Passarinha

Resenhas - Passarinha

2065 encontrados | exibindo 31 a 46

DéboraMP 26/03/2024

Passarinha
Nesse livro conhecemos Caitlin, uma garota de 10 anos, autista, portadora da Síndrome de Asperger. Não conhecia a Síndrome de Asperger e por isso fui buscar algumas informações.

Asperger é um transtorno que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência. Pessoas com essa condição podem ser desajeitadas em interações sociais e ter interesse em saber tudo sobre tópicos específicos.

Esse é o caso de Caitlin. Para ela, as emoções e interações são sempre preto e branco, bastante diretas. Ela não entende determinadas emoções e prefere estar sozinha.

As pessoas ao redor não entendem como Caitlin "funciona", por isso, seu irmão, Devon, tentava ajudá-la a simplificar as coisas. Tudo muda quando Devon é assassinado e Caitlin precisa aprender a lidar com as emoções sozinha, visto que seu pai também está super abalado.

Quando Caitlin descobre o significado da palavra DESFECHO, ela começa sua jornada para consegui-lo.

Gente, esse livro é lindo demais! Eu favoritei! Que história linda, delicada. Trata de assuntos super sérios de uma forma leve (não super científica e aprofundada, mas ainda assim, de forma belíssima). A autora escreve de uma forma tão fluída que quando vi já estava na metade da leitura. O final é previsível, mas não deixa de ser lindo.

Foi incrível estar na pele de uma pessoa com Asperger e que tem que enfrentar o luto. Foi tão lindo ver que o que é "certo convencional", nem sempre é certo. Entender como não somos objetivos em tantas coisas na vida e isso torna tudo tão complicado.

Estou apaixonada por essa história. Além disso, ela é curta, com capítulos rápidos, formatação bem querida. Adorei a explicação inicial quanto aos significados nas entrelinhas que se "perdem" em virtude da tradução. Foi essencial a leitura da introdução.

Esse livro estava na minha lista há mais de um ano e não acredito que demorei tanto para ler. Eu poderia falar tanta coisa, mas fico com receio de acabar dando spoiler. Que história linda! Gostaria que o mundo todo pudesse ler!

Dri 20/03/2024

» ????????: "??????s??? ????????? ?? ??? s????????? ?? ???? ????????."

Essa é a história de Caitlin, a menina que queria encontrar o seu desfecho. Ela é portadora da Síndrome de Aspenger e tem dificuldade em se relacionar com as pessoas.

Devon, seu irmão, verdadeiramente tenta compreendê-la, ensinando habilidades que melhoram a sua sociabilidade. Mas um ataque à escola do garoto muda tudo, obrigando Caitlin a buscar entender o mundo ao seu redor sem a ajuda do amado irmão.
__

"Passarinha" é inspirado na tragédia ocorrida na Universidade Virginia Tech em 2007, nos Estados Unidos, deixando 33 pessoas m0rtas e outras 15 ferid4s. Nessa história, vamos ser levados a refletir sobre a importância de enxergar a vida com empatia, as adversidades que uma sociedade pode vir a enfrentar quando se ignora problemáticas importantes, e a necessidade de intervir precocemente para evitar tragédi4s anunciadas, assim como o retrocesso do desenvolvimento cognitivo/social de crianças como a Caitlin.

A Síndrome de Aspenger é um transtorno de desenvolvimento que dificulta a maneira como as pessoas se relacionam e leem o outro. Caitlin, por exemplo, demora a captar o sentido das palavras e emoções, fazendo uma leitura mais literal das coisas.

Ela é uma garota super sensível e, como a mesma diz, persistente. Através de seu olhar apurado, enxergamos a vida de uma forma diferente e honesta. Percebemos a importância de respeitar o espaço, a personalidade e os limites alheios, sem julgamentos. A compreender que todos somos especiais ao seu modo, e complexos na mesma proporção.

Confesso ter ficado encantada pela personagem e sua coragem. Além de observarmos o seu processo de luto junto ao pai, também a vemos descobrir o caminho para construção de um vínculo forte e bonito de amizade, o seu desejo de captar o conceito e sentido das palavras, para assim colocar em prática tudo que aprendeu. A sua busca por um desfecho é muito emocionante, chorei em vários momentos e acabei favoritando o livro.

Recomendo demais essa leitura super bem construída e sensível ?

deborabaracho 20/03/2024

Leitura necessária
Que livro incrível!!! É sensível, triste e obrigatório para todas a idades!!
Aqui nós aprendemos o verdadeiro significado de empatia e a entender melhor como lidar com crianças dentro do espectro.
Da pra ler em uma sentada de tão fluido que é. Recomendo muito??

suellen 16/03/2024

Que leitura incrível, não esperava chorar mas peguei chorando no final, espetacular a ingenuidade e sinceridade das crianças.

camistozs 15/03/2024

Que livro lindo!
Esse livro é maravilhoso! A escrita é perfeita e te permite a imersão na personagem de Caitlin, uma criança com síndrome de asperger. Acompanhamos Caitlin e seu pai passando pelo luto com morte do irmão Devon em um atentado na escola. Ao mesmo tempo, Caitlin segue sua vida escolar e vivencia diversos relacionamentos interpessoais.
É impressionante a "finesse" de Caitlin e seu esforço para se integrar à sociedade.
O mais interessante para mim, foi ver como todos exigiam de Caitlin empatia para com os outros, mas ninguém tentava desenvolver empatia por ela, sempre a afastando e excluindo, por não representar padrões socialmente aceitos.

Mhyarrane 14/03/2024

Caitlin tem autismo e síndrome de Asperger, o que dificulta saber sobre as emoções, principalmente empatia. Seu irmão morreu em um massacre na escola, mas ela não sabe muito o que sentir ou fazer, pois era ele quem sempre dizia. Ela acha tudo confuso, mas vai se esforçar para tentar ajudar seu pai e amigos. Mesmo que não consiga ajudar direito.

gomes162 14/03/2024

Linda Scout
Que obra prima! Livro maravilhoso, essencial! Eu me encantei muito com essa leitura, vou indicar pra todas as pessoas, fazia mttt tempo que ele tava na minha lista e logo que comecei não larguei mais. ?

Lidiane 12/03/2024

Gostei muito dessa leitura, abre os olhos para diversos pontos sobre deficiências e comportamentos que são considerados ?estranhos?. Além de falar muito sobre empatia

Mari 04/03/2024

Simplesmente perfeito.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador.

5 estrelas e um coração.

Fabi Braz 27/02/2024

Respeito às diferenças
Passarinha retrata o luto de Caitlin, uma garotinha autista que perdeu seu irmão de uma forma trágica.
Ela busca um desfecho para o sofrimento dela e de seu pai e durante essa busca ela vai se descobrindo.

Karol 26/02/2024

O livro é narrado por Caitlin, uma criança de 5 anos que possui síndrome de asperger. Traz assuntos muito relevantes, achei interessante ver o mundo pelos olhos de Caitlin e entender um pouco de como ela pensa. Muito bom ver a evolução dela ao decorrer do livro. Rapidinho de ler.

Isis Costa 19/02/2024

Matar passarinho
Para Caitlin, a realidade se divide claramente entre o bom e o ruim, sem espaço para nuances. Era Devon, seu irmão, quem sempre tentou fazer os outros entenderem isso. Agora, com a morte de Devon, seu pai se encontra em profundo luto, incapaz de manejar sua dor. Caitlin, uma menina de dez anos com autismo e Síndrome de Asperger, quer desesperadamente ajudar seu pai e a si mesma a superarem este momento, mas luta para interpretar as complexidades emocionais ao seu redor.

Quando Caitlin se depara com a palavra desfecho, ela acredita ter encontrado a chave para a recuperação dela e de seu pai. Inspirada pelo conselho de seu irmão, ela se empenha na busca por esse desfecho, um processo que a faz perceber que o mundo não se limita ao preto e branco. Na verdade, é um lugar repleto de cores, confuso, mas ao mesmo tempo maravilhoso.

Antes de continuar, preciso dizer o que descobri e aprendi sobre essa síndrome. A Síndrome de Asperger é uma forma de autismo considerada como estando no lado mais leve do espectro autista. Pessoas com essa condição geralmente apresentam dificuldades em interações sociais e podem ter interesses intensos em tópicos específicos. Elas também podem demonstrar uma necessidade por rotina e ter sensibilidades sensoriais a sons, luzes ou toques. No entanto, muitas pessoas com Asperger têm inteligência média ou acima da média e são capazes de levar vidas plenas e produtivas. A Síndrome de Asperger é única para cada indivíduo, significando que duas pessoas com a condição podem apresentar conjuntos diferentes de desafios e habilidades.

Com base nessa introdução, podemos imaginar Caitlin, uma menina de dez anos, inteligente e talentosa, mas também portadora da síndrome de Asperger. Ela requer cuidados especiais, especialmente porque estuda em uma escola pública que não está preparada para lidar com suas necessidades específicas. Além disso, Caitlin enfrenta o desafio de viver em uma família emocionalmente abalada pela morte de seu irmão mais velho. Em "Passarinha", Caitlin é a protagonista e é sua visão única e peculiar do mundo que nos guia através dessa história comovente.

Em um evento trágico e devastador, um atirador provoca um massacre na escola de Devon, levando a vida de várias pessoas, inclusive a do irmão da protagonista. Esse incidente traumático abala profundamente Caitlin, seu pai, os colegas de escola e toda a comunidade ao redor. O livro explora o luto dessa família, focando em um pai e uma filha que precisam enfrentar o desafio diário de superar a perda de um ente querido. Ao escolher Caitlin, com sua perspectiva única, como narradora, a autora enriquece a história com diversas camadas de reflexão. Através dos olhos de Caitlin, somos convidados a entender melhor o que é a síndrome de Asperger, os obstáculos enfrentados por crianças com essa condição, questões como bullying, exclusão, medo, insegurança e, acima de tudo, a importância do autoconhecimento e da aceitação.

Um dos grandes méritos da obra é a habilidade da autora em capturar e transmitir a voz de uma criança de dez anos, o que nos permite rir com a inocência da protagonista, comemorar suas vitórias e sentir profundamente sua dor. A narrativa nos envolve de tal maneira que é praticamente impossível não ser tocado pelas emoções descritas com tanta autenticidade. Além disso, as mensagens e ensinamentos que permeiam a história impactam ainda mais por serem veiculados através da perspectiva de uma menina. A autora nos convida a enxergar o mundo pelos olhos de uma criança, sugerindo essa visão pura e sincera como um guia para enfrentarmos as adversidades da vida.

É importante destacar que esta obra transcende a narrativa de uma tragédia ou a exploração da síndrome de Asperger. Esses elementos são, sem dúvida, essenciais para a trama, mas o verdadeiro propósito da autora parece ser refletir sobre a vida em sua complexidade, abordando seus desafios, singularidades e as inúmeras possibilidades de recomeço. Isso confere ao livro uma potência e uma relevância únicas, pois, embora trate de temas sensíveis e por vezes controversos, faz isso de maneira leve e esperançosa, sem pesar na tristeza ou na melancolia. Assim, posso dizer que é uma obra emocionante e significativa, que abraça uma diversidade de questões importantes dentro de um único enredo, mantendo-se acessível e profundamente humano.

Adriany 18/02/2024

Necessário
Aborda de forma consciente e responsável duas realidades complexas que estão conectadas.
Uma mensagem importante.

2065 encontrados | exibindo 31 a 46