2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

JPHoppe 18/10/2011

"Alguma ideia viria"
Se, como relatava a wikipedia-PTBR, "2001" é a magnum opus de Arthur Charles Clarke eu não sei, mas posso afirmar que é, com certeza, um dos melhores livros de ficção científica já escritos, ao pé de clássicos como "Nightfall" de Asimov.

No começo do livro, estamos a 4 milhões de anos no passado, observando hominídeos primitivos lutando pela sobrevivência, dia após dia. A descoberta de um estranho monolito negro causa transformações no grupo de símios, que então aprendem a usar ferramentas para seu dispor, melhorando em muito as condições de vida do grupo. Aqui já podemos ver um tema da obra: a existência de vida inteligente extraterrestre que provê "saltos evolutivos" aqui e ali. Amigo da Lua, o hominídeo, não sabe o que fazer depois da descoberta de seus novos "poderes". Mas alguma ideia viria.

A recriação da cena é bem feita, e do ponto de vista biológico não está tão defasada: as primeiras ferramentas, osteodontoqueráticas, com alguma maleabilidade, podem ser datadas desse período, junto dos primeiros australopitecíneos. Mas também se vê o espectro da época, quando a Teoria do Macaco Assassino ainda estava em voga.

Então, somos apresentados ao Dr. Heywood Floyd, que vai à base Clavius na lua para investigar algo mantido com segredo absoluto: a descoberta de um monolito enterrado na superfície lunar. Assim que desenterrado, o então chamado AMT-1 envia um sinal direcionado aos confins do Sistema Solar.

Sem saber de nada, Dawid Bowman e Frank Poole estão a caminho de Saturno a bordo do Discovery, com a missão de lá chegar com o satélite e depois retornarem em uma nave de "resgate". Junto deles estão mais três pesquisadores em hibernação, além de HAL 9000, o inteligente computador de bordo.

A forma com que as duas histórias se encontram é, depois de certo ponto da leitura - e especialmente se você já viu a adaptação de Kubrick - previsível, mas não por menos bem feita.

O desenrolar é surpreendente, e no final, novamente, há a intervenção da mesma inteligência extraterrestre que deixa o protagonista sem saber o que fazer. Mas, ah... alguma ideia viria...

Leia e esteja com a sequência em mãos, você vai querer saber o restante!

corinthianaleitora 21/06/2023

2001
Bom.. não que seja ruim, acho q li em um momento incerto, pretendo ler futuramente novamente pq queria realmente ter gostado ? mas continuo amando arthur c. clarke

Pdrosaleitor 01/05/2021

Mas o que rolou aqui?
Até metade do livro eu fiquei um pouco entediado, mas quando percebi o jogo feito pelo autor fiquei bem curioso sobre como tudo iria se desenrolar. Até que ponto o homem comanda? E a velha frase "há mais mistérios entre o céu e a terra do que o homem possa imaginar" é bem aplicável aqui, só que, no caso, os mistérios além do universo. Só sei que o final é surpreendente (e maluco). Clássico com c maiúsculo mesmo.

Lore 14/08/2023

Tão belo quanto o filme
Assim como o filme é um dos sci fi mais incríveis até hoje, o livro tbm é encantador para os fãs de ficção científica. A parte do início do homem, do hal e de Júpiter são simplesmente fantásticas. Vi o filme há anos atrás e ler o livro me fez relembrar e até notar outras coisas que não notei na época. Fiquei com vontade de ler as continuações embora digam que não são tão boas quanto esse. Recomendo super se esse é um tema que você ama. Diria até que recomendo também para os mais jovens que são fãs de Interestelar.

Anderson.Vailati 09/06/2020

Melhor livro que eu li.
Não tenho palavras para descrever este livro.
Recomendo a todos que gostem de ficção científica.
E que os extraterrestres venham me buscar, não aguento mais esse presidente e seu governo. Por favorzinho, galera do espaço. rsrs

Bia 19/09/2023

Não é muito de meu gosto
Como a resenha é pessoal, tudo de "negativo" que tenho a dizer vai do meu gosto e não da qualidade da obra em si. A linguagem é bem difícil de entender e tem pontos que o livro fica bem maçante, pra ser sincera. No início, se caminha pra algo bem interessante mas no meu caso eu perdi o foco devido a mudança de cenários e personagens, que ocorre três vezes no livro. No geral, para quem não tem tanto costume de ler obras sobre o espaço e não está acostumado com o gênero como eu, o livro não atinge tão altas expectativas, mesmo o final sobre o tempo e o espaço tendo sido bem interessante.
William LGZ 13/11/2023minha estante
Eu o achei muito bom principalmente pelo final e por certas passagens mas consigo te entender, por grande parte dele fiquei boiando dms sodskksdk

lukascione 19/07/2021

Realmente uma Odisseia no Espaço
Uma aventura pelo universo ler este livro. As reviravoltas no enredo e o final foram bem inesperados para mim, mas foram os responsáveis por eu curtir ainda mais o livro, as partes mais paradas e descritivas estavam interessantes, mas quando o plot começou, a história me prendeu completamente. A ambientação, os detalhes dos planetas e da exploração espacial dão um brilho especial pra narrativa e até uma vontade de ser astronauta. Recomendo a leitura, inclusive para os com pouca experiência em ficção científica. Esta edição da Aleph está, como sempre, incrível e possui dois contos anteriores ao livro que serviram de base para escrever ele.

Danilo Henrique 27/03/2020

Uma odisséia!
Esse livro é monumental. Uma história muito boa, com bases incríveis, leitura fácil e acessível, linguagem visual. Desperta seu interesse para assuntos científicos, espaciais, coisas que podemos, muitas vezes, achar que são chatas ou complicadas demais.
O livro todo não funcionou para mim, depois da metade eu perdi o interesse e enrolei demais para finalizar a leitura.
Um fato é que o começo da história e, principalmente o prefácio, já fazem a leitura valer a pena. Portanto, esse é sim um livro incrível.
Vai ser relido em algum momento? Vai, em uma única leitura não dá conta de absorver tudo o que o autor tem para contar e as referências, que são muitas, também não se pega de uma vez.

Rute31 02/08/2022

2001: uma Odisseia no Espaço
Eu adoro ficção científica e esse livro foi uma das coisas mais surpreendentes que já li no gênero. Logo de cara fiquei surpresa em quando a história começa, não no futuro, mas em um passado extremamente distante.

A primeira parte, que mostra o cotidiano dos homens-macaco até a chegada do ?misterioso visitante? é de uma beleza imensa. Eu leria um livro inteiro só com a história de Olhe-a-Lua.

Me apeguei facilmente aos personagens do ?futuro?, sobretudo aos tripulantes da missão ? o que acabou me deixando triste depois.

Recomendo muito essa leitura pra quem gosta de histórias sobre viagens espaciais e sobre a nossa frequente busca por nós mesmos, enquanto humanidade.

Paiva 27/11/2021

O poder transcendental
Nessa estória não tem ET, nem vilões q destruírão a raça humana, muito menos naves especiais q explodem o planeta.
Aqui é narrado o grandeza do universo e quando somos infantis e precisamos de ajuda p evoluir.

Bruno 04/12/2022

Incrível! Tão bom quanto o filme. E uma excelente oportunidade de compreender qualquer coisa que o filme tenha deixado em aberto.

Ellen Rayane 15/06/2021

Interessante...
O começo é um pouco arrastado...
O final é abrupto.
Mas só dessa história te fazer pensar fora da caixa do egocentrismo humano e que existe vida inteligente fora da terra já é suficiente pra abrir o livro e começar essa aventura!

Aggie 22/09/2022

Perfeito na medida certa. Muitas vezes os termos científicos é bem mais humanizado assim aqueles que não compreendem fica facil e sem forçar o entendimento.

Arthur sabe bem como construir uma história de peso, sem firulas absurdas ou heróis forçados. Tem fluidez e a cada página lida você fica apreensivo para ler o que vem a seguir.

Perfeição define.
Jefferson 22/09/2022minha estante