Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Karol 24/08/2023

Melhor que a série
É mais desenvolvido e mais carismático que a série - mas também é bastante lento. Muitas emoções e descrições excessivas tiram um pouco do ritmo que o livro poderia ter, então em alguns momentos a leitura fica maçante. Ainda assim, é um livro divertido e uma boa distopia, diferente das mais óbvias. Boa experiência.

Tati Freitas 22/08/2023

Angustiantememte bom
Eu não esperava gostar tanto desse livro. Resolvi ler antes de assistir a série, e fiquei muito feliz em descobrir mais uma ficção científica que entrou pros meus favoritos. Esse livro me deixou angustiada do início ao fim, principalmente pela narrativa claustrofóbica que toma conta do livro em certos momentos. Agora estou curiosa pra ler as continuações.

Regis 19/08/2023

Uma Grata Surpresa
Silo é um livro que foi lançado em 2014, eu só cheguei até ele por causa da série da Apple TV, e imediatamente quis fazer essa leitura; parte porque a série só abrange 40% do primeiro livro e parte porque essa foi a segunda série que vi nos últimos tempos que despertou muito meu interesse (a primeira foi Ruptura).

Fiquei sabendo que inicialmente esse livro era apenas um conto, mas foi tão apreciado que o autor voltou e transformou em um romance... inclusive ele primeiro lançou o livro por conta própria e só depois do sucesso encontrou uma editora.
A escrita é muito fluída e a história é recheada de mistérios, a todo momento está acontecendo alguma coisa e algo novo sempre está sendo revelado; isso torna os capítulos instigantes e a leitura bem rápida.

O gancho deixado no final me deixou bem curiosa para ler o próximo volume.
Gostei bastante do livro e não falei nada do enredo de propósito para não dar spoilers: pois acho que iniciar essa leitura sem saber muita coisa (assim como iniciei a série) torna tudo mais instigante, mas vou dizer que a personagem principal, Juliette Nichols; é ótima assim como Knox, McLean e Walker...
A alternância de capítulos entre os personagens torna a leitura dinâmica e rápida. Depois dos 40% devorei as páginas em sequência sem nem ver o tempo passar.
Teve uma ou duas coisas que diferiram da série no início do livro e que não apreciei muito, mas isso não tira o mérito da leitura e no geral tive uma grata surpresa ao descobrir e ler essa distopia.

Recomendo para todos que são fãs do gênero.
Dona Erica 20/08/2023minha estante
Amo suas resenhas ??

Regis 20/08/2023minha estante
Obrigada, Erica! Fico feliz que goste. ??

Foxback 20/08/2023minha estante
Comecei a ler por causa da Serie tb.

Regis 21/08/2023minha estante
Eu gostei bastante da primeira temporada, Fábio. ?

Cleber 21/08/2023minha estante
Adorei a resenha! Esse livro está na minha lista faz tempo, comecei ver a série mas ainda não tinha me empolgado para pegar os livros, mas agora estou louco para ler também.

Regis 21/08/2023minha estante
Obrigada, Cleber! Se gostou da série, creio que vai achar a leitura bem mais dinâmica. ??

HenryClerval 04/09/2023minha estante
Que bom que gostou tanto do livro. Assistir a série foi ótimo e estou curioso para saber o destino da Juliette depois daquele final. Vou fazer como você e ler. Kkk ?

Regis 04/09/2023minha estante
Faça isso, Leandro. Obrigada por ver a série comigo. ??

isaikki 28/03/2024minha estante
Ótima resenha, comecei a gostar dessa história pela série também, e agora estou também lendo o livro rsrsrs

Regis 28/03/2024minha estante
Estou esperando a segunda temporada para poder iniciar o próximo, isaikki. ?

Marcio Izidoro 17/08/2023

Bom Começo
Um bom livro, principalmente para um começo.
É um pouco grande demais, podendo ser mais enxuto, mas mesmo assim, tem um ritmo bom.
Vamos ver como será a continuação.

GustavoDC 15/08/2023

Primeiro livro de uma boa distopia!
Este primeiro livro de uma trilogia, a qual se passa em um ambiente distópico, no qual as pessoas vivem dentro de um grande silo subterrâneo.
Há uma alternância de narração pelos personagens em cada capítulo. Eu gostei mais dos capítulos que eram narrados pela Juliette, a personagem principal. Nos demais capítulos narrados pelos outros personagens, nem sempre eu gostava, alguns eram meio cansativos!
Gostei da construção da personagem Juliette, mas gostaria que o autor tivesse desenvolvido mais um pouco sobre a relação dela com o pai.
Nesse primeiro volume o autor não explica por qual motivo as pessoas passaram a ter que viver em grandes silos. Espero que no próximo livro ele aborde sobre isso.
Nota 4 em 5 estrelas.

Emanuelle238 03/08/2023

Silo de Hugh Howey
Insano. Enrolado em alguns momentos, meio descritivo demais em algumas cenas, mas o desenrolar dos arcos e da narrativa como um todo é muito bom e bem penando e surpreende! Tem muitas diferenças da série da Apple, mas espero que a série ainda aproveite do livro pois tem coisas geniais nele.

DeboraKamilla95 30/07/2023

Previsível mas equilibrado
Acredito que a culpa seja minha por esperar demais do livro, mas infelizmente a leitura foi muito chata pra mim, e como em toda distopia foi facil saber o que estava acontecendo e tive poucas surpresas pelo caminho.
O livro tem começo meio e fim bem estruturados e entrega uma boa historia, não é algo de mudar paradigmas mas pelo menos não é um escritor que se perde durante a escrita ou que quer entregar algo tão incrível que fica mirabolante.
Gostei do final da protagonista e das pessoas do Silo, fico triste por não ter sido surpreendida mas já é bom uma leitura que entrega o que promete.
Infelizmente o plot final do motivo de estarem no silo não me animou a ler os outros dois por isso li os spoiler e fiquei feliz por não ter perdido tempo lendo os outros.

Nicoli Bressan 28/07/2023

Muito diferente da série de TV
Assim que eu terminei de ver a série, fui correndo ler o livro. Claro que uma série de TV é muito mais dinâmica, por isso algumas partes do livro parecem mais lentas.
A Juliette é a protagonista feita para aqueles que gostam de personagens fortes e perfeitas (eu queria um pouquinho de defeito nela, confesso).
E a construção de mundo do Hugh Howey é incrível, não tem um furo sequer. Um primor.

Hmen0n 25/07/2023

Vale cada minuto de leitura
O governo do Silo é feito por quem se mantém nas sombras, esse governo nas sombras, decide quem vai ficar em que cargo, e faz eles pensarem que comandam.
A limpeza e os tabus são alguns dos meios de controle, autocensura e dificuldade de comunucação, outros.
São controles frágeis. E o que acontece se falharem?

Hugh Howey escreve muito bem, não é à toa que é autopublicado, ou nem isso, porque o sucesso apareceu de seu conto como ebook na Amazon que depois se tornou três livos.

Thiago 24/07/2023

Uma distopia claustrofóbica
Personagens interessantes, drama bem construído, uma série de reviravoltas na trama que te mantém sempre impelido a virar as páginas. Silo é uma distopia claustrofóbica, pressionando seus personagens a desvendarem os mistérios envolvendo aquele mundo destruído. Excelente!

Cami_mg 22/07/2023

O livro é muito bom. O conheci por causa da série de mesmo nome, porém as coisas são mais aprofundadas aqui, apesar de ter sentido falta de alguns personagens na série e suas presenças um pouco mais marcantes também aconteceu o contrário, personagens que tiveram pouca presença na série e apareceram mais aqui.

Li algumas críticas ao livro que o diziam ser lento e pouco aprofundado nos personagens, mas posso dizer com certeza que não é o caso, adorei o livro e quero muito saber o futuro dessa história.

Davi 20/07/2023

Silo
Depois de ver a série que é fantástica, inclusive, considerei ler o primeiro livro da trilogia.

Nas primeiras 200 páginas, o livro é "arrastado" propostialmente, porque o autor quer te colocar no universo e fazer sentir o que pessoas que vivem a vida toda em um cilindro gigante subterrâneo sentem. Depois disso a leitura flui bem, a troca de ponto de vista dos personagens funciona e eu considero que deixou o livro bem dinâmico. Na parte final da um desespero pra ler tudo de uma vez e saber o que vai acontecer. Fiquei impressionado que a série adapta só metade da primeira obra, então tem muita coisa por vir ainda.

Ótimo livro de ficção cientifica. Não sei quando continuarei porque pelo que pesquisei é dificil achar a continuação com preço acessivel, então provavelmente lerei online mesmo.

Liliane32 17/07/2023

Filmão, ou melhor, Livrão...
Num ritmo muito bom, o autor vai apresentando a história do lugar e do que é um "Silo" junto com os personagens principais. Isso, sem parecer didático de mais, nem perder o ritmo da história.
No início, os personagens só sabem que houve um "levante" e que muita gente morreu. Os registros do computador foram apagados e não tem ninguém do passado pra contar a história.
Aos poucos, vamos sabendo o que acontece, quem manda e o que esta acontecendo. Isso tudo, acontece quase que exclusivamente em um Silo, de quase 140 andares pra baixo da terra. Sem janelas e com iluminação artificial. Claustrofóbico.
Atualmente foi adaptado pra streaming, mas a primeira temporada só cobre aproximadamente 40% do primeiro livro.... a outra metade quem sabe seja adaptada numa segunda temporada.
Achei excelente o ritmo da história que me prendeu até eu conseguir terminar a leitura.
lorainyalm 17/07/2023minha estante
tava querendo muito saber em que momento a série fechou no livro, e se em 40% a história tava assim, tenho até medo de como finalizou esse livro

Liliane32 18/07/2023minha estante
Daí pra frente eh só dedo no olho e pancadaria hehe ? Brincadeiras s patente, o que me chama a atenção no livro, é a riqueza de detalhes e plot twisters. Excelente

lorainyalm 18/07/2023minha estante
quero muito ler mas ta impossivel achar os últimos 2 no fisico e eu nao dou muito certo com ebook

Carla 16/07/2023

História ótima...
Nesse livro temos a história distópica de um mundo pós apocalíptico em que as pessoas vivem em um grande Silo subterrâneo de 140 andares. Separados em extratos sociais de acordo com os andares e sob a administração de algumas poucas pessoas. Falar sobre o mundo exterior é proibido e os que desafiam o sistema são mandados para a rua para limpar as lentes das câmeras que permitem o vislumbre do mundo destruído.

Cheguei nesse livro a partir da série. Fiz o caminho oposto ao que, normalmente, se faz: vi a série e depois li o livro.

Achei impressionante como a série melhorou alguns aspectos do livro e tornou a história ainda mais instigante.

Mas a leitura do livro traz profundidade para a relação entre a sociedade do silo e a sociedade em que vivemos e para relacionar o papel da protagonista no desenrolar dos fatos que fazem tudo desmoronar.

A série corresponde a cerca de 40% do livro é o que vem depois é ótimo tbm. Curiosa para ver como a série vai desenrolar os fatos e o que vai modificar.

Não dei 5 estrelas pq o livro tem muitos trechos explicativos e ficou longo. Ao mesmo tempo, alguns personagens ficaram rasos e o autor podia ter aprofundado suas personalidades.

O livro é o 1° de um trilogia.