2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Davi Busquet 15/12/2020

O futuro 19 anos atrás
Um dia, a humanidade passou a compreender a si mesma não apenas como uma coleção de povos e culturas, mas também como um conjunto indivisível de ações cuja finalidade está no progresso e no avanço científico; através disso, ela alcançou a órbita terrestre, a lua e distâncias ainda maiores, desenvolvendo tecnologias de ponta, computadores dotados de inteligência artificial e inúmeras instalações e espaçonaves por quase toda a extensão do sistema solar. Na realidade, quase nada disso aconteceu.
Se por um lado, H.G. Wells é um visionário, trazendo com suas obras as previsões mais loucas e reais que nossa ciência foi capaz de alcançar, Arthur C. Clarke é um sonhador, que descreveu, em "2001: Uma Odisséia no Espaço", como o ser humano poderia conquistar os limites de seu lar ao redor do sol se finalmente abandonasse suas diferenças e empregasse conjuntamente suas forças pelo bem científico maior.
Como sempre, Clarke, no livro, se atém pouco a personagens e indivíduos, focando mais no todo, na totalidade de ações e histórias que determinam a evolução da nossa espécie como um único e poderoso organismo — desde a idade da pedra, enquanto ainda éramos homens-macacos, até a era de ouro das viagens espaciais interplanetárias.
Por mais que pareça triste saber que o ano de 2001 chegou e se foi há quase duas décadas atrás com pouco (ou quase nada) do que foi narrado por Clarke se concretizando, o livro não deixa de ser uma excelente e bonita visão acerca das possibilidades futuras — já que, embora o autor não tenha acertado, nós erramos mais do que ele, quando, nos 52 anos desde o lançamento do livro, não fizemos nenhum esforço significativo na direção da tão sonhada união mundial e congregação em torno da ciência, ao invés da guerra.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Alex 28/06/2022

A impressionante odisseia
Arthur C. Clarke não é dos mais antigos autores, mas entre os modernos e contemporâneos consegue entregar uma verdadeira epopéia.

Desde o homo erectus, à pedra lascada. Até a viagem mais alucinada, fictícia e, eu diria hoje, impossível pelo universo.

Se você gosta de singularidade, robótica e inteligências espalhadas pelo universo, este livro será um prato cheio, pequeno, mas cheio.

Entre o clichê e algumas sacadas geniais, em 2001 você terá uma ótima leitura, fluida e interessante, à qual recomendo.

Saliento, antes de terminar, o livro foi escrito em 1968, antes do homem chegar à lua, portanto, algumas das elocubrações dele foram muito certeiras, outras ainda estão longe de se realizar.
Regis 07/07/2022minha estante
Que bom que gostou do livro Alex.
Que venham mais Sci-fi para sua lista. Rsrsrs

Alex 07/07/2022minha estante
Gostei muito. Já estou a procura de mais um.

Clari.Monise 21/07/2020

Final incrível!
O meio do livro, apesar de interessante se arrasta um pouco. O final compensa qq coisa!
Vale muito a pena ler esse livro.
Minha segunda leitura foi ainda melhor que a primeira. O livro continua na minha estante de favoritos.

Lanfredi 19/05/2021

muita física, me deu sede

Leticia.Alves 23/06/2023

Odisseia no espaço
O começo do livro foi bastante difícil, demorou muito pra acontecer algo interessante, mas quando veio, foram várias coisas de uma vez. A metade final do livro foi muito boa, foram cenários inimagináveis discritos que até senti um pouco de dificuldade pra interpretar a história mas pretendo assistir ao filme e vê como tudo isso se constrói na tela.

@PinkLemonade 11/03/2022

Que arraso de livro!
Despois de um grande vale de livros medianos ou tedioso parece que estou consumindo uma "boa safra" nas obras de ficção científica.
Este livro me surpreendeu sobremaneira. Tudo nele chama e prende a atenção.
A escrita é muito fluída, agradável e extremamente estimulante para a imaginação.
Considero uma obra prima. Flawless.

IgorX96 31/12/2020

Absurdo
2001 conta uma história absurdamente incrível. Muito mais aprofundado do que o filme e, apesar disso, o filme é superior por conta do trabalho perfeito de Kubrick.
Se você gostou do filme, leia o livro, vai valer a pena.

Lucas.Godoi 26/02/2023

Confuso mas bom
Quando li "O Fim da Infancia" do Arthur C. Clarke logo me apaixonei pela histórias malucas mas extremamente reflexivas que ele escreve e com 2001: Uma Odisséia no Espaço não foi diferente.

Apesar de não ter funcionado 100%, eu achei muito interessante a construção de narrativa desse livro, ele é dividido em 4 partes e nelas são mostradas diferentes pontos de vista em diferentes momentos da humanidade.

Esse livro vai abordar bastante sobre a inteligência artificial, vida extraterrestre e a evolução humana. Teve momentos durante o meio da história em que me senti um pouco desconectado principalmente por ter alguns momentos um pouco mais confusos, mas confesso que achei que poderia ser (pelo que as pessoas diziam) até mais complicado do que é.

Enfim, ainda prefiro "O Fim da Infancia" mas com certeza recomendo 2001: Uma Odisséia no Espaço para os amantes de ficção científica.

Felipe 06/05/2020

Geeente que que foi isso?
Acabo de ler o livro e creio que preciso de duas coisas: rever o filme, visto há muitos anos e de maiores explicações. Termino o livro com uma inquietação com o título dessa resenha; termino o livro dizendo "o que foi isso?". Fiquei com vontade de ler outros livros do Clarke; não conhecia seu trabalho por leitura. Gostei desse livro do princípio ao fim. No começo, explicando sobre a evolução dos homens-macacos (sou biólogo e foi bacana ler sobre isso), em seguida sobre como Clarke via o mundo nos anos seguintes e, por fim, terminando de maneira curiosa, duvidosa, intrigante. Sim, intrigante é uma ótima palavra. Quem somos nós? O produto de uma evolução sem eventos externos e intervenções? Recomendo a leitura, sem dúvidas.
Rodrigo 30/08/2021minha estante
Clarke era uma lenda,além do conhecimento e criatividade sem fim,a prosa dele era perfeita,um verdadeiro mago das palavras

Glauber 15/05/2020

Uma viagem incrível!
A história se inicia no Pré-História, com o início da inteligência humana. Depois salta milhões de anos para as viagens interplanetárias, diante de um misterioso objeto, que leva a história (e nos leva) a uma fantástica aventura.

Em outro momento, lerei as continuações. Mas o livro em si já considero completo. Um verdadeiro clássico da ficção científica. Inclusive, sendo escrito antes do homem chegar à Lua, "advinhou" muita coisa que foi vivida depois na exploração espacial da vida real.

Há momentos um pouco arrastados no meio do livro, mas quando se chega no final se tem a recompensa, tanto pelo final em si, quanto pelo quadro completo.

Para quem gosta de histórias de viagens espaciais, vale a pena. Bem como para quem gosta de reflexões sobre o humano.

Fabi 11/01/2023

Desafio nº 3 de 2023: um livro com um número no título.
Um livro complexo, detalhista, que no final te faz refletir nas possibilidades da criação do universo. Ele não questiona apenas se há vida inteligente fora da Terra, mas como ela é e como se desenvolveu. Pra muita gente, pode parecer maçante, mas para mim foi o máximo! E já digo: se vc não entendeu o filme, principalmente aquele final, então leia o livro.
Brujo 11/01/2023minha estante
Esse é um clássico !!!!

Raul.Grenchi 18/10/2022

Brilhante
2001 é uma das ficções científicas mais importantes da literatura, e não é a toa que essa obra é uma referência até hoje, mais de 50 anos após seu lançamento, pois é muito bem detalhado pelo autor, que como um grande entusiasta da ciência e da astronomia possui um grande conhecimento dos temas e se preocupou com os mínimos detalhes.

Os conceitos tratadoss, inclusive os que que na época ainda estavam distantes, foram muito bem abordados e apresentados, tais como inteligência artificial e estações espaciais internacionais. o livro é impecavelmente bem escrito, com uma linguagem que se entende facilmente, com uma boa história, muito interessante, que sugere uma interferência para que a evolução humana ocorra, uma espécie de empurrãozinho para ajudar os ancestrais da humanidade. quanto ao final é meio confuso, não sabia se tinha entendido, se era isso mesmo, bem maluco, mas legal.

Rond 26/12/2023

Uma odisseia na ficção científica
"2001: Uma Odisseia no Espaço", de Arthur C. Clarke, é uma obra que transcende a mera fantasia de ficção científica, mergulhando em questões filosóficas sobre a humanidade e sua evolução. Apesar de não ser da minha preferência literária inicial, a genialidade de Clarke me cativou com sua narrativa e previsões tecnológicas surpreendentemente acuradas.

O livro é estruturado em três atos principais. Inicia-se com a evolução dos hominídeos, um retrato da jornada humana desde suas raízes mais primitivas. Em seguida, a trama se aprofunda no confronto entre homem e máquina, destacando-se a interação com a inteligência artificial HAL 9000, um ponto principal que me cativou na narrativa. Este embate visionário reflete não apenas o avanço tecnológico, mas também as nuances éticas e filosóficas envolvidas. Por fim, o livro nos leva a uma jornada desconhecida no espaço, explorando a expansão humana para o cosmos com um realismo impressionante.

Clarke, com sua base sólida em ciência, oferece uma narrativa que fascina ao prever avanços tecnológicos e possibilidades do espaço sideral. Sua obra, intrinsecamente ligada à corrida espacial e inovações tecnológicas da época, convida à reflexão sobre o desenvolvimento humano e a busca por inteligência extraterrestre. Apesar do ritmo lento em algumas passagens, devido às extensas descrições espaciais, a obra conseguiu manter o interesse e a curiosidade, encerrando com um convite à reflexão sobre nosso lugar no universo.