Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Annie Bitencourt 04/10/2021

Leitura pesada que pode ou não acrescentar em algo
Para mim, que não sou estudante de Direito e agora honestamente não pretendo jamais ser, o livro teve alguns momentos de dificil compreensão.
Achei que no caso Richthofen foi explorado até demais (em descrições do crime em si) e no caso Nardoni eu terminei a leitura do mesmo jeito que comecei, não senti que acrescentou em alguma informação do caso que já não tivesse sido explorada pela mídia.
O trabalho de edição e gráfico em geral da Darkside pra mim foi incrível.
É um livro que não pretendo reler, juntamente com o Arquivo Serial Killers também da Ilana Casoy por motivos emocionais.

04/02/2017

Casos de Família
O livro, às vezes, te prende de uma maneira que você fica quase que sem respirar, como quando estamos lendo um relato ou esperamos o parecer do juiz. Em contrapartida, descrições técnicas podem deixar tudo mais lento, nos desviando a atenção.
Para os que são contemporânos a mim e se interessam por investigação e crimes reais, é um prato cheio para sanar a curiosidade de dois dos maiores casos brasileiros.
Maqueli Boscá 06/05/2018minha estante
Troca Fê?

Ana Carolina 30/11/2021

O livro é bem completo, com todos os detalhes dos processos.
A parte da Suzane é um pouco mais teórica e isso torna meio cansativa mas mesmo assim é muito interessante.
O caso Nardoni foi mais fluido e os termos jurídicos são mais explicados.
No geral é um livro muito bom, valeu a pena a leitura e recomendo pra quem gosta.

08/12/2021

Chocante (mente bom)
Não tenho muito o que escreve sobre. Fiquei na dúvida a nota que daria. Para as histórias que me fizeram chorar várias vezes no decorrer da leitura? Essa com certeza já sabem qual seria.
Foquei na nota pra a escritora incrível que me surpreendeu na primeira leitura de um dos seus livros, Ilana Casoy.
Em nenhum momento senti cansaço durante a leitura. Mesmo em momentos mais monótonos ela soube uma frase que chamava mais atenção para nos trazer a atenção.

Bia Franzoi 05/06/2023

Interessante, mas triste
Recomendo muito a leitura para quem se interessa por esse tema. Por já ter visto muitos conteúdos sobre o caso Richthofen, por exemplo, achei que o livro seria repetitivo para mim, mas, na verdade, contém diversas informações que eu nunca tinha visto em lugar nenhum.

Ao contrário da opinião de algumas pessoas, para mim, o primeiro caso (Richthofen) foi mais interessante e fácil de ler, pois tinha mais recursos diversos, com fotos, transcrições de diálogo das confissões, do júri... o caso Nardoni é muito mais contado pela autora, e achei um pouco cansativo para absorver a história, com esse tipo de narrativa.

Senti falta de imagens, principalmente do caso Nardoni. Seria muito interessante se tivesse fotos do plenário no dia do julgamento, por exemplo.

Tentei ler sem me deixar envolver muito com os casos, pois contém pontos impactantes e pesados das histórias, visto que tudo é detalhado com fidelidade.

Yasmim.Rachid 17/04/2022

Interessante
Muito interessante ver como foi a dinâmica das investigações e acho que mais que isso, ver o julgamento.

Lia 29/08/2020

Detalhes
A riqueza dos detalhes é impressionante, você é literalmente transportado para os dois casos, como se tivesse feito parte da investigação ou do júri. Ilana nunca decepciona!

Milla 22/12/2022

Pesadíssimo
Difícil dizer que amei esse livro, não pela escrita (maravilhosa) mas pelo conteúdo passado.

A primeira parte do livro, "o quinto mandato" eu consegui ler bem rapidinho.
Mas essa segunda parte me bateu de uma forma que eu não esperava. Eu já conhecia a história, por reportagens e entrevistas. Mas conhecer essa história tão afundo é muito doloroso.

aline.celerino 31/08/2020

Um livro incrível sobre duas histórias tristes.
Casos de Família escrito por Ilana Casoy, foi publicado pela primeira vez em 2016 pela editora DarkSide Books. O livro tem 528 páginas e conta a história dos casos da família Richthofen e da família Nardoni. Casos criminais que abalaram o Brasil e foram acompanhados pela mídia até a sua conclusão.
No caso Richthofen temos Suzane, a garota de família rica que estudou nas melhores escolas e teve sempre tudo o que quis. Ela se apaixona por um garoto classe média e seus pais não veem esse relacionamento com bons olhos. Suprida pela primeira vez daquilo que queria sua reação foi brutal. Suzane junto com o namorado e seu irmão, os cravinhos, planejam e executam o assassinato de seus pais.
O caso Nardoni e diferente, o Brasil ficou conhecendo o caso quando Isabella Nardoni cai da janela do 6º andar e morre. As primeiras notícias dizem que foram que a queda aconteceu decorrente a um assalto mal sucedido mas as provas acabam mostrando uma história bem mais cruel. O pai Alexandre Nardoni e a madastra Ana Carolina Jatobá teriam maltratado a menina e para encobrir o crime a jogaram da janela do 6º andar.
O livro relata o crime, como o julgamento foi conduzido e a pena dada a cada um dos criminosos. Com um bônus incrível, as anotações de Ilana sobre os dois casos direto de seu caderno pessoal. Com esse livro você entende como tudo aconteceu e chegar às suas próprias conclusões sobre cada caso.
Ilana Casoy nasceu em 19 de fevereiro de 1960 em São Paulo, é uma criminóloga e escritora dedicou-se a estudar perfis psicológicos de criminosos, especialmente de serial killers.

Carolina.Tolfo 17/06/2021

Casos de Família
O livro Casos de Família, lançado pela Darkside e escrito por Ilana Casoy, é uma junção de dois livros: O quinto mandamento (sobre o caso Richthofen) e a Prova é a Testemunha (sobre o caso Nardoni). A autora acompanhou ativamente os casos, fazendo com que o livro tenha ficado muuuuito completo.

Se você gosta de investigações criminais, esse livro é ideal. A autora é considerada a rainha da criminologia brasileira e tem muita propriedade para contar os casos.

Por ser um livro extenso, achei que demoraria para terminar, mas não foi o que aconteceu. Assim que iniciei a leitura, não consegui mais parar.

É um livro extremamente envolvente. É pesado, emocionante e revoltante. A autora faz com que o leitor compreenda todos os detalhes e encaminhamentos para o julgamento, não deixando dúvida do veredito.

O livro traz imagens, depoimentos, traz o julgamento e a sentença. Foi uma leitura fantástica, uma das melhores da vida. Vale muito a pena e eu recomendo DEMAIS!

Madjuriee 28/10/2022

Bizarro
É muito louco como tem tantos detalhes dos crimes e dos julgamentos nesse livro. É um livro que te prende e é muito interessante.

Daniela742 15/07/2021

Dois casos/crimes de família que chocaram o Brasil
O livro traz, detalhadamente, como se deram os processos que condenaram Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinho e Alexandre Nardoni e Anna Jatobá à prisão. No primeiro caso a filha planejou o assassinato dos próprios pais, já no segundo pai e madrasta mataram uma menina de apenas cinco anos de idade. Crimes diferentes, mas ao mesmo tempo iguais, pois foram cometidos no seio da própria família, causando choque e revolta na população. Ambos os casos nos fazem refletir sobre até onde o ser humano é capaz de chegar. Sobre a escrita do livro achei que em alguns momentos (principalmente nas descrições de audiências) o "juridiquês" esteve muito presente, dificultando o andamento da leitura. Me pareceu também que o caso Richthofen foi trazido com mais riqueza de detalhes, já o caso Nardoni apareceu de forma mais superficial e repetitiva, deixando a leitura um pouco cansativa. Mas no geral o livro é bom, um "prato cheio" para quem gosta de ler sobre crimes reais.

Atila.Carlos 24/07/2021

Narrativa perfeita!
Já começo dizendo: que livro sensacional! Obviamente que não falo isso em relação ao que foi contado, mas sim da forma em que foi contado os crimes em questão. Eu sou um aficionado por programas de investigações de crimes como os do canal investigação Discovery. Demorei pra entrar no universo dos livros desse nicho, mas ao que tudo indica, a partir de hoje, ficarei aficionado também por leituras relacionadas a crimes. Nesse livro em questão, Ilana, com impecável maestria, descreve de forma detalhada e precisa tudo o que se sucedeu após os crimes do país da jovem Suzane Richthofen e a morte da pequenina Isabella Nardoni. No primeiro caso, a autora descreve mais detalhadamente a parte de investigação da polícia durante a semana dos assassinatos até a confissão dos 3 participantes. Enquanto afundamos na leitura dos fatos, não existe a minima vontade de largar o livro. Já em relação ao segundo caso, Ilana Casoy descreve com precisão as partes mais importantes do julgamento do casal Nardoni, uma vez que o crime nunca foi assumido por eles. Enfim, vale a leitura e vale cada centavo. Compraria novamente e leria mais 3 vezes esse livro.

Luh 01/10/2021

Esse livro é incrível, bem detalhado a respeito dos casos Richthosfen e Nardoni, as imagens, transcrições da sentença foi incrível, me senti dentro do julgamento.