Passarinha Kathryn Erskine

Resenhas - Passarinha

2065 encontrados | exibindo 91 a 106

Korechilles 07/12/2023

Passarinha
Uma história linda e sensível sobre luto, superação e descobrir a pessoa especial que existe em cada um de nós.

Caitlin é uma menininha com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ? na história, é dito que ela tem Síndrome de Aspenger, mas esse é um termo ultrapassado que não usarei na resenha, mas claro, na época que este livro foi escrito era considerado correto ?, que perdeu seu irmão mais velho, Devon, recentemente. A única pessoa que a entendia de verdade e a ajudava em relação aos seus comportamentos.

Eu amei a forma como a autora abordou o TEA de Caitlin, tornando ela uma narradora maravilhosa e cativante, as palavras escritas erradas de propósito e a falta de travessão ou aspas pode irritar a maioria dos leitores e eu entendo, mas particularmente gostei dessa maneira de mostrar um ponto de vista. Além disso, Caitlin não é representada como alguém sem emoções, como muitos escritores erroneamente fazem com pessoas autistas, na verdade ela chora, demonstra empatia, saudade, dor, medo e felicidade. Caitlin é inocente mas também é bizarramente inteligente. Ela fazendo amigos foi lindo de se ver, amo as cenas dela com a orientadora e com o Michael, e até mesmo com o Josh.

O processo de luto e evolução da Caitlin é perceptível no decorrer da obra, me emocionei bastante todas as vezes que ela citava Devon, todos os ensinamentos que ele lhe deu e tudo que eles faziam juntos. Era uma relação incrível e é muito doloroso para qualquer um passar por uma perda dessas tão cedo. Caitlin e o pai, que durante todo o livro esteve afundado no luto, encontrando seu DESFECHO me emocionou em diversos níveis.

As constantes referências à O Sol é Para Todos me fez ter bastante vontade de conhecer a obra kkk.

Enfim, acredito que todo mundo deveria ler essa história, se colocar no lugar do outro e principalmente praticar a empatia como Caitlin ensinou. Se todas as pessoas fossem assim aquela coisa terrível não teria acontecido com Devon. Recomendarei sempre de agora em diante.

Gabriela 06/12/2023

Lindo
Ai, sério, que coisa mais linda ?
a evolução e amadurecimento dela ao longo das experiências que vai tendo é simplesmente lindo! a cura de toda a comunidade, do núcleo familiar, fazendo amigos e entendendo o que é empatia... Precioso ??
Carol 06/12/2023minha estante
Eu amo esse livro! Preciso ler de novo

Gabriela 07/12/2023minha estante
é muito precioso ?

Cinthia 06/12/2023

Lindo, sensível, emocionante e rico! Acompanhamos uma garotinha com Síndrome de Asperger durante uma fase difícil de sua vida e é maravilhoso como esse livro aborda, além de nos familiarizar com a síndrome, o preconceito, a ignorância, o aprendizado de Caitlin, o luto e o processo de cura. Apesar de sentir que foi um pouco curto (me senti presa do começo ao fim, terminei em praticamente um dia), o final me deixou com lágrimas nos olhos. Lindo!

leitor_existencial 05/12/2023

Emocionante
Caitlin vive no seu mundo particular. Não gosta de contato visual, nem de se socializar. Ela perdeu seu irmão num atentado à escola que estudava. Ela sente muita falta do irmão, pois era o único que a compreendia. Caitlin busca entender o que é ser uma garota autista e portadora da Síndrome de Asperger, além de tentar compreender o sofrimento que seu pai está sentindo e suas próprias emoções.

Eu já comecei minha leitura de "Passarinha" esperando uma história que iria me tocar, mas nunca imaginei que me sensibilizasse tanto. Em muitos momentos, senti meus olhos marejados com a narrativa de uma criança que vê o mundo de uma forma totalmente ingênua e genuína.

O enredo do luto foi o que mais me tocou, pois como a Caitlin, eu também perdi meu irmão e me vi representando no processo de luto que o personagem estava passando.

Um baita gatilho.

Ver como nossa protagonista não compreende as emoções que seu pai sente é de cortar o coração. Mesmo a história sendo contada do seu ponto de vista, podemos perceber o quanto o pai sofreu a perda do filho.

Uma leitura emocionante, que arrancará lágrimas daqueles leitores que se permitirem aprofundar nessa narrativa singela e tocante. O processo de cura, tanto da família, como da comunidade, traz uma sensação de superação, onde a tristeza dá lugar à saudade.

Lily.Viana 01/12/2023

[RESENHA: PASSARINHA]
"ELE PARECE UM PASSARINHO DE UMA asa só curvado no canto da nossa sala."

Caitlin de apenas dez anos tem a sua vida e a do seu pai mudada para sempre. Ela acabou de perder o seu irmão mais velho, Devon, em um atentado na escola a qual estudava, onde um atirador invadiu e saiu matando varias pessoas e ele foi umas das vitimas. Caitlin estar perdida porque não sabe como continuará sem o seu irmão, a quem lhe ajudava a entender o mundo.

Caitlin não é igual a todas as crianças da sua idade. Ela tem Síndrome de Asperger que é um dos estados do espectro autista de maneira leve, mas que acaba que trazendo alguns impactos em sua vida e principalmente em relações sociais. Ela tem dificuldade em fazer amigos, não gosta de fazer contato visual e sempre diz as coisas que lhe vem em mente. Ela ama pintar, mas odeia as cores vivas, pois sente coisas horríveis em relação a elas.

Caitlin sempre odiou mudanças, mas teve que aceitar no momento em que perdeu o seu irmão. O quarto dele vive fechado e ninguém entrar mais. O seu pai estar sempre triste e chorando. Não aguentando ver essa tristeza, ela quer ajudá-lo e para isso Caitlin recorrer aos livros e dicionários e nessa busca encontrar a palavra “desfecho” e ela acredita que é disso que ela e seu pai precisa e nisso ela vai na procura desse desfecho.

Passarinha, acredito eu que é considerado uma literatura clássica e se não for, pois deveria. Essa foi uma leitura que peguei para ler na MLI e não imaginaria que sairia desse livro apaixonada por sua história.

A Caitlin é uma criança que não tem uma noção de como é as pessoas, de como o mundo pode ser cruel. A narrativa do livro é pela Caitlin, então temos uma escrita bem diferente, sem virgulas, sem o travessão de dialogo e muitas vezes eu ficava perdida. A gente simplesmente mergulha nessa visão dela, de como ela ver o mundo a sua maneira.

Esse é um livro que todos os leitores deveriam ler.

site: https://www.temposliterarios.com/2023/11/passarinha-kathryn-erskine.html

Jessica Pereira 30/11/2023

Favoritado!
Que leitura maravilhosa! Eu simplesmente me apaixonei pela Caitlin. Um livro cheio de ensinamentos.

Resenha completa em vídeo : https://www.instagram.com/reel/C0KzT3XL_BH/

Amanda3189 28/11/2023

Passarinha
?Tenho que ir agora Scout. Vou estar lá em cima. E você vai ficar muito bem?.

O livro Passarinha é narrado por uma criança: Caitlin, uma menina de 10 anos e portadora da Síndrome de Asperger. Caitlin passou por um evento extremante triste e traumático em sua vida, do qual seu pai chama: ?o dia em que tudo desmoronou?. Acompanhamos então a vida da criança a partir desse evento e através da sua própria narrativa vemos como a mesma lida com emoções tão complexas e difíceis para uma criança autista.
Passarinha é um livro incrivelmente sensível, que nós faz olhar o mundo através dos olhos de uma criança e de todas as suas peculiaridades, uma obra que emociona e nós faz refletir muito sobre a vida. ???

?Acho que vai doer. Mas talvez depois da dor eu consiga fazer uma coisa boa e forte e bonita de tudo isso?.

Thay 24/11/2023

Tocante
É um livro muito lindo, que nos conta mais sobre a síndrome de Asperger na perspectiva personagem principal e seus pensamentos no dia a dia.

Alexsa 20/11/2023

Maravilhoso ?
Eu não sei nem oque falar dessa obra prima ?
É isso vou apenas senti-lo .
por favor quem puder ler , leia. ?

Trabach0 19/11/2023

Leitura rápida
No mundo de Caitlin tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago.

Caitlin é uma menina de 10 anos de idade, autista, portadora da síndrome de Asperger e que se vê diante de uma grande perda.

Se para uma criança perder alguém muito próximo já não é fácil, para Caitlin isso se torna ainda mais difícil, não só por conta de sua condição, mas principalmente pela forma Inesperada que isso aconteceu.

Nesse livro vamos acompanhar não só a luta de nossa protagonista, mas também de todas as pessoas em sua volta, as dificuldades e necessidades que devem ser superadas e claro a terrível dor de se perder alguém que amam.

Caitlin busca um "tal desfecho" e sua busca será extremamente tocante e irá despertar em cada leitor sentimentos únicos, e ao final da leitura fica a certeza de que esse é um livro que jamais será esquecido.

Elton.Oliveira 19/11/2023

Comovente relato sobre a empatia
História bonita e comovente, mexe com nosso emocional!

A autora nos entrega uma narrativa carregada de afeto e empatia. Um triste episódio que precisava de um desfecho e tudo que foi preciso para desenvolver um final apaziguador!

Foi muito bom ler um pouco sobre a dificuldade de uma pessoa com a síndrome de Asperger e como ajuda ,um profissional habilitado, na evolução e desenvolvimento do portador ....

Precisamos olhar melhor para as dificuldades do nosso próximo e com empatia , tentar , de alguma forma , aliviar seu fardo ! Uma lição de vida nessas linhas !

Recomendo à todos!

Dry 17/11/2023

"Por que é que mandam todos os autistas pra mim"
O olho encheu de lágrimas quando li essa frase. Primeira vez que um livro me faz ver a situação através dos olhos de uma criança com transtornos de desenvolvimento, esse livro me fez rever muito a forma como lidamos com essas circunstâncias, sem ao menos ter qualquer preparo inclusivo para isso, a forma como as escolas e a sociedade não estão preparadas, e o quão doloroso isso é. A autora conseguiu abordar tantos assuntos, de uma forma clara e sem forçar comoção, ela conseguiu tornar real essa garotinha, tornando mais incrível ainda o livro quando vemos qual foi sua fonte de inspiração.

lady hideko 16/11/2023

??As vezes eu leio os mesmos livros uma vez atrás da outra. O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam. Livros não são como pessoas. Livros são seguros.??

Barbs_ 12/11/2023

Os olhos são a janela da alma
Um dos meu livros preferidos ? Chorei, sorri, chorei de novo e só sei que quero ler novamente. Fala sobre inclusão, empatia, superação.. uma leitura muito necessária

Danuza3 10/11/2023

Maravilhoso!
Que livro delicado! O formato da escrita, o cuidado para com a perspectiva da Caitlin, e principalmente, a luta da mesma para entender o que era a dor e luto dentro de si e dos outros. O processo de entendimento do todo e a empatia aprendida foi algo realmente precioso. Que livro!
Aqui fora visto de maneira leve e responsável sobre a superação de uma pequena menina que perdera alguém muito querido, e por conta disso passa a andar pelo mundo de uma maneira diferente, sendo colocada a encarar o outro, no intuito de entender que no outro também há sofrimento e alegrias. Motivos para encontrar (como a mesma diz) um real desfecho. Maravilhoso. Leiam!

2065 encontrados | exibindo 91 a 106