Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Gerson 04/10/2021

A história dispensa comentários, a leitura é fluida, pensei que por ser histórias difíceis e cheia de termos técnicos ia ser mais cansativo, mas não, a Ilana Casoy fez um belo trabalho. E edição da Darkside é incrível e com uma ótima diagramação.
Bia 04/10/2021minha estante
Ilana Casoy sempre faz exímios trabalhos! E esse livro é ótimo.

Thais545 16/07/2023

Bom, porém cansativo em alguns momentos
Gostei muito da parte da Suzanne a leitura ficou fluida, porém na parte dos Nardoni houve um excesso de partes técnicas que deixou o livro cansativo...

Manu 29/03/2024

Profissional, arrebatador e impecável
Eu leria até a lista de compras de Ilana Casoy. Ela escreve com maestria, faz entendermos e termos curiosidade sobre assuntos que pouco entendemos como a perícia. Eu amei saber mais sobre o julgamento desses casos, ainda mais por ser estudante de direito e me sentir como se tivesse lá naqueles júris, que ocorreram há tanto tempo!

Thais.Souza1 27/05/2021

Eu estou até agora impactada com esse livro. Na época que acontece esses casos eu era criança para adolescente, então não entendi muito bem o que estava havendo, somente que tinha acontecido fatos absurdos envolvendo família. E hoje, anos e anos depois, graduada em direito, poder ler este livro e ver tudo o que aconteceu em plenário, foi outra visão. Nesse livro eu pude ver o que advogados de defesa, principalmente, alegaram nos dois casos. No de Richtofen, foi bem diferente do Nardoni, pois houve confissão dos irmãos e de Richtofen, então, poder ler o que os advogados alegaram para defesa de ambos, foi sensacional.
No caso Nardoni, os advogados tentavam provar a inocência deles, muitas vezes denegrindo os profissionais que envolveram a investigação do caso. E ver todos as divergências dos discursos, tanto de Alexandre quanto da Ana Jatobá, me deixo enojada, principalmente, ver o pai, ver que ele não demonstrava tristeza, só estava interessado em mostrar sua inocência.
Enfim, Ilana Casoy mais uma vez fez um trabalho espetacular.

Nena Flores 19/02/2023

Um Livro comovente.
Um Livro comovente, Unificados em uma só edição, aqui teremos dois trabalhos de Ilana Casoy. Os arquivos Richthofen antes publicado sob o nome de O Quinto Mandamento e o julgamento do caso Nardoni em A Prova é a Testemunha. De forma geral, Casos de Família será um apanhado de registros que a autora fez durante os acontecimentos de ambos os casos. A autora mante-se fiel ao relato original de cada um dos casos, exatamente como foram registrados na época, portanto, muitos das citações encontradas aqui, foram descritas no calor dos acontecimentos.
Dividido em duas partes, primeiramente teremos contato com o caso de 2002, quando Suzane Von Richthoven, juntamente com seu namorado e seu cunhado, Daniel e Christian Cravinhos resolvem assassinar Manfred e Marísia, pais da acusada. A motivação? A proibição do seu namoro. Neste caso, por serem réus confessos, a dinâmica do livro será maior, iremos acompanhar os acontecimentos e o envolvimento da polícia desde o dia do crime, a investigação e a perícia que foi feito na casa da família Richthofen, até os depoimentos que levaram a prisão dos três suspeitos. Com informações inéditas, iremos acompanhar passo por passo como foi chegar a conclusão deste caso até o dia de seus julgamentos lendo este livro percebemos a frieza que Suzane provou possuir durante toda investigação. Uma parte em particular, que podemos perceber isso é quando os suspeitos vão refazer seus passos na reprodução do crime, Daniel e Christian exibem seu desespero completo durante a simulação, já Suzane não esboça reação qualquer.

O caso de 2008, já toma um rumo diferente, tanto em dinâmica de narrativa quanto em tramites judiciários. Até hoje, Anna Jatobá e Alexandre Nardoni negam o crime. Julgados culpados pela perícia de forma irrefutável, aqui teremos uma outra abordagem da investigação. Teremos também uma breve introdução dos fatos que levaram ao crime, apresentadas por ambos os lados, da acusação e da defesa, mas o foco principal desta segunda parte será no julgamento do crime, nos cinco fatídicos dias após dois anos da morte de Isabella Nardoni, quanto a este, tive um pouco mais de dificuldades durante a leitura. Apesar de constante, é uma leitura mais truncada por sua essência técnica na narrativa. Aqui acompanharemos o testemunho da mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, que fora impedida de presenciar o julgamento. Teremos também o testemunho da perita Dra. Rosângela Monteiro, peça fundamental na conclusão deste caso, até o último dia, onde defesa e acusação fazem suas últimas considerações. Apesar de ser uma leitura densa, a autora consegue ambientar o leitor de todas as reações dentro do plenário o que ajuda com o que não nos cansemos. É importante dizer, que neste caso em especial, a autora colaborou diretamente com Ministério Público com provas periciais que confrontariam a versão pitoresca apresentada pelo casal, valeu a pena as 560 página deste livro.

Manu Silveira 22/11/2022

Um livro bem detalhado sobre dois casos que eu amo
Primeiramente, eu não considerei o livro uma leitura fácil, porque além de não ser o meu estilo de leitura, é bem grande, mas mesmo assim como uma fã de casos criminais eu resolvi ler.
O livro conta sobre dois casos: O primeiro é o caso Richthofen, que basicamente todo mundo no Brasil já ouviu falar sobre. Resumindo, a menina matou os pais para fugir com o namorado, só que uma coisa que os vídeos no YouTube não contam, é como a polícia e a perícia trabalharam, que 3 exatamente o que a Ilana fala.
O segundo é o caso Nardoni, um dos crimes mais horrorosos que eu já vi, onde o homem simplesmente joga a filha da janela do prédio com a ajuda da esposa. E uma das coisas mais sofridas de ler foi como a mãe dela reagiu com tudo isso.
Enfim, eu achei o livro ótimo, e recomendo pra quem gosta de crimes. Mas também é uma leitura difícil e bem longa, mas mesmo assim foi bom.

Yuri 01/02/2022

Expectativas foram boas
Foi uma boa leitura. Muito boa mesmo. Li mais pelo caso da Suzane, mas me surpreendi tbm com a leitura do livro caso Isabela.

Mimi1milen 24/11/2021

Rainha do true crime
A Ilana Casoy é quem eu quero ser quando crescer, o livro é um prato cheio para quem gosta de ler livros de true crime, na primeira parte acompanhamos toda a investigação do caso Richthofen, e a única coisa que senti falta foi o depoimento do dois acusados no julgamento, mas durante a investigação e o interrogatório temos acesso ao primeiro depoimento deles.
Já o caso Nardoni acompanhamos todos os 5 dias do julgamento, me senti sentada ao lado da Ilana Casoy de tão rico em detalhes que foi escrito. Um dos melhores livros de true crime que já li.

Prycilla0 04/12/2022

Aqui vemos dois dos crimes cruéis. Caso Richtoffen e Nardoni, esse na minha opinião o mais bárbaro, até hoje nenhum dos dois se declaram culpados. No livro vemos o quanto ambos mentiram, a injustiça que fizeram com a Ana Carolina, que foi impedida de presenciar o julgamento, mas que em seu depoimento nos deixa com lágrimas. Uma leitura bem técnica, mas com depoimentos da promotoria que foram cruciais, principalmente da perita Dra. Rosângela. Ilana consegue nos mostrar detalhes e a verdade que envolveu os dois casos, pois vimos na época o que a mídia nos entregou. E por mais que ambos os casos nos chocam até hoje por serem hediondos, esquecemos que são crimes que acontecem todos os dias, e são mais comuns do que imaginamos.

Sté Souza 22/11/2021

Livro incrível, você se sente dentro da investigação dos casos, demorei um pouquinho para ler, mas acredito que seja mais pela historia do que pela escrita ou algo do gênero... a autora te trás pra dentro dos julgamentos, e ao mesmo tempo conseguiu relatar tudo com muita sensibilidade às vítimas. Gostei bastante!

Larissa 24/11/2020

Livro ótimo!
?Casos de Família? traz um compilado de dois dos maiores crimes do Brasil: o caso Richthofen e o caso Nardoni. O livro é muito bem escrito, mostra muitos detalhes das investigações e do júri.
Confesso que algumas partes podem ser maçantes para quem não é da área do Direito (principalmente as partes do júri).
Mesmo assim, achei os livros muito bons e, além disso, eles apresentam detalhes que não foram tão bem expostos na mídia, o que torna mais interessante a leitura.

Beca 20/03/2022

Casos de familia
Esse é livro extremamente bem escrito, na mesma proporção em que a leitura é pesada, dolorida. Todos os fatos são expostos da maneira mais clara e didática possível, fica muito claro os acontecimentos mas não fica fácil de ler, precisa estar com a mente leve e focado nos acontecimentos para ignorar como é possível cometer essas atrocidades com um pai, mãe, uma filha.

Deza 26/10/2021

Gostei, mas não amei
O primeiro caso, dos Richthofen, trouxe bem detalhado as investigações policiais, o como e o porquê a polícia começou a suspeitar do casal e eu gostei bastante disso, porém o julgamento me decepcionou, porque eu queria ver as testemunhas falando, mas isso não aconteceu foram um pouco mais de 100 páginas só de lacradas dos advogados no tribunal, terminei esse caso com a força do ódio, outro ponto negativo é que esse caso traz muitos termos técnicos sem explicação, então o tempo todo eu tinha que ficar pesquisando o que as coisas significavam. E esses pontos negativos do caso Richthofen não aconteceu no caso Nardoni, o julgamento foi bem detalhado, trouxe as testemunhas e o depoimento delas e explicou o laudo pericial de uma forma que qualquer um entendia, a forma como o julgamento foi escrito foi perfeitoooo, mas por outro lado o caso não teve a investigação policial e nem a explicação do porque a polícia começou a suspeitar do casal, então senti falta disso. Mas é uma leitura muito boa, recomendo para quem gosta do gênero.

Barbara (@estantedaba) 27/07/2020

Resenha
Dois livros em um sobre crimes que chocaram o Brasil. A narrativa da Illana Casoy te imerge em todos os detalhes do julgamento e de como cada caso foi conduzido. Muito interessante

Jéssika Dayana 03/08/2020

Simplesmente Perfeito
Um livro excelente pra quem estuda a área da criminologia. Eu simplesmente amei e amo qualquer pedaço de papel que Ilana escrever. Um livro que esbanja informações, tudo que podemos saber sobre os dois casos mais importantes do nosso país.