2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Jéssica 30/03/2022

Daqueles livros que você se pergunta o porquê de tanto receio em ler
Iniciei a leitura, confesso, com um pouco de medo (de ser uma leitura difícil), mas também com boas expectativas.
Achei o início bom, mostrando ali o homem ainda primitivo, e depois nós humanos já desbravando o espaço/universo. Após a descoberta de um objeto diferente de tudo o que conhecemos na Terra, a história vai tomando forma e rumo, e depois disso, mais ou menos na metade do livro, o ritmo da leitura se intensifica e fica muito mais interessante (pelo menos para mim ficou).
Não queria parar de ler.
Entrei nessa leitura sem saber nada a respeito da história, sem ter visto o filme. - Que aliás, preciso assistir para visualizar a cena final. Espero que seja igual!
Gostei bastante. Me surpreendeu positivamente. Não achei difícil de ler.
Essa edição está bem caprichada com os extras.

Meu favorito do Arthur C. Clarke, ainda é O fim da infância. Mas 2001 - Uma odisseia no espaço, está bem próximo dele, por ter me empolgado lendo e trazendo uma história tão boa, cheia de reflexões. Recomendo muito a leitura!
CPF1964 30/03/2022minha estante
????? Que resenha... Uma escritora. Assisti o filme. Não li o livro.

Jéssica 30/03/2022minha estante
Nessa não tive muito o que dizer, não rs (sem dar spoilers).
Qualquer dia irei acreditar e vou começar a escrever justamente o que os gêneros que vc mais gosta. Uma ficção científica com sobrenatural e um romance clichê! ?

Gostou do filme?

CPF1964 30/03/2022minha estante
??? Gostava tanto de você Jessica......

CPF1964 30/03/2022minha estante
Era jovem na época. Não entendi nada.

Jéssica 30/03/2022minha estante
??? penso que pode ser um misto de It a coisa, esse 2001 e claro, Teto para dois. Com certeza será um sucesso! Conto com vc lara divulgação ?

para divulgação*

Eu vi comentários de que o filme sozinho é confuso. Ler antes de ver o filme, faz a experiência ficar muito melhor. Em breve assistirei.

CPF1964 30/03/2022minha estante
Será sucesso com certeza. Vou panfletar para todo mundo. Já está em pré-venda ? Ou você vai seguir o esquema da Raffa ? A editora começa a divulgar o livro que ela ainda nem terminou....??

Jéssica 30/03/2022minha estante
? a editora recebe muitos pedidos de continuações, já aproveita pra dar aquela pressionada ?
Eu não sou como a Raffa, preciso aprender a fazer meu dia ter 40 horas. Acho que não existe ainda pré-venda de uns 5 anos ??

CPF1964 30/03/2022minha estante
??? Somente na Bolsa de Mercadorias. Venda Futura.

Alice2809 01/10/2023

Maravilhoso, como um bom clássico.
A história se passa em vários momentos, desde o início da civilização humana até um momento que a tecnologia está tão avançada que vai até Saturno. A tripulação enfrenta diferentes problemas e é lindo ver tudo se encaixando no final.
maltchik/ 17/10/2023minha estante
"É uma história fluída, envolvente e nada pesada, raramente tem momentos maçantes."
Acho q tô lendo o livro errado, pq pra mim tá exatamente ao contrário kk

Alice2809 18/10/2023minha estante
Talvez seja porque minha leitura anterior foi uma do Orwell e eu quase morri de tédio KSKSKSK mas pra mim foi um livro bem facinho

maltchik/ 18/10/2023minha estante
1984?

Alice2809 18/10/2023minha estante
"Um pouco de ar, por favor", 1984 eu li no ano passado, e apesar de ser bem denso, foi mais fácil que esse.

maltchik/ 18/10/2023minha estante
Hmm, entendi, eu pensei q vc falaria 1984. Ia estranhar, pq é um dos meus favoritos

Alice2809 18/10/2023minha estante
Não, sei que 1984 e A revolução dos bichos são os clássicos dele, e li os dois, não colocaria nenhum como favorito mas não são arrastados como Um pouco de ar, por favor, eu passei meses me arrastando pra ler porque era muito entendiante

Guilherme Cao 31/10/2019

NÃO ENTENDI PORRA NENHUMA
Agnaldo Alexandre 12/11/2019minha estante
Bom dia, tudo bem? Vou escrever algo que espero ajudar.

Esse livro tem uma carga filosófica pesada, e se parar para pensar, tem lógica.

1) o livro trás os ancestrais tendo a mente evoluída por extraterrestres, que queriam que a humanidade evoluísse.

2) mostra o ser humano conquistandoo espaço, indo além, e isso também é uma evolução.

3) mostra o ser humano indo a evolução máxima, saindo corpo físico e fazendo parte do universo. Isso éonultiko estágio da evolução.

No fim fomos parte de uma experiênciados extraterrestres, que queriam tornar a raça humana o que provavelmente eles são. Logo, semelhante a deus, feito a imagem e semelhança.

Também mostra uma passagem de tempo enorme, características do autor, seculos ou milhares de anos.

Mostra também que sem a intervenção extraterrestre não teríamos evoluído (aos moldes de HP Lovecraft).

No livro do mesmo autor, O fim da infância, temos algo semelhante mas que vai para outro viés, e mais tranquilo de entender.

Abraços.

Agnaldo Alexandre 12/11/2019minha estante
Outra coisa também e reparar que assim como os ancestrais precisaram evoluir para sobreviver, o humano no espaço precisou evoluir oaransovrevevir também, pois tinha a ameaça do isolamento e da máquina HAL

Guilherme Cao 14/11/2019minha estante
Mano... Agradeço MUITO sua boa vontade de me explicar. Entendi, sim, o que vc disse, mas ainda não consegui entender o livro. A leitura estava boa e, de repente... nada com nada.

Agnaldo Alexandre 14/11/2019minha estante
Opa, tranquilo. Já li duas vezes, e gosto demais dele. Do livro, e do autor. Outro dele que gosto é O fim da infância. Acho que te agradaria mais.

Guilherme Cao 17/11/2019minha estante
Sim... Me disseram desse livro. Já está na wishlist

Pandora 29/01/2018

Em "2001: uma Odisséia no espaço" encontrei uma História humana resumida traçada por um viés evolucionista Darwinista começando do primeiros hominídeos até os astronautas em busca de alguma coisa além dos limites do planeta Terra.

Arthur C. Clarke conseguiu me envolver em sua narrativa e para mim o ponto alto do livro foram as viagens pelo Sistema Solar, as descrições dos planetas, satélites, estrelas, universo e afins.

O ponto baixo foi a COMPLETA ausência de diversidade étnica e de gênero. No futuro vislumbrado por Clarke não vi mulheres, pessoas negras ou asiáticas. Apenas vi russos, ingleses, americanos leves citações a China.

Foi frustrante vislumbrar esse futuro que graças a Deus e há muito esforço e luta não se concretizou e nem vai se concretizar afinal estamos na luta por respeito aos nossos direitos e por mais direitos.

site: https://www.instagram.com/p/BejJIMoFywk/?taken-by=pandoraelf
Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/01/2018minha estante
Li um livro do Clarke e achei sua escrita fantástica. Acho que este será o próxima obra dele que lerei.

Pandora 29/01/2018minha estante
Também achei a escrita dele fantástica. Li sem sentir, via as coisas com uma clareza fabulosa. Nesse sentindo é um livro impecável.

GeanPerius 04/07/2020minha estante
O livro foi escrito nos anos 1960 em plena guerra fria. Reclamar a falta de diversidade étnica e de gênero é desconhecer a História. Era a realidade da época, e não a atual.

GeanPerius 04/07/2020minha estante
O mimimi atual não existia na época.

Pandora 04/07/2020minha estante
Uma das coisas mais absurdas e cruéis é classificar as demandas de diversos grupos como mimimi. Você acha que não é justo as demandas por igualdades e liberdades? Você acha que é divertido viver em um mundo hierarquicamente desigual quando você é o sujeito que está sendo explorado e excluído da comunidade dos que possuem direitos? Eu não acho! Em relação a representatividade eu reclamo sim. Um futurismo que não percebe a possibilidade da existência de uma sociedade mais justa no futuro não me interessa. Machismo é machismo! Lamento muito por todas as mulheres que viveram a experiência de existir na década de 1960 em um mundo no qual nem mesmo em um futuro remoto um homem culto percebia a possibilidade delas existirem com liberdade. Sou igualmente grata a luta dessas mulheres que me garante o direito de ser crítica em relação as obras de ficção científica que leio e expressar minha opinião sobre elas. Sua reclamação fútil sobre minha opinião é que me parece um belo de um mimimi. Sou uma pessoa livre para ter a opinião que desejo ter sobre aquilo que leio. Vá estudar História você.

edisik 27/06/2023

Em vista do filme, que nunca consegui ver até o final (sempre durmo), o livro é muito bom. No livro está tudo bem explicado, se você ler com atenção. Achei a escrita bem fluída e sem enrolação.
Rubão 27/06/2023minha estante
Me identifiquei muito com a parte de dormir durante o filme. Eu também nunca consegui assistir até o final. ?

edisik 28/06/2023minha estante
O livro é muito melhor que o filme. Acabei nesse minuto de ver o filme e dormi umas três vezes durante o filme. Perde muito tempo em coisas chatas. Mas finalmente vi até o final, e posso dizer que perdi 02:30 horas da minha vida.

Rubão 28/06/2023minha estante
Já adicionei na biblioteca. Sua resenha me fez decidir por comprar e ler. Obrigado!

edisik 28/06/2023minha estante
O livro tem bastante explicação, daí finalmente entendi o filme, mesmo ele sendo muito chato. Até a parte da ciência é bem explicada no livro, fazendo que vc aceite o conceito do livro.

EmAlio.Freitas 07/07/2023minha estante
O filme tem várias camadas onde Kubrick deixa muito subjetiva sua interpretação. É uma apreciação única do gênero de ficção científica e nenhum outro diretor chegou igualar a obra. O livro promove a interpretação real dos dois gênios(Kubrick e Clarke) se alguém tivesse entendido o filme por completo ambos teriam falhado.

Regis 14/09/2022

2001: Uma Odisseia no Espaço foi escrito simultaneamente com o roteiro para o filme de Kubrick em 1968, possui algumas diferenças da adaptação para o cinema, porém, creio que os dois se complementam muito bem.

No primeiro capítulo do livro o autor já consegue nos fazer sentir parte da África no pleistoceno, observando a vida de um grupo de homens-macaco da savana ou hominídeos, onde acompanhamos Sentinela-da-Lua, personagem a quem me afeiçoei assim que me foi apresentado.
Logo passamos a acompanhar o Dr. Floyd, que se tornou o núcleo que menos gostei de acompanhar ( ao menos foi curto), mas logo passaremos a acompanhar Dr.  Daivd Bowman, Dr. Frank Poole e Hall 9000, em uma viagem maravilhosa e imersiva a bordo da nave Discovery através do sistema solar

Arthur C. Clarke foi minha porta de entrada para o Sci-fi, apreciei cada viagem através do espaço, das inventivas criaturas galáticas e propostas futuristas de seus livros.

Seja a bordo do Selene através do Mar da Tranquilidade em Poeira Luna, em um porão de cargas numa nave alienígena em O Fim da Infância, ou através do tempo a três milhões de anos no passado, a bordo da Discovery rumo a Saturno, em busca dos nossos criadores, mergulhando em buracos negros, se transformando em poeira estelar e transcendendo para uma existência mais harmônica com o cosmos em 2001, Arthur C. Clarke sempre tem o poder de me inserir em suas histórias e me fazer viajar com os personagens para lugares maravilhosos cheios de descobertas e aventuras através de mundos desconhecidos.

Essa leitura foi maravilhosa, aprazível e rica em detalhes. Recomendo.
Alex 15/09/2022minha estante
Gostei muito deste livro. Foi o primeiro de ficção científica que li em muitos anos.

Cleber 15/09/2022minha estante
????

Regis 15/09/2022minha estante
É maravilhoso mesmo Alex.
Fiquei curiosa com sua resenha e fui ler, aproveitei para ver o filme com meus irmãos e adorei a experiência. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Não fiz a leitura com você Regina, mas amei assistir ao filme com você.

Andrea.Karli 07/10/2022minha estante
Ainda não li o livro, porém o filme é bem misterioso e bem intrigante. Por isso, quero realmente ler e entender para depois falar sobre.

_liareading 28/11/2021

uma história cativante pelo espaço
4,5?
comecei o livro sem nenhuma expectativa; logo na primeira parte demorei pra engatar na leitura. mas depois da segunda parte, as coisas começaram a acontecer. fluiu tão bem para mim. eu fiquei muito curiosa, e depois disso eu não consegui largar o livro. eu amei esse livro, essa aventura pelo espaço, entre os planetas... e o descobrimento de vidas inteligentes? só lendo...

a parte final do livro me deixou um pouco confusa. não consigo parar de pensar nesse final. e vai com certeza me deixar pensando nisso a semana inteira.
_liareading 28/11/2021minha estante
socorro é a minha primeira resenha

vitor 28/11/2021minha estante
amg a escrita é tranquila ou é difícil de entender?

_liareading 28/11/2021minha estante
amg eu achei a escrita bem de boa de entender

vitor 28/11/2021minha estante
obgg moça. tenho ele aqui mas to com medo de ler k

Luan.NietzsChe 13/02/2024

Uma genialidade literária
Meus amigos... Livrão! Confesso que, quando cheguei no meio, tive medo de que dali pra frente seria maçante, mas o meu medo foi empurrado pela experiência, foi estraçalhado pela continuação da leitura. Por diversas vezes pensei: "Mas como esse livro me prendeu tanto? Até agora não aconteceu nada fantástico, além do estranho monolito na Lua...", e foi justamente essa curiosidade, esse desejo de saber o que iria acontecer com David Bowman e os outros astronautas viajantes, que me fizeram continuar. Mas não só! A escrita envolvente, muitíssimo bem detalhada, nos força a imaginar como são as coisas, como acontecem as coisas por lá. A inteligência por trás desse livro é impressionante! O tanto de informações contidas nele é indescritível.

"Podemos projetar um sistema que seja à prova de acidentes e estupidez, mas não podemos projetar um que seja à prova de maldade..."
***
E este trecho me fez refletir sobre a maldade humana: será que é intrínseca, será que é originada de uma ideologia? Fico com a segunda opção; a existência precede a essência, acredito. Se é impossível construir um sistema à prova de maldade, obviamente o sistema herda a maldade do humano, do seu criador. Já nascemos dentro de uma ideologia, forçadamente; ideologia esta má, esmagadora, infausta. Como não ser mau dentro do capitalismo? Como não ser? Que o capitalismo é autodepreciativo, sabemos, mas será que é tanto a ponto de destruir a própria humanidade com as suas invenções tendenciosas, que mais servem para o bolso deles? Creio que sim ? impossível não crer nisso também, né, porr@, aquecimento global aí...
Ellen Seokjin 13/02/2024minha estante
Apesar de tanto avanço a essência humana parece q nunca muda. Eu não costumo ler muito desse gênero, mas o que li eu gostei.

Luan.NietzsChe 13/02/2024minha estante
De fato... Mas acredito que isso vai além da essência. Como dito, nascemos dentro de uma ideologia, e esta nos abre um caminho só, o que faz a história se repetir... É complicado.

Luan.NietzsChe 13/02/2024minha estante
E leia, sim. Este livro é maravilhoso

Ellen Seokjin 14/02/2024minha estante
pois é, complicado

Khatatau 18/01/2023

Todo amante de sci-fi deve ter contato...
O que dizer!
O livro foi inspirado no filme, mas optei por ler e depois assistir.

E achei simplesmente maravilhoso de uma escrita fluída e uma história muito bem desenvolvida. O Livro aborda dos Primatas aos "Nascidos na Lua" e o impasse entre inteligência humana e inteligência Artificial em uma viagem espacial, além de trazer teorias e conceitos científicos e filosóficos.
A segunda parte do livro tende a ser mais Prolixa, eu gosto bastante.

E de fato é uma obra que merece todo o respeito que tem.
5 estrela para esse Clássico.
paulovm 19/01/2023minha estante
Terminei hoje esse! O tanto de filmes, jogos e outros livros que devem ter se inspirado nessa obra não deve nem dar pra contar!

Khatatau 19/01/2023minha estante
Ele se tornou meu queridinho junto com o filme Interestelar.

paulovm 19/01/2023minha estante
Optei por ler o livro antes de ver o filme também. Hoje vi o trailer e o filme parece ser tão bom quanto o livro!

Luiz Miranda 25/11/2018

Clássico
Apesar de Clarke ter escrito livro e roteiro de 2001 simultaneamente, o livro acabou sendo lançado um pouco depois. Para os admiradores da obra-prima de Stanley Kubrick, este romance é um delicioso complemento que apresenta mais detalhes e explicações pra tão enigmática e analisada trama.

A escrita de Clarke é sóbria, fria. Os fatos são expostos sem pressa e podem desagradar leitores acostumados ao ritmo de best-sellers. O livro 2001 segue quase que fielmente o seu irmão do cinema, inclusive na lentidão dos acontecimentos, trazendo algumas mudanças na parte final.

Quem estiver esperando que Clarke entregue de bandeja o enigma da coisa toda, pode tirar o cavalo da chuva. O que temos aqui são mais informações que vão fomentar a SUA interpretação. Eu tenho meu entendimento do que seja aquele final, mas não tenho certeza de que é o correto e essa era a intenção do escritor.

Um belo trabalho de um dos mestres da ficção científica. Que venha 2010.
Flavio 25/11/2018minha estante
Amo este livro!! Já leste ENCONTRO COM RAMA e O FIM DA INFÂNCIA? São dele e tão incríveis quanto. Indico.

Luiz Miranda 26/11/2018minha estante
Não duvido que são muito bons, Flavio, valeu.

Luiz Miranda 26/11/2018minha estante
Ainda não li. Valeu a dica, Flavio.

Gabriel.Oliveira 11/12/2022minha estante
Como esse monólito no começo do livro ajudou a espécie humana a evoluir ? Não entendi

Érica 27/12/2022minha estante
Então, o monolito possuía uma tecnologia q enviava imagens para a mente dos homens -macaco primitivos. Essas imagens instigaram esses seres a inventar a caça, evitando a fome em massa e a consequente extinção da espécie. Aquele q vigia a lua só tem a ideia de usar um osso como ferramenta de caça por causa das informações em forma de imagens q o monolito fazia ele ver.

Gabriel.Oliveira 31/12/2022minha estante
Muito interessante, eu terminei o 2010 também , achei legal mas o 2001 é melhor. Esse monólito é sensacional, não sei se os outros 2 livros vão ter uma explicação final

Marcelo Martins 12/09/2022

Simplesmente incrível
Por que eu demorei tanto a ler Sir Arthur C Clark?

Se todos seguirem esse mesmo nível, vai ser uma explosão mental atrás da outra.

O livro é fenomenal. A história é meio que dividida em atos e eles se conectam de forma sublime. No primeiro momento temos o início da humanidade como conhecemos, ou não. Os primeiros homens-macacos desenvolvendo suas primeiras tecnologias rudimentares. Em outro a narrativa avança para a exploração lunar, onde a história começa a construir suas conexões. Mais adiante a humanidade parte em uma expedição exploratória para Saturno, buscando evidências de uma possível vida alienígena. Tudo gira em torno de um monumento desconhecido o qual entitulam "monólito" e que se conecta entre todos os atos.

Uma escrita fluida e inteligente. Como toda boa ficção científica, cheia de predições, críticas e reflexões sobre um "futuro" que se não já chegou, há de chegar um dia. Há também as pensatas filosóficas sobre a existência e sobre a humanidade e suas "conquistas".

Um livro que coloca o imaginário para trabalhar de um modo sensorial.

Sem palavras. Se tornou um dos favoritos da vida.
Daniela 13/09/2022minha estante
Eu te disse!!! ?

Marcelo Martins 14/09/2022minha estante
Tá quase que nem mãe vc falando kkkkkkkkk Vou ler os outros dele em breve...

Daniela 14/09/2022minha estante
Recomendo "Poeira lunar", mais leve, bom para o período que tu está passando. ?

- giu 24/06/2022

livros aleatórios da escola (4/?)
Não estava com muita expectativa para esse livro, mas ele me surpreendeu.
A história é muito boa, pode não ser muito envolvente por explicar muita coisa científica e etc e acabar ficando meio chato e maçante, mas se você tiver um pouco de paciência vale super a pena.
Regis 27/08/2022minha estante
Sou bem curiosa para ler esse livro. Lerei após minha lista de clássicos. ?

- giu 27/08/2022minha estante
leia vale super a pena :)

Regis 27/08/2022minha estante
Lerei. ?

Brunna 24/03/2022

Esse livro... Não sei nem por onde começar
No começo tava bem confuso, mas conforme a leitura foi desenvolvendo, MDS!!!! Uma explosão de coisas. E pensar que esse livro foi lançado a mais de 70 anos ?
Simplesmente quem escreveu é um gênio, sério, sem condições, tá de parabéns ????

É um livro sem muitos diálogos, mas não deixa de ser magnífico, realmente um livro MT a frente do seu tempo.

Inventei de ver o filme, g zuis, que arrependimento ?????????? pode ter sido um marco quando foi lançado, mas para mim não deu certo
joana 27/03/2022minha estante
????

Brunna 28/03/2022minha estante
Valoriza a resenha da gata!

Brunna 28/03/2022minha estante
?????

Francisco.Guimaraes 29/08/2023

?Desculpe, David, mas não posso fazer isso?
Imagine uma história em que o personagem mais humano é um computador.

Ao contrário dos tripulantes da nave, Hal é o único que se mostra capaz de enganar, trair, manipular e até assassinar na busca pela Verdade perdida no espaço.

Confesso que a linguagem ?procedimentalista? me incomodou em várias passagens, sei que faz parte do gênero. Porém; não é nada que tire o brilho desse clássico sci-fi.
Max 29/08/2023minha estante
O filme é tão deslumbrante que esquecemos que tem o livro! Vou por na lista!

Francisco.Guimaraes 29/08/2023minha estante
Vc acredita q foi o Kubric q pediu pra ele escrever o livro? Assim teriam um material pra fazer o roteiro

Max 29/08/2023minha estante
Putz! Não sabia disso, Francisco! O Kubrik era genial mesmo...