Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

mari.rsp 09/03/2024

Esse livro merece 5 estrelas pelo modo que retrata de perto tudo o que essas pessoas cruéis fizeram, é assustador ver todos os relatos e detalhes dos julgamentos

Mary 02/03/2020

Esperava mais
Incrível como sempre me decepciono com livros sobre true crime pq sempre vou sedenta ao pote achando que teria lampejos de como funciona a mente de quem comete crimes tão violentos, mas nunca me satisfaço. A primeira parte do livro, do caso da Suzzane eu achei bem interessante acompanhar como a investigação foi conduzida. Gostei de saber como agem os policiais, os investigadores, os peritos... Porém a parte do tribunal foi massante, até pq ela só retratou a os discursos finais e eu queria mesmo era ter lido a acareação com os réus. No segundo livro achei boa parte sem emoção, apenas na parte em que os réus são ouvidos ficou mais interessante. De toda a forma vale a pena pra saber mais sobre os casos.
filipe.freitas. 21/05/2020minha estante
Tem interesse em vender ou trocar?

Mary 21/05/2020minha estante
Não.

Josiane Gonzaga 20/03/2024

" É mesmo difícil explicar o inexplicável"
Que livro intenso!!
Vamos lá, essa obra é a junção de dois livros da Ilana Casoy, os casos Suzane Louise Von Richthofen com os irmãos cravinhos e Alexandre Nardoni com Ana Carolina Jatobá.

Caso Richthofen:
A Ilana participou mais das investigações, como a simulação do crime, por exemplo. A história conta toda essa parte, para quem viu os filmes na Amazon vai ler e ver as imagens na cabeça. Ela descreve de uma forma incrível esse caso, expondo os detalhes que pegam a Suzane na mentira.
Mas a pior parte do livro todo está nesse caso, no final é descrito a fita do debate final entre promotor e advogado de defesa, da enjoo de tanta lambição as autoridades, principalmente ao juiz.

Caso Nardoni:
Ah que descrição arrebatadora!!! Ilana conta os cinco dias de julgamento do casal Nardoni e Jatobá, contando com cada testemunha. Inclusive, a dor do depoimento da Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabela) a gente sente daqui.
Ela expõe cada detalhe dito no tribunal juntamente com suas percepções, nos fazendo sentir como se estivéssemos sentados no plenário.
A leitura desse caso deixa muito mais claro as divergências e buracos nas histórias do casal do que o documentário que foi feito.
Apesar da dúvida do que aconteceu exatamente, o promotor convence muito mais do que a defesa.

No geral, é um livro de True crime essencial pra quem gosta, e acho que é mais incomodo pra quem acompanhou tudo isso na época.
Junto com fotos do julgamento, simulação e caderno de anotação da autora, essa obra nos transporta aos anos 2000.

Paullinha 15/07/2020

Casos de família
Nesse livro a gente vai saber sobre dois casos que chocou muito o Brasil, um é o caso Richthofen e o outro é o caso dos Nardoni, a Ilana aqui narra como foi a investigação dos dois casos, ela detalha mais o 1° caso, pois ela estava desde o começo, o dos Nardoni ela relata mais o julgamento, mas tem muitas coisas absurdas sobre os dois casos, se você gosta de ler esses livros que envolve criminologia, eu recomendo essa leitura.

Viviane 28/11/2022

MINHAS CONSIDERAÇÕES
??TEMA 3: *Um livro de não-ficção

? Livro / autor (a): Casos de Família_ Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni /Ilana Casoy

?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?

Narra os assassinatos do casal Richthofen e da menina Isabella Nardoni, no livro estão reunidos diversos arquivos sobre as investigações, sobre os julgamentos dos acusados com muitos detalhes surpreendentes em ambos os casos.

?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGENS? QUAL?

sério não saberia dizer qual tipo de mensagem poderia ser além da que nada fica escondido. Não existe crime perfeito. E ate onde um ser humano e capaz de chegar.

?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?:

Conhecia as histórias por detrás do livro muito superficial, mas gostei bastanteda leitura mesmo tendo momentos que fiquei surpresa como tudo foi se desenrolado em ambos os casos. Indicaria este livro para que assim como eu gosta desta tema de histórias reais e serial killer.

Rafaela Rezende 06/05/2020

Incrivelmente sinistro!
Esse livro nos faz ter uma visão aprofundada dos dois crimes, é pesado demais e você se vê envolvido na história tentando entender os motivos.

Tatta 07/03/2021

casos de família por um estudante de direito
fiz +-2 anos de estágio em uma das Câmaras Criminais de MG e lá lidei com dezenas de processos ?pesados? (homicídios, estupros, latrocínios...). então, apesar de já ser ?acostumado? em ver muita desgraça, fiquei surpreso ao perceber que esse livro me chocou. isso se deve, é claro, a escritora.

o processo penal, em si (aquele monte de folhas, com denúncia, depoimento, testemunhos, sentença e despachos), dificilmente passa emoção. a análise é apenas técnica.

em contrapartida, ?casos de família? nos trás uma fundamentação bastante científica, contudo com pinceladas sentimentais. obs.: isso não é um ponto negativo! aumenta impacto, cresce a narrativa.

fica meu aviso de que é uma leitura muito pesada, bem deprê, cada caso por uma razão particular. p mim, o primeiro foi o mais difícil.

em suma, foi uma experiência boa, mas passo longe dele agora. esse livro é a morte. me incomodou muito.

Karol 01/07/2022

Gostei muito do livro , é um assunto que me interessa , pois gosto de saber como funciona a mente do ser humano e o que leva a ele cometer um ato tão horroroso como matar os próprios pais e até mesmo a própria filha , não dei 5 estrelas porque eu não gosto muito da parte dos julgamentos então acho que advogada talvez não seria minha profissão kkk , quero muito ser perícia criminal e digital ?. Enfim é isso

Bjs ???
DANILÃO1505 01/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucas Lobo 14/04/2022

Sexto mandamento
Gostei muito do livro, achei bem interessante as partes dos julgamentos dos réus. Mas achei mais legal a parte da Suzane recriando a cena do crime junto com a polícia.

Napolitano 25/10/2021

Eu não tenho muito o que falar sobre esse livro. Os crimes presentes neles são casos que ganharam uma atenção enorme na mídia e chocaram o país.

Creio que todos com mais de 20 anos tem alguma recordação de pelo menos um dos casos passando no jornal.

A Ilana Casoy consegue abordar ambos os casos de maneira incrível.

O caso Richthofen é mais brutal, com mais descrições de tudo que aconteceu na noite do crime e durante as investigações. O caso Nardoni ja foca mais no julgamento e em tudo que ali se passou.

Eu recomendo uma leitura pausada, de preferência é bom ler algum outro livro mais leve entre os casos.

cbarbugiani 04/07/2021

Incrível
Incrível = que não se pode crer!

Realmente não se pode crer nos crimes ali descritos! Muito bem escritos, magistralmente escritos! Entretanto é muito difícil conseguir acreditar por mais verídico e comprovado!
Duvido das provas? Naoooo, claro que não, mas foge à minha compreensão, de certa forma esclarecida, a capacidade de alguns seres de cometer atrocidades como as que cometeram, foram descobertos, negaram ou refutaram e amemmmm foram condenados pois paulatinamente comprovou-se a autoria de cada parte?
Assim como foge à compreensão as atuais progressões de pena ou benefícios concedidos a estes monstros, que por respirar já deviam ser absolutamente gratos!

Dolorido, técnico, triste, documental!
Obra, sim, incrível!!!

Beatles 07/02/2022

Ilana Casoy sendo Ilana. Narrado da melhor forma dos dois casos que abalaram o Brasil.
Recomendo a todos que querem conhecer melhor a história e o próprio julgamento dos dois casos.

iammoremylrds 22/07/2022

gosto bastante do modo respeitoso que a Ilana aborda os casos, em uma linguagem simples, uma experiência pesada e brutal, com bastante aprendizado além de trazer uma análise sob um viés criminológico

Juju 26/01/2021

Arquivos macabros
Quem nunca ouviu falar nos casos Richthofen e Nardoni no Brasil, não é mesmo? A grande maioria das pessoas nascidas no século passado acompanharam aficcionados as notícias que saíam a todo momento na televisão sobre estes dois eventos que chocaram o nosso país por conta de sua crueldade desumana. Ilana Casoy, uma criminóloga renomada, esteve presente e participou de ambos os processos tecendo opiniões e fatos que compartilhará em Casos de Família.

ARQUIVO 1: Em 31 de outubro de 2002, Manfred e Marísia von Richthofen foram assasinados a pauladas por dois rapazes enquanto dormiam um sono tranquilo em sua cama dentro de sua própria casa que supostamente seria o local onde mais se sentiriam seguros. O mais chocante foi o fato de a filha Suzane, - loura, bonita, inteligente, culta e instruída - não somente estar envolvida como ter participado e ajudado a elaborar a obscenidade na companhia de seu namorado Daniel e o irmão dele, Cristian. Ao que tudo indica a família de Suzane não aprovava o relacionamento da garota com Daniel Cravinhos e por conta disto os dois arquitetaram um plano para matá-los de modo que Suzane herdasse a farta herança dos pais e pudessem viver seu romance encantador livremente e, é claro, ricos. Em momento algum Suzane von Richthofen, na época com seus 19 anos, demonstrou outra reação além de frieza e indiferença o que chocou grande parte dos investigadores, da mídia e do próprio público de casa. Como colaboradora Ilana Casoy trabalhou ao lado dos peritos e da equipe extremamente competente da polícia a fim de analisar todas as evidências e compor a trajetória dos fatos que derrubariam qualquer argumento adverso dos réus. Neste primeiro arquivo ela descreve minuciosamente os detalhes e informações sobre o crime bárbaro, incluindo os testemunhos das vítimas e o julgamento que se seguiu, além de compartilhar suas anotações pessoais e opinião própria.

ARQUIVO 2: Em 2008 o rosto da menina de 5 anos, Isabella Nardoni estava estampado em todos os lugares do Brasil e a população em estado de choque devido às circunstâncias trágicas de sua morte terrível. Esganada pela madrasta, Anna Carolina Jatobá, em seguida foi arremessada da janela do sexto andar por seu próprio pai, Alexandre Nardoni. O casal insistia tolamente em sua inocência apesar de praticamente todas as evidências estarem apontadas contra eles. Quando sua culpa foi finalmente provada se seguiu um árduo e comovente julgamento, no qual Ilana Casoy esteve presente e narra tudo para nós leitores nos mínimos e chocantes detalhes.

É um livro denso e bastante técnico, ou seja, é para quem curte o gênero, para quem gosta de ler sobre casos reais, saber sobre os detalhes das investigações, para quem não se importa em ler sobre fatos perturbadores e cruéis. Como acompanhei ambos os casos pela TV ainda muito novinha, minha lembrança sobre os mesmos era bastante rasa e limitada, portanto, busquei me informar sobre eles lendo esta obra de Ilana Casoy que é muito bem escrita e detalhada, reconstitui todos os eventos e fornece todo o material necessário para que possamos compreender como se deram os ocorridos e o que aconteceu depois com os assassinos, bem como se deu todo o processo de julgamento. Foi uma leitura rápida para mim, apesar das que 600 páginas, mas não creio que seja assim para todos, uma vez que o livro trata de temas sensíveis e aborda uma vasta gama de informações que podem se tornar um pouco cansativas ao longo das páginas. Ainda assim trata-se de uma obra super completa e fidedigna escrita por uma profissional muito competente e qualificada que se dedicou a compilar tudo em uma ordem muito apurada e minuciosa. Apesar de inserir alguns toques de suas impressões pessoais, Casoy se manteve imparcial durante a maior parte da narrativa, o que é importante, para que possamos tirar nossas próprias conclusões. Eu recomendo bastante a leitura aos amantes de crimes reais e não ficção :)