2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Albert 30/01/2021

Clarke visionário
A melhor definição de Arthur C. Clarke seria: visionário. Não por acaso este grande livro tornou-se um clássico atemporal, diferente do se tinha visto até então na literatura. Quem ainda nos primórdios da tecnologia espacial no fim da década de 60 teria a ousadia de escrever um texto que iria além da compreensão humana? E de uma abrangência variada? Clarke ousou. É evidente que este instigante romance de ficção científica impacta menos o leitor hoje diante da rápida evolução da tecnologia espacial, mas coloque-se como se estivesse lendo em 1968 - ano que foi escrito - e tenha um maior impacto e do quanto o romance pode incutir. O que o autor quer nos mostrar com a evolução e a exploração do homem pelo universo? Seria Clark um tanto devaneador? Uma ideia utópica? Temas como inteligência artificial e sua autonomia inclusive nos sentimentos, solidão, possível influência alienígena e evolução da humanidade; e um portal ou um plano espiritual faz deste livro uma obra diferenciada.

Bruno 04/12/2022

Incrível! Tão bom quanto o filme. E uma excelente oportunidade de compreender qualquer coisa que o filme tenha deixado em aberto.

Rute31 02/08/2022

2001: uma Odisseia no Espaço
Eu adoro ficção científica e esse livro foi uma das coisas mais surpreendentes que já li no gênero. Logo de cara fiquei surpresa em quando a história começa, não no futuro, mas em um passado extremamente distante.

A primeira parte, que mostra o cotidiano dos homens-macaco até a chegada do ?misterioso visitante? é de uma beleza imensa. Eu leria um livro inteiro só com a história de Olhe-a-Lua.

Me apeguei facilmente aos personagens do ?futuro?, sobretudo aos tripulantes da missão ? o que acabou me deixando triste depois.

Recomendo muito essa leitura pra quem gosta de histórias sobre viagens espaciais e sobre a nossa frequente busca por nós mesmos, enquanto humanidade.

Alessandro117 07/04/2020

Uma odisseia no futuro.
Sem palavras: livros de ficção científica continuam me arrebatando às estrelas. Arthur C. Clarke faz um trabalho divinal, uma ciência poética incomparável com referências a Moby Dick, H.G Wells etc, com um tom romântico impressionante.
Após descobrirem um objeto estranho na lua, correm uma missão para os confins do Sistema Solar, porém coisas darão muito errado e o final é transcendental (literalmente)

Aggie 22/09/2022

Perfeito na medida certa. Muitas vezes os termos científicos é bem mais humanizado assim aqueles que não compreendem fica facil e sem forçar o entendimento.

Arthur sabe bem como construir uma história de peso, sem firulas absurdas ou heróis forçados. Tem fluidez e a cada página lida você fica apreensivo para ler o que vem a seguir.

Perfeição define.
Jefferson 22/09/2022minha estante
É um romance distópico?

WeltonLuis 30/03/2023

O livro é inspirado no filme homônimo e conta a história de uma missão tripulada e com auxílio de IA até uma lua de Saturno para investigar um objeto que indica a existência de vida inteligente extraterrestre.
A obra me chamou atenção pela fama do filme, mas admito que, embora a história seja bem escrita e amarrada, senti falta de mais viradas. Houve praticamente uma e a narrativa praticamente definhou após isso. Por isso não dei mais que 4 estrelas.
Cris 30/03/2023minha estante
O final é uma viagem ?

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/09/2021

Meh.
Apesar de o livro ser curto e eu ter lido relativamente rápido me incomodei com várias coisas, apesar de ser um clássico da ficção científica (Meu gênero favorito) achei ele bem xoxo, monótono, mesmo que eu não tivesse livro nada nesse estilo ainda assim estaria bem decepcionada, tem coisas e afirmações bem inteligentes no livro ? Sim (Por isso valeu as 3 estrelas pra mim) mas me incomoda o fato de não ter mulher no livro e ter várias menções a mulheres estarem em casa e serem donas de casa, tem até uma parte que diz "Até a mais medíocre das donas de casa saberia disso", nossa revirei meu olho tão forte que quase desmaiei, enfim, mais um clássico lido para minha lista mas infelizmente mais um livro que não indico para ela.

Samuel920 28/01/2023

No geral,eu gostei da leitura, apesar de não ter entendido muito o final.As descrições que o autor faz sobre a galáxia são excelentes.O livro é dividido em três arcos, com períodos distintos de tempo . Eu gostei muito da primeira parte, que fala da evolução do macaco até se tornar o Homo sapiens. O segundo arco mostra o homem chegando à lua e suas descobertas por lá. Já a terceira parte foi a que mais me cansou, pelo fato de eu achar que o escritor deu uma "viajada legal" para dar um desfecho à história.Por fim,julgo que é uma leitura válida, o livro tem momentos muito bons e diversas reflexões a respeito do homem, da máquina e do universo.

renaas079 13/05/2024

E assim caminha a humanidade (...)
(...) obra escrita na década de 60 por Arthut C. Clarke para fundamentar o filme homônimo, com o roteiro sendo produzido durante a obra, dirigido pelo lendário Stanley Kubrick.

Desde os primórdios da humanidade à era espacial, a obra retrata uma estigante ligação entre nossos ancestrais e a possibilidade de exploração espacial nunca imaginada.

O enigmático monolito encontrado na terra, na Lua e Jápeto, a lua de Saturno. Transcende a compreensão humana.

Nessa aventura exploratória do Universo, Bowman precisa tomar uma atitude como último sobrevivente: ficar sozinho a bordo da Discovery ou deixar a Máquina controlar seu futuro e o destino da humanidade.

Interessante. Peculiar. Clássica.

Recomendo. Deve ser aprecidada.

ignlopes 06/07/2020

Carteirada Literária
"Sob as estrelas, o vulto solitário caminhou para casa por uma terra sem nome. Às suas costas, o rio fluía lentamente para o mar, serpenteando através das férteis planícies nas quais, mais de mil séculos à frente, os descendentes de Yaan construiriam a grande cidade que viriam a chamar Babilônia."

Impressiona absurdamente a sensibilidade do ACC para descrever as conquistas da humanidade desse século, mesmo estando mais de 30 anos atrasado. Por mais que muitas dessas previsões (ainda) não tenham se concretizado, elas expressam exatamente os anseios e ambições do homem nos dias de hoje. Tudo converge pro que Clarke escreveu e a narrativa é constantemente espetacular.

Da "teoria" a cerca da primeira motivação da inteligência no homem-macaco ao desfecho absolutamente fora de série, esse livro é uma obra completamente surpreendente e satisfatória. Uma verdadeira carteirada literária, já que você nem se preocupa em verificar se alguns dados apresentados pelo autor são verídicos. Você só vai lendo e acreditando. 5/5

Bruna 01/11/2022

Pirei o cabeção!
Sabemos que em algum ponto da ramificação da árvore genealógica do ser humano havia um ser primitivo, e que um dia esse ser saltou para uma versão mais consciente e evoluída cognitivamente… mas achei muito interessante o autor partir daí pra pensar na origem desse gatilho…o que provocou esse salto? Qual foi a intervenção que desencadeou isso e fez eles começarem a tomar novas atitudes?
Se me descrevessem como é o livro, eu acharia chato, mas achei muuuuito divertido ver a imaginação dele se esforçando pra prever o futuro, ou imaginar como seriam as visões, as paisagens lá em cima. Divertido ver ele chegando tão perto do que temos hoje, como as notícias atualizadas em tempo real… mas ao mesmo tempo não conseguir imaginar fotografias digitais, porque eles ainda precisam de “cópias” pra distribuí-las haha ou um telefone com câmera e tela, mas que você ainda precisa aproximar o receptor pra ouvir e falar haha
É tudo muuuito descritivo, como as coisas funcionam, sua aparência, os truques pra driblar a gravidade…e isso pra mim foi muito interessante de imaginar junto com ele! Mas ao mesmo tempo confesso que às vezes cansava e queria que partisse logo pro próximo acontecimento haha
É muita brisa, mas eu adorei. Eu tava firme em dar 4,5 estrelas porque às vezes fica chatinho sim o tanto de descrição, mas terminei de repensar a história toda e fica um gostinho tão gostoso de UAAAAAU… e o arremate do livro coroado por curiosidades no epílogo? Não, sou obrigada a dar 5 estrelas!
----------------SPOILER--------------------SPOILER--------------------SPOILER--------------------SPOILER--------
SPOILER-------------------SPOILER-------------------SPOILER-------------------SPOILER---------------
E o final? Viajadásso, claro, mas fascinante a visão desse ser! Que é um bebê, está ainda em sua infância, mas já experimenta seu poder de criação, de intervênção, de imposição de sua vontade…e como toda criança, seu tédio e a vontade de recomeçar outra brincadeira. Achei tudo bem hermético e simbólico! Também curti a brisa da superação do corpo material, a transcêndencia…
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>>> SPOILER DO FILME INTERESTELLAR E SOB A REDOMA
Lembrei muito e pensei que a influência deve ser total pro fim do filme Interestellar, e o furo no tecido dimensional quando ele cai no buraco negro e consegue ter uma experiência que hoje chamamos de impossível. E também lembrei do fim do livro Sob a Redoma, do King (entre tantas outras produções que certamente se inspiraram em 2001, mas não me ocorreram)... que tem total a ver com esse experimento de criação e manipulação, mas com a inocência de uma alma ainda jovem.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 01/11/2022minha estante
Quando eu crescer quero fazer resenhas assim!!

Bruna 02/11/2022minha estante
Kkkkk besta

neto0533_ 18/11/2022

Proposta excelente, com boa execução
O livro conta a história de um monolito que é achado na Lua, durante o começo da era das expedições espaciais, ao mesmo tempo em que um objeto de mesma espécie é encontrado na Terra cerca de 3 milhões de anos antes.
O livro é contado em três núcleos que se passam em sequência, o que acaba por fomentar ainda mais o mistério em relação à conexão entre eles.
A primeira parte do livro, contando sobre o aparecimento do chamado monolito na Terra, na "pré-história" é uma excelente introdução ao que o livro vai apresentar daqui em diante, que poderia ter um fechamento próprio se o mistério que envolve o objeto em questão não fosse a questão principal dessa história.
O segundo núcleo, que pode ser considerado o mais fraco, narra o descobrimento de um monolito na Lua, 3 milhões de anos depois.
E o terceiro, é sobre a misteriosa missão de astronautas que têm de fazer uma longa viagem junto a um robô com um objetivo primariamente incerto e perdura até o final do livro.
O desenvolvimento dos personagens é excelente e você acaba se apegando a eles, torcendo para tudo dar certo. O ritmo da história é lento, mas que por um momento se acelera, quase virando um thriller.
O jeito como tudo se interliga no final me lembrou de algumas séries e filmes de ficção científica, o que acabou por criar uma expectativa muito alta em relação à conclusão da história. Ao passo que se lê o livro, o mistério e as dúvidas vão ficando cada vez maiores, com um final que foi muito bom, que só não atingiu 100% das minhas expectativas por ser meio confuso.
Em relação aos contos ao final do livro. Achei meio monótonos, mas divertidos.

Gabriel.Meira 31/12/2020

Livro para reflexão
Não espere capítulos cheios de ação ou alienígenas gigantescos. Trata-se de um livro com passagens feitas para refletirmos sobre a existência humana e a vastidão de possibilidades dentro do Universo.