Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Roberta 26/03/2017

Esse foi um dos livros mais decepcionantes que já li na vida. O título dele deveria chamar casos de tribunal, não de família. Salvo raras exceções, a autora não adiciona nenhum fato novo a histórias que foram massivamente divulgadas - e pra quem é da área do direito e acompanhou os casos, chega a ficar chato ( por exemplo, transcrição literal de debates orais com direito a todos os cumprimentos de cada parte). Esperava mais detalhes da vida das famílias, e fora alguma coisa do primeiro caso, não consegui nada.
Mas, como é de praxe na DarkSide, a edição é linda.
Paula.Rolim 29/06/2017minha estante
Vdd. Não gostei tmb :/

Maqueli Boscá 06/05/2018minha estante
quer trocar Roberta?

Iago.Lima 14/08/2018minha estante
O titulo é referencia a os casos criminais dessas familia o que já é esperado por ser um livro sobre fatos criminais kkkk.

Gabi 05/09/2018minha estante
se tiver interesse, quero trocar, rs.

Larissa.Coradini 03/01/2019minha estante
Tem total razão. Abandonei a leitura... Se alguém quiser trocar, só me chamar.

Pâmela 22/11/2021

Você sabe como um julgamento funciona?
Achei esse livro importante e ilustrativo por vários motivos. Um deles seria o fato de entender melhor o funcionamento da justiça em nosso país, desde o momento da investigação até o momento onde o juíz estabelece a pena dos réus. Acho muito importante entender como isso se dá por conta de não ser da área do Direito, mas ser uma cidadã. Ilana Casoy nos traz essas informações de maneira muito didática nesse livro.
Nessa edição da Dark Side vemos dois livros da autora juntos: O quinto mandamento que trata do caso Richthofen e A prova é a testemunha que trata do caso Isabella Nardoni. Ambos os casos foram amplamente estudados pela autora inclusive os autos dos processos, nos trazendo assim para dentro das investigações e júris dos 2 processos.
Nada pode ser mais inexplicável do que cometer um crime cruel contra pessoas que nos deveriam ser mais queridas, membros próximos das nossas próprias famílias, esse livro vem para frisar que elos podem ser quebrados aparentemente sem uma explicação plausível, o que nos deixa revoltados enquanto sociedade.
Indico esse livro pra todos que como eu procuram entender a mente humana e também o que leva alguém a cometer tais crimes. Devo avisar que é uma leitura pesada e por vezes muito triste sendo impossível não se colocar no lugar daqueles familiares que ficaram sem seus entes queridos e eu me pergunto sempre: será que tem como fazer realmente Justiça em casos assim?
Manu 22/11/2021minha estante
Como faz pra ler um livro aqui

Pâmela 22/11/2021minha estante
Então, acho que por aqui que eu saiba não dá para ler os livros...

Lua 22/11/2021minha estante
É um questionamento muito válido. Eu não acredito numa justiça plena na terra, acredito que algumas coisas podem sim serem revistas e recompensadas, mas em casos com mortes não é possível, na minha concepção

Lua 22/11/2021minha estante
O que fazem mesmo é dar um paliativo e tentar impedir que aquela pessoa cometa novamente o crime e faça sofrer mais pessoas

Pâmela 22/11/2021minha estante
Lua, concordo muito com você...

Denise - @embarcandonaleitura 24/01/2017

Sensacional!
Indescritível a sensação de terminar esse livro. Ilana de uma forma genial nos motra como funciona todo o processo de julgamento de um crime, e em se tratando em casos de família, vimos dois casos de grande repercussão na mídia da época e que lendo ainda hoje me remeteu à época dos fatos acontecidos. O importante é dizer que o livro aborda histórias difíceis que nos fazem pensar o q é a Justiça no Brasil é como ela deve ser entendida! A leitura é sensacional. Vale Muito a pena.
Michelle 27/01/2017minha estante
É livro único?

Denise - @embarcandonaleitura 27/01/2017minha estante
Sim.

Michelle 27/01/2017minha estante
Obrigada

Alessandra.Tankian 21/07/2017minha estante
Adorei tbm ,mas podia ter colocado mais fotos das familias em questão já que são casos de família, senti tbm a falta de notícias sobre o pós julgamento, vomo estavam atualmente e etc...mas isso não é nada do que eu não pude ver na internet. De um .odo geral gostei muito do livro, e como nao6entendo nada de processos e julgamentos pude ter uma visão mais ampla de tudo isso.

Bia 17/09/2020

Uma leitura que vale muito a pena para quem não vivenciou os acontecimentos já que livro é bastante descritivo, porém achei que o caso da Suzane foi muito mais rico de informações do que o dos Nardoni, o primeiro contou sobre os detalhes da família, do crime, da investigação, da reconstituição... Além da transcrição do julgamento, o segundo é todo contado a partir da transcrição. O mais interessante é que ao final de cada caso podemos ver as anotações originais da autora.
Apesar de interessante saber o que literalmente aconteceu no julgamento, em certos momentos a leitura acaba ficando cansativa, mas nada que faça o leitor desistir.
Theus 18/09/2020minha estante
É o próximo que quero comprar depois que terminar Arquivos Serial Killers

Bia 18/09/2020minha estante
Recomendo, eu gostei bastante, apesar das transcrições serem um pouco cansativas.

Theus 18/09/2020minha estante
Geralmente estes tipos de livros são

Frozen 24/12/2020minha estante
Acho q o da Suzane foi mais completo pq a Ilana participou ativamente das investigações.

Books_duds 01/02/2022

Adorei a escrita da Ilana. Os dois livros são muito crus em relação a descrição dos casos. Recomendo para quem não conhece os casos previamente, que leia um resumo para conseguir se ambientar melhor no livro, pois ambas as histórias focam principalmente nos julgamentos e inquéritos dos réus.
Jéssica Berton 01/02/2022minha estante
Oi, sabe me dizer se tem fotos dos crimes? Quero comprar, mas sou sensível com fotos

Books_duds 01/02/2022minha estante
Oi, não tem fotos das cenas. Apenas das reproduções simuladas ??

Jéssica Berton 03/02/2022minha estante
Ok obrigada ?

Tirso 12/03/2019

A perfeição some em algumas páginas!
Arquivos Richthofen: Esta parte sozinha do livro merece cinco estrelas! Os relatos são incríveis, o detalhamentos da personalidade dos assassinos é impressionante. É como se você realmente estivesse participando do caso e conseguisse ver todas as movimentações, gesticulações e falas. O momento em que a Suzane confessa é de dar arrepios!

Arquivos Nardoni: Nem tudo são flores né? Esta parte é incrivelmente cansativa e extensa, é focada no relato do juri o que faz com que o texto tenha inúmeras expressões do campo jurídico que dificultam a leitura. A emoção acaba e o livro vira só um relato simples do que foi falado em uma sala. Fiquei decepcionado que não conseguiu manter o nível do primeiro caso.
tatielma 21/04/2019minha estante
Eu parei na metade das transcrições do júri dos Richthofen, paia saber que o caso seguinte se passa durante o julgamento e não na investigação... Tô adiando retomar a leitura! Uma pena, pois esses casos marcaram bastante minha infância e adolescência

filipe.freitas. 22/05/2020minha estante
Tem interesse em trocar ou vender?

tatielma 22/05/2020minha estante
Já troquei antes da pandemia... tempo bom

Dani 21/09/2023

Fazia muito tempo que queria ler esse livro, por isso estava com as expectativas lá no alto, mas a Ilana conseguiu superá-las! Que livro maravilhoso! Obviamente, são histórias pesadíssimas, o caso Nardoni principalmente, já que é sobre uma criança.
Apesar de serem dois crimes amplamente divulgados por todas as formas de mídia desde a época em que ocorreram até hoje em dia, o fato de esse livro ser sob o ponto de vista de alguém que estava presente no momento dos julgamentos, que viveu de perto tudo o que aconteceu lá, torna a experiência de leitura muito única, diferencia muito das demais narrativas. É quase como se o leitor estivesse realmente lá também.
Com uma riqueza imensa de detalhes, com fotos, transcrições, cópias das denúncias e sentenças, anotações feitas pela autora durante os julgamentos, essa é uma leitura obrigatória para todos que gostam de true crime. Sigo cada vez mais apaixonada pela Ilana e ansiosa para ler seus outros livros!
Fabio 24/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Dani!??

Dani 24/09/2023minha estante
Obrigada! ?

Vitorugo 07/05/2020

Casos de repercussão nacional aos olhos da plateia
Não se apresenta grandes novidades sobre dois grandes casos de homicídio no cenário nacional. É a percepção jornalística da autora sobre a investigação e principalmente os julgamentos.
filipe.freitas. 21/05/2020minha estante
Tem interesse em trocar ou vender?

Vitorugo 22/05/2020minha estante
O livro contém grifos e anotações, meu desejo é mantê-lo. Agradeço a proposta

Mary 02/03/2020

Esperava mais
Incrível como sempre me decepciono com livros sobre true crime pq sempre vou sedenta ao pote achando que teria lampejos de como funciona a mente de quem comete crimes tão violentos, mas nunca me satisfaço. A primeira parte do livro, do caso da Suzzane eu achei bem interessante acompanhar como a investigação foi conduzida. Gostei de saber como agem os policiais, os investigadores, os peritos... Porém a parte do tribunal foi massante, até pq ela só retratou a os discursos finais e eu queria mesmo era ter lido a acareação com os réus. No segundo livro achei boa parte sem emoção, apenas na parte em que os réus são ouvidos ficou mais interessante. De toda a forma vale a pena pra saber mais sobre os casos.
filipe.freitas. 21/05/2020minha estante
Tem interesse em vender ou trocar?

Mary 21/05/2020minha estante
Não.

Maria :) 13/11/2022

Eu demorei a terminar o livro por completo porque comprei ele especialmente pela parte da Suzanne, e ai terminei de ler ela no ano passado e fiquei com preguiça de continuar na parte Nardoni. E ai quando comecei a ler, fiquei com mais preguiça ainda porque a escolha da Ilana de relatar os julgamentos deixou a leitura muito cansativa, então a gente lê mas fica desgastado do meio pro fim. Mas na parte da Suzanne, os detalhes compensam todo o resto do livro, amo de paixão
Mayara.Souza 22/11/2022minha estante
Tbm tô penando com a transcrição do julgamento. Como os advogados gostam de encher linguiça!

Maria :) 23/11/2022minha estante
tem que ter muuuuuita paciência mesmo

04/02/2017

Casos de Família
O livro, às vezes, te prende de uma maneira que você fica quase que sem respirar, como quando estamos lendo um relato ou esperamos o parecer do juiz. Em contrapartida, descrições técnicas podem deixar tudo mais lento, nos desviando a atenção.
Para os que são contemporânos a mim e se interessam por investigação e crimes reais, é um prato cheio para sanar a curiosidade de dois dos maiores casos brasileiros.
Maqueli Boscá 06/05/2018minha estante
Troca Fê?

Gerson 04/10/2021

A história dispensa comentários, a leitura é fluida, pensei que por ser histórias difíceis e cheia de termos técnicos ia ser mais cansativo, mas não, a Ilana Casoy fez um belo trabalho. E edição da Darkside é incrível e com uma ótima diagramação.
Bia 04/10/2021minha estante
Ilana Casoy sempre faz exímios trabalhos! E esse livro é ótimo.

day 31/05/2017

PESADO
Um livro difícil e necessário .
Os crimes que pararam o Brasil . Caso Richthofen e Nardoni.
Quem não lembra a anos atrás ,em todos jornais o caso da menina rica e educada que matou os pais com a ajuda do namorado e do cunhado?
Acho que todos lembram...história hedionda ,cruel e triste.
A autora Ilana Casoy ,nos dá detalhes precisos e únicos ,que só os juristas poderiam ter,com todo desenrolar dos fatos,com fotos da perícia e depoimentos,além de todo julgamento.
Cenas da reconstituição dos crimes etc...
Gente ,eu achei o livro muito bom,porém pesado ,principalmente no caso Nardoni
Quem não lembra da pequena Isabela Nardoni? aquele sorriso lindo estampando os jornais ,e causando uma das maiores comoções que esse país já viveu...
E do lado oposto,a madrasta e o pai que juravam inocência ,em um crime que não tinha como eles negarem a autoria de tão óbvio que era.
Pois é...o livro é chocante,pela frieza dos assassinos ,pelo cinismo e maldade.
Porém,super recomendo o livro,para quem gosta de ler sobre esses fatos.
Livro muito bem escrito.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/
Isabella 07/08/2017minha estante
achei bem pesado também

Lindsey 29/07/2017

Histórias reais que não queremos acreditar
Gosta de livro de terror? Esse seria um dos mais chocantes e absurdos, se não fossem histórias reais. Essa edição traz duas obras (‘O Quinto Mandamento’ e ‘A Prova é a Testemunha’) de Ilana Casoy, uma criminóloga que acompanhou de perto o desenrolar dos julgamentos dos dois crimes que mais impactaram o Brasil: os casos Richthofen e Nardoni. Aqui o leitor fica sabendo de tudo, desde a descoberta dos acontecimentos, os rumos das investigações, as reações dos envolvidos, os longos julgamentos.. tudo, em detalhes, com fotos e documentos. Refrescando sua memória, no caso Richthofen temos uma jovem de classe alta que, juntamente com seu namorado e cunhado, planeja a execução de seus pais enquanto eles dormem. Dias depois ela está dando uma festa na piscina, na mesma casa onde o pai e a mãe foram brutalmente assassinados. Os três foram condenados a quase 40 anos de prisão, mas além do fato da moça poder sair pra 'comemorar' todos os ‘Dia das mães’, eles estão perto de conseguir partir para regime aberto, meu brazeeel. Já os Nardoni, que até hoje se dizem totalmente inocentes, tratam-se de um pai e de uma madrasta que bateram, esganaram e jogaram da janela do prédio uma garotinha de 5 anos. Também cumprem suas penas, mas recente decisão judicial vai permitir que a madrasta saia da prisão para trabalhar. Que beleza, não?! Nesse segundo caso, como eles nunca confessaram o crime, tinham deixado muitas dúvidas no ar.. ou nós que não queríamos acreditar que era verdade, não sei.. mas as respostas estão todas aqui. E mesmo lidando só com os fatos, sem deixar suspeitas com relação a crueldade dos envolvidos, não tem como não pairar no ar uma pergunta: Por quê?!!!
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Retalhos e Prefácios 14/03/2018minha estante
Tô louca nesse livro e, agora, sua resenha me deixou com mais vontade de ler ainda!!!

Tarciane.Mayrink 18/03/2022

Casos de família
Caso Richthofen: o caso foi completo do início do namoro até o dia do julgamento. Ilana foi afundo na história como um todo, buscando relatos dos reús e de testemunhas.
Caso Nardoni: o caso foi em volta de todo o juntamento e só tenho uma coisa a dizer: Francisco Cembranelli
O que foi esse promotor em ação? O que foram as provas apresentadas por ele e a forma em que ele as apresentou? Ele foi simplesmente impecável. O trabalho de toda promotoria, do juiz até digo da defensoria tbm (apesar de eu acreditar na culpa dos Nardoni) foram de tirar o fôlego.
E as testemunhas da defensoria? A delegada foi impecável tbm. ????
Suman 25/03/2022minha estante
O Cembranelli foi cirúrgico em todo o julgamento.
Acho que o caso Richthofen é mais completo pq a Ilana estava nas reconstituições, no Nardoni ela leu todo o inquérito antes do julgamento. Em todo caso, a escrita dela é perfeita