Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Karol 01/07/2022

Gostei muito do livro , é um assunto que me interessa , pois gosto de saber como funciona a mente do ser humano e o que leva a ele cometer um ato tão horroroso como matar os próprios pais e até mesmo a própria filha , não dei 5 estrelas porque eu não gosto muito da parte dos julgamentos então acho que advogada talvez não seria minha profissão kkk , quero muito ser perícia criminal e digital ?. Enfim é isso

Bjs ???
DANILÃO1505 01/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Thais.Souza1 27/05/2021

Eu estou até agora impactada com esse livro. Na época que acontece esses casos eu era criança para adolescente, então não entendi muito bem o que estava havendo, somente que tinha acontecido fatos absurdos envolvendo família. E hoje, anos e anos depois, graduada em direito, poder ler este livro e ver tudo o que aconteceu em plenário, foi outra visão. Nesse livro eu pude ver o que advogados de defesa, principalmente, alegaram nos dois casos. No de Richtofen, foi bem diferente do Nardoni, pois houve confissão dos irmãos e de Richtofen, então, poder ler o que os advogados alegaram para defesa de ambos, foi sensacional.
No caso Nardoni, os advogados tentavam provar a inocência deles, muitas vezes denegrindo os profissionais que envolveram a investigação do caso. E ver todos as divergências dos discursos, tanto de Alexandre quanto da Ana Jatobá, me deixo enojada, principalmente, ver o pai, ver que ele não demonstrava tristeza, só estava interessado em mostrar sua inocência.
Enfim, Ilana Casoy mais uma vez fez um trabalho espetacular.

Celeste 06/06/2022

Honra teu pai e tua mãe...
Esse livro é tão completo em ambos os casos, que me fez pedir um desse especifico para o caso Matsunaga, masss vamos lá! Primeira parte do livro é o caso Richthofen, famoso caso que deu vida ao filme estrelado pela Carla Diaz: ?A menina que matou os pais?, o livro já começa com a petição inicial do caso, contando na íntegra o que aconteceu nos dias em que se sucederam à morte do casal Richthofen, qual foi o comportamento dos acusados e a falas dos promotores do caso, o livro conta até mesmo com as fotos da reconstituição e autópsia dos falecidos. Por outro lado, a segunda parte do livro fala sobre o crime bárbaro causado pelo pai e a madrasta de Isabela Nardoni, com o relato das testemunhas e principalmente os dias do julgamento dos réus, nesse, há as falas praticamente na íntegra dos acusados, surreal de tão real, como não houve reconstituição já que os acusados não se prontificaram a fazer, por fim há apenas a simulação dos fatos e também há autópsia da vítima.
É um livro completo, desde da primeira denúncia na integra até a sentença, incrível é pouco por esse trabalho de Ilana Casoy, 5 estrelas? É pouco!!!!

Larissa 16/12/2021

Casos reais
Chocante como a escritora trás tão bem escrito, a realidade do plenário nesses dois casos. Me vi voltando para as datas do julgamento. É muito triste ver os detalhes desses crimes chocantes e revoltantes.

Dam 18/10/2022

Um livro denso e com caminhos tortuosos
Ilana Casoy tem uma escrita tão detalhada e vívida que é quase impossível não refazer as histórias na mente. E cada capítulo que você perpassa, você torce para que tais atrocidades não sejam cometidas, mesmo sabendo o desfecho.

verônica 02/05/2022

Gostei muito da escrita da Ilana.
É interessante ter algum conhecimento sobre os processos jurídicos para facilitar a leitura. Achei muito mais interessante a descrição de todo o julgamento (caso Nardoni) em comparação com apenas a transcrição dos debates (caso Richthofen).

iamdi 07/03/2024

Sem palavras.
Meu deussssss que livro , mil vezes impecável, dolorido, chocante, mas cheio de informações tão minuciosas, o arquivo nardoni não tenho palavras pra descrever, Dark sendo Dark, e parabéns aos envolvidos!!!

Thais545 16/07/2023

Bom, porém cansativo em alguns momentos
Gostei muito da parte da Suzanne a leitura ficou fluida, porém na parte dos Nardoni houve um excesso de partes técnicas que deixou o livro cansativo...

Ally Kay 04/12/2022

Contraditório
Fui atrás desse livro pois parecia ser algo muito bom, já que a Ilana tem renome nesse tipo de literatura e me decepcionei. O livro na parte Nardoni pinta "os pais que mataram a filha" e no caso Von Richthofen "a filha ingrata"... São visões extremistas, radicais demais para um livro que só deveria conter informações sobre o caso, mas conta com a opinião da autora.

Larissa Tabosa 07/02/2023

São dois livros diferentes. O primeiro, sobre o caso do assassinato do casal Richtoffen, é mais focado na investigação, toda a parte investigativa feita pela delegacia. É muito bom para quem estuda para essas áreas. Mostra de forma bem clara como funciona uma investigação. Como não é o meu foco e esse caso já tinha uma confissão, não foi o que mais gostei.

Agora o segundo livro, sobre o assassinato da pequena Isabella Nardoni, esse sim me impactou. Ele mostra como funciona o Tribunal do Júri em sua essência. Inquirições cheias de ironia, embates apaixonados e irônicos. Como pessoa que trabalha na área hoje e que era muito nova para entender todas as minúcias do caso na época, achei fenomenal.

A edição é muito bonita, vale a pena a leitura e ter o livro.

GuScarabelot 23/07/2020

Pesado Porém Real
Ilana mostra de um jeito bastante detalhado e real, dois casos que causaram bastante impacto nas vidas brasileiras. Mostraram que o mal está presente até lares que parecem ser perfeitos.

Uma leitura pra quem tem bastante interessante em tentar compreender a mente de psicopatas. Ou pelo menos entender o porquê de crimes tão terríveis.

Rayane139 11/06/2022

...
Foi uma leitura muito técnica, ao meu ver não sei se era necessário tantos detalhes insignificante, que acabou deixando a leitura cansativa.

Eu adoro True Crimes, tenho minha coleção e eu esperei muito mais desse livro. Por conta dos crimes.

Não foi ruim, foi detalhado, tem fotos e extras. Coisas que não encontramos com facilidade na Internet. Teria sido perfeito se a leitura tivesse sido fluída.

Drika 08/01/2022

Muito bom!!!
Vale muito a pena!! Ela nos informa com riquíssimos detalhes as falas da perícia, os relatos dos réus e até com fotos, e documentos que foram utilizados. Gostei bastante da forma que ela transmite a informação. Não gostamos de ler esses livros devido os fatos trágicos, mas é interessante pelo menos ?tentar? compreender oq levou e como ocorreu tal crime, e como a justiça chegou até a sentença.

Gerson 04/10/2021

A história dispensa comentários, a leitura é fluida, pensei que por ser histórias difíceis e cheia de termos técnicos ia ser mais cansativo, mas não, a Ilana Casoy fez um belo trabalho. E edição da Darkside é incrível e com uma ótima diagramação.
Bia 04/10/2021minha estante
Ilana Casoy sempre faz exímios trabalhos! E esse livro é ótimo.

girlbetweenbooksandcoffee 28/05/2020

Até que ponto a crueldade humana pode ir?
Para aqueles cujo ramo da criminologia é objeto de estudo e fascínio, Casos de Família – Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni apresenta dois casos cruéis e de grande repercussão nacional e internacional, que, com toda certeza irá despertar um interesse ainda maior de continuar a pesquisar sobre o assunto.

Em se tratando do primeiro caso, o da família Richthofen, a autora Ilana Casoy participou ativamente das investigações, estando presente, inclusive, na reprodução do crime, o que nos dá uma visão ainda mais ampla de como foi a linha de investigação seguida pela polícia, a coleta de evidências criminais, o estudo dos criminosos por trás de tão grande barbárie, e, finalmente, a confissão dos culpados.

No segundo caso, Ilana pode acompanhar os 5 dias de julgamento do casal Nardoni em meio ao circo midiático, onde a defesa tentou, a todo custo, comprovar sua inocência, alegando que o assassinato de Isabella foi fruto de um latrocínio (roubo seguido de morte), onde, pasmem, não houve roubo.

A diferença da narrativa nesses dois livros: O Quinto Mandamento e A Prova é a Testemunha (ambos compilados no Casos de Família) se dá exatamente devido a forma de participação da autora. No primeiro como consultora do caso, e no segundo como telespectadora.

Entretanto, diferente de muitos autores que escrevem sobre crimes reais, Casoy se destaca devido sua grande imparcialidade. Ainda que esteja chocada sobre o crime, ele não aponta o dedo para acusar. Ela segue uma linha investigatória, que muitas vezes pode ser desacreditada, mas que no final se apresenta como verdadeira, tem seus reais culpados revelados.

site: http://pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com/2020/04/resenha-casos-de-familia.html