Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

@tuoliveira. 07/02/2024

Descrição detalhada
Eu gostei bastante da história, principalmente a partir de 70% da leitura. No começo o autor faz uma descrição muito detalhada sobre o silo, que acabou me cansando um pouco (eu entendo, porque a ideia é que o leitor imagine esse novo mundo distópico, mas eu assisti a série primeiro então foi cansativo). Mas a narrativa é bem legal. Confesso que os roteiristas da série deram uma melhorada na história, alterando a ordem de apresentação dos personagens e trazendo mais ação para a obra. Fiquei bastante curiosa, mas ai da não sei se me arrisco no volume 2?

Bete Conrado 05/02/2024

Para os amantes de ficção pós apocalipse essa trilogia é um prato cheio, nem tudo que parece certo é a verdade !!!

th.gg 04/02/2024

Achei legalzinho, demorei pra ler, tava esperando uma coisa totalmente diferente no início. tem alguns poucos momentos bem empolgantes. não sei se vou continuar a série...

Anaíse 26/01/2024

Aos amantes de distopia: Leiam Silo
Sempre gostei do gênero distopia, porém só conheci Silo através da série -de mesmo nome- produzida pela Apple TV, como o final me deixou bastante curiosa, resolvi ler o livro.
E que leitura agradável, leve e dinâmica, alguns detalhes foram um pouco diferentes da série, mas nada a ponto de mudar o enredo, inclusive, acredito que todas as pequenas modificações deixaram a série ainda melhor.
O livro é realmente muito bom, conta com alternância de capítulos entre alguns personagens, o que contribui para deixar o suspense ainda melhor e aumentar a nossa curiosidade sobre os acontecimentos.
O final foi incrível e me deixou com mais vontade de terminar a trilogia (Silo, Ordem e Legado), então, aos fãs do gênero: leiam, vocês também vão gostar :)

Jessi Barbieri 26/01/2024

Que universo bem pensado, mas confesso que fiquei confusa um pouco com visualização de milhares de pessoas morando dentro desse silo.
amém que existe uma série para matar um pouco mais da minha curiosidade.

Duda Jaques 25/01/2024

Grandes expectativas para os próximos
Eu ganhei esse livro no ano em que ele foi lançado, li 10 páginas e abandonei ele na estante durante muito tempo. Criei coragem e tentei novamente (antes do lançamento da série), e acredito que fiz o correto. Eu era praticamente uma criança quando ganhei e se tivesse lido, não teria o mesmo impacto.

É um ótimo livro. Quando terminei precisei de um tempo pra assimilar e refletir.
O fato do início ser arrastado prejudica um pouco, mas vale a pena insistir, pois é difícil parar depois. E é muito detalhado, o que as vezes me deixava com vontade de pular os detalhes de tão imersa e empolgada que eu estava pra saber a continuação.
Tirando isso, a escrita é fora da curva, os personagens muito bem desenvolvidos, a tensão que o livro proporciona é incrível e o fato de alternar a narração entre os personagens me agradou muito, mesmo tendo uma preferida.
Sinceramente, ainda não li os outros por medo de me decepcionar, pois a expectativa é alta.

AAnacruz 22/01/2024

Premissa interessante, mas perdem muito tempo nas escadas
Que o livro é bom não dá pra negar, mas em muitas partes é cansativo. Muita enrolação em algumas partes, paixões e parcerias rasas que surgem do nada, uns 50 mil personagens que vão morrendo um atrás do outro e uma protagonista sem carisma nenhum.
A escrita não é ruim, mas na maior parte do tempo tava agoniada pra acabar, podia ter tirado boa parte da enrolação nas escadas ou de uns romances sem sal e deixas com 300 ou 400 páginas.
Sinceramente não sei se vou ler a trilogia.

Ana Caroline 22/01/2024

Silo conta a história de um mundo distópico onde as pessoas vivem embaixo da terra em ?silos? organizados politicamente onde todos tem suas funções e o controle é exercido categoricamente. A qualquer movimento de revolta é feita a chamada limpeza, onde a pessoa que está com ideias opostas a ordem é enviada para o mundo exterior que pelo que todos falam é extremamente tóxico. A história é boa, nada de muito surpreendente. O autor discorre sobre ideias e motivações dos personagens para que o público se apegue, para que se crie uma conexão.

Raul.Grenchi 12/01/2024

A ambientação é legal, a escrita é boa, apesar de muitas vezes ser muito detalhada se tornando cansativa, e peca em deixar os personagens meios rasos dificultando se apegar

A trama me interessou mas me frustrou depois, toda a trama se baseia apenas pq escondem informações do povo, meio que a causa de todos os problemas é um segredo que se contado não mudaria nada na vida de ninguém, meio sem sentido

Trás algumas frases legais e algumas reflexões, mas me frustrou um pouco, não vou dar sequência na série, prefiro ler outras coisas

Lucy_13S 11/01/2024

É tipo um X-tudo, tudo de bom
O livro é ótimo, realmente maravilhoso em todos os sentidos. Eu li o livro quando tinhas uns 13 anos, e agora com 17 a emoção e o carinho pela história são iguais. É livro é baseado em um cenário de um mundo completamente diferente, mergulhar nas regras desse mundo próprio do livro é uma viagem super divertida, uma leitura leve, com alguns toques ácidos e outros doces, Silo estará sempre no meu coração, amo demais e super recomendo ??????

Avaliação técnica:
História: ótima, muito bem feita e equilibrada, é algo totalmente diferente de qualquer coisa que já li ou assisti, mas ainda é algo que consegui imaginar, não é aquela coisa sem pé nem cabeça super surreal;
Personagens: a protagonista é realmente muito bem feita, uma garota forte, com uma história organizada e realista, nenhum dos personagens secundários foi muito explorado, mas ainda assim eu diria que são bem feitos, já que cada um tem suas próprias características;
Escrita: boa, é tranquila por não ser complicada, você não precisa de muito esforço para entender, mas em alguns momentos se torna um pouco sufocante pela quantidade de detalhes, eu gosto pois consigo me apegar mais ao livro, mas para algumas pessoas isso é ruim.

É isso, leiam!

Gabriel 11/01/2024

Esse é o nosso legado...
Livros como este me deixam tão pensativo por semanas, e a história fica comigo muito tempo, o que é irônico, pois eu sempre soube que essa leitura seria marcante para mim. Eu li as primeiras 50 páginas assim que comprei o livro em 2021, mas acabei abandonando e só fui continuar agora. E eu simplesmente NUNCA esqueci exatamente do que acontecia nesse início do livro, eu sabia narrar exatamente como eram estes acontecimentos iniciais do livro. E é exatamente, também, o que sinto agora que finalizei a experiência completa. Vou lembrar desse livro por muito tempo. E quando uma história consegue ser memorável assim, significa MUITA coisa.

Um mundo devastado e tóxico cuja única proteção é um silo subterrâneo em que todos vivem sob um Pacto de permanecer dentro dele e qualquer desejo de conhecer o lado de fora é punido com o exílio para os venenos atmosféricos no lado de fora. Essa premissa é apenas a pontinha do iceberg do mundo fantástico que o Hugh Howey criou. A escrita dele é linda, a construção de mundo dele muito boa. Sinceramente, a mente desse homem é de titânio por ter pensando nisso. De algumas formas, Silo é uma história de um nicho já bem conhecido e consolidado na literatura de ficção-científica e distopias, mas executada de um jeito único, arrebatador.

O livro é um amontoado de plot twists, e a cada nova revelação novas perguntas surgem e a complexidade do enredo só aumenta. E no capítulo em que as coisas são explicadas, eu senti um arrepio na espinha, porque é uma coisa tão possível de acontecer. Eu senti medo pensando na vida real. É o que a maioria das distopias fazem, mas nesse caso, foi diferente... não sei explicar.

E comecei a ver a série, que na minha opinião, só enriqueceu ainda mais esse universo. Um complemento muito bom para quem já leu, pois destrincha vários elementos da história que não estão presentes no livro ou então que foram resumidos e mencionados brevemente dentro dessas 500 páginas.

Enfim, que pancada. Te amo, Hugh Howey!

Anderson916 06/01/2024

Sensacional
Terminei o livro em uma semana logo após ter maratonado a série Silo em uns 4 dias kkkkk

Amo esse tipo de mistério, o final foi totalmente imprevisível, sinceramente achei que não iria tomar aquele rumo até pq são 3 livros, me surpreendeu positivamente porque agora vou querer saber a todo custo como essa história termina.

Clara 04/01/2024

Li por causa da série
Em 2023 assisti a primeira temporada da série (Silo) gostei bastante da série. Há bastante suspense, tensão, drama, fora a sensação constante de as pessoas e você estarem sempre enganados. Após ler o livro concluo que é uma boa adaptação. A série adapta cerca da primeira metade do livro.
Já o livro foi o que eu esperava, me entregou o que eu queria, as dúvidas (ou o que eu ainda não sabia) foram sendo sanadas ao longo da história, o que acontecia em cada núcleo me interessava e era utilizado em outro núcleo, cada ação com uma reação. Uma trama dinâmica, de leitura rápida e não fiquei perdida com tudo o que acontecia.
Espero que quem ler essa resenha deuma chance para ambos (série e filme). =)

thaís 04/01/2024

Silo foi capaz de reacender minha paixão por livros pós-apocalípticos! É realmente muito bom! Muito bem pensado, estruturado e escrito! Terminou me dando o desejo de saber mais e, por conta disso, já vou começar a leitura de Ordem.

Tenho críticas ao começo lento. Sinto que engatei de fato na leitura e passei a ficar muito mais envolvida na história quando já estava chegando na metade do livro. Mas, também compreendo a lentidão desse início, para nos habituar ao cenário e todo o contexto da história.

E eu amei muito como a escrita consegue nos passar a sensação de estarmos presos! Essa sensação claustrofóbica do silo!

Enfim, gostei muito! Quero continuar a trilogia e terminar o quanto antes. Preciso de respostas!