2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Príncipe Exilado 05/06/2021

Simplesmente uma Odisseia no espaço
Ainda estou abismado com essa beleza de livro, é bem melhor que o filme, mesmo o filme sendo bom também, mais aqui no livro o LSD bate forte na mente. Uma bela edição, com mais dois contos extras.

Rodrigo 07/02/2022

Pra quem gosta de viajar pela imensidão do universo
Ler o livro foi tipo assistir a um filme sobre o espaço. Simplesmente viajei junto por algumas dimensões.
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

Rafaela.Fernanda 11/03/2023

2001
Achei a primeira parte do livro genial, mas nas outras partes eu tive dificuldade, pois não estou acostumada a ler ficção científica.
É muito interessante, mas por falar sobre algo tão complexo:o espaço, eu acabei me perdendo na narrativa em alguns momentos.

Gabriel.Maia 07/11/2022

Você acredita em vida fora da terra?
Nascemos tarde demais para a exploração dos oceanos, e cedo demais para a exploração da galáxia... É uma frase um tanto quanto melancólica, não é mesmo? Com as evoluções que estamos vendo atualmente na área de exploração espacial, não é um absurdo pensar que nossa geração possa vir a acompanhar a colonização de um outro planeta, como marte, por exemplo, e essa esperança é o que faz com que eu continue lendo ficção científica, já que cada obra lida aumenta um pouco a minha imaginação e criatividade, me ajudando a pensar em como serão as coisas na idade espacial, que parece tão distante e tão próxima ao mesmo tempo.

"2001: uma odisseia no espaço" é um clássico da ficção científica publicado em 1968, um ano antes de Neil Armstrong dar o primeiro passo humano na lua, e é um daqueles livros que, apesar de um pouco confuso nos jargões técnicos da ciência, consegue mudar a forma como nós encaramos a evolução da espécie humana, nos dando uma outra perspectiva de vida extraterrestre, que vai muito além do que imaginamos como aliens. Tendemos a pensar, seguindo nosso próprio exemplo e dos demais seres vivos terrestres, que, se houverem alienígenas no universo, eles terão que ter alguns elementos em comum conosco como a necessidade de oxigênio ou a formação baseada em carbono, porém não podemos ter certeza de nada disso. O livro nos guia em uma viagem até o planeta Saturno, após a descoberta de um monólito preto na superfície lunar, que possuía fortes campos magnéticos e levou os cientistas a descobrirem, com certeza, que aquilo era obra de uma inteligência avançada. Ao descobrirem que o monólito enviava sinais para uma das luas de Saturno, Japeto, a humanidade começa uma empreitada na intenção de enviar homens para descobrir do que se trata, e talvez até bater um papo com os ET's.

A narrativa é incrível, bem cinematográfica por ter sido escrita tanto como romance quanto como roteiro de filme, e apesar dos termos técnicos para descrever peças da nave e detalhes científicos, você não consegue desgrudar os olhos da leitura. O mistério por trás de tudo é muito intrigante, e você fica meio que sem saber o que eles estão fazendo até os últimos capítulos do livro, quando tudo é explicado e te deixa ainda mais curioso para saber o que acontecerá no final. Eu amo essas ficções científicas que colocam o leitor em um contexto de viagem espacial, me sinto como se estivesse participando do dia-a-dia da nave, verificando os controles, fazendo pesquisas e executando as tarefas rotineiras, e isso acabou me aproximando muito das personagens, apesar da construção rasa optada pelo autor para dar mais dinamicidade à narrativa.

Enfim, se você gosta de ficção científica, viagens espaciais e mistérios interplanetários, essa é uma ótima pedida. É um livro que vai mudar um pouco a sua visão sobre vida fora da terra e sobre o nosso futuro como espécie, te colocando para pensar um pouco fora da caixa e te arrancando bons suspiros com as paisagens galácticas, tão lindas quanto poderiam ser.

Gabs 06/10/2020

Mais um pros favoritos.

Cara, que bombardeio de doidera, viagem e sentimentos que esse livro me proporcionou. Eu já tinha certeza no fim da primeira parte que eu ia amar o livro.
Toda a narrativa e a justificativa inicial que explica a origem da "humanidade" nos Homens-macacos é sensacional. A metade do livro é super gostosa e acompanhar a viagem foi uma experiência incrível.
Agora o final...meus amigos, que loucura foi essa. Cada palavra lida era uma coisa tão única, um sentimento tão bizarro que eu nao conseguia parar de ler e quando eu pisquei o livro tinha acabado.

Que livrão da porra!

Fran Moro 02/05/2020

Minha leitura foi um pouco arrastada, como é um livro sem diálogos a gente tem que estar muito bem focado na história pra entender e imaginar os acontecimentos. O filme com certeza foi um grande marco para a história do cinema mundial e entendo a comoção em volta dele. Apesar de eu ser da área e o hal ser o grande motivo de eu ler essa história, não foi uma leitura que me cativou de fato. Eu sei que talvez o momento em que me encontro contribui para isso. A escrita é muito boa, sem dúvidas, e quero voltar a ler de novo em outro momento. Tem bastante explicações e isso conta como um ponto super positivo.

Larisse 29/04/2020

Espetacular!
Que livro incrível ! Magnífico! Um verdadeiro espetáculo da evolução humana!
No prefácio, o Kubrick diz ao Clarke: - " O que eu quero é um tema de grandeza mítica".
Pra quem não sabe, o livro e roteiro do filme foram escritos concomitantemente. Como pode um livro ser tão contundente e atemporal assim? Filmado antes de o homem pisar na Lua e tão atual! Clarke aborda de forma magistral a evolução do homem, o desenvolvimento da tecnologia, inteligência artificial e extraterrestre, perspectivas futuras da humanidade e do Universo.
O personagem mais expressivo na minha opinião é Hal 9000! Como pode uma inteligência artificial ter sentimentos humanos? Humanizar uma 'máquina' é torná-la imprevisível, vulnerável a cometer erros, sentir inveja...e fazer mais algumas maldades....
O desenrolar eu é que não vou contar aqui! kkkkkkkkkkkkkkk
Independente do final que se interprete, será com certeza espetacular!

Ana Luísa 22/04/2023

Se vc se perdeu um pouco no filme, o livro é uma chance de compreender melhor o que aconteceu. Mas não espere grandes cenas de ação além de um computador do mal com problemas psicológicos.

Saan0 05/12/2022

Eu não consegui curtir o livro, me senti perdida na maior parte dele kkkkkk (cuidado com a burr4)
Geralmente gosto das ficções científicas q leio, mas esse daqui não deu pra mim, infelizmente

LucasLucena 19/01/2022

A Odisseia
O caminho me parece melhor que a chegada, assim resumiria está leitura, um ótimo deleite de narrativa, ótima construção de clímax, porém um final interpretativo que me desanimou, mas nem de longe um demérito a obra. Há muito risco ao descrever o que seria indescritível, o desconhecido, e Arthur não tem medo algum em lançar vôo a sua imaginação, por muito pouco não leva minhas cinco estrelas, com certeza não esquecerei desta odisseia tão cedo.

Aline Guedes 17/09/2023

Uma viagem e tanto ??
Que viagem pessoal, que viagem! Sinto que estou retornando agora de uma viagem por eras e lugares que jamais conhecerei.

Não costumo ler livros/roteiros, mas este valeu a pena. E olha que não assisti ao filme, quem sabe agora assisto.

Paula Volpi 06/02/2022

Grandioso
Ficção cientifica é um dos meus gêneros favoritos, principalmente quando o tema da história é viagem espacial, visto que a sensação de grandiosidade do nosso universo somente poderemos vivenciar através da literatura, ou de filmes/séries.
E este livro entrega isso, e muito mais. Arthur C. Clarke me deixou num êxtase que sempre procuro quando leio este tipo de livro.
A missão espacial, os detalhes dessa viagem, quando o autor narra os detalhes da nave e do caminho percorrido, até o último momento da aventura que é inimaginável, são de uma grandiosidade sem tamanhos. Recomendo muito, MUITO mesmo, esse livro, pois é um clássico inimaginavelmente atual.

Monique @librioteca 03/11/2023

2001: Uma Odisseia no Espaço é uma obra excepcional, tanto na forma literária quanto cinematográfica. A adaptação de Stanley Kubrick é impactante, mas o livro de Arthur C. Clarke aprofunda e esclarece os mistérios que o filme, com sua beleza visual e majestade, não consegue transmitir completamente.

A complexidade da ideia central do livro: a evolução tecnológica do homem em direção à inteligência cósmica, revela-se de maneira bem mais clara nas páginas de Clarke. E a jornada do astronauta sobrevivente, atravessando o portal estelar e regressando como uma entidade pura, se torna uma viagem ainda mais fascinante... uma odisseia emocionante, onde o suspense se combina com uma precisão técnica impressionante.

No entanto, pra mim, a verdadeira magia do livro reside na expansão da imaginação. Pois entendo que ao mergulharmos nas páginas dessa obra-prima da ficção científica, somos convidados a explorar o desconhecido e contemplar conceitos surpreendentes de tempo, dimensão e existência, desafiando os limites da nossa compreensão e repensando nossa existência no vasto cosmos.

Veja o filme, mas leia o livro para uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

Nádia 10/06/2022

Uma narrativa incrível
Confesso que quando comecei a ler 2001, não estava muito crente de que ia gostar do livro, principalmente porque eu tentei assistir o filme quando tinha 15 anos e achei bem monótono. Mas achei o oposto.
O autor sabe equilibrar os momentos mais de descrição mais técnica com as partes mais energéticas. Quando o livro começa a ficar parado ele compensa com cenas empolgantes.
As descobertas que você vai descobrindo ao longo do livro são incríveis.
Vou dar uma chance novamente para o filme, pois posso não ter gostado por não ser madura o suficiente.