Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Amanda 24/05/2023

Absurdamente detalhista e responsável
A autora usa de recursos dos dois processos pra descrever os julgamentos e os fatos ocorridos em ambos os crimes. Nos dois "livros" me senti como se estivesse assistindo aos julgamentos.
O livro sobre o caso Nardoni/Jatoba senti mais fluidez na leitura.

Maria 30/07/2022

Casos de família
Retrata bem ambas as investigações tanto do caso Richthofen como do caso da menina Isabella Nardoni.

Bru 02/01/2022

muito bom
eu amei a primeira parte, sobre os Richtofen, muito bem detalhado e com todas as informações que precisamos (principalmente da parte da investigação e perícia, as minhas favoritas). Já a parte dos Nardoni achei que deixou a desejar pq é basicamente a transcrição do Tribunal do Juri, parte que já acho meio chata, então essa parte acabei abandonando :( de qualquer modo, vale muito a pena ler pelo Caso Richtofen

Larissa 24/11/2020

Livro ótimo!
?Casos de Família? traz um compilado de dois dos maiores crimes do Brasil: o caso Richthofen e o caso Nardoni. O livro é muito bem escrito, mostra muitos detalhes das investigações e do júri.
Confesso que algumas partes podem ser maçantes para quem não é da área do Direito (principalmente as partes do júri).
Mesmo assim, achei os livros muito bons e, além disso, eles apresentam detalhes que não foram tão bem expostos na mídia, o que torna mais interessante a leitura.

Ju (Taylor's Version) 11/04/2022

Ilana conta esses crimes tão difíceis de entender de maneira impressionante e profissional.
Nos Arquivos Richthofen, a leitura fluiu melhor, pois a autora acompanhou o caso de forma diferente do segundo. Nos Arquivos Nardoni, ela participou apenas do julgamento, e a disputa entre os advogados que se estendeu por 5 dias beira a cansativa; algo que não é culpa da Ilana.
São ótimos livros para quem se interessa sobre o assunto, e eu não me arrependo nem um pouco da leitura; mesmo que estes casos bárbaros me assombrem para sempre.

Annie Bitencourt 04/10/2021

Leitura pesada que pode ou não acrescentar em algo
Para mim, que não sou estudante de Direito e agora honestamente não pretendo jamais ser, o livro teve alguns momentos de dificil compreensão.
Achei que no caso Richthofen foi explorado até demais (em descrições do crime em si) e no caso Nardoni eu terminei a leitura do mesmo jeito que comecei, não senti que acrescentou em alguma informação do caso que já não tivesse sido explorada pela mídia.
O trabalho de edição e gráfico em geral da Darkside pra mim foi incrível.
É um livro que não pretendo reler, juntamente com o Arquivo Serial Killers também da Ilana Casoy por motivos emocionais.

Mimi1milen 24/11/2021

Rainha do true crime
A Ilana Casoy é quem eu quero ser quando crescer, o livro é um prato cheio para quem gosta de ler livros de true crime, na primeira parte acompanhamos toda a investigação do caso Richthofen, e a única coisa que senti falta foi o depoimento do dois acusados no julgamento, mas durante a investigação e o interrogatório temos acesso ao primeiro depoimento deles.
Já o caso Nardoni acompanhamos todos os 5 dias do julgamento, me senti sentada ao lado da Ilana Casoy de tão rico em detalhes que foi escrito. Um dos melhores livros de true crime que já li.

CaioEdu 29/01/2024

Mais um "belo" livro de casos criminais.
Ilana Casoy narra muito bem cada acontecimento do livro, seja sobre o caso Suzanne ou Nardoni, ela soube bem explicar sobre o crime e a ambientação do local.
Único ponto que eu não gostei, foi que o livro ficou muiro preso no julgamento, principalmente na segunda parte, gostaria de ver interregotarios com os criminosos, ouvir as motivação e o que levaram eles a cometerem um crime tão chocante, lembro até hoje no dia que passou no jornal sobre esse caso.

Yuri 01/02/2022

Expectativas foram boas
Foi uma boa leitura. Muito boa mesmo. Li mais pelo caso da Suzane, mas me surpreendi tbm com a leitura do livro caso Isabela.

Sté Souza 22/11/2021

Livro incrível, você se sente dentro da investigação dos casos, demorei um pouquinho para ler, mas acredito que seja mais pela historia do que pela escrita ou algo do gênero... a autora te trás pra dentro dos julgamentos, e ao mesmo tempo conseguiu relatar tudo com muita sensibilidade às vítimas. Gostei bastante!

Prycilla0 04/12/2022

Aqui vemos dois dos crimes cruéis. Caso Richtoffen e Nardoni, esse na minha opinião o mais bárbaro, até hoje nenhum dos dois se declaram culpados. No livro vemos o quanto ambos mentiram, a injustiça que fizeram com a Ana Carolina, que foi impedida de presenciar o julgamento, mas que em seu depoimento nos deixa com lágrimas. Uma leitura bem técnica, mas com depoimentos da promotoria que foram cruciais, principalmente da perita Dra. Rosângela. Ilana consegue nos mostrar detalhes e a verdade que envolveu os dois casos, pois vimos na época o que a mídia nos entregou. E por mais que ambos os casos nos chocam até hoje por serem hediondos, esquecemos que são crimes que acontecem todos os dias, e são mais comuns do que imaginamos.

Beca 20/03/2022

Casos de familia
Esse é livro extremamente bem escrito, na mesma proporção em que a leitura é pesada, dolorida. Todos os fatos são expostos da maneira mais clara e didática possível, fica muito claro os acontecimentos mas não fica fácil de ler, precisa estar com a mente leve e focado nos acontecimentos para ignorar como é possível cometer essas atrocidades com um pai, mãe, uma filha.

Deza 26/10/2021

Gostei, mas não amei
O primeiro caso, dos Richthofen, trouxe bem detalhado as investigações policiais, o como e o porquê a polícia começou a suspeitar do casal e eu gostei bastante disso, porém o julgamento me decepcionou, porque eu queria ver as testemunhas falando, mas isso não aconteceu foram um pouco mais de 100 páginas só de lacradas dos advogados no tribunal, terminei esse caso com a força do ódio, outro ponto negativo é que esse caso traz muitos termos técnicos sem explicação, então o tempo todo eu tinha que ficar pesquisando o que as coisas significavam. E esses pontos negativos do caso Richthofen não aconteceu no caso Nardoni, o julgamento foi bem detalhado, trouxe as testemunhas e o depoimento delas e explicou o laudo pericial de uma forma que qualquer um entendia, a forma como o julgamento foi escrito foi perfeitoooo, mas por outro lado o caso não teve a investigação policial e nem a explicação do porque a polícia começou a suspeitar do casal, então senti falta disso. Mas é uma leitura muito boa, recomendo para quem gosta do gênero.

Lorefidyk 16/07/2020

Escrita incrível!
Eu adoro a Escrita da Ilana e como a leitura flue bem! O livro é dois em um, arquivos Richtofen e Nardoni, o primeiro apresenta o histórico da família, conta bastante a história e como ocorreu o crime em si, além de fotos da reprodução simulada ( o que achei incrível), o segundo é mais focado na transcrição do tribunal do júri e em detalhes da experiência dela como observadora, para uma pessoa que nunca pisou em um tribunal é uma experiência incrível de leitura! Apesar de já conhecer e ler bastante sobre os casos eu amei a leitura, alguns detalhes foram essenciais e a dinâmica dos tribunais transcritos foi incrível! Recomendo muito pra quem curte o tema!

Manu Silveira 22/11/2022

Um livro bem detalhado sobre dois casos que eu amo
Primeiramente, eu não considerei o livro uma leitura fácil, porque além de não ser o meu estilo de leitura, é bem grande, mas mesmo assim como uma fã de casos criminais eu resolvi ler.
O livro conta sobre dois casos: O primeiro é o caso Richthofen, que basicamente todo mundo no Brasil já ouviu falar sobre. Resumindo, a menina matou os pais para fugir com o namorado, só que uma coisa que os vídeos no YouTube não contam, é como a polícia e a perícia trabalharam, que 3 exatamente o que a Ilana fala.
O segundo é o caso Nardoni, um dos crimes mais horrorosos que eu já vi, onde o homem simplesmente joga a filha da janela do prédio com a ajuda da esposa. E uma das coisas mais sofridas de ler foi como a mãe dela reagiu com tudo isso.
Enfim, eu achei o livro ótimo, e recomendo pra quem gosta de crimes. Mas também é uma leitura difícil e bem longa, mas mesmo assim foi bom.