2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Monique 05/01/2023

Uma grande viagem (em todos os sentidos)
Arthur C. Clarke é, sem dúvidas, um dos grandes mestres da ficção científica. Você pode sentir que suas palavras não são mero entretenimento: ele abre infinitas portas para nossa mente. Em 2001 não foi diferente.
O livro é dividido em várias partes, cada qual representando um avanço do homem para o espaço, da sua forma mais primitiva até sua forma mais evoluída possível.
Eu amei demais viajar com a nave Discovery. Contemplei um espaço lindo, cheio de mistérios, maravilhas e possibilidades. Não tenho muito o que comentar, pois ainda estou digerindo tudo o que eu li, e mais tarde vou assistir o filme. Acredito que isso vai ser essencial pra entender a obra como um todo.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 19/01/2021

2001 Uma Odisseia no espaço
Eu gostei muito da leitura. O livro tem início nos dando uma visão de como nossos antepassados conseguiram evoluir. Depois o homem realmente pisando e colonizando a lua e por fim percorrendo outros mundos.... Eu achei incrível essa vibe. Louca para assistir o filme !

Lucas Mart1m 08/12/2023

Grande odisseia
Um livro muito bom, o estilo do autor é bem marcante comparado com o "fim da infância", outro livro dele, tem várias similaridades como: a aparência de ser vários "contos" ao redor da trama centrale assim formando a história, além disso, não enrola com os acontecimentos e nem da muita relevância aos seus personagens, demonstra um apreço pelo potencial humano e terminando com feitos superando o natural (" uma teoria louca mas não louca o suficiente para ser verdade")

Da para perceber como esse livro, que veio de um colaboração entre o autor e Kubrick, tem motivo para ser tão influente na cultura pop e reverberar até hoje (David Bowie, fantástica fábrica de chocolate, interestelar e até Barbie).

Sempre interessante como ideias formadas em ficção científica podem ser aproveitadas em muitos anos depois e quem sabe até trazendo para realidade

Fah 25/03/2021

Apenas genial, Arthur C. Clarke tem uma suavidade na escrita que te envolve do começo ao fim.

Rodrigo.Leao 18/07/2022

Contemplativo
O autor consegue desenvolver muito bem o mistério, cria bem a tenção entre os personagens mas o grande destaque vai para as partes descritivas e reflexões nos capítulos finais.

Dai ;) 05/03/2023

Instigante!
O nosso planeta evoluiu.
Um monólito estranho (pedra retangular na vertical) acompanha a vida na Terra, não se sabe exatamente o que é aquele monumento. Será um aparelho criado por outros seres? Alguma raça mais tecnológica? Como e por que a peça estaria ali?

Essa obra gira em torno dessa dúvida, ao passo que, também, envolve muita ficção sobre o espaço e tempo.
Algumas partes você vai ficar assim: "????"
Mas é realmente muito legal, recomendo!!

Iago.Rodrigues 07/04/2020

Uma viagem ao espaço sem sair de casa.
Sem palavras para esse livro. Incrível as imagens que ele faz brotar na sua cabeça. As vezes a linguagem fica um pouco técnica demais, mas nada que tire seu interesse e te faça ficar tão perdido na trama.

Agora o que pega mesmo é a parte filosófica. Até onde podemos evoluir? até onde essa evolução é benéfica? Gostei muito do otimismo do fim do livro e do fato dele deixar muitas pontas em aberto para que realmente possamos refletir sobre.

Fora isso, é uma edição fantástica. Tem curiosidades sobre a relação entre Clarke e Kubrick, além dos contos que serviram como passa para o livro e o filme.

M4RQ35 20/07/2021

Olhando esse montão de resenhas cheias de elogios? não sei se me sinto meio burra ou carente de imaginação.
Achei bem impossível conseguir imaginar o que estava sendo narrado, era muita informação e eu acabava ficando perdida. As vezes lia o mesmo trecho umas 3 vezes, aí desistia e seguia a leitura.
Acredito que pelo fato de não ter entrado ?no clima? do livro, não reparei a construção da história (se é que teve) e tive a impressão que tudo foi muiiiita encheção de linguiça.
Rodrigo 30/08/2021minha estante
Vixii leu de trás pra frente então

Aaron 28/07/2021

2001 uma odisseia no espaço
O livro em si é muito bom, mas sua falta de diálogos o torna muito, muito denso, ele coloca muitos termos científicos na leitura.

Era um livro de 300 e poucas páginas, mas parecia um livro de 500 páginas.

Enfim, o final é muito viajado, mas não que dizer que seja ruim, é muito wow, impressionante.

Um livro bom, mas muito denso.

bardo 28/04/2023

Algo interessante na terceira leitura, desse que é um dos, se não o mais importante livro de Sci-Fi já escrito, tendo agora um melhor pano de fundo de sua criação; é perceber como algumas coisas ainda funcionam mesmo passados tantos anos.
É importante frisar de que essa não é uma obra só do Clarke, por mais que seja o nome dele que seja destacado e que de certa forma seja justo esse ocultamento, já que o Kubrick fez o mesmo com Clarke nos créditos do filme. Ainda assim o que temos é um trabalho a quase quatro mãos, com algumas soluções sendo apontadas inclusive por outras pessoas envolvidas na produção do filme.
Tal fato de forma alguma desmerece ou tira o mérito do livro, mas acrescenta camadas a sua criação, e talvez explique o porquê sobre muitos aspectos ele é quase perfeito. Temos uma história com diversos ecos, que remete a diversas interpretações e ao mesmo tempo é extremamente ágil e simples .
Outro mérito impressionante do livro/filme é a capacidade de antecipação e atualidade que a história ainda guarda, sendo que o livro tem ainda mais semelhanças com a realidade e antecipações que o filme não contempla. Temos por exemplo a manobra do “estilingue gravitacional” que foi efetivamente utilizada anos depois da escrita do livro, exatamente no mesmo lugar.
Vale ainda dizer de que o livro/filme contempla talvez a melhor representação de contato extraterrestre já escrita ou filmada, que ainda não foi superada. O livro/filme consegue manter um ar de mistério que até hoje instiga o leitor. Mesmo sua conclusão e posterior sequências não caem na resposta fácil da mera antropomorfização.
Enfim é sem dúvida um dos clássicos absolutos em Sci-Fi mesmo não sendo, julgo eu a melhor obra do autor. Acredito que O Fim da Infância detenha esse posto, todavia 2001 rivaliza e disputa o pódio e é certamente uma das mais importantes e imortais obras do gênero.
Brujo 28/04/2023minha estante
Excelente análise!!!!

Artthur0 04/09/2023

Come and stay with us, four stars out of five
Fazendo essa leitura agora após ter assistido algumas vezes, me veio em mente a questão de como cada pessoa faz sua visualização da obra, e como isso pode dar teor e tons diferentes para mesma.
No livro eu capitei uma um tom e uma ambientação muito singular, sendo muito próximo a uma ficção cientifica clássica, uma história de gênero mesmo, inibindo todo conceito autoral aplicado por Kubrick no seu filme, mas sem deixar de admirar como todo processo e transformação para o audiovisual, pois como disse me chama muito a atenção de como podemos mudar percepção mudando e incrementando pequenos detalhes e conceitos artístico.
Sobre Arthur C. Clarke achei sua escrita bem dinâmica, facilitando muito o entendimento de detalhes técnicos e científico que aparece durante a história. Vale o destaque também de seu estilo e uso de ferramentas para construir a narrativa, praticamente contando 3 histórias diferentes e costurando seus conceitos entre elas, formando um grande todo, sempre bem contundente e deixando continuamente e sensação de algum mistério pairando no ar.
Conceitos filosóficos e sociais são abordados de formas bem sutis, com propósitos narrativos, elementos como existência humana perante o universo, questões sobre a vida e a morte, e debates sobre uso de inteligência artificial.
Recheado e moldado de forma ampla com inúmeras característica e situações que mesclam conceitos de ficção cientifica passando por um flerte com o gênero de aventura, um livro muito bacana, uma ótima pedida pra quem está começando a se interessar mais por sci-fi

4/5

Elyene 23/05/2022

Leitura bem mais tranquila do que eu antecipara!
Se não fosse uma menção ou outra aos soviéticos eu ia ter ainda mais dificuldade para lembrar que esse livro não foi escrito há, sei lá, dois anos! Impressionante! Quanto à experiência de leitura em si, temo alguns pontinhos de lentidão, mas que não costumam perdurar nem sequer até o fim do capítulo. A leitura foi bem mais tranquila do que eu achei que seria (ainda bem!). O final... assumo que ainda estou ruminando o desfecho, pensando o que devo apreender disso tudo. Feliz de ter conquistado mais este classiquinho!

Jessica Moraes 03/06/2024

A primeira parte eu li tão rápido que quando percebi, estava a muitas páginas na frente do que pretendia de meta. Ainda tenho dificuldades com ficção científica, mas esse eu gostei de conhecer.
Teve uma parte arrastada que é quando eles estão na nave e fala de toda a rotina, do universo ao redor.. confesso que foi chato.. demorou a acontecer algo de fato.
Me surpreendi com o final, pensei que não ia ter aquela reviravolta.
Somos poeiras de estrelas?