Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Mayara 01/05/2023

Silo
Decidi ir atrás deste livro ao ver o trailer da adaptação que vai chegar essa semana no Apple Tv+ e gostei bastante da trama. O início demora um pouco pra engrenar, mas não acho que compromete o desenrolar, é uma boa distopia.
Armando.Edra 06/05/2023minha estante
Eu me interessei também por ter visto o trailer da série! Vou comprar o livro!

Yohana Karoline 29/05/2023minha estante
Comecei ler o livro por causa da série, daí agora a série tá no episódio 5 e eu já estou terminando o primeiro livro

Joseane 19/04/2023

Um livro bem viciante
Eu gosto muito de filmes e séries pós apocalíptico, tipo The 100, mas é a primeira vez que leio um livro sobre o tema e o resultado foi bom.
A minha crítica é que eu achei que os personagens são muito pouco trabalhado e, não sei se algumas pontas soltas serão explicado pelos três próximos.
Mas é um livro que te prende, mas que não permite que sua mente voe até o local que eles estão pela falta de uma narrativa descritiva do autor.
Mas, quero ver a série que será lançada pelo Apple+

livrosepixels 19/04/2023

Todas as revoltas começam do mesmo jeito: do desejo de mudar
Silo é uma distopia bem original (se desconsiderar a estrutura básica da distopia / sociedade pós cataclismo). Escondidos embaixo da terra, dentro de um silo de metal, uma sociedade sobrevivente prospera após anos de devastação. O mundo exterior é assassino, tóxico e a única sobrevivência é dentro das paredes. Isolados. Esquecidos no além. Do lado de fora a morte reina.

Mas como todo grupo humano, em algum momento a convivência é perturbada e revoltas surgem. Motins são criados, pessoas morrem. E a paz volta a reinar mais uma vez, por um tempo. Até tudo recomeçar. É exatamente o ponto onde o livro está: perto de um novo motim. Mas dessa vez é diferente. Desta vez poderá ser o último. E tudo sempre começa do mesmo jeito: a curiosidade pelo exterior.

A trama de Silo nos leva a questionar nossas próprias convicções sobre as coisas. É um convite a sair da zona de conforto. Muitas vezes nós nos prendemos a silos imaginários, com medo de nos abrirmos para o novo, para o desconhecido. A simples ideia de ser diferente nos assusta. Mas cada vez mais fundo na nossa mente fica a pergunta “e se”. E se o desconhecido não for perigoso? E se o diferente e alienígena for o começo de algo bom?

Mais do que isso, também a trama nos mostra que o conhecimento às vezes é a arma mais poderosa de uma sociedade. Ou pelo menos de quem detém dela. A censura é muito boa em conter um grupo, mas quando esse grupo passa a conhecer certas coisas, torna-se cada vez mais difícil não ir de encontro à ruptura. A questão é: vale a pena morrer pela verdade?

Silo é uma distopia maravilhosa sobre verdade e jogo de poder, mostrando o quanto a busca por conhecimento pode salvar - ou tirar - vidas. Não é mais do mesmo, é uma verdadeira trama sobre a busca por uma vida melhor, por romper limites, por vencer barreiras. Tudo depende do que você acredita.

Obs: Silo está sendo adaptada em formato de série para a Apple TV+, com data de estreia agendada para 5 de maio de 2023 o/

[RESENHA ORIGINAL POSTADA NO IG LITERÁRIO ESTANTE X BOOKS EM 2019]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

mikakuamoto 18/04/2023

Para aqueles que ousam ter esperança
Já tinha lido esse livro alguns anos atrás, mas decidi reler ele pois quero assistir a adaptação da AppleTV e não lembrava muito da história.
O que senti foi que estava lendo ele pela primeira vez, não lembrava de todos os personagens e fiquei muito triste com a partida de alguns.
Não sei até que parte do livro a adaptação vai mostrar, mas já estou pensando em reler os outros livros da séria também...

Tico Menezes 12/04/2023

É, eles estão falando de nós. E dói.
Aaaaaaaaah, como é bom ler uma distopia com propósito e planejada. Hugh Howey entrou na minha lista de escritores dos quais quero ler até a listinha de super mercado. Pois Silo é um livro muito bem pensado, com um planejamento cuidadoso, personagens bem construídos e um cenário que retrata de forma didática o melhor e pior da nossa sociedade. É distopia em seu melhor!

Estar ao lado de Juliette em suas árduas e constantes descobertas é um privilégio que o autor nos proporciona ao descrever o que se passa nesse cenário opressor, autoritário e fascista. Sentimos sua dor de viver nesse mundo como sentimos dor ao ligarmos o noticiário e ver que o capitalismo afundou os sonhos de mais um grupo e matou mais cinquenta trabalhadores de exaustão e desgosto, que os grupos supremacistas ainda existem e seu discurso provoca massacres, que a história é constantemente questionada em prol de narrativas de ódio, que há MUITAS pessoas que simpatizam com o fascismo de regimes de outrora.

O Silo é nosso planeta. Essa peça é sobre nós. E como nas melhores distopias, causa revolta, reflexão e a urgência do compartilhamento. É um livro vivo, um cenário convincente, com reviravoltas realistas, surpreendentes e personagens cativantes, inteligentes e interessantes. Escrita fluida, argumento bem delineado, prosa fácil e construção de cenários cuidadosa. Há muito pelo que investir nessa série.

É, sem dúvidas, a minha distopia do ano. Ao menos no campo da literatura.

Homero 20/03/2023

Cheio de altos e baixos.
Uma Distopia pós apocalíptica de uma sociedade vivendo presas em um "Silo"

Inicia eletrizante, depois uma calmaria, seguida por uma grande guinada e logo depois outra calmaria, para encerrar muito bem e com boas perspectivas.

O muito é uma grande curiosidade que me gerou como leitor, mas os personagens não são muito bem trabalhados, um romancezinho mequetrefe sem química e diria até que desnecessário, faz o livro descer um degrau.

Mas por fim, a sensação foi positiva, com mais momentos bons do que cansativos. Logo continuarei a trilogia.

kally5 10/03/2023

Surpreendente!
Eu estou muito feliz por ter achado esse livro, ele é MUITO bom!
ele foca mais no mistério, no suspense, que eu amo de paixão, o autor sabe muito bem o que ele ta fazendo, além de escrever de um jeito muito bonito.
eu não esperava que tivesse partes tão tristes, me fez pensar muito na nossa sociedade e no que o ser humano esta disposto a fazer por medo?
pra quem ama mistério e ficção científica, tenho certeza que vai ser uma leitura incrível! a cada capítulo era um segredo desvendado com outro segredo aparecendo, muitas reviravoltas, e o melhor de tudo, todas elas fazem sentido, tem coerência!
super recomendo, com certeza um dos melhores livros do ano!
Izzie 14/03/2023minha estante
amiga, pode me dizer se tem romance ou hot? e quais são os gatilhos??

Izzie 14/03/2023minha estante
amg, pode me dizer se tem hot? e os gatilhos por favor :)

Gusta 22/01/2023

Arrastado demais!
A história tem muito potencial, porém metade do livro parece ser totalmente desnecessário, as vezes sentia que só tava acompanhando eles subir e descer as escadas.

Amanda.Gomes 20/01/2023

Me surpreendi mesmo a leitura sendo longa o desenvolvimento foi bom e teve muitoooooss detalhes fiquei indignada com tanta mentira e nossa todos os personagens muito fortes adoro ver essa revolta contra o governo

Ruan 13/12/2022

Silo é um livro intenso, repleto de reviravoltas e segredos. Em suas páginas encontramos uma realidade distinta e ao mesmo tempo semelhante à nossa própria. Mentiras permeiam os andares do silo, e algumas delas parecem tão necessárias à construção quanto o concreto nas paredes.
Hugh Howey desenvolveu uma trama complexa que nos leva além da ficção. Não seríamos nós como as personagens do silo? Contamos mentiras quando a verdade é dura, inventamos histórias a fim de manter certa estabilidade. Parafraseando Henry Mencken: 'É difícil acreditar que um homem está a dizer a verdade quando você sabe que mentiria se estivesse no lugar dele'.
Juliette, a personagem principal, é temperamental, age de acordo com suas convicções, o que nem sempre a ajuda. Bernard é um homem do tipo mais comum, faz o necessário para manter a Ordem e sobretudo seus interesses. Lukas e Solo são os personagens mais queridos, com os quais é possível ter certo apego.
Silo é uma grande obra, completa por si só. Suas sequências, Ordem e Legado, às quais cumprem um papel chave no decorrer da história vêm para para complementar a narrativa, contudo não me vejo lendo-as, o que não diminui em nada o valor da Silo em si.

Gabi Ju 07/11/2022

Incrível, genial, distopia perfeita!
Já tem 3 meses que eu li esse livro e estou esse tempo todo tentando achar uma forma de fazer uma resenha decente e que expresse o quanto eu amei e o quanto essa história é incrível. Ainda não encontrei a forma de por tudo isso em palavras, mas vou tentar dar uma palhinha de como foi.

Com certeza é uma distopia única, apesar da fórmula ser a mesma (pessoas tentando derrubar o governo em favor da liberdade), tem uma coisa no modo com que a política é tratada, o modo que a vida é retratada.

Após o mundo ter sido infestado por algo que deixa o ar irrespirável, todos vivem em um silo subterrâneo. 144 andares seccionados em 3 partes. Quanto mais fundo, mais difícil a vida. E é de lá que a nova xerife do Silo vem, dos níveis inferiores direto para o primeiríssimo nível. Juliette começa então a investigar a causa suspeita e repentina da Prefeita Jahns e isso resulta em um curto período atuando como xerife. Ao investigar, Juliette entra em território proibido e sentenciada a morte. Porém a morte é diferente no silo, se não for morte "morrida ou matada", ela se dá pela Limpeza. A Limpeza é um evento em todo o silo pois não é algo comum, se baseia em: o sentenciado tem o destinado traçado para sair do silo e limpar as lentes das câmeras, mas com o ar cheio de toxinas a sobrevivência é impossível... até que alguém sobrevive, Juliette.

E eu vou parar por aí. Se o que eu contei até agora não for suficiente para te convencer, então talvez seja de bom valor você pelo menos saber alguns dos vários temas abordados no livro.
Política interna, corrupção, castas sociais, abuso de poder, assassinato, um mundo inabitável e muita, MUITA ação.
Até agora não consegui entender pq essa trilogia não foi um hype absurdo. Talvez pq ela é um pouco maçante de ler, muito detalhes, mas tudo muito bem construído. Personagens muito amáveis e odiáveis também kkk

O final é chocante e te deixa cheio de expectativas pra continuação.

Surtos aqui: @gatubooks ;)

Thiago Soares 20/10/2022

O Livro é incrível, só não ganhou 5 estrelas porque o começo é muitoooo lento, se for ler não desista antes da página 130, você não vai se arrepender.

Fe 20/10/2022

A história é incrivel e super detalhista, mas acontece TANTA coisa que uma hora você fica de saco cheio. Poderia ter sido dividido em dois livros facilmente.

John 19/10/2022

Distopia contemporânea legal, porém previsível
Nessa trilogia de livros que começa em 2014, temos uma distopia um pouco diferente das demais que saíram nessa época.
A premissa é bem interessante, de termos a civilização contida em um tipo de silo-cidade projetado para proteger as pessoas de uma ambiente hostil exterior.

A história envolve uma jovem que trabalha na área mecânica do Silo e acaba se envolvendo em um meio de corrupção e abusos de poder que precisam de explicações que podem mudar totalmente a vida das pessoas do Silo.

É uma boa ideia e te prende para saber o que está acontecendo ali, mas a forma da escrita tem altos e baixos, ora está empolgante e você não quer parar de ler, ora é tedioso e você quer que passe logo. Eu gostei de alguns personagens penas, três para ser mais exato. O resto não tem profundidade alguma ou são muito clichês desse tipo de história.
E outro ponto negativo é que (pra mim) a história é muito previsível, dá pra adivinhar na frente do livro muitas coisas que acontecem.

É um livro razoável, daqueles que não será desperdiçado a leitura, mas também não vale a pena passar ele na frente de outros que já estão na lista.