Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Milena R.M 14/07/2023

Eragon
Eu peguei esse livro na biblioteca da escola porque me lembrei de quando eu era pequena e minha avó ficava lendo, eu tinha muito medo da Saphira (o dragão da capa) kakak
De primeiro tive minhas duvidas se era bom e cara não me arrependo de ter lido!! Esse livro é muito bom!!! Os personagens, o mundo e as aventuras!! Incríveis! E teve vezes q eu esqueci q estava lendo de tão envolvente!

Maria4735 01/07/2023

Nos primórdios da fantasia moderna
Cheguei a um ponto da minha vida de leitora de fantasia, onde eu não sou fã de personagens 100% bonzinhos e moralistas, não vejo mais muita graça, acabo até mesmo me irritando, então foi por isso que tirei uma estrela de "Eragon".
No fundo, fui para essa história achando que ficaria entediada, que o Eragon me irritaria por ser um adolescente, mas justamente por essas expectativas baixas, acabei curtindo a história.
O mundo é bem construído, o sistema de magia muito interessante, com alguns personagens que acabam segurando a história. Ficam bem claras nas páginas que se trata de uma das primeiras fantasias modernas, que beberam dos livros de Tolkien e da Jornada do Herói e do Escolhido, mas é uma leitura leve e divertida que o meu Eu adolescente teria adorado ler.
Excelente porta de entrada para quem quer começar a ler fantasia, e está entre os 12 e 16 anos.

Julio.Oliveira 27/06/2023

Bom livro, bem introdutório mas no geral tem um universo bem vasto e passível de explorar infinitamente.

Gio 23/06/2023

É uma fantasia que bebe de varias fontes, mas é gostosa de ler.
P.S. A adaptação desse livro é horrível!

Felipe M. 16/06/2023

Promissor?
A leitura deste primeiro livro da saga me deixou com sentimentos conflitantes. O autor altera não só a narrativa em diversos pontos da história, como também a forma de escrita, dando a impressão às vezes de que duas pessoas diferentes escreveram o livro.

Antes de tudo, é importante ressaltar que a obra foi escrita quando o autor tinha 15 anos, e por mais problemas que possam ser observados no livro - que particularmente acredito não serem muitos -, é preciso dar crédito a um processo de worldbuilding tão intenso e grandioso.

A construção do mundo segue o clássico da grande maioria das histórias de fantasia medieval, jornada do Herói, etc. Mas falo isso não de forma pejorativa, afinal, aqui gostamos de fantasia, hehe. Existem algumas diferenciações, raças novas, um “flavor” para raças existentes e criaturas fantásticas. Há também regiões e cidades isoladas, locais inóspitos.

Os personagens talvez sejam o principal ponto negativo. Todos me parecem bem lineares, sem muita profundidade, e sua principal função é auxiliar o personagem principal, Eragon. Falando nele, percebi que em nenhum momento do livro o personagem toma uma decisão por conta própria, sempre é influenciado por um de seus companheiros ou pede ajuda a eles, evitando a necessidade de fazer uma escolha. Parece ser um figurante em sua própria história, e isso é bem triste.

O enredo em si é bem simples, mas funciona bem. Usa tropos bastante conhecidos do gênero, mas são bem escritos e desenvolvidos pelo autor. No final, você quer continuar lendo a saga e saber o que vai acontecer, não muito pelo personagem principal, mas principalmente para conhecer mais deste mundo.

Myllene Felix 15/06/2023

Talvez eu tenha perdido o timing
Vou ser breve.
Meus amigos leram na adolescencia e infelizmente acabei não lendo na epoca, mas resolvi encarar essa leitura agora.
Como hoje sou adulta com bastante experiencia, confesso que achei o livro simples. O autor é esforçado, mas claramente ainda estava iniciando na escrita. O livro tem até um universo bacana, um ponto positivo é que os dragões aqui não são tão imbatíveis como em outras tramas, o que traz mais senso de realidade, além de possibilitar mais saídas pro roteiro.
O Eragon é um personagem até carismático, a Saphira nem se fala, mas faltou explorar outros personagens, como o próprio Brom. Sinto que poderia ter desenvolvido melhor essa etapa.
O que me pegou muito foram as descrições do autor, eu não consegui me ambientar em vários momentos, tudo bastante confuso. Principalmente naquele momento da batalha, o ambiente não tava claro, as ações menos ainda.
Apesar desses pontos, achei uma fantasia bacana.
Certamente se eu tivesse lido na juventude teria grande chance de entrar no meu top melhores fantasias, mas não foi dessa vez.
Recomendo e ate me permitirei ler o próximo da saga.

Ana 13/06/2023

Ok
Acho que passou um pouco da minha hora de ler porque é bem infantil juvenil, mas mesmo assim gostei bastante. Teve algumas coisas que acredito serem repetitivas de livros de fantasia, mas outras que achei diferentes. Os personagens foram ok, até agora não consegui me apegar muito a eles, mas acho que com o passar dos livros vai ficar melhor. Estou ansiosa para o próximo!

Bruno.Rode 09/06/2023

Uma ótima introdução a Alagaesia
Este primeiro livro é, como diz o título, uma ótima introdução a este universo. O continente da Alagaesia é cativante, dragões, anões, elfos e etc.
Único incomodo foi a falta de planejamento do autor na descrição das viagens. No começo do livro uma viagem curta demora semanas, já no final eles cruzam metade do continente em alguns dias.
Empolga o suficiente para emendar a leitura com o livro 2.

Nany 08/06/2023

Eragon, é um jovem camponês que descobre uma pedra azul estranha enquanto caçava. Essa pedra acaba se revelando como um ovo de dragão, que posteriormente choca, dando origem a Saphira, uma poderosa e rara dragonete.
Conforme Eragon desenvolve uma ligação profunda com sua nova parceira, ele descobre que faz parte de uma antiga ordem de Cavaleiros de Dragões. Guiado por Brom, um misterioso contador de histórias, Eragon embarca em uma jornada para se tornar um Cavaleiro e enfrentar o impiedoso Rei Galbatorix, que busca o controle absoluto de Alagaësia.
O livro apresenta uma narrativa envolvente, repleta de aventura, magia e intriga política. Paolini cria um mundo rico e detalhado, repleto de personagens cativantes e reinos fascinantes. A jornada de Eragon é marcada por desafios, aprendizado e descobertas sobre si mesmo e sobre o vasto universo ao seu redor.
Um dos pontos fortes de "Eragon" é a escrita de Paolini, que mostra um domínio notável da linguagem e do ritmo narrativo, especialmente considerando que ele escreveu o livro aos quinze anos de idade.
O que achei:
Eregon é um livro de fantasia, esse é o livro introdutório ao universo de Alagaësia, relatei que o livro era demorado, porém fecha o universo bem centrado, nada é desnecessário, fazia tempo que não lia fantasia, ainda mais com um universo novo, é um livro excelente, porém não li no tempo certo, teria amado anos atrás, pois meu estilo de leitura mudou.

Italo139 02/06/2023

Cara a historia de magia e tals e muito boa mais pfv fãs do livro para d chipa a largatixa mds vcs são estranhos
Daniel.Lourencin 02/06/2023minha estante
Boa! Haha

Pri_cila 27/05/2023

Coisa rápida... Li ano passado, não fiz resenha, tô fazendo agora pq a vida é incrível.

Eragon é insuportável nas primeiras páginas e simplesmente maravilhoso no resto.

E a coleção só melhora daí em diante... Realmente o primeiro é o "pior"

É meu xodózinho, desencadeou o meu hábito de leitura... Muitas memórias com esse livro

lairamyrele 12/05/2023

Eu não gostei de absolutamente nada desse livro.
nada me prendeu.
nada me deixou feliz/ansiosa/triste/sorrisos/lágrimas.
que chatice quero morrer

Pricila.lima 08/05/2023

O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo.

Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne que alimentará a família durante o inverno. Mas, no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o do próprio Império.

Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.

Ao jovem Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragão. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar - ou destruir - o mundo em que vive.