2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Lua 04/05/2021

Agora preciso ver o filme
Eu não vi o filme, então não sabia o que esperar. Começou com O Homem Que Vigia a Lua, há milhões de anos, e vai pra Discovery, século xx. Meio confuso com os termos técnicos, mas nada muito difícil. Vale a pena.

Patcha 13/06/2022

Sci-Fi e bebês gigantes
O livro é muito bom, tem conceitos bem interessantes e fáceis de assimilar. É divertido ver como a visão de um autor de mais de 70 anos atrás enxergava o século XXI. Ah, e tem bebês gigantes.

Rafael2157 09/02/2022

Melancolia do Cosmos
odisseia
/éi/
substantivo feminino
1. longa perambulação ou viagem marcada por aventuras, eventos imprevistos e singulares.
2. narração de viagem cheia de aventuras singulares e inesperadas.

"O espaço é assustador e cheio de mistérios para os homens, assim como o mar para os navegadores."

Os dois principais temas apresentados no livro são alguns dos que mais me cativam na ficção científica. Até a primeira metade convivemos com o conflito asimoviano Homem (sempre com o H maiúsculo) x máquina. E na segunda parte a resposta pra àquela pergunta. "Estamos sozinhos?"
Ambas as construções são igualmente reflexivas e opressivas. Mas acima de tudo, é poética. O jeito do Arthur com as palavras te fisga de um jeito impressionante. Se tratando de sci-fi é uma tarefa um tanto difícil não cair na mesmice de vocabulário tecnocientifíco ou passar dos limites com uma ficção tão extrapolante que beira o cômico.

Como o livro e o filme são obras diretamente correlatas vou buscar ver o filme agora :)

É um excelente livro. Te faz indagar como seria viver num mundo de potencial humano suficiente para finalmente nos lançarmos ao cosmos.
Por isso nós olhamos para o céu. Enxergamos o desconhecido e nossa curiosidade desperta. Olhamos para a profundeza do espaço e sentimos assombro, e maravilhamento, e solidão.
As anciãs estrelas e os inexplorados confins do universo nos fascinam de maneira tão incompreensível.

Por ora, a ficção estimula um pouco dos sonhos de nós, inquietos e sonhadores.

Cicero.Gilvan 13/04/2020

Odisseia do ser humano
O livro trás mais questionamentos do quê explicações (e o propósito do livro e do filme foi este mesmo). Assuntos como origem (e evolução do homem), inteligência artificial, vida fora da terra (vida complexa para além da capacidade cognitiva humana), busca incessante do ser humanos em ampliar sua consciência (remete muito à conceitos de Nietzsche) são questões abordados no livro. Tantas problemáticas filosóficas que não cabe em um comentário rs

Khatatau 18/01/2023

Todo amante de sci-fi deve ter contato...
O que dizer!
O livro foi inspirado no filme, mas optei por ler e depois assistir.

E achei simplesmente maravilhoso de uma escrita fluída e uma história muito bem desenvolvida. O Livro aborda dos Primatas aos "Nascidos na Lua" e o impasse entre inteligência humana e inteligência Artificial em uma viagem espacial, além de trazer teorias e conceitos científicos e filosóficos.
A segunda parte do livro tende a ser mais Prolixa, eu gosto bastante.

E de fato é uma obra que merece todo o respeito que tem.
5 estrela para esse Clássico.
paulovm 19/01/2023minha estante
Terminei hoje esse! O tanto de filmes, jogos e outros livros que devem ter se inspirado nessa obra não deve nem dar pra contar!

Khatatau 19/01/2023minha estante
Ele se tornou meu queridinho junto com o filme Interestelar.

paulovm 19/01/2023minha estante
Optei por ler o livro antes de ver o filme também. Hoje vi o trailer e o filme parece ser tão bom quanto o livro!

LivroAleatorio 11/04/2022

Universo, humanidade, história
Eu amei o início do livro, com a humanidade ainda no berço, as coisas começando a acontecerem. Como sempre, ler o Arthur é uma experiência da qual é necessário abrir a mente. Eu achei sensacional pensar em como ele escreveu tudo isso no ano de 1968!
Toda a questão de bases extraterrestres, viagem espacial, naves com inteligência artificial e etc. deviam ser conceitos muito abstratos para a época.
Gostei de ver como é tratada a questão da humanidade e o que isso significa em diferentes situações e períodos.
Senti também um outro traço de quando li "O fim da infância" que é não se apegar ao que se está acostumado. O Arthur pegava o comum e virava do avesso, de cabeça para baixo, desmontava e depois ainda assim, faz sentido se você conseguir se permitir pensar fora da caixa. O livro vai causando aquele desconforto e curiosidade de saber que o "fim" é cada vez mais inevitável, mas que o fim é uma construção nossa e as coisas vão ser bem menos comuns do que imaginamos.
Os últimos contos adicionados arremataram bem o livro.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/09/2021

Meh.
Apesar de o livro ser curto e eu ter lido relativamente rápido me incomodei com várias coisas, apesar de ser um clássico da ficção científica (Meu gênero favorito) achei ele bem xoxo, monótono, mesmo que eu não tivesse livro nada nesse estilo ainda assim estaria bem decepcionada, tem coisas e afirmações bem inteligentes no livro ? Sim (Por isso valeu as 3 estrelas pra mim) mas me incomoda o fato de não ter mulher no livro e ter várias menções a mulheres estarem em casa e serem donas de casa, tem até uma parte que diz "Até a mais medíocre das donas de casa saberia disso", nossa revirei meu olho tão forte que quase desmaiei, enfim, mais um clássico lido para minha lista mas infelizmente mais um livro que não indico para ela.

ignlopes 06/07/2020

Carteirada Literária
"Sob as estrelas, o vulto solitário caminhou para casa por uma terra sem nome. Às suas costas, o rio fluía lentamente para o mar, serpenteando através das férteis planícies nas quais, mais de mil séculos à frente, os descendentes de Yaan construiriam a grande cidade que viriam a chamar Babilônia."

Impressiona absurdamente a sensibilidade do ACC para descrever as conquistas da humanidade desse século, mesmo estando mais de 30 anos atrasado. Por mais que muitas dessas previsões (ainda) não tenham se concretizado, elas expressam exatamente os anseios e ambições do homem nos dias de hoje. Tudo converge pro que Clarke escreveu e a narrativa é constantemente espetacular.

Da "teoria" a cerca da primeira motivação da inteligência no homem-macaco ao desfecho absolutamente fora de série, esse livro é uma obra completamente surpreendente e satisfatória. Uma verdadeira carteirada literária, já que você nem se preocupa em verificar se alguns dados apresentados pelo autor são verídicos. Você só vai lendo e acreditando. 5/5

Bruna 01/11/2022

Pirei o cabeção!
Sabemos que em algum ponto da ramificação da árvore genealógica do ser humano havia um ser primitivo, e que um dia esse ser saltou para uma versão mais consciente e evoluída cognitivamente… mas achei muito interessante o autor partir daí pra pensar na origem desse gatilho…o que provocou esse salto? Qual foi a intervenção que desencadeou isso e fez eles começarem a tomar novas atitudes?
Se me descrevessem como é o livro, eu acharia chato, mas achei muuuuito divertido ver a imaginação dele se esforçando pra prever o futuro, ou imaginar como seriam as visões, as paisagens lá em cima. Divertido ver ele chegando tão perto do que temos hoje, como as notícias atualizadas em tempo real… mas ao mesmo tempo não conseguir imaginar fotografias digitais, porque eles ainda precisam de “cópias” pra distribuí-las haha ou um telefone com câmera e tela, mas que você ainda precisa aproximar o receptor pra ouvir e falar haha
É tudo muuuito descritivo, como as coisas funcionam, sua aparência, os truques pra driblar a gravidade…e isso pra mim foi muito interessante de imaginar junto com ele! Mas ao mesmo tempo confesso que às vezes cansava e queria que partisse logo pro próximo acontecimento haha
É muita brisa, mas eu adorei. Eu tava firme em dar 4,5 estrelas porque às vezes fica chatinho sim o tanto de descrição, mas terminei de repensar a história toda e fica um gostinho tão gostoso de UAAAAAU… e o arremate do livro coroado por curiosidades no epílogo? Não, sou obrigada a dar 5 estrelas!
----------------SPOILER--------------------SPOILER--------------------SPOILER--------------------SPOILER--------
SPOILER-------------------SPOILER-------------------SPOILER-------------------SPOILER---------------
E o final? Viajadásso, claro, mas fascinante a visão desse ser! Que é um bebê, está ainda em sua infância, mas já experimenta seu poder de criação, de intervênção, de imposição de sua vontade…e como toda criança, seu tédio e a vontade de recomeçar outra brincadeira. Achei tudo bem hermético e simbólico! Também curti a brisa da superação do corpo material, a transcêndencia…
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>>> SPOILER DO FILME INTERESTELLAR E SOB A REDOMA
Lembrei muito e pensei que a influência deve ser total pro fim do filme Interestellar, e o furo no tecido dimensional quando ele cai no buraco negro e consegue ter uma experiência que hoje chamamos de impossível. E também lembrei do fim do livro Sob a Redoma, do King (entre tantas outras produções que certamente se inspiraram em 2001, mas não me ocorreram)... que tem total a ver com esse experimento de criação e manipulação, mas com a inocência de uma alma ainda jovem.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 01/11/2022minha estante
Quando eu crescer quero fazer resenhas assim!!

Bruna 02/11/2022minha estante
Kkkkk besta

Saturnotemanéis 17/07/2022

Esperava gostar mais :/
Não foi uma leitura desinteressante, mas sempre que eu começava a me envolver a história cortava de forma abrupta para um novo momento, o que me desconectou de forma considerável do livro. Acho também que a segunda parte do livro tem muitas "barrigas" que tornaram a leitura em certo ponto tediosa. Como ponto positivo, o livro atiçou o meu interesse pelo espaço e a minha curiosidade a respeito do nosso sistema solar. Assim que o livro se propôs a fazer isso, foi possível também se apegar a um dos personagens, o que tornou tudo mais emocionante e é uma pena que tenha acontecido tão tarde.

Rafaela.Fernanda 11/03/2023

2001
Achei a primeira parte do livro genial, mas nas outras partes eu tive dificuldade, pois não estou acostumada a ler ficção científica.
É muito interessante, mas por falar sobre algo tão complexo:o espaço, eu acabei me perdendo na narrativa em alguns momentos.

Ray 15/07/2022

Para o período que foi escrito a criatividade é incrível, mas não me deu tempo de apegar aos personagens, no final entendi nada e terminei com um imenso "quê??" "Como assim????" Mas valeu a pena ler um clássico de ficção científica.