogueira, a cidade foi mais uma desventura na vida dos Baudelaire agora acusados até de assassinato, crime esse contra Jacques Snicket, parente de nosso narrador, o qual possui a mesma tatuagem no tornozelo que nosso vilão (???). Além de uma casa auto-suficiente e folhas ao vento, acredito que tenhamos nos despedidos dos trigêmeos Quagmire e de todas as suas descobertas sobre C.S.C, embora estejam seguros agora.
Após mais uma fuga de Conde Olaf, agora acompanhado de Esmé, os Baudelaire estão por conta própria e farão seu próprio caminho para tentarem sobreviver e desvendar todos os mistérios que rondam suas vidas. Uma nova fase começará e dessa vez sem Sr. Poe e sem tutores.

"... e então os auto-sustentáveis órfãos Baudelaire deram os primeiros passos na direção das últimas luzes remanescentes do sol poente."

Naiana 27/06/2022

Favorito?
Acompanhar a vida dos Baudelaire desde a morte de seus pais é saber que irão passar de desventura em desventura, com raros momentos de esperança e felicidade genuínas. Sabemos que as coisas vão dar a errado e mesmo assim não cansamos de ter esperança que os irmãos vão conseguir dessa vez, e olha que o Lemony Snicket está a todo momento nos avisando para interromper a leitura e imaginar que nossos anseios são realizados, mas a verdade é que a leitura é viciante e não dá para parar de olhar (queria saber se só eu leio cantando a música tema da série?!).

Bom, de todos os livros esse aparentemente esse é o meu favorito (ainda faltam 5, então podem ter mais), a trama começa a ter pequenas mudanças, o conde Olaf está menos presente, mas o perigo está a todo momento em volta das crianças, afinal a Cidade C.S.C. tem tantas regras que é possível quebrar uma sem nem saber e a sentença para qualquer regra quebrada é ser queimado na fogueira. Ainda temos tutores que não dão voz às crianças ou tem medo de mais para fazer com que elas sejam ouvidas, mas a trama não para, não te dá um minuto de folga para respirar. Qual o mistério sobre o cativeiro dos trigêmeos Quagmire? O que de fato significa a sigla C.S.C. na vida dos Baudelaire? São perguntas que tentamos desvendar desde o volume anterior, mas muitas outras nos são apresentadas aqui e mais do que nunca os irmão precisam se apoiar para resolver todos os mistérios, as vezes trabalhando juntos, as vezes individualmente para chegarem mais rápido a solução desejada, e com isso vamos vendo eles estão se desenvolvendo. Principalmente através de Sunny que cada vez mais vai ampliando seu vocabulário, palavras agora que algumas vezes não precisam da tradução dos irmãos para serem entendidas e ao final demonstrando que a cada momento ela vai deixando de ser um bebê. Mas ainda são crianças e há momentos para ver a fragilidade e desamparo dos Baudelaire com alguns acontecimentos.

Enfim, nesse volume temos de tudo um pouco, genialidade dos irmãos, desespero, sofrimento, busca pelos amigos e uma alternativa de vida definitivamente longe do conde Olaf, amizade, carinho e cuidados verdadeiros (ainda que com algumas falhas), além de um pouco de humor sarcástico ou até nefasto em algumas situações. Ah, claro, e muitos outros mistérios.

Najúlia 30/12/2023

Terminei em agosto e esqueci de anotar ?
Esse foi um dos livros mais fluidos da saga para mim! Como sempre, ler desventuras em série é imergir em uma nova história.

Lucio 01/06/2020

Melhorando...
O livro que mais gostei da série até agora. Uma aventura não tão surreal quanto as anteriores.

Alanna. 18/01/2013

A trama por trás da trama.
Comecei a ler a série por ter gostado do filme (me jungem se quiserem). E não me arrependo. As coisas começam como 3 órfãos desventurados,um vilão maligno, e uma bela herança, mais ao chegar ao 7° livro,vi que vai bem alem disso tudo. A trama ardilosa que o autor monta, é fantástica! Uma sutileza desses fatos, afinal é um livro 'infantil', com as engenhosidade de Violet, a destreza de leitura de Klaus, e a inteligencia de Sunny (não desmerecendo seus 4 dentinhos afiados, prontos para vilões desatentos).E conforme passam os livros,os nossos jovens Baudelaire adquirem um grau de maturidade, de calma nas situações mais adversas, e um desenvolvimento de senso critico, que faz a série evoluir conforme você a lê. Alem disso, percebo uma relação pessoal(pra mim ainda não clara)do autor com as personagens. As aparições constantes de um amor passado do autor também reforçam minhas suspeitas, e me levam a crer que ainda me surpreenderei com essas desventuras. E ao pensar em todos as infortunas circunstancias que o destino trouxe aos três Baudelaire,vejo que o filme não fez jus ao sofrimento,as verdadeiras desventuras,e a verdadeira face de horrores de conde Olaf.

Jonas (@castelodepaginas) 15/06/2020

A Cidade Sinistra dos Corvos
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/desventuras-em-serie.html

Sobral6 09/04/2020

Muito bom, muito engraçado tbm

maria 26/07/2020

A Cidade dos Corvos - Desventuras Em Série 7
Dessa vez, o Sr. Poe arranjou não só um tutor, mas uma cidade inteira para cuidar dos órfãos Baudelaire. Na hora de escolher a cidade, uma em especial chama a atenção deles: a cidade de C.S.C. Determinados a desvendarem o mistério dessas iniciais e resgatar os trigêmeos Quagmire, eles escolhem essa cidade para morar. Quando chegam lá, se deparam com uma cidade cheia de corvos e regras, e percebem que talvez estavam latindo para a árvore errada.
Violet amarrou o cabelo com uma fita para impedir que lhe caísse nos olhos, Klaus limpou os óculos e Sunny espichou a boca preparando os dentes para a tarefa que os aguardava, e os três irmãos sorriram mais do que tinham sorrido desde a sua chegada na cidade. Os órfãos Baudelaire estavam nos seus elementos, e esperavam que o fato de estarem nos seus elementos os levasse a encontrar uma saída para o seu dilema.
Página 124

Miiih.Lemoos 16/05/2022

A Cidade Sinistra dos Corvos
"Mas as crianças, naturalmente, iriam cuidar umas das outras, como já vinham fazendo desde aquele dia terrível na praia."