Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Doufe 07/04/2014

Sobre Elfos, Dragões & Sabres de Luz.
Comprei Eragon pois haviam me garantido que era um ótimo livro, e eu estava em depressão pós-leitura. A princípio desconfiei do nome, que parecia uma óbvia referência a Aragorn, e do mapa obviamente inspirado na Terra-Média, só que com geografia e hidrologia impossíveis – os rios nascem no meio do nada e correm para um lago nas montanhas, ou vice-versa, o que é igualmente absurdo! Claro que isso não importa para a maioria dos fãs, pois é apenas uma amostra que ele era muito jovem quando criou Alagaësia. É um mérito, não é mesmo?

Infelizmente, as semelhanças com a Arda tolkeniana são marcantes demais para se passarem pelo mero “beber da mesma fonte” como dizem alguns. Há tantas cópias das releituras dos mitos antigos, e idiossincrasias linguísticas que são particularidades de Tolkien, além do plágio deliberado do enredo de Star Wars de George Lucas, que seria possível escrever uma dissertação a respeito. De fato, artigos na internet não faltam sobre o assunto, por isso vou me resumir a alguns quesitos técnicos pelos quais, mesmo se ignorarmos o fator plágio, a leitura se torna desagradável.

O personagem principal é um tipo de auto-inserção egótica na estória. Eragon (que é obviamente baseado em Aragorn, e sua contraparte romântica, Arya, que é um tipo sonolento de Arwen) é descrito como sendo excepcional em tudo – é um caçador destemido, que consegue atirar várias flechas de uma vez com o Arco etc. Um Ranger tão treinado quanto os Guardiões de Arnor. Mas suas ações não condizem com tal. Suas falas e ações são bastante simplórias. Mesmo com toda a habilidade de possui, ele não consegue caçar nada e precisa comprar comida, só que não tem nenhum dinheiro. E também nenhuma sensatez – uma cena absurda é quando ele tenta trocar uma "pedra" obviamente valiosa, pois é descrita como bela e purpurinada (que mais tarde se mostra ser um ovo de dragão), por um punhado comida.

Não apenas o próprio Eragon é simplório, mas todos os personagens o são. Todos parecem ter a mesma idade. Não existe nem um tipo de marcador de discurso ou elemento intencional que marca falas de diferentes tipos de pessoas, por idade, cultura etc. Todos são exatamente e linearmente iguais e proferem os mesmo tipos de filosofia de traseira de caminhão. Pior que tudo isso, são os diálogos mentais que ele tem com a Saphira – ela é tão melosa e diz coisas do tipo: “Esperei mil anos para ouvir sua voz”. Faz você pensar que está lendo a versão reptiliana de Crepúsculo. E quanto resolve ser feroz, diz coisas pouco naturais como “da próxima vez vou rasgar sua carne”.

O enredo, como mencionado, é basicamente uma reambientação de Star Wars para a Terra-Média. Eragon (Luke) o jovem que mora com os tios, a quem a princesa Arya (Leia) envia um ovo mágico, com o qual ele mudará o destino do Império opressivo sobre aquele mundo (Uma temática da qual gosto - rebeldes, movimentos secretos - mas tratada por Paolini com a profundidade de um jogo ruim de RPG de tarde de domingo). Ele descobre por meio de Brom (Obi-wan) que é o último de uma ordem esquecida de Cavaleiros de Dragão (Jedi) – seu próprio pai (Darth Vader) foi uma peça chave para que Galbatorix (Palpatine) traísse os Jedi e criasse o Império. A diferença entre Darth Sidious e Galbatorix é que Galbatorix, com esse nome, não inspira medo em ninguém (aliás, tive um acesso de riso quando o li pela primeira vez). Não dava para não associar a Asterix e Obelix. Morzan é ainda pior (bela tentativa de usar o radical "Mor"=sombra do Quenya de Tolkien), mas eu, falante de português, só conseguia pensar em "mozão/amorzão". Difícil respeitar.

O enredo é um jogo de tentativa e erro, onde Eragon, apesar de descrito como se fosse excepcional em habilidade, comete inúmeras burradas, só para ser salvo e retirado desmaiado do lugar pelo Ex Machina alado do jogo: Saphira. Aliás, o autor deve adorar desmaios, pois a Elfa, Arya, passa capítulos inteiros desmaiada e sendo carregada como um pacote de arroz por meia Alagadësia. O que, inclusive, é o cúmulo do arquétipo sexista das personagens femininas como meras ferramentas a serem salvas e se tornarem o par romântico inexpressivo que acompanha o herói.

A maior característica do autor, entretanto, sua pretensão. Em entrevista, disse que “almeja uma beleza lírica beirando entre o melhor de Tokien”. Embora Tolkien tenha escrito em diversos estilos a fim de adequar a atmosferas de cada tipo de lenda - Paolini mirou no lirismo mito-poético, mas acabou acertando na verborragia e em diálogos excessivamente bregas. De cada 10 palavras, 12 são adjetivos, e um comentário comum na internet em que o C.P. escreveu os livros com um Thesaurus ao lado. Isso gera uma narração tediosa, diálogos não naturais, e uma comunicação muito truncada com o leitor – solavancos na leitura que impedem a imersão na estória.

Para quem não se importa com plágio, diria que serve como um passatempo. Recomendável para leitores menos exigentes. E que tenham muita paciência em ler descrições imensas da paisagem.

Conclusões: batam na cara de vocês antes de associarem Tolkien a Paolini (risos).
Rodrigo 12/04/2014minha estante
Ótima resenha, o livro é medíocre. Simples assim. Nunca li um livro de fantasia tão enrolado e ridiculo. Acho que os fãs de Eragon são piores que de Crepusculo ou Jogos Vorazes, mesmo em resenhas como a sua, cheia de argumentos, eles sempre vem comentar que os argumentos são risíveis e etc. A verdade é que a história é ruim. Ponto. Até pensei em escrever uma resenha, mas nem vale a pena. Gastar tempo falando de uma história ruim e prolixa como essa.

Doufe 16/01/2016minha estante
Infelizmente, há muitos outros livros de fantasia igualmente enrolados e ridículos. O mercado brasileiro, em particular, ao mesmo tempo em que começou a florescer, ainda tem pouco a ofertar quanto à qualidade do gênero.

Eu gosto da história de Jogos Vorazes, mas tenho que admitir que o livro é muito porcamente escrito. Meio que às pressas, para virar filme logo.

Mobula Birostris 31/07/2016minha estante
esse livro é muito ruim kkkkkk

Felipe 03/08/2016minha estante
Discordo também!!

Vika 13/08/2016minha estante
A verdade é que esse livro é basicamente uma imitação de star wars 4... Só que star wars foi bom e esse livro não. Kkkk

Felipe 13/08/2016minha estante
Se vcs estão dizendo q o livro é ruim, já n posso fazer nd. Mas a vdd é q eu achei o livro interessante.

Doufe 15/08/2016minha estante
Entendo, Felipe, que talvez você esteja numa Hype com a novidade do livro, ou de universos de fantasia - eu também já tive várias empolgações com certas séries. Atualmente, porém, um dos meus passatempos favoritos é ler críticas bem construídas sobre Harry Potter, ou Senhor dos Anéis, por exemplo. O impacto emocional dessas obras sobre mim foi inegável, mas acredito que eu consiga apreciar melhor refazendo uma leitura crítica, e reconhecendo as falhas de conceito e temática.

Já tem bastante tempo que escrevi minhas impressões sobre Eragon, que, mesmo na minha época de maior hype com fantasias, não conseguiu me cativar em nenhum aspecto sequer. Mesmo agora, quando (acredito que) minha visão crítica sobre literatura e teoria da narrativa progrediu um tanto, considero o livro ruim em todos os aspectos técnicos que conheço, e com base nisso escrevi meus argumentos. Se você tiver comentários objetivos sobre o porquê de ter gostado tanto do livro (que não seja pelo simples fato de ter gostado), eu gostaria muito de lê-los.

Eriks.Jhony 28/04/2017minha estante
Cara como você é chato

Giu Fernandes 04/10/2017minha estante
Recebi spoiler sobre quem é o pai de Eragon, ainda estou na metade desse primeiro livro e minha intuição dizia que era o Galbatorix o indivíduo doador de sêmen, mas tudo bem, gostei bastante da tua crítica, mas em contrapartida estou gostando muito do livro também, o que mais me dá ódio é essa imagem do Eragon de ser um Hércules fodastico da terra média, ops, alagaesia rs

Joaoitalo18 01/02/2022

Devia ter lido antes?
Sempre me senti um pouco atraído pela capa do livro, não sei porque demorei tanto para ler, eu gostava do filme e já imaginei que o livro seria melhor?
E como foi melhor hahaha, agora o filme já não é tão bom e o livro virou meu favorito.
Recomendo, uma boa leitura ? ??
Rafael Kerr 01/02/2022minha estante

Rafael Kerr 01/02/2022minha estante
Continue estou no último! Herança apesar de arrastado no final é legal! Vale a pena!

Pão Doce 19/02/2022minha estante
TEM FILME???

Joaoitalo18 16/03/2022minha estante
Tem filme! Mas não deveria ter tido heheheh

Rafael Kerr 16/03/2022minha estante
Verdade...o filme foi tosco

Gabriel 26/04/2022minha estante
Como faço para ler?

Joaoitalo18 26/04/2022minha estante
Lelivros.love

Cassio35 05/01/2023minha estante
Achei muito maçante. Por isso abandonei. O filme não é taaao ruim.

Marlon Teske 26/08/2010

Star "Eragon" Wars
Quando eu era moleque (ali pelos doze/quinze anos) eu acreditava que as histórias desenvolvidas por mim eram sem dúvida alguma revolucionárias e que seriam um sucesso incrível assim que alguém descobrisse e publicasse. O tempo passou e minha noção de realidade se desenvolveu ao ponto de perceber notadamente que a maioria de minhas "idéias geniais" eram na verdade cópias grosseiras de enredos e personagens de filmes, quadrinhos ou livros que eu havia lido e gostava.

Tenho a impressão de que o mesmo aconteceu com Christopher Paolini há alguns anos atrás. Porém, pro azar dele, o rapaz tinha um tio numa editora que botou fé no sonho do sobrinho e grana suficiente pra bancar uma jornada literária através dos EUA. Somado a isso que tal época pegou toda a geração "Harry Potter" ávida por mais histórias incríveis de adolescentes enfrentando perigos em mundos hostis e você terá a fórmula que fez de Eragon um relativo sucesso, com direito inclusive de uma adaptação fraquinha para o cinema.

A Trilogia da Aliança, que começou a ser escrita pelo autor quando este tinha quinze anos, tem início neste livro. Nele, somos apresentados a um garoto pobre vivendo seus sonhos impossíveis numa estrura de trama muito semelhante à Saga Star Wars: o destino do mundo repousa nas mãos de um eleito que é guiado por um tutor mais velho nos caminhos de um poder misterioso que ele possui até o dia em que deverá enfrentar "O Lider Maligno da Terra".

Apesar de tudo, não é de todo ruim. O mundo de Alagaësia é interessante, apresentando os mesmos povos (em estruturas idênticas, aliás) que a Terra Média de Tolkien. Anões nas montanhas, elfos nas florestas, humanos nas planícies, orcs denominados Urgals guiados pelo vilão maior Galbatorix aqui e ali. Todos atrás de Saphira, a irmã dragão de Eragon, uma das três últimas de sua espécie, inicialmente buscando uma aliança, e depois, suas cabeças.

Infelizmente, os personagens são um tanto quanto rasos e a trama geral não empolga muito. Pode até ser lido, mas dá uma preguiça...

Lido em Fevereiro/2010
Cyn 03/12/2010minha estante
Cuidado! Os fãs de Eragon ficam fulos se você ousa dizer que é cópia de Star Wars... rs No entanto discordo de você que o Paolini "deu azar"do tio trabalhar em uma editora. Ele deu foi sorte, ficou rico colocando Star Wars na Terra Média.

Marlon Teske 03/12/2010minha estante
"Azar" pelo fato de que, se fosse uma história escrita por um Paulini mais maduro, poderia ter se tornado muito mais célebre. Mas não há dúvidas de que o garoto ganhou mais dinheiro do que merecia com esses livros ^^

Wellington 31/08/2012minha estante
Sem fundamento seus argumentos, se da preguiça é porque você não sabe aproveitar a principal característica do autor que é ser extremamente detalhista e fazer você se sentir realmente dentro da história.

Marlon Teske 31/08/2012minha estante
Na verdade, Wellington, eu sinto justamente o oposto: a falta de detalhes únicos na obra. Toda a história contida no primeiro volume de Eragon é baseada em ideias de outros autores, provavelmente devido a baixa idade dele quando publicou. Autores estes, aliás, muito mais detalhistas que o Paolini, com obras bem mais densas.

Mas admito, a história cresce com o passar dos livros e o amadurecimento do autor. No terceiro volume está muito superior ao que é aqui, neste primeiro. Como ainda não li o quarto livro da "Trilogia da Aliança" (!), não posso julgar se o desfecho vale a obra. Mas se analisarmos apenas esse primeiro livro, mantenho minha opinião. Personagens caricatos numa história feita de retalhos de outros romances.

Wellington 01/09/2012minha estante
Respeito sua opinião, porém esse seu sentimento que o Eragon é baseado em ideias de outros autores, não sei muito bem se compreendi, na verdade a história se passa em um cenário medieval com personagens fantasiosos assim como Elfos e Urgals(orcs) o que me remete a pensar em Senhor do Aneis (apesar de senhor dos anéis não ter dragões) porém se formos levar por essa linha de raciocínio a maioria das histórias medievais fantasiosas(pra não dizer todas) plagiam senhor dos anéis. Quanto a dizer que o enredo é uma cópia de Star Wars hunn.. Isso me chocou um pouco, afinal a maioria das aventuras tanto em filmes como em livros infanto-juvenis começam com um jovem que inicialmente não é nada, e com o passar da história vai ser transformando e evoluindo.

L. R. Pratti 29/06/2014minha estante
Não é "Trilogia da Aliança", era "Trilogia A Herança", que acabou sendo expandida e ganhando um quarto livro como último, passando então a ser "Ciclo A Herança".

Lay 22/09/2018

Muito cansativo
Queria poder dizer que foi uma leitura fantástica e que me senti entusiasmada ao ler cada parágrafo. Mas não, não foi nada disso.
Foi uma leitura extremamente cansativa por conta de como é narrada a história e em muitos momentos senti vontade de abandonar o livro. E muitas vezes senti vontade de gritar pela demora que levei para concluir a leitura.
Enfim, não foi agradável em muitos aspectos.
Apenas gostei de algumas coisas, como a dragão e um dos personagens.
O personagem principal me irritou ao extremo, sentia vontade de bater nele com o livro e achei alguns pontos muito fracos.
Não é um livro que terei a satisfação de reler.
Luigi.Bonvenuto 07/01/2019minha estante
Interessante a sua resenha, eu particularmente gostei do livro mas concordo em partes com o que foi dito. Eragon me irritou bastante em alguns momentos e senti ele meio vazio. A demorada também parecia meio enrolada, vai de uma cidade a outra e quando achei que o treinamento estava interessante foi interrompido. Atualmente estou lendo Eldest, a continuação, e estou achando melhor que este, sinceramente. Mesmo assim, foi uma leitura interessante porém algo que incomodou foi a Língua Antiga aparentar não ter um padrão, parecendo um monte de letras jogadas para parecerem mágicas

Lay 07/01/2019minha estante
Um amigo meu disse que as continuações eram melhores e diferentes. Mas eu ainda não tenho muita certeza se vou lê-los. Gostaria de ler, mas tenho receio de serem demorados assim como o primeiro... Eu passei muita raiva mesmo, e demorei bastante pra terminar a leitura, estava me dando muito sono e isso não costuma a acontecer comigo...

Lay 07/01/2019minha estante
Acabei de ler sua resenha, e concordo com Murtagh ter sido mais explorado. Ele foi o meu personagem favorito, com certeza.

Luigi.Bonvenuto 07/01/2019minha estante
Também demorei pra terminar, vi que outros sentiram o mesmo o que acho difícil ter sido uma mera coincidência. Eu não sei explicar exatamente o que me fez demorar, achei que era algo meu mesmo (não sou de ler livros em uma alta velocidade) mas parece ter alguma influência do próprio livro. Sobre Murtagh eu achei ele interessante em alguns momentos, tendo um contraste entre ele e Eragon (gostei muito da cena onde eles discutem sobre a morte de um homem desarmado) A carga que ele carrega o torna complexo mas que como disse, poderia ter sido mais explorado acredito eu. Arya é uma boa personagem que na minha opinião só fica boa no segundo, pois no primeiro ela mal apareceu. Talvez tenha isso que não me deixou tão cativado pelo livro, gosto quando há uma variedade personagens com personalidades diferentes e não senti isso neste por algum motivo.
Saphira é de longe a melhor deste, mesmo que esse posto tenha concorrido com outros no segundo.
Acho que Eldest está sendo realmente mais fácil de engolir, se assim posso dizer, e por isso sinto desejo em terminar a série

Lay 07/01/2019minha estante
Gostei das suas reflexões! Achei muito interessante

Lay 07/01/2019minha estante
Gosto muito da Saphira, ainda não tive contato com o Eldest..

JPHoppe 29/08/2011

A tênue linha entre a homenagem e a cópia
A separação entre "baseado", "homenagem" e "plágio" é por uma tênue linha. Christopher Paolini cruzou essa linha pilotando uma moto, pulando por cima de vinte ônibus escolares pegando fogo e nunca olhou para trás.

A literatura de fantasia já possui mais de meio século de existência, com Senhor dos Anéis sendo seu grande marco inicial. Claro que não foi o primeiro, mas foi aquele que popularizou o gênero como um todo. Desde então, muito já se foi dito, muito se foi criado, então é razoável ser um tanto complicado vir com alguma obra totalmente original. Eragon possui seus grandes momentos, como o modus operandi da magia e a Língua Antiga. Mas isso não dá espaço para copiar praticamente TODO o restante.

Já há algumas centenas de resenhas aqui no skoob, mas não custa dizer mais uma vez: Eragon é Star Wars na Terra-Média. De Senhor dos Anéis, temos elfos arrogantes, delicados e poderosos vivendo um tanto a parte do restante nas florestas; anões enclausurados sob as montanhas; a rivalidade entre as duas raças; um objeto que acaba regendo a história (Saphira Vs The One Ring); e os orcs locais, que calham de serem chamados de Urgals. De Star Wars, temos um mentor que não nos acompanha até o final da história; o Império que é claramente o inimigo, sem tons de cinza; um anti-herói com passado misterioso; criados pelo tio que, por que não?, morre em um ataque do Império, e por aí vai.

Outras menções são nos nomes, como as Montanhas Beorn e o Elessari. Em alguns casos, há uma justifica exterior: ambos beberam da mesma fonte. Em outras, é cópia mesmo. E falando em nomes, bem que Paolini poderia ter gasto mais tempo para pensar nos nomes. Enquanto alguns são bem legais, alguns primam pela, digamos, ingenuidade. Quer dizer que o mentor se chama Brom? E o antigo vilão se chama Mel... *ahem*, Morzan? E o que dizer de GALBATORIX? Não dá, né? Consigo respeitar Sauron, Morgoth e Darth Sidious, mas Galbatorix ganha uma risada em qualquer hora do dia.

Algo digno de nota é a forma com que a história vai acontecendo. Pode ser resumido como "ir para tal cidade, merda acontece, Saphira salva o dia, vamos para a próxima". E não se espante com a quantidade de capítulos que termina com Eragon desmaiando. Não tinha outro jeito mesmo?

Aliás, "Saphira salva o dia" é algo egrégio. Imagine que com um dragão e um cavaleiro, munidos de um elo mental poderoso, ambos se sairiam melhor que a carga inútil que Saphira aparenta ser durante boa parte da narrativa. Como "último" espécime dos dragões, ela não pode ser vista, o que é péssimo quando seus locais de desejo incluem cidades pululando de soldados do império. Saphira também não pode carregar os animais por distâncias, porque ela os assusta. Não é todo mundo que pode montá-la devido ao código de honra ou sei lá o que. Sua resistência de vôo com carga não é lá essas coisas. Sei lá, dá a impressão de que é algo impressionante demais para ser usado. Tipo um MegaElixir na série Final Fantasy. Uma das piores coisas é usar SELA nos dragões, mas pelo menos justifica-se por causa das escamas afiadas que deixam cicatrizes permanentes em Eragon depois de um vôo desesperado.

Também não ache que Eragon é um protagonista empolgante. Como um anti-herói típico, ele é pintado de cinza: age com imaturidade, faz julgamentos errôneos e toma decisões equivocadas, além de possuir um senso de justiça bem descrito como "sem noção": Tá ok matar Urgals, mas um escravista não pode! Se fosse apenas isso, até desceria, mas Paolini aparenta imaginar Eragon como um reflexo seu na história, então todas as ações do protagonista são descritas como heróicas, justas e corretas. Simplesmente não tem como ir com a cara.

A comparação com Senhor dos Anéis é inevitável, visto que foi praticamente a pedra fundadora do gênero. Mas é desesperador ver pessoas dizendo que Eragon é muito melhor que Senhor dos Anéis. É fato que a trilogia de Tolkien (na verdade, um livro só) é um livro exaustivo, mas é uma história concisa com início, meio e fim; possui personagens rasos, sim, mas com uma mitologia riquíssima, resultado de anos e anos de pesquisa do autor; e principalmente: a aura de "épico" não é em nada forçada, enquanto uma leitura de qualquer ciclo da Herança seja cansativa por diálogos por demais floreados e descrições recheadas de analogias.

Ah, e enquanto Senhor dos Anéis possui uma das adaptações em filme mais memoráveis de toda a história do cinema, Eragon possui um filme tão, mas TÃO ruim que é garantido que não haverá próximos no futuro próximo.

Não recomendo a leitura.
André 23/09/2011minha estante
Estava quase comprando esse livro, mas a sua review me poupou o prejuízo! =)

JPHoppe 07/10/2011minha estante
Valeu pelo feedback! Por sorte não precisei comprar esse livro, me foi emprestado. As sequências só pioram a coisa, ainda vou resenhá-los o/

Maya 04/02/2012minha estante
Bem, o filme foi UM LIXO.
O livro nem sei o que dizer, dormi em varias partes durante a leitura e minha colega demorou uns dois meses pra ler... :3
Eu até gostei da historia ja que é a união de umas coisas legais, mas não aguento comparações com tolkien, seja qual livro que for. Ele é unico e não adianta tentar se sair melhor.
É criar nomes para vilões é dificil.

JPHoppe 05/02/2012minha estante
Acho que a única coisa que salva no filme é a atuação do Jeremy Irons como Brom o/

Ilnedae 09/01/2016minha estante
Gostei muito do livro e ainda assim concordo em partes com sua análise. O que discordo veemente é da comparação entre filmes. Não se baseia a qualidade de um livro por causa do filme, existe n fatores incluídos nessa equação pra se chegar a glória de um e o fracasso de outro. Isso chega a se assemelhar a uma mera pirraça de um fã do mestre Tolkien, oras.

JPHoppe 08/06/2017minha estante
Kah, concordo com você. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Por isso que eu coloquei como último e breve parágrafo depois de uma longa lista de coisas que achei do livro.

Joao.Victor 05/02/2018

Não é pecado usar suas referências.
Não é difícil encontrar de onde Christopher Paoline tirou suas referências literárias, as criaturas usadas por ele nessa em seu livro seguem exatamente a estética das escritas por Tolkien, elfos altos e imortais que vivem em sua suprema sabedoria e beleza no interior de florestas misteriosas, anões que constroem civilizações no amago de montanhas e esbanjam seus tesouros e aspectos da personalidade de alguns personagens são exemplos das semelhanças com a obra de Tolkien. Tudo isso são fatores que podem desagradar muitos leitores. No entanto, a história dos protagonistas Eragon e Saphira acaba por instigar a curiosidade, seja pela torcida pelo sucesso da dupla ou pela vontade de saber qual a próxima burrada ambos vão cometer.

Como todo primeiro livro de uma série em Eragon vamos conhecer a mitologia do universo, porém como vamos descobrindo, ao longo do livro, muito do que ouvimos não é novo, cabe ao modo como a história é contada prender a atenção do leitor. A trajetória de de Eragon para aprender a seur um bom cavaleiro e a de Saphira tentando entender a natureza de sua espécie são o que movem a história, as poucas criaturas que Paolini criou também são interessantes(como os ra'zac e o menino - gato), bem como os encontros com os urgals tornam a conhecida "saga do herói" mais instigante.
O principal defeito de Eragon é a aparente falta de esforço do autor para com a criação de seu mundo, mas se pararmos para pensar talvez não seja um pecado tão grande assim utilizar -se do que já existe para contar novas histórias e nos proporcionar novas emoções. Obviamente que se atentando para não copiar descaradamente as idéias dos outros!!!
Pelo menos foi isso que eu senti lendo o livro.
Cicero Ricardo 05/02/2018minha estante
Desculpe descordar mas mesmo Tolkien não criou as raças existentes em Senhor dos Anéis, todas existem na mitologia europeia e foram usadas por ele para criar no universo para suas histórias. É verdade que ele criou línguas para os povos da terra média, e acrescentou detalhes próprios para este universo. Também devo dizer que o autor tinha por volta dos 16 anos quando escreveu o primeiro livro da saga Ciclo a Herança.

Joao.Victor 16/02/2018minha estante
É exatamente isso q eu quiz dizer não é arrado vc usar aquilo q vc tem d referências. Porém EU enxerguei muito mais Tolkien do que qualquer outra coisa ao ler o livro, justamente pq são as referência que tenho e a imagem que projetei na minha mente, com a descrição de Paolini, foram as mesmas figuras que Tolkien descreveu. Só quiz atentar a esse fato pq já conversei com muita gente q desqualifica o trabalho do autor por isso e eu realmente gosto de Eragon(a pesar do segundo livro ser um pouco chato). A história de Eragon e Saphira me envolver bastante .

Joao.Victor 16/02/2018minha estante
Sei que Tolkien não criou do nada as raças de seu livro, mas a estetica que conhecemos foi oriunda de suas histórias e enquanto eu lia Eragon em todo momento eu imaginava Tolkien, justamenre por ele ser a referência que tenho. Só quis pontuar isso pq ja vi pessoas desqualificando o trabalho do Palini por ser muito parecido, esteticamente, com Hobbit ou Senhor dos Anéis e eu realmente acho que a história ppr sí só é legal .

Paulo64 18/02/2018minha estante
undefined

Jéssica 08/07/2018minha estante
undefined

Pudima 22/04/2018

Sobre Eragon.
É um livro adolescente, que fala sobre poder, coragem e sabedoria.
é preciso coragem ao receber um poder, e sabedoria para usá-lo. O poder pode ser algo maravilhoso e de grande ajuda, mas quando mal utilizado pode (e provavelmente o fará) trazer consequências terríveis e inalteráveis.
Eragon ensina sobre paciência, sobre karma, sobre o peso das novas escolhas. Sobre amizades, confiança e dedicação.
Apesar de eu sentir que faltou bastante coisa e que tiveram algumas informações soltas e pouco exploradas, gostei da leitura.
Yuri Rebouças 22/04/2018minha estante
ai meu deus eu amo TANTO esse livro!

Pudima 23/04/2018minha estante
Sérioooo? Eu senti que faltou muita informação. Quando eu tava empolgada com umas partes, cortava o clímax e ia pra outro assunto :/ hehehe

Yuri Rebouças 23/04/2018minha estante
Se eu não me engano o autor era adolescente quando escreveu esse livro, por isso a história não é um épico 100% consistente como, por exemplo, O Senhor dos Anéis. Ainda assim eu adoro os personagens e a Saphira é um AMOR. Você pretende ler os outros da série?

Pudima 23/04/2018minha estante
Eu to perdidamente apaixonada pela Saphira, ela é demais mesmo! Pretendo, assim que eu conseguir algum emprestado, hehe.

beeresenhas 12/04/2024

Coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita.
Em Eragon somos transportados para um universo medieval, na terra de Alagaësia, repleta de magia, dragões, anões, elfos, espectros e outros seres. É uma fantasia com muita ação e mostra um império impiedoso e cruel governado pelo rei Galbatorix.

O enredo conta a história de Eragon, um garoto órfão de quinze anos, que vive em uma pequena fazenda em uma vila chamada de Carvahall, juntamente com seu tio Garrow e o primo Roran. Um belo dia quando Eragon sai para caçar nas montanhas próximas da sua vila, ele acaba encontrando uma pedra azul escuro muito diferente e bonita, mas o que o jovem não esperava é que essa descoberta mudaria a sua vida, que ele começaria uma jornada em busca de respostas, que seria enviado em uma missão para trazer de volta os extintos Cavaleiros de Dragões, e que passaria de um simples fazendeiro a um jovem aprendiz de magia.

Essa história foi inspirada em J. R. R. Tolkien mas também podemos ver outras referências como nos livros de Andrzej Sapkowski e George R. R. Martin, e para quem quiser também tem o filme do primeiro livro da série que foi lançado em 2006.

"Quanto aos assuntos do amor... o meu único conselho é que vocês sejam sinceros. É a ferramenta mais poderosa para abrir um coração ou ganhar um perdão."

"Saber quem você é, sem qualquer ilusão ou piedade, é um momento de revelação do qual ninguém sai ileso."

"Você deve estar disposto a proteger a si mesmo e as coisas às quais dá valor, não importa a que custo."

"Eu não sinto compaixão ou misericórdia por traidores e destruidores de ovos como aquele falso rei."
PotterBlake 12/04/2024minha estante
Parece ser bem daora! Gostei

Ulisses San 12/04/2024minha estante
Uma pena que fizeram apenas um longa metragem da série.

JGuSoul 13/04/2024minha estante
Todas as reviews deveriam ser assim!

beeresenhas 13/04/2024minha estante
@JGuSoul obrigada ?

mumu 06/08/2017

Eragon
Tudo começa com o garoto comum, com suas neuroses comuns e vida comum. Até que em outro lugar o mapa uma elfa está fugindo de espectros e monstros na tentativa de salvar um ovo de dragão do qual o império quer pôr as mãos novamente.
Eragon encontra o ovo, que ele acha ser uma pedra em uma caçada pelas montanhas chamada de A Espinha.

Nesse momento Eragon tenta vender a “pedra” de qualquer maneira sem sucesso, e é quando desperta o interesse de Brom, um velho contador de histórias muito misterioso. Eragon se surpreende quando a “pedra” cai no chão e de lá sai um dragão, ele tenta alimentá-lo mas acaba percebendo que o filhote é mais independente do que ele poderia imaginar, é quando ele faz um abrigo na floresta para a pequena Safira. Numa dessas saídas para cuidar do filhote é que a casa de Eragon é queimada e seu tio morto. Nisso ele sai em uma caçada com Safira e Brom, que o salva e o ajuda a fugir de Carvahall. Eles percorrem cidades e desertos atrás dos assassinos do rei, os Ra’zac.

Nisso sofrem emboscadas, Eragon aprende a usar magia, a lutar, e deixa de ser um menino franzino e passa a ser um homem, um guerreiro. Encontram aliados como um menino gato, mágico e especial, e uma mulher mística e bruxa que lê eu futuro e diz que ele está destinado a grandes feitos e que a mulher de sua vida será tão bela e especial quanto seu amor.

Como no filme, Brom morre e ele se alia a um estranho chamado Murtagh, que logo depois acabam por descobrir ser o filho do renegado que matou a maioria dos cavaleiros de dragão.

Eles se encontram com os Varden, ajudam a proteger a montanha fortaleza de ogros descomunais e em um momento entre a vida e a morte ele se vê com um ancião que lhe mostra coisas que ele deve aprender. Quando ele acorda coloca essa meta de ir para a fortaleza élfica e aprender mais sobre o que ele é e o que veio fazer.

Pra vocês já deve ser manjado o livro por causa do filme, mas indico totalmente porque É TOTALMENTE DIFERENTE E VALE A PENA LER!!!!

site: http://murysdiary.blogspot.com.br/2017/08/resenha-eragon-christopher-paolini.html
Giu Fernandes 03/10/2017minha estante
Levei um spoiler do brom rs mas segue o baile

mumu 04/10/2017minha estante
Hshsha desculpa florzinha, fatos que temos que lidar. Eu particularmente adoro spoilers, me da mais vontade de ler!

dquadros 18/01/2018minha estante
Eu gostaria de ouvir a tua opinião sobre o livro, mania desse povo por sinopse dos livros, aff

mumu 29/01/2018minha estante
Não entendi, isso foi uma reclamação?

Cyn 03/02/2009

Star Wars Na Terra Média
Vocês se lembram quando o "Meu Nome é Enéas" se elegeu deputado federal por São Paulo e de lambuja levou outros candidatos do PRONA com ele (alguns com menos de 30 votos)? Pois é, um amigo meu ficou p... da vida por ter perdido a oportunidade de ser deputado federal. Detalhe, ele não era (nem é) filiado ao PRONA (nem a partido político nenhum). Só ficou chateado por não ter tido essa idéia.

Eu fui solidária com a raiva dele porque já havia passado por uma situação semelhante quando vi uma propaganda de uma "palmilha magnética que emagrece". A propaganda informava que para a palmilha funcionar era necessário que a pessoa caminhasse bastante e assim estimulasse os pontos certos do pé que iriam fazer a pessoa emagrecer. Ainda faziam uma observação que quanto mais a pessoa caminhasse mais iria emagrecer. Pois é... E tem mais! Para acelerar o emagrecimento eles incluiam inteiramente grátis um plano alimentar. É, eles conseguiam anunciar isso sem rir. Por que eu fiquei com raiva? Porque eu não tive a idéia de vender dieta e exercício como mágica e assim perdi a chance de ficar rica...

E o que isso tudo tem a ver com o post de hoje? É porque o Eragon se encaixa nas categorias acima de chances perdidas. A história de Eragon é na realidade uma história que já fez muito sucesso repaginada. Vou fazer um resuminho (com spoilers) então vai estragar a surpresa para quem ainda não leu e para quem conhece a história da qual Eragon foi copiado.

SPOILERS

Após muitos anos de paz, que era mantida pelos "Cavaleiros do Dragão", um jovem cavaleiro do Dragão trai seus semelhantes e se torna imperador.

Muitos anos depois nos confins do império, um jovem (Eragon) que não conheceu os pais e foi criado pelos tios descobre uma coisa que o coloca sob as atenções do Império.

Após a morte do seu tio por soldados do Império (que buscavam essa "coisa") ele foge com um velho sábio da aldeia (Brom) que dá mostras de ser muito mais do que aparenta. Esse sábio inicia o treinamento do jovem como um "Cavaleiro do Dragão" e lhe dá de presente uma espada. O jovem tem visões de uma bela mulher que foi aprisionada no início da história.

Em determinado momento o jovem e o sábio quase são capturados, mas conseguem escapar com a ajuda de um aventureiro misterioso (Murtagh).

Infelizmente Obi-wan (Brom) acaba falecendo e Luke (Eragon) e Han Solo (Murtagh) continuam a jornada sozinhos salvando a princesa Léia (Arya)...

FIM DOS SPOILERS

Preciso dizer mais? Pois é, o Christopher Paolini pegou o roteiro de Star Wars e jogou na Terra Média. Resultado prático? Sucesso garantido. O que me dá mais raiva é que o moleque (Christopher Paolini) escreve mal. Poderia ao menos escrever bem, assim eu teria me divertido visto que adoro Star Wars.
AJFERRAZ 09/02/2009minha estante
Eu ri demais com essa sua resenha, e concordo!

hauhauhauahuhauhau

cintiarock 09/02/2009minha estante
hahahahahaha sensacional o resumo... Qdo chegou na parte do Obi-wan tive crise de riso hahaha...

Arrasou!!!

MissesElf 28/12/2009minha estante
É incrível a INVEJA de algumas pessoas, não é?

Eu duvido que você conseguisse escrever o que o Paolini escreveu e duvido que o seu livro fizesse tanto sucesso quanto dele, tendo tantos fans e tantos viciados na série.Ah, é mesmo, eu DUVIDO também que você conseguisse vender 15 MILHÕES DE EXEMPLARES, ok, amiga?

#ficadica

Se liga antes de sair por aí escrevendo esse tipo de coisa, ok? E não insulte grandes autores, quando você não consegue fazer melhor!!!!!

Vai ler alguma coisa que NÃO preste (Vai ler Crepúsculo!)

Bruno 20/05/2010minha estante
Também gosto muito de ERAGON, mas também sei que a história dele foi tirada um pouquinho dali, outro pouquinho daqui. Porque eu dormia lendo Senhor dos Anéis e dormia do mesmo jeito em Eragon (correção: Comecei a dormir apartir do segundo livro ELDEST), mesmo tendo uma história cansativa, mesmo depois de esculhambar ele, digo que gostei, e estou ansioso (*-*) para o 4º livro.

Andrea 21/11/2010minha estante
HAHAHAHAHAHAHAHA! Como eu não pensei nessa resenha antes? :P

André 01/04/2011minha estante
Sim, é um livro pobre em termos de escrita e nada original, infelizmente. Mas nem sempre precisa ser um bom livro para fazer sucesso, infelizmente.
Concordo plenamente contigo.

Gih 26/04/2021

Bom!
A escrita é ótima, me cativou e me prendeu; porém, o final não me instigou o bastante para continuar a série, entretanto, é uma ótima fantasia épica, recomendaria a um amigo.
Juh 26/04/2021minha estante
Amiga é parecido com o filme ?

Gih 26/04/2021minha estante
Vish amg eu nn vi o filme kk só sei q quando eu assistir eu vou me achar pq eu vou estar tipo " eu li o livro" kmm

Gih 26/04/2021minha estante
Mas uma coisa q eu lembro é q eu vi a capa do filme e o Brom do livro é um ancião e o do filme é mais novo, com a barba feita, aparenta ter uns 40-50 anos

Gabriel 20/07/2012

???
Depois que você lê Senhor dos Anéis, esse livro é coisa de amador...
Alysson - @alyssonhp 31/07/2012minha estante
Eu li O Senhor dos Anéis e não tenho a mesma opinião... Paolini não foi original, mais temos que reconhecer que talento pra escrita ele tem e bastante!

Ps. Eu acho O Senhor dos Anéis melhor, mais gostei de Eragon tbm!

Gabriel 31/07/2012minha estante
Concordo com você, ele realmente tem talento, e Eragon não é ruim, mas eu idolatrado Tolkein, e sua genialidade, que até hoje cria fãs ao redor do mundo... A questão é que não sou muito fã de obras explicitamente baseadas em outros clássicos...

Alexandra 24/08/2013minha estante
Tbm gosto de Tolkien, e na minha opinião acho que Paolini tem muita capacidade de escrever livros incríveis, mas não precisa ser baseados em outro livro mega conhecido...

Dea Balle 16/02/2010

Em duas linhas
Star Wars meets Lord of The Rings.

Fim.
Alex100 18/02/2010minha estante
Assino embaixo.

supervalentim 02/07/2016minha estante
Haha!

supervalentim 02/07/2016minha estante
Haha!

wIllIam387 01/08/2022

A magia do clichê bem feito
Um dos melhores livros de fantasia que já li. Tem tudo que um clássico da fantasia geralmente tem, todos os elementos necessários para se fazer uma história épica da jornada de um herói - é puro suco de alta fantasia no melhor sentido possível, porque é muito BEM ESCRITO, o autor faz questão de nos deixar imersos naquele ambiente, é quase como se estivesse passando um filme em nossa cabeça. Esse livro merece cinco estrelas, pois nas minhas duas leituras amei de paixão, gostando ainda mais na segunda vez.E, definitivamente, é o melhor da série inteira. Enfim, altamente recomendável. (Vale mencionar que o sistema de magia em Eragon é muito bem desenvolvido e balanceado, o que nos ajuda a ter uma noção do que os personagens são capazes de fazer)
Jordão. 01/08/2022minha estante
O dragão é fêmea?