Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Thay 27/12/2022

ERAGON: UMA JORNADA ÉPICA
Minha paixão pela história de Eragon começa na minha infância, com o filme lançado em 2006. Dragões, criaturas mágicas, magia e aventuras é tudo aquilo que eu mais amo em uma boa história e Eragon, de Christopher Paolini, consegue trazer todos esses elementos de uma forma harmônica e muito envolvente, pelo menos, para mim. O universo de Eragon é fantástico e a narrativa do primeiro livro é a introdução perfeita para todo o contexto, revelando as guerras e conflitos que o personagem e seu mundo estão inseridos, o que justifica a jornada que se estende ao longo das páginas e o conflito final ser mais rápido. Sendo possível supor que a história se desenvolverá muito mais complexa ao longo do Ciclo da Herança. O que me deixa bastante animada!!

Lendo resenhas sobre o primeiro livro do Ciclo da Herança, me deparei com várias críticas acerca da personalidade de Eragon e o absurdo que foi um "velho barbado", referindo-se a Brom, irresponsavelmente acompanhar um adolescente em uma aventura atrás de vingança. Além destas, vi também comentários sobre a lentidão para os acontecimentos e como a narrativa traz somente a jornada do protagonista de uma ponta a outra na terra de Alagaësia. Ao me deparar com esses comentários, fiquei receosa pela leitura do livro, porém, meus sentimentos sobre a obra foram o oposto das críticas, considerando alguns pontos acerca da construção da trama.

Vamos ao primeiro. Eragon foi escrito e criado por Paolini aos 15 anos. Ninguém nessa idade era/é maduro o suficiente e penso que o personagem foi criado a partir de quem era o autor naquela idade, refletindo sua mentalidade e consciência de mundo, o que pode significar que Eragon amadurecerá com o passar do tempo, assim como seu autor. Dessa forma, a personalidade do protagonista e seus feitos, muitos deles impulsivos, são esperados se considerada sua idade e trajetória de vida. Harry Potter era uma criança extremamente complicada, além de encrenqueiro, era um aluno totalmente desinteressado e nada dedicado, o que o colocava e aos outros em risco. Ainda assim, seu destino foi definido desde o dia em que se tornou "o menino que sobreviveu". Nesse sentido, é possível compreendê-lo por sua trágica história de vida que reverbera nos eventos dos sete livros. O mesmo deveria ser considerado sobre Eragon, sendo ele um menino que cresceu sendo criado pelo tio, sem saber nada sobre seus pais - a não ser o nome de sua mãe -, passando dificuldades e vivendo em um reino governado pelo monarca tirano Galbatorix, um antigo, experiente e violento Cavaleiro de Dragão dominador de magia.

O segundo ponto, referente a Brom segui-lo em sua aventura e orientá-lo em sua trajetória para tornar-se um Cavaleiro de Dragão, é uma questão super explicada na trama. Dessa forma, não tem o que questionar sobre a postura e decisões de Brom. Ele se dispôs - como uma missão - a treinar e ensinar Eragon enquanto fosse possível, ao mesmo tempo a própria trama mostra a sensibilidade de Brom diante do destino de Eragon e ao próprio menino a quem se afeiçoa, revelando uma relação de carinho e cuidado. Acredito que a história de Brom e Eragon se estenderá nos próximos livros com algo a mais, isto é, penso que há um motivo maior para o cuidado e atenção de Brom para com o protagonista. Inclusive, considero uma relação muito muito bonita.

O terceiro ponto é sobre os acontecimentos serem lentos. Não concordo, posto que é nítido que Paolini tinha pretenção de dar continuidade à história, basta prestar atenção nas previsões de Angela para a vida de Eragon. Sendo assim, ele utiliza deste livro como uma introdução ao universo épico de Eragon, isto é, mostra as terras da Alagaësia e menciona as terras para além dessa, as criaturas máginas, a política, a organização das cidades, a personalidade dos personagens e principalmente de Eragon e de Saphira. O livro 1 é justamente para mostrar o início de uma nova era de cavaleiros de dragão dentro de um cenário de tirania e violência que deverá ser combatida e Eragon como o centro dessa trama, justificando seu nome e seu destino, pois o primeiro cavaleiro de dragão possuia seu nome. Enfim, os acontecimentos dessa história são para introduzir o leitor nesse mundo. Outra justificativa que tenho sobre não concordar que os eventos são lentos é que tive a impressão que acontecem muito muito rápido, pisquei e os capítulos passaram, os personagem já tinham superado mais uma etapa, atravessado mais uma cidade, passado por mais um problema e aprendendo mais em cada uma delas.

Na minha perspectiva, um ponto fraco na narrativa foi a falta de um plot twist. Talvez ele tenha surgido sutilmente perto do final, com a revelação da identidade de Murtagh, que pode dar uma continuação interessante nos eventos posteriores ao primeiro livro. Fico aguardando ansiosamente um boom em Eldest, que devo começar o quanto antes, pois já tenho em mãos. Os pontos fortes do livro são vários, é uma história que evoca uma jornada épica, cheia de desafios e aprendizados, laços de amizade e parceria, mistério e política, não foca em romance (ainda que eu saiba que isso aparecerá mais para frente), mas em superação e amadurecimento. Os personagens são bem construídos, há diálogos excelentes, reflexões interessantes que me permitiram realmente mergulhar no mundo fantástico criado por Paolini. Saphira é linda e eu amei acompanhar seu crescimento e ver toda sua sabedoria e carinho para com Eragon e a criação de um laço tão forte e mágico. A propósito, se eu já amava dragões antes, com Saphira aprendi a amar mais, especialmente porque ela consegue aparecer na história não como um "animal de estimação" ou uma "arma", mas como um personagem ativo, influente, com desejos, pensamentos, emoções. Amei que ela pode falar, ainda que em pensamento com Eragon, e que seus diálogos tenham ficado tão bem colocados na história, mostrando sua importância nos acontecimentos.

O livro é com-ple-ta-men-te diferente do filme, até onde me lembro. O que me deu mais motivação para continuar a leitura. A edição de 2005 da Rocco é linda, a capa maravilhosa com a carinha da Saphira, o mapa no início é excelente, me peguei várias vezes dando uma olhadinha para ver onde estavam os personagens em determinados momentos de suas jornadas. As folhas não são brancas e a fonte está em tamanho e espaçamento ótimos, mostrando um trabalho de diagramação e editorial perfeito e cuidadoso. Os capítulos e parágrafos são médios, o que não torna a leitura cansativa ou pesada, ainda que o livro seja um pouco denso, considerando suas 466 páginas.

Sem dúvidas é um livro que eu indico para quem gosta de uma aventura jovem, com elementos fantásticos e um cenário medieval, com um final que dá a entender que uma nova aventura surgirá, com novos desafios, possivelmente muito mais complexos, que darão uma visão mais ampla sobre o protagonista, mas também de todos e tudo que o cerca. Eragon é uma história que eu já tinha muito carinho e, com certeza, ganhou muito mais meu coração.
Siz | @cantinhoda_siz 27/12/2022minha estante
Amei sua resenha! Sério, eu amei essa história...

Nathaliacostad 25/12/2022

Eragon
Realizei a leitura em forma de audiobook e foi uma experiência muito boa, acompanhar todas as aventuras dos protagonistas foi bem interessante. Infelizmente não amei a história ao ponto de continuar a série..

mini supla 21/12/2022

nunca tive tanto sono na minha vida quando eu tive lendo cada página desse livro eu até tentei e fui até o final porém intankavel

Yago 20/12/2022

É bom, mas vai depender do gosto do leitor.
Consegui terminar! Gostei muito do livro para quem gosta de lutas, fantasias, idade média e dragões, mas tem algumas partes que enrolam um pouco. Muitos capítulos são fugas e viagens pela Alagaësia, mas como é um livro de fantasia, é de se esperar um pouco de enrolação. Muitas coisas interessantes parecem que vão acontecer no próximo livro, e muitos plot twists também. Estou ansioso para ler Brisingr daqui a um tempo :)
Yago 20/12/2022minha estante
Uma errata: eu errei a continuação, e disse o nome da continuação número 3 ao invés da 2. O 2° livro da saga é Eldest.

Natália Tomazeli 20/12/2022

Essa foi uma experiência de leitura maravilhosa
"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Depois de tanto tempo, finalmente venho falar sobre "Eragon" foi um livro que eu realmente amei! Tanto tempo porque apesar de o livro ser relativamente curto, eu demorei bastante pra concluir a leitura (e também porque eu tô com várias resenhas mega atrasadas aqui no skoob, aí demorou ainda mais pra aparecer aqui). Isso não tirou o demérito do livro ser maravilhoso pra mim, e tenho certeza que irei continuar lendo a série! Queria ter inclusive lido ela em 2022 mas não deu, vai ficar pra 2023 mesmo.

Esse livro é um introdução muito digna a um universo literário que se assemelha muito com outros que já vimos. Mas temos que lembrar que ele foi publicado em 2003, então o que veio depois é que se assemelha a ele, com exceção do Ciclo Terramar, da Ursula K. Le Guin, que claramente serviu como uma inspiração para Christopher Paolini criar o Ciclo da Herança (até o nome ele "se inspirou" uehueheu). Eu li o Ciclo Terramar depois (os dois primeiros livros) de Eragon, mas se tivesse lido antes, acho que não teria achado Eragon grandes coisas honestamente, porque a história quase que passa o limiar da inspiração pra ir pro do copia e cola. Desculpa falar isso, mas foi o que eu senti. O sistema de magia inteirinho de Eragon é igual, IGUAL ao de Terramar e todos os personagens principais parecem o Ged (o protagonista da Ursula) só que em diferentes fases da vida. Acho que o único defeito do livro foi não ter incorporado mais coisas novas ao passo que incorpora as coisas criadas por outros, digamos. Me disseram que o autor faz isso com o Robert Jordan também, mas não vou opinar sobre porque eu ainda não li "A Roda do Tempo".

Ele tem esse ar super clássico da fantasia, porque referencia e segue moldes de obras ainda mais clássicas. Isso faz com que o livro ganhe um tom nostálgico pra mim, pra que passo tanto tempo consumindo esse tipo de história. Por isso que na época que li, gostei tanto!

Com certeza, gostaria de ter conhecido esse livro na infância, mas ler ele na fase adulta também me trouxe um sentimento muito incrível, nostálgico mesmo, como eu já disse.

Ano que vem, a Disney tá prometendo uma série (ou filme, não lembro ao certo) adaptada desses livros, e eu quero só ver se dessa vez Eragon vai fazer sucesso no audiovisual, porque da primeira vez, considero que não foi o que aconteceu kkk

Fer 20/12/2022

Uma fantasia pra quem gosta de fantasia.
O livro é impressionante, ainda mais pra uma pessoa como eu que adora mundos fantásticos e criaturas místicas. A principal delas, Safira, é simplesmente o melhor personagem do livro. A personalidade forte e o senso de humor dela a torna um ser fantástico, mesmo não sendo humana. A ambientação descrita pelo autor atiça nossa imaginação, sempre tendo uma clara visão de que tipo de espaço cerca os protagonistas. O progresso da aventura é lento e de certa forma repetitivo, mas isso é compensado pelo desenvolvimento dos personagens, que ganham cada vez mais profundidade e carisma com o passar da história. Pode ser uma boa leitura pra quem está começando a se aventurar no mundo de fantasias e gosta desse formato de "jornada do herói".

Maria 14/12/2022

Dragões, eu adoro dragões
Esse livro tinha tudo o que mais gosto em aventuras, dragões e uma jornada épica. Apesar da leitura mais lenta, esse mundo me cativou. A história em geral é muito boa e faz que você queria a continuar lendo.
Esse livro me lembrou dos livros que lia quando era mais jovem. Recomendo se você gosta de dragões, senhor dos anéis, e jornada do herói.

Tião S3 08/12/2022

Fantasia clássica em sua essência
Eragon é um prato cheio para os apreciadores de fantasia clássica, obras como Senhor dos anéis e As Crônicas de Nárnia são inspirações muito fortes que o autor teve em sua escrita, trabalhando a velha e gostosa temática de elfos, anões e monstros.
A história consegue construir e desenvolver seu mundo na medida certa, trabalhar os personagens e suas relações, com destaque para Eragon e Saphira que são os melhores de longe, e entregar um enredo muito bom para um início de saga.

Mega.Master 05/12/2022

Honestamente? Eu não gostei tanto.
O livro na verdade é sobre uma jornada e como o personagem anda e encontra perigos e nunca tá longe da morte, porque ele é especial.
Eu devo dizer que é impressionável o fato de o autor ter escrito com só 15 anos, e pra isso eu dou o devido crédito, mas como livro em si, acho que falhou em muita coisa. O livro parece na verdade um grande exercício de escrita, como se o autor estivesse pesquisando recursos narrativos e encaixando eles como convinha, mas os formatos acabaram ficando muito artificiais, e o livro não segue um ritmo constante. A verdade é que eu quase desisti várias vezes.
Não decidi ainda se vou ler ou não a continuação.

Welliton.Moreira 01/12/2022

Quando se trata de fantasia... sou suspeito a falar
Este livro é aquele tipo de história fantástica com elementos suficiente para encantar em pouquíssimas páginas, repleto de dragões, cavaleiros, elfos, feiticeiras, etc.
Na história acompanhamos a jornada de Eragon para se tornar um herói. No entanto, o que faz desta jornada ser diferente de outras é o simples fato de que existo todo um universo criado com crenças, guerras, derrotas, vitórias, mártires e lendas; que possuem uma verdade muito centrada, com organização e fundamento.
Quando Eragon encontra um ovo de dragão, sua vida vira completamente de cabeça para baixo. E este é o ponto crucial da história e que vai custar o despertar de muitas coisas em um mundo onde tudo parecia estar calmo.
Entre tantos personagens, Saphira, um dragão femea (que foi encontrada por Eragon) tem toda uma onda de drama girando ao seu redor, pois acredita-se que ela seja o ultimo dragão e sendo assim necessário proteção. Isso faz com que tanto ela como Eragon corram perigo e precisem encontrar aliados, pois uma guerra iminente está próxima de eclodir.
Por outro lado, Eragon é um personagem intrigrante, pois é um garoto cheio de impulsividade causando muitos problemas, mas também agindo com esperteza em diversos momentos cruciais. Talvez por ser jovem demais, ele sempre está na balança para mediar suas decisões.
O final do livro é um convite para uma próxima continuação. Eu achei maravilhoso e desejo seguir com a saga. Recomendo.

Siz | @cantinhoda_siz 19/11/2022

A vida é muito mais do que uma guerra constante.
Eragon foi, sem sombra de dúvida, uma das minhas melhores leituras do ano. Desde o lançamento do seu filme eu já havia me interessado por sua história. Na capa, o livro traz o primeiro dragão que conheceremos, seu nome é Saphira. Ela será a leal companhia do jovem que dá noite para o dia tem sua vida transformada e parte em uma perigosa viagem acompanhado de um contador de histórias. Divertida e fascinante, Eragon certamente é uma aventura que nos faz devorar cada página. Outro ponto que me encantou foi poder seguir a jornada pelo mapa e conseguir acreditar naqueles caminhos, imaginando cada uma das cenas. Morri de rir com os diálogos e pensamentos de Eragon com Saphira, assim como me surpreendi com muitas partes da trama. Na minha opinião, apesar de seguir um roteiro básico que já estamos acostumados a ler, tem seu potencial e sua mágica. Sendo este o primeiro volume, que dá início a uma magnifica história, que mostra o desenvolvimento coerente do personagem e a necessidade urgente de melhorar e despertar suas habilidades como cavaleiro.

site: https://www.instagram.com/cantinhoda_siz/
Thay 27/12/2022minha estante
Compartilho o sentimento ?

Juli.Sampaio 18/11/2022

PORQUE DEMOREI PRA LER
gostava do filme, então resolvi ir atrás do livro e me encontro viciada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carol 15/11/2022

Eu demorei quase seis meses para finalizar a leitura deste livro. Não porque a história fosse ruim ou coisa parecida. A história é muito boa, a trama bem legal, temos dragões na história, ela tem tudo pra ser um dos melhores clássicos fictícios ever.
Mas aí vem aonde o livro falha. A narrativa do autor é estressante. De certa forma ele não conseguiu cativar de forma alguma o leitor. A leitura é massante e por mais que você queira saber o desfecho, isso te demanda uma paciência que eu não tive.
Quero dar um tempo antes de ler a continuação para ter a certeza de que estarei dando a atenção necessária para ela.

Riam 09/11/2022

É ok...
A escrita dele é muito boa. No geral, as descrições de cenário e personagens são melhores do que o desenvolvimento dos personagens e da história.
Do meio pro fim do livro as coisas são mais arrastadas, mas ainda dá um "ânimo" continuar a leitura.
A maioria dos encontros importantes sempre termina da mesma forma, mas dá pra se acostumar (apesar de incomodar muito).
O pior de tudo, ao meu ver, é o final, que deixa um amargo na boca.
Apesar de tudo, a leitura é boa.