Passarinha

Passarinha Kathryn Erskine

Resenhas - Passarinha

2065 encontrados | exibindo 61 a 76

Juliana1277 31/01/2024

Vontade de abraçar a personagem?
Caitlin é uma criança de 10 anos com autismo leve (Asperger) que sofre uma grande perda, após uma tragédia acometer sua família e a comunidade em que vive. Ela descobre que precisa encontrar um desfecho para que sua vida volte ao normal. Passamos a ver o mundo com os olhos de Caitlin, e entendemos o porquê de cada uma das suas ações. Eu achei incrível como a autora descreveu o ponto de vista de uma criança autista com tantos detalhes e de forma tão empática. Nos apaixonamos por Caitlin e sua inocência. Também aprendemos e refletimos junto com ela, sobre temas profundos, mas, com o olhar puro de uma criança.

Franciele.Simonett 30/01/2024

Sobre encontrar o desFECHO ?
São tantas emoções ao ler este livro que sinto que é difícil descrever... É um livro extremamente sensível, que nos ajuda a ter empatia ao olhar pelo olhar do outro.

É narradl por Caitlin que é uma menina de dez anos que tem síndrome de Asperger e que agora vai lidar com o luto do irmão. É quase impossível ser a mesma pessoa depois dessa leitura. Incrível!

Possíveis gatilhos: lu70, 4ss4ssin4t0, bull1ng.

Line.Martins 30/01/2024

Chorei litros!
Esse livro é maravilhoso e depois de 22% eu não aparei mais de chorar. É muito emocionante.
A leitura é boa, recomendo. Todos deveriam ler este livro

Pedro 26/01/2024

Pássaro
Não sei o que dizer. É um livro com uma temática triste, dolorosa, que tinha tudo pra ser muito bom, mas errou em várias maneiras.
Em algum momento eu só queria acabar ele logo, não houve prazer na leitura, é um livro denso, com uma escrita difícil que nem a historia por trás faz ele ser bom.
Apenas muito difícil de ser ler, por vezes confuso, mas acho que o confuso é intencional.

Jordananobre 23/01/2024

O enfrentamento do luto é uma situação difícil e ainda mais pra uma criança de 10 anos.
O grande ponto da narrativa é Caitlin , que mesmo diante das imensas barreiras as quais encontra pelo caminho , a jovem segue firme tentando aprender sobre empatia e compreender os sentimentos humanos.
ela é como um exemplo para o leitor, uma personagem pura e forte, alguém que sofre de uma maneira diferente e, se não fosse o suficiente, ainda sofre por ser diferente, mas que mesmo assim continua aprendendo, recomeçando, lutando. Ela perdeu o irmão, sofre na escola por ser especial, não tem amigos, tem pânico de muitas coisas que estão ao seu redor, mas ainda assim tenta ajudar o seu pai a enfrentar o luto, e o mais surpreendente, busca o impensável e tão sonhado desfecho para a dor que carrega em seu peito.

Alegre, emocionante, reflexivo, humano? Passarinha é uma obra que marca o leitor com a leveza das palavras utilizadas para descrever a dureza da vida.

Tali 20/01/2024

Passarinha (Kathryn Erskine)
"Não gosto de gente muito expansiva. Nem efusiva. Nem extrovertida. Nem gregária. Nem qualquer uma daquelas palavras que querem dizer que vão encher meus ouvidos de barulho e me machucar e um monte de rostos e braços vão invadir meu Espaço Pessoal e um monte de vozes falando sem parar vão sugar o ar de dentro dos lugares até eu me sentir como se fosse sufocar."

erica.leituras 14/01/2024

Um livro muito bonito, sensível e tocante.
A forma como acompanhamos a protagonista sem ter nada extremamente estereotipado é muito bom e ao mesmo tempo muito triste como.quando vemos a sendo rejeitada e ela não entende de forma clara o.que acontece, já que ela é concreta.

Acompanhar ela em seu processo de luto, e desenvolvendo novas relações foi emocionante

Guardarei para a vida

Lua 13/01/2024

Um mundo sobre um novo olhar...
Tem anos que eu quero ler esse livro e fiquei protelando com medo de me decepcionar. Não foi o caso. Livro sensacional.
Olhar o mundo como a Caitlin olha. Entender como a mente dela funciona, como é complicado lidar com uma tragédia tão horrível e lidar com isso tendo a sua própria visao de mundo. Caitlin me ensinou muito. Voltarei mais vezes para ela me relembrar o que importa de verdade.

Dani 12/01/2024

Leitura mega necessária!
Extremamente interessante o modo como a autora conta a história através do ponto de vista de uma criança neuro atípica.

Rafaelly-Silva 12/01/2024

Scout
Caitlin é uma garotinha magnifica que tem sindorme de asperger, mas com a ajuda de Devon tenta entender o mundo tão grande ao seu redor, porem a morte de Devon, faz com que sua vida vire de ponta cabeça, e se torna mais dificil para ela, pois o tanto de coisa que ela tem que lidar. Tenta procurar conforto não só para ela, mais para seu pai que esta em frangalhos com mais uma perda.... Nessa nova jornada ela vai desbravando novos mundos e, esperimentando sensações novas e fazendo amigos, e o principal de todos a procura de um desfecho que os ajudem a se recuperar dessa perda tragica...
Uma hitória linda, comovente e, espetacular sobre superação e familia, e como é importante ter entes queridos ao nosso redor em momentos dificeis, assim como é importante respeitar o espaço de cada um. ameiii espero que gostem bjs

Geise @leiturasdageh 11/01/2024

Amo com força
Esse ano quero fazer várias releituras. Reler meus favoritos. E o primeiro escolhido foi PASSARINHA.

Essa é uma história muito dolorosa, mas com uma personagem muito cativante. Caitlin, tem 10 anos e é portadora do transtorno do espectro do autista. E é ela que nos narra a história.

A autora, para escrever Passarinha, se inspirou na tragédia da Virginia Tech University, que aconteceu no dia 16 de abril de 2007. Um evento horrível que deixou 33 vítimas fatais. E também na necessidade de mostrar aos leitores, como é para uma criança, ser portadora de TEA. Agora, você pode ter um pouco de noção, do quanto essa leitura é forte e emocionante.

E o título Passarinha, foi inspirado no livro O sol é para todos, ou melhor, no título original, The Kill a MockingBird. O irmão da personagem, Devon, era muito fã do filme e do livro, e costumava chamar Caitlin, de Scout (que a personagem principal de O sol é para todos). E é muito incrível a ligação que autora fez entre essas duas histórias.

Passarinha é uma história absurdamente emocionante. Uma história que fala muito sobre empatia e sobre seu verdadeiro significado. É um livro bem curtinho, mas que tem um grande impacto na vida de que o lê.

E apesar de ser uma leitura que traz assuntos sensíveis, eu indicaria para o mundo . Gostaria que o mundo conhecesse Caitlin e que colocasse em prática tudo que ela nos ensina.

Cume 09/01/2024

Eu busca de um desfecho
" Os olhos são as janelas da alma, diz o Sh.Walters. Quando você olha dentro dos olhos de alguém pode ver muito sobre a pessoa."
- Passarinha - Kathryn Erskine.

Cris 07/01/2024

Pai e filha, finalmente, encontraram seu desFECHO.
'Passarinha' de Kathryn Erskine foi publicado em 2011 e narra a história de Caitlin, uma garotinha de dez anos que, junto de seu pai, vive o luto após a cruel morte de seu irmão, vítima de um brutal massacre ocorrido em sua escola.

O enredo por si só já traz um peso enorme pois a todo momento somos tocados e levados para dentro da triste trama e nos deparamos com dois personagens enfrentando o luto de maneira bem diferente; Harold, que é o pai da menininha, demonstra um grande abalo emocional que flerta diretamente com a depressão. Já Caitlin que é uma portadora da Síndrome de Asperger, tenta ao lado de sua orientadora educacional, atribuir a si mesma o sentimento da empatia que é tão necessário quando alguém enfrenta dificuldades ao nosso redor.

Quando digo que a Caitlin tenta ser uma pessoa mais empática, me refiro à sua real condição neurológica que, de uma certa forma, impossibilita que a emoção exceda a razão culminando então em dias racionais demais quando se está com as emoções em desordem. E para agravar ainda mais a situação, o pai de Caitlin que, teoricamente, deveria ser o suporte emocional de sua filha, vive dias extremamente sombrios que a simples tarefa de levantar da cama, exige demais. E é permeado a esse pano de fundo que a Caitlin tece capítulos intrinsecamente emocionantes e reais com o intuito de encontrar o seu grande desFECHO e assim então ter a sua antiga vida de volta.

(...) Procuro a palavra desFECHO no Dicionário e ele diz: A vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil como a morte de um ente querido. Não sei como chegar a essa vivência de uma conclusão emocional por isso pergunto à Sra. Robbins, Como faço para chegar à vivência da conclusão emocional de uma situação de vida difícil? Sua boca se abre e fecha três vezes e solta um gemido fino. Com licença, ela pede, e corre para a cozinha mas dá para ouvir o barulho dela assoando o nariz e agora também estou ouvindo papai chorando no chuveiro então cubro a cabeça com a manta de pelo de carneiro roxa e fecho os olhos e tapo os ouvidos e com os cotovelos aperto meu Dicionário com força contra o peito.

Sabe aquele livro que a gente lê com o coração? Aquele tipo de leitura que é narrada por crianças no qual a pureza e a singeleza extraem o melhor da história e nos ensina a ser pessoas melhores? Pois é justamente isso que 'Passarinha' entrega do início ao fim. Aprendi demais ao lado de uma garotinha de dez anos que, embora tenha suas dificuldades, conseguiu ao lado da Sra. Brooks ajudar o pai a enfrentar o luto e a depressão.

Com uma narrativa simplista e ausente de grandes desdobramentos, o grande quê do livro fica à mercê de seus personagens muito bem trabalhados e inseridos em papéis que caíram como uma luva, Erskine soube dar vazão e importância a cada um deles. Todos ali mostraram a que vieram e têm um grande impacto no tão sonhado desFECHO na história.
Minhas palmas em especial vão para a orientadora da Caitlin, que mulher incrível! Que sensibilidade invejável! A trajetória de amadurecimento da pequena protagonista só se deu devido à paciência e o cuidado que ela teve. Se todas escolas tivessem uma Sra. Brooks por perto, muitos comportamentos seriam evitados... muitas tragédias nem aconteceriam...

Bem, difícil foi escolher o que mais amei durante a leitura, sendo assim, escolho amar tudo e favoritar 'Passarinha' pelo simples fato de conseguir extrair do enredo valores preciosos demais quando vivemos em uma sociedade ocupada apenas com o próprio umbigo. Caitlin apesar de sua condição me ensinou tanto, mas tanto. Obrigada, meu amorzinho??

Leitura recomendadíssima a todos, sem exceção! Se lermos com o coração, fica impossível não se emocionar e aprender com a Caitlin.
Leiam sem medo e aproveitem, pois o livro está gratuito lá no Kindleunlimited. Boraaaaaaa!

(...) Você acha que está chegando perto do desFECHO? Acho que sim. E seu pai? Acho que trabalhar no armário fez bem a ele também.

2065 encontrados | exibindo 61 a 76