Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Bruna 07/07/2023

Narrativa muito boa! Gostei mesmo do livro, tirando o romance forçado de Juliette e Lukas, que não consegui engolir do início ao fim, seria melhor se não tivesse essa forçação de barra.
E o final, sinceramente, eu esperava mais. Foi tudo muito previsível.
Apesar desses pontos, que dá pra relevar, eu indico o livro! Realmente ele é muito bom! Gostei muito da escrita e do quanto cada capítulo te deixa curiosa para o próximo.

Felipe | @fe.ituras 05/07/2023

Uma boa distopia
Havia muito tempo que eu não lia uma distopia, e no fundo eu tinha uma sensação de que talvez não fosse mais a minha praia. Mas acabei curtindo a viagem por esse Silo e seus habitantes.

Futuro pós apocalíptico, críticas sociais e revolução popular: a mistura que me fez gostar dessa leitura. A escrita de Howey é instigante, do tipo que te faz querer virar logo pro próximo capítulo.

O final me decepcionou um pouco pelo fato de ser previsível, mas apesar disso, toda a jornada que leva até ele vale muito a leitura.

___________________________________________

Se você gostou desse texto, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas

Rauecker 30/06/2023

Silo
Ótima distopia e cenário pós apocalíptico.

Encontrei essa obra pela série da Apple TV, e acho que só nós mostra quantas obras desconhecemos, nunca tinha ouvido falar desse livro, nunca vi em nenhuma estante, em nenhuma livraria e saber disso é bem triste.

O Silo é uma grande instalação onde os seres humanos vivem submersos após algo ter tornado o mundo completamente inabitado, temos andares e seções no Silo que dividem a sociedade e faz com que tenhamos uma alienação social intensa, a ideia é simplesmente genial!

A trama corre bem, a narrativa é boa o que faz as 500 páginas serem lidas de modo prazeroso. Caso tenha assistido a série como eu prepare-se para as divergências (que sempre acontecem em adaptações).

Vou continuar lendo a trilogia agora mesmo com certeza, a necessidade de saber como tudo será concluído é grande.

Citação preferida:

?O ciclo da vida existe. É inevitável deve ser abraçado, apreciado, aceito.?
Thais.S 04/07/2023minha estante
Acabei de assistir a série e eu estou totalmente viciada nesse mundo!!! Só não leio a série de livros pq não quero spoiler a respeito da história kkk... fora que perde totalmente a graça de assistir pq eu não consigo não comparar tudo com o livro ?

Rauecker 07/07/2023minha estante
Te entendo completamente! Mas diferente de você eu já estou viciado nos livros e não vou parar até saber o final ??????

Tati Vidal 13/07/2023minha estante
Eu achei sua resenha sobre um livro e agora acompanho vários livros que tu leu pq tem um gosto bom demais. Vou pôr esse na lista (já estava mas vou adiantar

Rauecker 22/07/2023minha estante
Nós temos um gosto bom demais! Hahaha

Carol Aquino 29/06/2023

U A U Jules te amo
Gente que livro! Comecei a ler por que estou apaixonada pela série de TV e tive uma experiência muito boa! Muita ação e em momentos que poderiam ser considerados meio devagar, eu sinto que não foi nem um pouco. Eu amo a determinação da Juliette e como há tantas revelações que vão deixando você mais e mais obcecada com o futuro dos acontecimentos.
Se você viu a série ou não, recomendo demais esse livro porque te prende do começo ao fim.

Gramatura Alta 25/06/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/06/25/silo-distopia-sombria-e-claustrofobica/
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.

SILO é uma distopia que leva o leitor para um mundo pós-apocalíptico sombrio e claustrofóbico. A narrativa é envolvente e a atmosfera é intensa, recheada de mistérios, com uma sequência de revelações surpreendentes que ajudam a manter o interesse na leitura sequencial dos capítulos.

A história se desenrola em um futuro distante, onde a humanidade é forçada a viver em um enorme silo subterrâneo, com centenas de níveis, devido a um mundo devastado por condições tóxicas. A vida no silo é governada por regras rigorosas e uma sociedade estratificada, onde cada nível tem sua função específica. O acesso ao mundo exterior é impossível pela incapacidade de sobrevivência. E a expulsão do silo é a maior das punições.

Embora seja impossível a sobrevivência fora do silo, é dada às pessoas a liberdade de escolherem. Basta a pessoa pedir para sair, que é imediatamente atendida. Uma vez do lado de fora, é pedido que a pessoa limpe as lentes das câmeras para que as imagens transmitidas dentro do silo permaneçam com qualidade. Todas que saem, ou porque pedem, ou por punição, desempenham essa limpeza, para logo depois morrerem.

A protagonista, Juliette, é uma mecânica encarregada de manter as engrenagens mecânicas do silo funcionando. Essas engrenagens proveem energia para tudo dentro do silo, inclusive ar limpo. Quando um importante membro da comunidade morre em circunstâncias suspeitas, Juliette se vê envolvida em uma trama de segredos e conspirações que podem abalar as bases do silo. Conforme ela desvenda os mistérios por trás do funcionamento do mundo em que vive, sua vida passa a correr perigo, bem como daqueles que a ajudam.

Além de Juliette, também acompanhamos Bernard, o prefeito, o antagonista dúbio de Juliette. Ele carrega o peso das responsabilidades de liderança e é um defensor incondicional das regras que governam o silo. Tem uma personalidade autoritária e toma decisões controversas em nome do bem-estar da comunidade. É a representação da pessoa que sucumbe diante do poder e perde a noção do certo e errado, além das consequências morais e éticas.

Troy, o chefe da segurança, é um personagem intimidador e enigmático. Ele é o executor das punições do silo e, à primeira vista, parece ser um homem implacável e frio. No entanto, à medida que a história se desenrola, sua motivação e a complexidade de suas ações são reveladas, desafiando a visão inicial que o leitor pode ter dele.

Outro personagem que vale destacar é Lukas, um dos amigos mais próximos de Juliette. Ele é atormentado por um segredo e é através de sua perspectiva que somos apresentados a algumas das camadas mais sombrias do silo. Sua jornada pessoal e sua relação com Juliette trazem um senso de urgência e intensidade adicionais à história.

Uma das maiores qualidades de SILO é a habilidade de Hugh Howey em criar uma atmosfera opressiva e cheia de tensão. A descrição detalhada do ambiente, suas regras e limitações, transmite uma sensação palpável de claustrofobia e desesperança. O autor nos faz sentir a constante pressão psicológica enfrentada pelos personagens, bem como o desejo de descobrir a verdade que se esconde nas profundezas do silo. Verdade essa que é facilmente decifrada pelo leitor, mas sem perder o interesse pela história, principalmente devido à curiosidade de acompanhar o que acontece com Juliette.

SILO é um livro que nos faz questionar o poder, a lealdade e a natureza humana em um mundo onde a sobrevivência é tudo. Com sua trama instigante, personagens envolventes e atmosfera opressiva, Hugh Howey entrega uma distopia que agrada.

E a série?
A série homônima é bastante fiel à narrativa do livro, com pequenas modificações. Rebecca Ferguson (Missão Impossível – Fallout) interpreta Juliette com perfeição. Ela consegue passar para a personagem a dualidade que está no livro, de uma mulher frágil diante da opressão do mundo em que vive, mas extremamente forte nas suas convicções e corajosa para procurar respostas, mesmo colocando sua vida em risco.

Tim Robbins (Um sonho de liberdade) faz um Bernard misterioso e perigoso. O ator consegue transmitir uma expressão doce ao mesmo tempo que usa o olhar para demonstrar sentimentos escondidos, que nem sempre condizem com o que fala ou com o que faz.

A série da Apple TV+ estende alguns dos acontecimentos do livro para conseguir criar mais episódios, e modifica a ordem de outros, mas sem afetar o sentido da história original. O ambiente reproduz com certa fidelidade a claustrofobia descrita no livro, mas mantém uma inconsistência que não é muito bem explicada: a dimensão dos níveis e das escadas do silo. No livro, como na série, para uma pessoa ir de um andar para outro mais distante, poderia levar dias. Mas visualmente na série, isso não fica evidente, uma vez que as escadas são bem curtas e, principalmente na descida, seria possível descer ou subir dezenas e dezenas de níveis em poucos minutos.

Essa dúvida é igual no livro, uma vez que o autor não usa de metragens para conseguir explicar a dimensão do ambiente, dos andares ou das escadas. A sensação que fica é a de que o silo é gigantesco, com uma separação de níveis de quilômetros e não de poucos metros. Essa dimensão cria alguns problemas, uma vez que algo tão gigantesco, seria muito difícil de ser administrado e ter uma locomoção a pé, algo que não acontece na história.

Mas de maneira geral, a série consegue criar um clima de mistério que consegue prender a atenção de quem assiste, embora a maioria dos segredos sejam facilmente desvendados antes de serem apresentados na tela, bem como acontece no livro. É mais uma distopia de suspense, com perseguições e mortes. Vale assistir, mas sem expectativas demais. Da mesma maneira que o livro.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/06/25/silo-distopia-sombria-e-claustrofobica/

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

Nesta ficção científica futurística, o futuro é hostil e a Terra se encontra inabitável. Os sobreviventes deste cenário de destruição resistem confinados em um gigantesco silo subterrâneo, onde homens e mulheres lutam pela sua existência num mundo de segredos e mentiras, firmemente regulado por aqueles que o dominam. Para continuarem no silo, que é dividido em diferentes pavimentos, os sobreviventes precisaram seguir à muitas regras, e a principal dela é que eles não devem, em hipótese nenhuma, desejar sair. E sair do silo também é a maior das punições. Nesta comunidade, há quem se recusa a seguir estas regras e ousam sonhar e ter esperança, espalhando um otimismo há muito tempo perdido.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580574739

Cris 14/06/2023

?O que nós fazemos define quem somos.?
?O que controlamos - disse Juliette - são nossas ações depois que o destino nos coloca aonde estamos.?

?Toda a nossa esperança, as conquistas anteriores a nós, como o mundo pode ser, este é o nosso Legado.?

?Isto é um mapa para conseguirmos passar por todas as coisas ruins que se acumularam entre nosso passado e o futuro ainda com esperança.?

?Sonhava em romper o bloqueio, conduzir as pessoas de volta àqueles corredores secos e botar aquele lugar morto para funcionar outra vez.?

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.
Elas são levadas para o lado de fora.
Juliette é uma dessas pessoas.
E talvez seja a última.

Natália Sophia 05/06/2023

Por incrível que pareça, eu amei!
Só li poucos livros escritos por homens, mas gostei bastante desse.
E foi um dos poucos livros que terminei precisando saber mais, tipo: quase nada foi explicado no primeiro, mas já vi que será no 2.
Ansiosa!
Fred 05/06/2023minha estante
Também gostei bastante desse, mas o segundo já achei bem cansativo e me fez desistir do terceiro, mas com a chegada da série e após ver o primeiro episódio, deu vontade de pegar o terceiro livro e terminar

Natália Sophia 12/06/2023minha estante
Meu querido o segundo livro é fodastico. Eu estava esperando que fosse ser assim, voltado pro antes, mas meu amigo, que livro foda. Acabei de terminar ele, mas terminei com pena.

Thatiane.Cristina 04/06/2023

Uma história envolvente. Surpreendente. Me peguei ansiosa pelo próximo acontecimento por várias vezes. Ansiosa acabei achando algumas partes descritivas longas demais. Mas com certeza um ótimo livro cheio de detalhes.

arqueofarias 02/06/2023

Um bom livro de sci-fi. Gostei bastante? para quem curte narrativas pós apocalípticas, é um prato cheio. Pouca coisa me incomodou, mas certamente menos 100 páginas teria dado pra resolver muito desse livro.
Continuarei lendo os demais da trilogia.
Ansioso pra ver também a adaptação desse volume.
Thayná Krueger 02/06/2023minha estante
Eu atualmente estou lendo a ORDEM e estou achando bem melhor que o primeiro.

Alan.Belido 23/05/2023

Uma história com ótima qualidade, achei a ótica inovadora e abrangente, tecendo críticas a coisas que vemos e vivemos hoje, em uma realidade tão distante da descrita em Silo.

Fran289 18/05/2023

Impossível parar de ler!
Comecei a ler o livro depois de assistir dois episódios da série produzida pela Apple TV porque fiquei simplesmente encantada e curiosa pra saber o que a saga guardava.
Não me decepcionei! O livro e a série se complementam apesar de terem algumas diferenças, e tem momentos em que o livro acaba demorando um pouco pra desenrolar algo, mas parece ser proposital, porque a gente fica agoniado pra saber o que está acontecendo.
Os capítulos terminam de um jeito que instigam a gente, diversas vezes eu me peguei boquiaberta e chocada com os plots.
Já comprei os próximos livros porque amei o que o primeiro apresentou mas mal posso esperar pra conhecer mais desse universo.

Ludimilaaard 11/05/2023

Ótima distopia.
"- O que controlamos - disse Juliette - são as nossas ações depois que o destino nos coloca onde estamos."

Eu tive interesse de ler o livro depois que vi os dois primeiros episódios do seriado na Apple tv e gostei do mistério e de todo aquele drama distópico, em que pessoas estão em um silo depois de um desastre na terra.

Essa premissa me chamou a atenção por já ter visto The 100 e gostar de histórias assim que me cativam até o fim e aqui não foi diferente, apesar do início ser um pouco arrastado, da metade até o final foi recheado de revelações e mistérios sobre as pessoas que estão por trás disso e as verdades sobre o silo e a limpeza.

Além da história, a escrita é cativante e rica em detalhes, consegui visualizar e comparar com os do seriado, muito bom.

Juliana3206 02/05/2023

Incrível
Confesso que deixei esse exemplar um bom tempo na minha estante.
Foi um livro que me surpreendeu de mais muito bom, bem escrito, fácil de ler e compreender você entra naquele mundo visualiza sabe.
Sem falar que Juliette é uma personagem incrível, você vai torcer por ela até o último minuto, vai se emocionar, vai chorar, vai vibrar de emoção.
Eu gostei de mais, eu não consigo escrever muito bem, mas leia é um livro muito bom, tenho certeza que vai gostar.
Ah pra quem gosta de romance, tem um, mas não é o foco.

Lido em 26/02/2023.