Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Andressa.Rocha 11/11/2020

Autora incrível
Dois casos que chocaram o Brasil (e o mundo) descortinados nesse livro, que na verdade é 2 em 1, minha única crítica é que o primeiro trouxe detalhes do caso Suzane e o outro foi apenas a transcrição do julgamento, transcrição essa que me pareceu que eu mesma estava lá.
A obra é indispensável para quem gosta desse tipo de nicho, eu particularmente amo.

booksdreamz 15/04/2021

True crime
Uma boa leitura para quem gosta de criminologia ou é da área do Direito, uma leitura interessante e detalhada em vários aspectos. O único problema são algumas partes um tanto quanto cansativas, mas nada que atrapalhe demais a leitura

Camila Westphal 29/12/2021

Extraordinário
Particularmente eu sempre tive bastante curiosidade quanto aos dois casos, então assistia entrevistas, filmes, vídeos dentre outros sobre para tentar compreender melhor como as coisas aconteceram. Dentre essas pesquisas que realizei, vi diversas vezes esse livro sendo indicado e aí resolvi comprar para fazer a leitura, o que com toda certeza foi uma das melhores decisões que eu já tomei.

A maneira como a Ilana Casoy escreveu e estruturou esse livro é incrível demais, principalmente pela linguagem que é bem fácil de entender, o livro em si é dividido em duas partes, uma para o caso Richthofen e outra para o caso Nardoni.

Indico demais esse livro se você se interessa pelo assunto, o trabalho feito pela autora é impecável!

CASO RICHTHOFEN
A apresentação desse caso é feita com vários capítulos, sendo eles: denúncia, o crime, a perícia, a versão dos três (Suzane, Daniel e Cristian), a reprodução simulada, transcrição dos debates do júri, sentença e o mapa do tribunal do júri.
Como tudo é muito bem explicado e segue uma organização muito boa, foi muito fácil prender a minha atenção, é tanto que só consegui parar de ler quando finalizei a leitura do caso.

CASO NARDONI
Começa sendo apresentado com a denúncia, posteriormente vai para os 5 dias de julgamento, sentença e por último as fotos do laudo final da perícia.
Achei a leitura desse caso bem mais pesada, principalmente por ter sido 5 dias de julgamentos, mesmo assim entendo a importância de ter sido apresentada todas essas informações.

Dai 25/08/2020

Dois casos que chocaram o Brasil. O livro conta os detalhes, cronologias, tem fotos... Achei muito interessante. Nao sou conhecedora da area e nao achei a leitura cansativa. Impossivel de acreditar que isso realmente aconteceu.

amanda 01/08/2021

Impecável
Esse foi o segundo livro da Ilana que eu li, o primeiro foi "Bom dia, Verônica" a escrita dela é sensacional e esse é um pouquinhos diferente porque trata sobre crimes reais que chocaram MUITO a sociedade.
Ele é extremamente denso e algumas partes são difíceis de digerir, mas é ótimo pra quem quer conhecer mais sobre os casos e se aprofundar nas investigações.
Uma coisa que gostei bastante foi que nesse livro tem fotos da reconstrução dos crimes, laudos e tudo mais.

Bianca 25/09/2022

"Agora ela não era a filha das vítimas, era uma criminosa"
Esse foi um livro muito complexo de ler, o caso Richthofen foi mais fácil de ler apesar de ser bem gráfico, agora o caso Nardoni foi bem mais difícil, por de tratar de uma criança, eu tinha que parar várias vezes e me recompor, mas recomendo muito, principalmente para quem gosta de True Crime.

Giovanna Suhr 02/08/2020

Instigante e cansativo
Mesmo sendo muito instigante a leitura ele fica cansativo em alguns momentos. A primeira parte que conta o caso Richthofen a leitura flui melhor e é mais instigante que a segunda parte do caso Nardoni. Acredito que por apresentar os fatos como uma história no primeiro caso ela se torna mais interessante e a segunda por ser somente a parte do júri fica mais cansativa, apesar de trazer momentos tensos e controversos. Leitura que vale a pena e mostra uma pouco mais sobre os bastidores e as atitudes dos envolvidos.

Amanda Guelso 03/09/2020

Conhecer dois dos maiores crimes do país por meio de uma narrativa tão detalhada e responsável foi uma experiência indiscutível, a cada página você fica mais impressionado com a maldade humana.

Gabrielle 14/08/2023

Arquivos e relato do júri do caso Nardoni
"O advogado deve ter a coragem do leão e a mansidão do cordeiro; a altivez do príncipe e a humildade do escravo; a rapidez do relâmpago e a persistência do pingo d'água; a solidez do carvalho e a flexibilidade do bambu." (Manoel Pimentel)

Terminei o caso Nardoni. Uma verdadeira aula de penal, de criminalística e de medicina legal. Dr. Cembranelli e dra. Rosângela brilhantes.

Não li sobre o caso Richthofen, mas recomendo demais o livro. A autora soube narrar perfeitamente todos os acontecimentos. Parece que eu assisti ao júri ao vivo. Sem falar na sentença colocada nos anexos do livro: pude perceber a aplicação de tudo o que estudei em penal 2 no período passado e isso é fantástico.

"Ana Paula" 16/11/2021

Tenho esse livro a muito tempo na minha estante, foi indicação de uma amiga blogueira. Comprei achando que o leria logo, o que obviamente, não aconteceu. Acabou que a curiosidade me assolou depois de assistir aos filmes "A Menina que Matou os Pais" e "O Menino que Matou meus Pais", lançamentos desse ano pela Amazon Prime. Nessa resenha, falo somente do caso Richthofen, pois ainda não li o caso Nardoni. Quando o fizer, venho aqui contar para vcs em outra resenha, ok?

Quando os assassinatos ocorreram, eu tinha 17 anos. Acompanhei parcialmente o que acontecia pela TV, o que não foi muito. Após assistir aos filmes e ler o livro, o que eu sabia não era nada comparado as informações que encontrei neles.
Acredito que todos tenham visto a entrevista que Suzane deu para o Fantástico onde foi pego pelo microfone o advogado orientando-a a mentir. E a entrevista para o Gugu? Quem lembra? A menininha frágil, com roupinha de criança, chorando e jogando a culpa no namorado.... Pois é. Neste livro, vemos claramente a pessoa fria que Suzane é. Eu fiquei realmente assustada.
Não estou tirando a culpa das costas de Daniel e Cristian, ambos sabem o que fizeram e o porque de terem feito.

"Enquanto os bastões desciam ininterruptamente, sangue e pedaços de massa encefálica se espalhavam pela cabeceira da cama a cada osso esfacelado, a cada corte aberto. Respingos vermelhos manchavam o teto sempre que a arma era novamente erguida. O som das pancadas preenchia o enorme silêncio que envolvia a casa naquele momento."

Ilana amarra todos os acontecimentos, desde o princípio. O livro trás fotos da reconstituição, cópia dos laudos do IML, cópia Integra da Denúncia, cópia dos depoimentos, transcrição dos debates no tribunal do júri e cópias dos cadernos onde Ilana fazia suas anotações.
A escrita da autora é maravilhosa, pareceu-me que eu estava lendo um thriller policial, me senti prendida do começo ao fim. Fiquei um pouco desatenta quando começaram os debates, pois as transcrições não foram editadas, o que deixa essa parte bem enfadonha para se ler.

"Para o psiquiatra, se esse fosse o caso, a assassina teria personalidade deturpada, do tipo "condutopata", e a motivação seria financeira. Demoraria bastante para contar o que de fato ocorrera, pois esse tipo de criminoso não abre a boca fácil, mas, uma vez que começasse, contaria tudo em detalhes. Esse tipo de personalidade tem como características distanciar-se da realidade, saber manipular as pessoas ao redor e ser desprovida de emoção."

O trabalho da polícia em geral foi incrível. Claro que só de olhar, já desconfiariam da filha do casal por sua frieza, mas o trabalho todo implantado, a denúncia, os depoimentos, a confissão dos réus, tudo o que a polícia fez foi impecável. Quem dera fosse sempre assim, não é mesmo?
Ilana este por dentro de tudo o que ocorria, descreveu com profundidade e conhecimento cada passo dado pela polícia. Esteve na reconstituição do crime, participou dos depoimentos, esteve presente nos dias do julgamento e no tribunal. Ela nos trás tudo o que conseguiu reunir, faz um apanhado de documentos se transformar em um livro cheio de respostas que a maioria do povo não sabia.

"Era a primeira vez que eu estava cara a cara com uma pessoa que havia matado alguém. Meus sentimentos eram, no mínimo, estranhos. Ver os assassinos na telinha é uma coisa rápida, distante. Assim fica fácil ter raiva, achar que ele é diferente, não é humano. Ali, naquela sala, Cristian era um rapaz normal, desses que a gente encontra milhares de vezes por dia, por aí. Nada na sua aparência indicava que ele era um assassino."

Eu gostei muito da leitura. Indico demais para quem quer saber mais sobre o caso e para quem ainda não conhece o trabalho da autora. Vale muito a pena investir nesse livro também. A edição está linda, trás muita informação e documentos que, como pessoas comuns, não temos acesso livremente.

bruisreading 12/08/2021

?Não matarás e honra teu pai e tua mãe.?
Foi uma das melhores e mais pesadas leituras que eu já li na minha vida! A forma como os assassinatos foram cometidos brutalmente e a frieza dos assassinos é de partir o coração até de pessoas que não sentem gatilhos com praticamente nada (assim como eu), principalmente por serem cometidos contra próprios familiares, mas felizmente, nesses dois casos, a justiça foi feita e os seus matadores estão pagando pelos seus crimes.
Os fatos são contados com uma riqueza de detalhes que me fez sentir vontade de ter acompanhado essas histórias de perto, fazendo até eu me perguntar se estou mesmo cursando a faculdade certa, é o primeiro livro de true crime que leio e se tornou um dos meus gêneros preferidos.
Só não vou dar 5 estrelas por essa edição da editora Darkside vir cheia de erros gramaticais e ter livros com um custo muito alto para apresentar essas falhas de revisão, não costumo me importar com isso, mas algumas coisas realmente me incomodaram, pois dificultaram a minha leitura. Porém, Ilana Casoy é uma autora maravilhosa que escreve casos, fictícios ou reais, com uma linguagem simples, mas detalhada, que faz a leitura fluir de uma forma incrível e inspiradora, com certeza eu quero ler outros livros dela.

Wania Cris 10/07/2022

Se esse livro tem defeito é ter sido lançado pela Darkside..
Primeira experiência de leitura de Ilana Casoy e num tema que nem curto, crime real, e na estou totalmente rendida ao talento da moça.

Nunca li o registro de uma investigação polícia de forma tão respeitosa. Nunca acompanhei um julgamento de tribunal de juri de maneira tão real. Era como se eu estivesse lá. Achei muito respeitoso que a autora não apresentasse suas considerações durante o relato e, quando o fazia, sinalizava bem que era sua percepção.

Apesar de ter tanta reclamação com a Darkside devo reconhecer que a mandou muito bem na apresentação desse volume. A capa, o fitilho, as anotações internas... Tudo muito, muito lindo!

Infelizmente comprei um monte de livro da editora e só depois descobri que nem gosto da temática...

Maria.Luiza 24/03/2021

Casos de família
Muito bom, leitura fluida e simples. Um livro bom tanto para pessoas leigas de direito, tanto para pessoas do meio jurídico. Duas histórias tristes, com relatos verdadeiros e fotos que entristecem o coração, mas de uma beleza impressionante, com sua veracidade e emoção.

Gabriel A. 28/03/2021

Casos de Família é um livro que traça uma linha do tempo desde momentos que antecedem o assassinato do Casal Richthofen e da menina Isabella Nardoni, até a condenação dos réus. A leitura não é fácil, pois a autora é tão precisa na narrativa dos fatos que chega a ser desconfortável imaginar o que essas pessoas passaram nos seus últimos instantes de vida, e tudo se torna ainda mais intenso e mais pesado, devido ao vínculo familiar existente nesses dois casos. Por isso, não acho que seja um livro para qualquer um, mas ainda assim, é um livro incrível e impressionante para quem se interessa por esse tipo de leitura.
Bea 28/03/2021minha estante
Uau?

Daiana Melo 01/07/2020

Perturbador
Arquivos Richthofen: Ótimos relatos da fase de investigação, a autora apresenta de forma detalhada a personalidade de cada um dos assassinos, seu movimentos e desejos. A sensação é de estar junto, acompanhando a fase da investigação.

Arquivos Nardoni: Extremamente cansativo é apenas uma narrativa do julgamento. É decepcionante.