Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

AnoukBu 01/09/2023

Que livro incrível, tudo que eu queria ler entregou nesse livro uma história medieval com diferentes raças, humanos, elfos, anões... Uma aventura com muitos combates, personagens com personalidade eles não são genéricos! Um bom protagonista, um toquinho de romance (que só foi ter migalhas nas últimas páginas) e é claro dragões!!!
   Foi uma leitura prazerosa, leve, eu demorei pra ler pra não acabar logo, fazia tempo que não acontecia algo do tipo.
   O que falar de Eragon, bom ele tem aquela personalidade de protagonista justo e bota justo nisso, ele não mata os inimigos por pior que ele seja sem ser de forma justa, sem ele ter a chance de se defender. É uma atitude bem nobre, talvez um pouco clichê? Não sei mais ele foi se desenvolvendo tanto ao longo do livro que foi bonito de se ver.
   No início ele era muito mais ingênuo vivia a sua vida simples, corriqueira... Até não ser mais. Ele acaba encontrando um ovo de dragão na floresta enquanto estava caçando para alimentar sua família.
   E aí a história vai se desenrolando, e ele acaba partindo para uma grande aventura com seu companheiro Brom um velho muito misterioso que carrega uma grande bagagem consigo. E durante os vilarejos que ele vai passando ele vai conhecendo algumas pessoas e fazendo amizades ou inimigos...
   E bom preciso comentar sobre Saphira o dragão de Eragon, ela é incrível com sua personalidade forte e muito sabia. Eles vão criando um laço verdadeiro entre os dois, de pura confiança, o que ela fala pra ele fazer ele faz sem pensar duas vezes, e tem cenas icônicas dela vale super apena ler.
   Tenho muito mais a comentar mais vou deixar por isso, espero que desperte o interesse de algum leitor que goste de uma boa aventura por que aqui tem muita.

Ramyrez 26/08/2023

Esperava mais
Livro tem uma criação de universo e enredo bem bacana, porem é extremamente massante e repetitivo. Todo capitulo se parece com o anterior, e as mesma coisas acontecem, onde o livro se desenrola apenas nos capítulos finais.
Kelvin988 02/09/2023minha estante
Tbm achei meio cansativo esse primeiro livro, espero que os próximos tenham um ritmo mais acelerado

Jão 18/08/2023

Resenha não oficial - Lido em 2018
Eragon é uma fantasia com potencial, com um ritmo parecido com Harry Potter, mas cuja história não me cativou muito da primeira vez...
Kelvin988 02/09/2023minha estante
ele descreve muito as coisas e acaba se tornando cansativo

Alexandre 17/08/2023

Eragon é sobre tudo, menos sobre Eragon.
Bem, um livro maravilhosamente escrito, com um sistema de magia interessantissimo, diferente de tudo que ja vi, e que você entende tudo o que se pode fazer nele.

Os personagens porem, posso dizer que senti a falta de personagens nao masculinos nesse livro, o protagonista nao me apeguei e acho bastante generico(contudo a outra "protagonista" me pegou maia, mas ela nao é exatamente uma protagonista), entai senti falta fe me conectar com os persinag, acabei me interessando bem mais com os secundarios.

Contudo me alegrou que nai teve um romance neste livro(oque particularmente me agrada e muito), mas oq tudo leva a crer haverá um no decorrer dos proximos, uma pena.

Eragon é um personagem mediano que ganhou um poder absurdo, um personagem com uma medianidade que de forma alguma combina com toda a majestodidade do universo e dos outros personagens deste livro que captam sua atenção com fervor.

Mas num geral gostei bastante, espero mais personagens ainda mais interessantes para compensar o carisma negativo do protagonista! Recomendo!

Marcos de Mello 13/08/2023

Meu Deus. Pq eu demorei tanto pra terminar esse livro?

Ainda bem que a Disney fará uma série da história de Eragon e Saphira, pois aquele filme é um sacrilégio.

Temos a história de Eragon, que está caçando e encontra uma ?pedra? muito bonita. Como não conseguiu abater um animal para alimentar sua família, resolve levar a pedra para tentar trocar a pedra por carnes.

Bom, a pedra não é pedra e acaba eclodindo, onde Saphira nasce, pois escolheu Eragon como seu cavaleiro.

Assim, começa a história dessa dupla.
Brom, o contador de histórias, vira seu mentor e junto de Eragon vão atrás de sua vingança por seu tio que foi assassinado pelos Ra?zac e contra o império, que é uma ditadura opressora em cima de seus cidadãos.

Personagens e ocorridos interessantes vão sendo acrescidos a história. Algumas perdas também acontecem.
Livro com detalhes preciosos e leitura fluida.

Indo para a continuação.

Minnie_ 07/08/2023

Eu amo Eragon
Eu simplesmente amei este livro. Amo o filme - Apesar de não lembra de quase nada, e fiquei curiosa em como seria o livro e eu posso dizer que é muito bom, principalmente para quem curte fantasia, dragões, elfos, anões e boas doses de lutas?

nuzinha 04/08/2023

Resenha: Eragon
Eu demorei MUITO tempo pra terminar esse livro, eu só tava lendo de pouquinho em pouquinho, ai do nada, fluiu muito bem.
O início do livro eu achei beeeeeem chatinho, e depois na metade eles só tavam viajando entre as cidades e tal, mas do meio pro final ficou bem mais interessante, eu já estava entendendo melhor do universo.
Eu gostei bastante do Eragon e da Saphira, eles são uma dupla e tanto.
Vou demorar um tempinho para ler o segundo, mas provavelmente irei ler.

Isabela.Tonial 03/08/2023

Eragon encontra um ovo de dragão e deste ovo nascer Saphira, juntos eles tentam vingar a morte do tio de Eragon, porém acabam vivendo grandes aventuras.

Fernanda631 31/07/2023

Eragon (Ciclo da Herança #1)
Eragon (Ciclo da Herança #1) foi escrito por Christopher Paolini.
Eragon é aquele tipo de história fantástica e com elementos suficientes que encantam logo nas primeiras páginas. A presença de dragões, cavaleiros, elfos e feiticeiras é algo que encanta e chama atenção.
Na história acompanhamos a jornada de Eragon para se tornar um herói, algo batido e muito visto. No entanto, o que faz desta jornada ser diferente de outras é que existe todo um universo criado com crenças, guerras, derrotas, vitórias, mártires e lendas; que possuem uma verdade muito centrada, com organização e fundamento.
Ao encontrar um ovo de dragão, Eragon, tem sua vida virada de cabeça para baixo. Esse é o ponto crucial da história e que vai custar o despertar de muitas coisas em um mundo onde tudo parecia estar calmo
Eragon é um livro clássico de fantasia medieval com elfos, anões e, claro, dragões. Parte do Ciclo da Herança, ele foi o primeiro livro lançado pelo escritor Christopher Paolini.
A história começa quando Eragon encontra uma pedra azul dentro da floresta, sem saber que se tratava, na verdade, de um ovo de dragão. Quando Saphira – um dos últimos da sua espécie – nasce, os dois criam um laço único. Um laço que só existe entre um dragão e seu cavaleiro.
Apesar do livro gerar opiniões divergentes, o que posso dizer é que, para quem curte uma narrativa detalhada e com um ritmo equilibrado, Eragon com certeza é um ótimo livro para adicionar na estante. Ainda mais se você ama o universo de fantasia medieval daquelas bem clássicas.
Mas se você não gosta de um livro mais parado, sim, provavelmente não vai gostar.
Um dos grandes pontos positivos de Eragon são seus personagens e diálogos.
Saphira, o dragão, é uma personagem maravilhosa e que ganha todo destaque. Ela é toda orgulho e pose, além de ser super protetora com Eragon. Por mais que ela tenha só uns meses fora do ovo (porém muitos dentro dele), Saphira é muito ponderada, dando conselhos para Eragon na medida que pode.
Já Eragon, o protagonista, é um simples fazendeiro e um típico herói em sua jornada. Por ser extremamente curioso, ele age sem pensar e até interrompe as pessoas. Ele também é um pouco tímido e inocente de certa forma. Até quando ele acha que tem algum poder por ser um cavaleiro, logo já percebe sua inexperiência e sua falta de conhecimento de forma geral.
Além de tudo, Eragon é um adolescente de 15 anos que está aprendendo na marra que toda ação tem uma reação.
Além da dupla temos outros personagens importantes, como a bruxa Ângela, que foi inspirada na irmã de Christopher Paolini, e Solembum, um misterioso menino-gato.
E tem também, claro, a Arya – a elfa com traços felinos e selvagens. Nesse volume ela só aparece muito no final, então o que sabemos por enquanto é que ela é poderosa, muito mais poderosa do que qualquer humano poderia sonhar ser.
O que de fato mais me cativa nessa história, é o elo único que o dragão tem com seu cavaleiro. O dragão é quem escolhe o cavaleiro e, depois que o dragão nasce, os dois são conectados pela alma e pelo pensamento.
É um vínculo tão intenso que a morte de um devastaria o outro. Eles sentem as emoções e dores de cada um, chegando ao ponto de ser impossível separá-los.
A narrativa de Eragon é um pouco lenta demais, com viagens de capítulos infinitos e descrições maiores ainda, e as vezes rápida demais a ponto de pular construções importantes dos personagens.
Para quem está acostumado com livros mais rápidos e intensos, imagino que acabará achando maçante. Se for colocar em uma escala entre fluidez de outros livros de fantasia – vamos dizer que fica mais lento que O Senhor dos Anéis e O Nome do Vento -, Eragon fica ali.
Não é nenhuma novidade que o livro é bastante inspirado nos mundos de RPG e na terra-média, de Tolkien. O mundo de Eragon também tem quase as mesmas raças e apenas alguns seres mágicos que são específicos deste universo (como o menino-gato).
Não é nenhuma novidade esse tipo de inspiração no mundo dos livros de fantasia, então eu particularmente não vejo nenhum lado negativo. Em até em algum ponto da história, alguém comenta que havia uma época que os dragões roubavam o ouro dos anões: uma clara referência à Terra-média de Tolkien.
Outro ponto é que cada raça possui uma língua própria, o que deixa a história muito mais rica. Cada povo tem seus costumes e expressões específicas que você só entende se ler o dicionário no final do livro.
Entre as raças, a língua dos elfos é que é utilizada para lançar magia. Nesta idioma é impossível mentir, e saber os nomes reais dos elementos te dá grandes poderes sobre os objetos – ou até poder absoluto sobre alguém.
Christopher muitas vezes se perde em descrições longas demais. Isso acontece com mais frequência nos livros seguintes do que neste volume, mas mesmo assim é um pouco repetitivo.

Akira38 31/07/2023

Difícil de ler
A história é boa, bem construída, o universo é interessante e tudo mais, mas a leitura é muito arrastada. O autor gastou tempo demais narrando coisas inúteis ou dando detalhes demais, isso deixou a leitura extremamente difícil pra mim, que estava sempre me distraindo com qualquer outra coisa a minha volta por não achar interessante o autor passar um parágrafo relativamente grande detalhando, por exemplo, um lampião que Eragon observava. Senti que isso dificultava a minha imersão na história e com que não me conectasse com os personagens. Senti muito menos emoções do que sentiria se o autor tivesse gastado seu tempo se aprofundando mais nos personagens ao invés de focar nos cenários como as partes mais importantes da história. Mas se isso não for um problema pra você, deve gostar da história que, apesar de ser um pouco parada na maior parte dela, parece estar preparando o leitor para algo muito legal (é o que espero).

Bruna3810 26/07/2023

Pois é
Comecei esse livro com grandes expectativas já que havia assistido o filme quando pequena e tinha aquela sensação boa de nostalgia. Achei que ia ser algo naquela vibe, não que o livro seja ruim, mas achei meio parado. É sobre isso e tá tudo bem.

ThainAh.Ferreira 26/07/2023

"Eragon" é uma aventura emocionante que equilibra perfeitamente ação, drama, amizade e descobertas pessoais. O protagonista, Eragon, é um personagem que cresce ao longo da história, passando de um simples rapaz a um herói destinado a mudar o curso da história de Alagaësia.

No geral, "Eragon" é um livro que agradará tanto jovens leitores quanto adultos fãs de fantasia. Se você é apaixonado por dragões, magia e mundos fantásticos, este livro é uma excelente escolha para se aventurar em uma jornada emocionante e inesquecível.

Geovana456 19/07/2023

Melhor livro de fantasia
Mesmo sendo um clichê da jornada do herói, eragon pra mim é meu livro favorito de fantasia que marcou a minha adolescência.