2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Mateus.Resende21 24/02/2023

Essencial
Esse é com certeza um daqueles livros que mudaram a literatura, mais precisamente a literatura e até mesmo o cinema sci fi.
Os conceitos e a narrativa apresentadados por Arthur C. Clarke se tornam ainda mais inacreditáveis por conta do livro ter sido escrito antes da primeira viagem a lua, e ainda hoje impressiona em sua riqueza de detalhes, mesmo com toda tecnologia e conhecimento que temos a respeito de viagens espaciais.
O livro acaba não se restringindo apenas a esse assunto, é também uma viagem acerca da existência humana e nossos anseios e destino como espécie.
Em alguns pontos o livro é lento, as vezes confuso, mas quando a história engata você não consegue parar de ler.

Pri Paiva 07/08/2022

A evolução da humanidade em uma só leitura.
Como eu amei esse livro!

Clássico literário necessário! Demorei para começar a ler, mas depois que comecei passou voando de tão boa que é a narrativa.

Assisti o filme muitos anos atrás e digo que não tive uma impressão tão positiva quanto tive durante a leitura.
As descrições da era dos homens-macacos até a humanidade do futuro é impecável. Arthur C. Clark estava muito a frente de seu tempo quando escreveu a obra. Totalmente visionário em muitos sentidos.

Ler 2001 Uma Odisséia no Espaço trás uma visão elaborada, na minha opinião, de que nós nunca estivemos sozinhos neste universo.

A genialidade da obra está em deixar os leitores com muito mais perguntas do que respostas.

Somos colocados a refletir sobre a origem da humanidade e muitos outros questionamentos que carregamos conosco até hoje.

Adorei demais essa leitura de ficção científica e indico à todos!

Jão 06/08/2023

Simplesmente esse livro é sensacional.

O primeiro livro que li dele foi O fim da infância, e não gostei nem um pouco. Mas 2001 já estava na minha lista há muito tempo, e agora no top 3 das minhas FC preferidas. Agora vou assistir ao filme - minha terceira tentativa. Mas depois de ler o prefácio e ver que o livro e filme foram escritos simultaneamente, e o livro detalhando e expandindo ainda mais o filme, me deu vontade de vê-lo até o fim.

Dai ;) 05/03/2023

Instigante!
O nosso planeta evoluiu.
Um monólito estranho (pedra retangular na vertical) acompanha a vida na Terra, não se sabe exatamente o que é aquele monumento. Será um aparelho criado por outros seres? Alguma raça mais tecnológica? Como e por que a peça estaria ali?

Essa obra gira em torno dessa dúvida, ao passo que, também, envolve muita ficção sobre o espaço e tempo.
Algumas partes você vai ficar assim: "????"
Mas é realmente muito legal, recomendo!!

M4RQ35 20/07/2021

Olhando esse montão de resenhas cheias de elogios? não sei se me sinto meio burra ou carente de imaginação.
Achei bem impossível conseguir imaginar o que estava sendo narrado, era muita informação e eu acabava ficando perdida. As vezes lia o mesmo trecho umas 3 vezes, aí desistia e seguia a leitura.
Acredito que pelo fato de não ter entrado ?no clima? do livro, não reparei a construção da história (se é que teve) e tive a impressão que tudo foi muiiiita encheção de linguiça.
Rodrigo 30/08/2021minha estante
Vixii leu de trás pra frente então

Aaron 28/07/2021

2001 uma odisseia no espaço
O livro em si é muito bom, mas sua falta de diálogos o torna muito, muito denso, ele coloca muitos termos científicos na leitura.

Era um livro de 300 e poucas páginas, mas parecia um livro de 500 páginas.

Enfim, o final é muito viajado, mas não que dizer que seja ruim, é muito wow, impressionante.

Um livro bom, mas muito denso.

Cleide 19/05/2022

A famosa Odisséia
Livro bom, enredo fácil de ler porém faltou alguma coisa. Um clássico que não pode ficar de fora de nenhuma lista de leitura dos fãs de ficção!

Paula.Dayana @pauladayanaalves 19/01/2021

2001 Uma Odisseia no espaço
Eu gostei muito da leitura. O livro tem início nos dando uma visão de como nossos antepassados conseguiram evoluir. Depois o homem realmente pisando e colonizando a lua e por fim percorrendo outros mundos.... Eu achei incrível essa vibe. Louca para assistir o filme !

Samuel Simões 17/09/2021

Uma ODISSÉIA NO ESPAÇO. S E N S A C I O N A L! F O D A
Sério. Esse livro é realmente uma ODISSÉIA. QUE LIVRO IMPECÁVEL.

Confesso que achei que seria tediante pra mim, mas eu achei simplesmente incrível. Do começo ao fim esse livro me fisgou demais. A terceira parte desse livro é de se aplaudir de pé .. que loucura, juro. Quando começa você não quer parar de ler até descobrir que [*****] está acontecendo. A escrita do autor também é bem tranquila, leve, de fácil compressão e bem fluida. A trama em si, chama a atenção e os detalhes da história fazem muita diferença. O começo desse livro é muito foda. ( eu sou Cristão) e é relevante dizer pois aqui temos claramente o evolucionismo de forma clássica e muito bem escrito. Realmente esse livro é uma ODISSEIA NO ESPACO e não poderia existir um livro com melhor título do que esse.

Se você ainda não leu, ou tem medo de ler, qualquer coisa do tipo.. esquece! Simplesmente mergulhe num dos melhores livros de ficção científica já escrito de todos os tempos. Não achei, mas vou favoritas com certeza. Essa história ficou demais comigo.

FODA!

Fah 25/03/2021

Apenas genial, Arthur C. Clarke tem uma suavidade na escrita que te envolve do começo ao fim.

Van_woods 20/03/2021

2001?
Tão atual os aspectos desse livro.
Capítulos curtos mas bem escritos. O que é um desafio, escrever de forma sintética e bem completa.

Vivianne19 03/08/2021

Sem palavras?
Que livro maravilhoso! Desde o início foi um livro que devorei e mesmo passando por uma ressaca literária, quando voltei a lê-lo a mesma sensação voltou. É um livro com poucos diálogos, mas que você viaja para dentro dele, percorre o universo ao lado dos astronautas, sente a emoção com as experiências e o final? Muito filosófico.
É incrível que esse livro, lançado em 1968 tem um pouco da nossa atualidade, a vontade do ser humano em desbravar os limites do universo, mas por outro lado também vemos alguns conceitos astronômicos que para nós hoje é totalmente diferente, como por exemplo a hipótese da superfície de Júpiter ser rochosa e hoje nós sabemos que é gasosa. O livro é incrível, super recomendo! E já vou ver o filme pra ver se tenho uma experiência tão boa quanto do livro.

Laise28 31/07/2022

Meu primeiro livro de ficção científica e simplesmente amei!!!
No começo parece meio confuso, porém foi fluindo com o tempo e fiquei imersa na leitura.
Voltei pra fazer a resenha do livro pra dizer que foi ele quem me abriu as portas para esse tipo de gênero.
Depois do livro fui ver o filme e só complementou! Livrasso ??