2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Eduardo.Staque 23/03/2022

Outro livro muito bem escrito pelo autor, mas infelizmente não me chamou a atenção como foi em Encontro com Rama.

A parte mais interessante, legal e dinâmica e o início, com a descrição de vida primitiva e o estopim da nossa evolução.
Após isso, fica muito vagaroso, com as longas descrições, ainda que muito simplificadas, o que ajudam muito no entendimento se comparado com outras obras de ficção científica.

Entendo que com essa lentidão ele quis passar a possível rotina e sensação de solidão e monotonia de uma viagem longa o bastante pra precisar desse tipo de descrição, mas acaba perdendo tempo no desenvolvimento do que, ao meu ver, era o ponto central da trama.

E novamente esse papo de transcendência, que apesar de ser interessante ver o que os autores esperam do próximo passo da evolução, é sempre repetitivo e as vezes besta e tosco, mais ainda por ter sido abordado em O fim da infância.

Gabs 06/10/2020

Mais um pros favoritos.

Cara, que bombardeio de doidera, viagem e sentimentos que esse livro me proporcionou. Eu já tinha certeza no fim da primeira parte que eu ia amar o livro.
Toda a narrativa e a justificativa inicial que explica a origem da "humanidade" nos Homens-macacos é sensacional. A metade do livro é super gostosa e acompanhar a viagem foi uma experiência incrível.
Agora o final...meus amigos, que loucura foi essa. Cada palavra lida era uma coisa tão única, um sentimento tão bizarro que eu nao conseguia parar de ler e quando eu pisquei o livro tinha acabado.

Que livrão da porra!

Ana Luísa 22/04/2023

Se vc se perdeu um pouco no filme, o livro é uma chance de compreender melhor o que aconteceu. Mas não espere grandes cenas de ação além de um computador do mal com problemas psicológicos.

Sílvia 16/02/2020

Mil vezes melhor do que o filme
Uau! que livro de sci-fi incrivel! Muuuuuito melhor do que o filme, que só entendi agora kkk O texto foi escrito quase que em parceria entre o Arthur e o Kubrick pelo que eu entendi. E aquela famosa frase da Apolo 13 "Houston nós temos um problema" foi baseado no livro também.
O texto conta a 'progressão' da raça humana e sempre com um aparecimento pontual de um monolito. Temos o famoso computador assassino, que tem sua ação explicada no texto, temos o futuro do homem do ponto de vista de um dos maiores, senão do maior escritor de ficção científica de todos os tempos. Se vc gosta do gênero não pode deixar faltar essa leitura no seu acervo de livros de scifi lidos.

Nati 14/05/2020

"2001 - Uma odisseia no espaço" é amplamente conhecido pelo filme homônimo de Stanley Kubrick. E se você assistiu o filme antes de ler o livro, saiba que não cometeu nenhum erro.
Acontece que o livro e o roteiro do filme foram escritos concomitantemente. Stanley Kubrick há tempos desejava dirigir um filme de ficção científica mas queria que fosse o mais realista possível. E como “antes de ter um filme você tem que ter um roteiro e antes de ter um roteiro você tem que ter uma história”, Kubrick convidou Arthur C. Clarke para escrever o livro, que se tornou uma versão “mais extensa e detalhada” do que foi apresentado nas telonas.
O filme é famoso por não ser de fácil compreensão, e o livro não fica muito longe disso: ambos foram feitos para não serem entendidos. A obra é dividida em seis partes que não se relacionam entre si e montam a história com alguns saltos no tempo, que são importantes para mostrar ao leitor o desenvolvimento do ser humano como espécie e o seu relacionamento com o planeta Terra e o universo.
Quando terminei a leitura da primeira parte, minha cabeça parecia um carrossel, dando voltas e mais voltas. É verdade que eu nunca pensei direito na evolução do ser humano até chegar no que nós atualmente somos, mas de repente eu percebi que conhecendo ou não o que a ciência diz, nós sabemos pouco demais para ter qualquer certeza.
E essa é a sagacidade de Clarke: "2001" possui como mote principal um objeto enorme e antigo à espera de algum contato e isso sozinho já força dúvidas mecânicas sobre a nossa solidão no universo. Mas mesmo assim cada questionamento e pensamento filosófico é sutilmente inserido no texto.
Se o que realmente importa num livro não é a história em si mas a forma usada para contá-la, Clarke conseguiu criar um jeito todo dele pra isso. Como eu disse, ele divide a história em partes e apresenta personagens que não ficam muito tempo conosco, que se conectam em ligações muito tênues, ignorando suas personalidades, hábitos e amores. Clarke quase deixa os personagens completamente de lado, cada um deles aparece na história apenas como meio de contar pro leitor a situação atual da Terra e nós vamos nos distanciando do planeta azul e seus habitantes a cada linha.
No final do livro, estamos inseridos na imensidão de estrelas junto com o personagem e tentando também com ele, desvendar o mistério do que vemos à frente. E então, só então, percebemos que a odisseia no espaço é vivida todos os dias por cada um de nós. Todas as imagens descritas por Clarke nesse momento causam espanto, mesmo sendo intimamente ligadas ao nosso cotidiano e nos damos conta da pequenez da nossa existência. Acho muito difícil terminar essa leitura sem estranhar cada mania humana que temos, cada hábito que no fundo é só instinto de sobrevivência disfarçado.
Se você quiser saber mais detalhes ou títulos parecidos com esse, visite o Napolitano como meu pé! :)

site: http://napolitanocomomeupe.blogspot.com/2019/03/livro-2001-uma-odisseia-no-espaco.html

Gabriel.Maia 07/11/2022

Você acredita em vida fora da terra?
Nascemos tarde demais para a exploração dos oceanos, e cedo demais para a exploração da galáxia... É uma frase um tanto quanto melancólica, não é mesmo? Com as evoluções que estamos vendo atualmente na área de exploração espacial, não é um absurdo pensar que nossa geração possa vir a acompanhar a colonização de um outro planeta, como marte, por exemplo, e essa esperança é o que faz com que eu continue lendo ficção científica, já que cada obra lida aumenta um pouco a minha imaginação e criatividade, me ajudando a pensar em como serão as coisas na idade espacial, que parece tão distante e tão próxima ao mesmo tempo.

"2001: uma odisseia no espaço" é um clássico da ficção científica publicado em 1968, um ano antes de Neil Armstrong dar o primeiro passo humano na lua, e é um daqueles livros que, apesar de um pouco confuso nos jargões técnicos da ciência, consegue mudar a forma como nós encaramos a evolução da espécie humana, nos dando uma outra perspectiva de vida extraterrestre, que vai muito além do que imaginamos como aliens. Tendemos a pensar, seguindo nosso próprio exemplo e dos demais seres vivos terrestres, que, se houverem alienígenas no universo, eles terão que ter alguns elementos em comum conosco como a necessidade de oxigênio ou a formação baseada em carbono, porém não podemos ter certeza de nada disso. O livro nos guia em uma viagem até o planeta Saturno, após a descoberta de um monólito preto na superfície lunar, que possuía fortes campos magnéticos e levou os cientistas a descobrirem, com certeza, que aquilo era obra de uma inteligência avançada. Ao descobrirem que o monólito enviava sinais para uma das luas de Saturno, Japeto, a humanidade começa uma empreitada na intenção de enviar homens para descobrir do que se trata, e talvez até bater um papo com os ET's.

A narrativa é incrível, bem cinematográfica por ter sido escrita tanto como romance quanto como roteiro de filme, e apesar dos termos técnicos para descrever peças da nave e detalhes científicos, você não consegue desgrudar os olhos da leitura. O mistério por trás de tudo é muito intrigante, e você fica meio que sem saber o que eles estão fazendo até os últimos capítulos do livro, quando tudo é explicado e te deixa ainda mais curioso para saber o que acontecerá no final. Eu amo essas ficções científicas que colocam o leitor em um contexto de viagem espacial, me sinto como se estivesse participando do dia-a-dia da nave, verificando os controles, fazendo pesquisas e executando as tarefas rotineiras, e isso acabou me aproximando muito das personagens, apesar da construção rasa optada pelo autor para dar mais dinamicidade à narrativa.

Enfim, se você gosta de ficção científica, viagens espaciais e mistérios interplanetários, essa é uma ótima pedida. É um livro que vai mudar um pouco a sua visão sobre vida fora da terra e sobre o nosso futuro como espécie, te colocando para pensar um pouco fora da caixa e te arrancando bons suspiros com as paisagens galácticas, tão lindas quanto poderiam ser.

Larisse 29/04/2020

Espetacular!
Que livro incrível ! Magnífico! Um verdadeiro espetáculo da evolução humana!
No prefácio, o Kubrick diz ao Clarke: - " O que eu quero é um tema de grandeza mítica".
Pra quem não sabe, o livro e roteiro do filme foram escritos concomitantemente. Como pode um livro ser tão contundente e atemporal assim? Filmado antes de o homem pisar na Lua e tão atual! Clarke aborda de forma magistral a evolução do homem, o desenvolvimento da tecnologia, inteligência artificial e extraterrestre, perspectivas futuras da humanidade e do Universo.
O personagem mais expressivo na minha opinião é Hal 9000! Como pode uma inteligência artificial ter sentimentos humanos? Humanizar uma 'máquina' é torná-la imprevisível, vulnerável a cometer erros, sentir inveja...e fazer mais algumas maldades....
O desenrolar eu é que não vou contar aqui! kkkkkkkkkkkkkkk
Independente do final que se interprete, será com certeza espetacular!

Fran Moro 02/05/2020

Minha leitura foi um pouco arrastada, como é um livro sem diálogos a gente tem que estar muito bem focado na história pra entender e imaginar os acontecimentos. O filme com certeza foi um grande marco para a história do cinema mundial e entendo a comoção em volta dele. Apesar de eu ser da área e o hal ser o grande motivo de eu ler essa história, não foi uma leitura que me cativou de fato. Eu sei que talvez o momento em que me encontro contribui para isso. A escrita é muito boa, sem dúvidas, e quero voltar a ler de novo em outro momento. Tem bastante explicações e isso conta como um ponto super positivo.

Rodrigo.Leao 18/07/2022

Contemplativo
O autor consegue desenvolver muito bem o mistério, cria bem a tenção entre os personagens mas o grande destaque vai para as partes descritivas e reflexões nos capítulos finais.

Laise28 31/07/2022

Meu primeiro livro de ficção científica e simplesmente amei!!!
No começo parece meio confuso, porém foi fluindo com o tempo e fiquei imersa na leitura.
Voltei pra fazer a resenha do livro pra dizer que foi ele quem me abriu as portas para esse tipo de gênero.
Depois do livro fui ver o filme e só complementou! Livrasso ??

Paula.Dayana @pauladayanaalves 19/01/2021

2001 Uma Odisseia no espaço
Eu gostei muito da leitura. O livro tem início nos dando uma visão de como nossos antepassados conseguiram evoluir. Depois o homem realmente pisando e colonizando a lua e por fim percorrendo outros mundos.... Eu achei incrível essa vibe. Louca para assistir o filme !

Mateus.Resende21 24/02/2023

Essencial
Esse é com certeza um daqueles livros que mudaram a literatura, mais precisamente a literatura e até mesmo o cinema sci fi.
Os conceitos e a narrativa apresentadados por Arthur C. Clarke se tornam ainda mais inacreditáveis por conta do livro ter sido escrito antes da primeira viagem a lua, e ainda hoje impressiona em sua riqueza de detalhes, mesmo com toda tecnologia e conhecimento que temos a respeito de viagens espaciais.
O livro acaba não se restringindo apenas a esse assunto, é também uma viagem acerca da existência humana e nossos anseios e destino como espécie.
Em alguns pontos o livro é lento, as vezes confuso, mas quando a história engata você não consegue parar de ler.

Sarah Nimer 26/02/2023

Uma história incrível de sci-fi
Absolutamente incrível. Eu assisti ao filme muitos anos atrás, quando era bem nova, e ficaram várias lacunas. O livro é um ótimo complemento do filme, já que foi escrito juntamente com o próprio roteiro. Não conseguia parar de ler.

A história é baseada em outros contos de Clarke, sendo o principal "A Sentinela", que também está presente nessa edição do livro.

Leitura muito fluida, rica em detalhes, recomendo fortemente.

Dai ;) 05/03/2023

Instigante!
O nosso planeta evoluiu.
Um monólito estranho (pedra retangular na vertical) acompanha a vida na Terra, não se sabe exatamente o que é aquele monumento. Será um aparelho criado por outros seres? Alguma raça mais tecnológica? Como e por que a peça estaria ali?

Essa obra gira em torno dessa dúvida, ao passo que, também, envolve muita ficção sobre o espaço e tempo.
Algumas partes você vai ficar assim: "????"
Mas é realmente muito legal, recomendo!!