2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

- giu 24/06/2022

livros aleatórios da escola (4/?)
Não estava com muita expectativa para esse livro, mas ele me surpreendeu.
A história é muito boa, pode não ser muito envolvente por explicar muita coisa científica e etc e acabar ficando meio chato e maçante, mas se você tiver um pouco de paciência vale super a pena.
Regis 27/08/2022minha estante
Sou bem curiosa para ler esse livro. Lerei após minha lista de clássicos. ?

- giu 27/08/2022minha estante
leia vale super a pena :)

Regis 27/08/2022minha estante
Lerei. ?

Camilla.Conti 10/12/2021

Talvez Arthur C. Clarke não seja para mim
Eu sou uma grande fã de ficção científica, e como Arthur C. Clarke é um grande nome desse gênero, já me aventurei três vezes em sua narrativa. Porém, nenhuma rendeu muito para mim. Provavelmente pelo fato de que o autor é bastante prolixo e indireto, é isso acaba me cansando. No caso de 2001, o clímax foi atingido muito tarde, por volta da metade do livro, e logo perdeu o ritmo de novo. Não sei, talvez não tenha sido para mim. Mas é um bom livro!

maltchik/ 20/10/2023

2001- Descrições entediantes e longas no espaço
Mds q livro chato, história que não anda, descrições que nunca acabam. É um dos momentos que me sinto triste por um dia ter sido alfabetizado pra perder meu tempo com leituras ruins assim. Meia estrela pelo começo do livro, que é interessante, e meia estrela pro Hal, um dos poucos personagens que se salvam . Uma pena que meu primeiro contato com esse autor n tenha sido bom, espero que as próximas experiências sejam melhores.
Obs: tinha esperança de ao menos gostar do filme, mas consegue tb ser tão ruim e arrastado quanto o livro.
Tem opiniões e gostos que realmente me surpreendem, n entendo tantas pessoas amarem e essas duas obras serem tão aclamadas.
Diego 20/10/2023minha estante
Peguei bem animado também... Achei um horror a leitura haha

Marfesi 26/10/2023minha estante
No filme, quando ficou 15 minutos naquelas pessoas fantasiadas de macacos pulando eu já desisti...kkkkk

Leonardo.Broinizi 19/08/2022

Excelente! Livro e filme obrigatórios.
O filme é excelente, mas é muito difícil de compreender de primeira. O livro é excelente e fácil de compreender (agora vou reasssitir o filme hehe).
A escrita é fluida, as histórias são cativantes, as ideias que traz são muito interessantes. Gostei muito!

Pra quem gosta de ficção científica, leitura mais que indicada.
Brujo 19/08/2022minha estante
Concordo plenamente, tanto filme como livro são imperdíveis, verdadeiros clássicos !!!

larissa leite 27/05/2021

primeira ficção que eu li, me surpreendeu
uma verdadeira viagem nas estrelas.

eu amei esse livro, eu viajei real pro espaço, a escrita dele é incrível, uma mistura de sentimentos, merece muito reconhecimento, história magnífica!!

isapoirot 27/02/2021

foi um bom livro, mas acho que descritivo demais. sei que é necessário todo esse detalhamento por ser um universo de ficção científica e ter muitos termos técnicos pra apresentar, mas, mesmo assim, acho que podia ter sido feito de forma mais sucinta. não é exatamente um ponto negativo, só fez a leitura ser mais arrastada pra mim.
aparentemente eu também não fui capaz de entender o final do livro kkkk o autor quis dizer uma coisa, mas eu entendi outra. ficou meio aberto, meio implícito.
mas, no geral, a ideia é interessante

Gabriel Farias Martins 02/04/2022

Uma viagem surpreendente
Já conhecia a fama do filme, apesar de ainda não ter assistido, mas o livro me surpreendeu positivamente, eu acreditava que ele iria tratar muito sobre as máquinas se rebelarem, com o conhecido Hal 9000, mas a obra foi muito além, falando sobre os processos de evolução, descobertas e sonhos em ir sempre além.
Achei grandioso.

Luiz.Lara 04/09/2023

2001 ainda não chegou...
Meu primeiro contato com ficção científica, e começar com um dos maiores exemplos desse gênero. 2001 - Uma Odisseia no Espaço é uma obra atemporal, ricamente detalhada, com toques de fantasia, começou muito bem com a parte dos ancestrais dos humanos e seu desenvolvimento; aí tem uma barriga ali no meio que fica um pouco monótono, mas quando os problemas começam a aparecer na nave Discovery, a história engrena e não para mais, o que é muito bom.

Escrito ao mesmo tempo em que era feito o filme com Stanley Kubrick, a obra ajuda a entender mais o filme, ao mesmo tempo que cria novos caminhos, não tão explorados na obra cinematográfica.

Quem gostou do filme, aconselho muito a ler o livro e vice-versa, pois são obras que se complementam.

GustavoDC 22/12/2022

Uma leitura mediana!
Achei a história mediana!
Houve momentos em que achei que a história iria melhorar, mas continuou no mesmo ritmo!
Além disso, no início do livro houve um acontecimento que ficou sem explicação e continuação, sendo só explicado na parte final do livro. Isso me deixou um pouco perdido, fazendo-me voltar alguns capítulos para ver se eu perdi alguma informação.
Apesar dessas observações negativas, a leitura foi positiva por me dar oportunidade de conhecer esse clássico do gênero da ficção científica.
Nota 3 em 5 estrelas.

auroras 04/03/2022

Grandioso
(Sinopse Aleph)
No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

"Ali o tempo ainda não havia começado; só depois que os sóis que agora ardiam estivessem há muitos mortos, a luz e a vida voltariam a dar forma àquele vazio."

Bom, ficção científica é um dos meus gêneros favoritos, é o tipo de leitura que me prende muito até mesmo quando é complicada, se tiver viagem espacial é certo de que eu irei ler, sou fascinada pelo assunto. Arthur C. Clarke nos contempla com uma escrita muito inteligente e complexa, não é difícil de compreender, mas vai exigir muita atenção, isso é certo. Confesso que em alguns momentos fiquei empacada na leitura por conta de exigir mais atenção, não adianta você ler de qualquer jeito porque aí vai se perder. A história é extraordinária, toda a ideia e a sua construção é algo de tirar o fôlego durante a leitura, teve momentos em que eu queria entrar dentro do livro para ajudar os personagens em determinadas situações. Se caso você viu o filme e não conseguiu entender o mesmo, eu aconselho a leitura do livro, irá clarear muito mais a história. Foi uma muito boa e super recomendo o livro. Assistam o filme também! O Kubrick é um gênio.
masochistic lion 04/03/2022minha estante
Dá até vontade de ler depois da sua resenha. Adoro o fato de você sempre ressaltar o que tem mais de importante em cada livro, mas sem estragar a experiência da pessoa. Que orgulho. ??

auroras 04/03/2022minha estante
Você me deixa sem graça. Pode parar. Mas agradeço pelo feedback, coisa linda. ??

Rodrigo.Souza 01/12/2023

Majestoso
Fazia um certo tempo q eu não lia nenhum clássico, por essa razão tava com medo de não conseguir entender muito bem a história - ainda mais se tratando de uma ficção científica
- mas felizmente esse livro foi muito fácil de ler e muito gostoso.
as duas primeiras partes trás uma grande curiosidade sobre "aonde isso vai dar?" , graças a isso as paginas passavam muito rápido.
apenas quando chegou na última parte que fui perdendo o ritmo e as vezes até a vontade de ler (eu lá quero ficar sabendo de rotina de astronauta??), porém foi um período muito curto e logo depois os surtos começaram e não dava mais pra largar essa obra.
adorei o final, mesmo achando algumas partes difíceis de imaginar, já quero assistir o filme e quem sabe ler as continuações hihihi.

paulovm 19/01/2023

Um clássico e viciante
Enquanto lia lembrei de vários filmes e até jogos que podem ter se inspirado nesse livro. Além de abordar vários temas interessantes pra discutir tem uma história sólida e surpreendente!

Davi Busquet 15/12/2020

O futuro 19 anos atrás
Um dia, a humanidade passou a compreender a si mesma não apenas como uma coleção de povos e culturas, mas também como um conjunto indivisível de ações cuja finalidade está no progresso e no avanço científico; através disso, ela alcançou a órbita terrestre, a lua e distâncias ainda maiores, desenvolvendo tecnologias de ponta, computadores dotados de inteligência artificial e inúmeras instalações e espaçonaves por quase toda a extensão do sistema solar. Na realidade, quase nada disso aconteceu.
Se por um lado, H.G. Wells é um visionário, trazendo com suas obras as previsões mais loucas e reais que nossa ciência foi capaz de alcançar, Arthur C. Clarke é um sonhador, que descreveu, em "2001: Uma Odisséia no Espaço", como o ser humano poderia conquistar os limites de seu lar ao redor do sol se finalmente abandonasse suas diferenças e empregasse conjuntamente suas forças pelo bem científico maior.
Como sempre, Clarke, no livro, se atém pouco a personagens e indivíduos, focando mais no todo, na totalidade de ações e histórias que determinam a evolução da nossa espécie como um único e poderoso organismo — desde a idade da pedra, enquanto ainda éramos homens-macacos, até a era de ouro das viagens espaciais interplanetárias.
Por mais que pareça triste saber que o ano de 2001 chegou e se foi há quase duas décadas atrás com pouco (ou quase nada) do que foi narrado por Clarke se concretizando, o livro não deixa de ser uma excelente e bonita visão acerca das possibilidades futuras — já que, embora o autor não tenha acertado, nós erramos mais do que ele, quando, nos 52 anos desde o lançamento do livro, não fizemos nenhum esforço significativo na direção da tão sonhada união mundial e congregação em torno da ciência, ao invés da guerra.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Alex 28/06/2022

A impressionante odisseia
Arthur C. Clarke não é dos mais antigos autores, mas entre os modernos e contemporâneos consegue entregar uma verdadeira epopéia.

Desde o homo erectus, à pedra lascada. Até a viagem mais alucinada, fictícia e, eu diria hoje, impossível pelo universo.

Se você gosta de singularidade, robótica e inteligências espalhadas pelo universo, este livro será um prato cheio, pequeno, mas cheio.

Entre o clichê e algumas sacadas geniais, em 2001 você terá uma ótima leitura, fluida e interessante, à qual recomendo.

Saliento, antes de terminar, o livro foi escrito em 1968, antes do homem chegar à lua, portanto, algumas das elocubrações dele foram muito certeiras, outras ainda estão longe de se realizar.
Regis 07/07/2022minha estante
Que bom que gostou do livro Alex.
Que venham mais Sci-fi para sua lista. Rsrsrs

Alex 07/07/2022minha estante
Gostei muito. Já estou a procura de mais um.

ana ð 19/06/2022

segundo livro que leio do autor e ainda estou besta com tanta criatividade e desenvoltura.

achei algumas partes arrastadas (a parte da viagem a Saturno) porém a leitura foi quase 100% do tempo fluída. muitas coisas tive que ler duas vezes pra poder entender, mas achei incrível todo o universo e aquela revelação feita no final.

adoro ler sobre esse tipo de coisa e esse livro foi um verdadeiro achado. só queria mais umas explicações sobre alguns pontos que não entendi direito
Clarysse1 19/06/2022minha estante