O Clube do Livro do Fim da Vida

O Clube do Livro do Fim da Vida Will Schwalbe

Resenhas - O Clube do Livro do Fim da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

SuAlen.Pawelkiewic 07/04/2024

Reflexões sobre a vida e a morte.
" O Clube do Livro do Fim da Vida" de Will Schwalble, foi a minha primeira leitura desse ano, no qual me identifiquei fortemente com os personagens.

O autor narra sua jornada ao lado de sua mãe, Mary Anne, diagnosticada com câncer pancreático. Enquanto sua mãe enfrenta a doença e passa por tratamentos exaustivos, Will cria um clube do livro, exclusivo para ambos que amam a literatura.

A narrativa da obra gira entorno das discussões sobre os livros que mãe e filho escolhem para ler juntos. Muitos dos livros apresentados por Will, já tive a oportunidade de ler e outros já estão na minha lista, não tem como não se interessar por eles, depois de ler as discussões abordadas por ambos.

Os livros tornam-se uma fonte de conforto e conexão entre mãe e filho durante esse período doloroso. Perdi meu pai para o câncer a alguns anos atrás, fui o Will nesse processo de luta e foi doloroso ler esse livro, a semelhança de detalhes, principalmente em relação ao tratamento me fizeram relembrar muitos detalhes vivenciados por mim.

Apesar de ter sido doloroso, foi mágico, talvez eu não tenha percebido tanto na época, mas a minha conexão com o meu pai sempre foi as Araucárias e durante os três anos de tratamento dele, esse amor em comum se transformou em um elo forte e de esperança por uma cura que infelizmente não chegou. Lembro com carinho cada momento compartilhado, cada detalhe mostrado por ele sobre as araucárias. E só tenho agradecer a cada ensinando dele.

Enfim, "O Clube do Livro do Fim da Vida" é uma mistura de memórias pessoais, análises literárias e reflexões sobre a vida e a morte, trazendo os livros como conforto nas circunstâncias mais difíceis. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??

30/03/2024

O clube do livro do fim da vida
Começamos o livro já sabendo do fim da vida da mãe de Will. O que ainda não sabíamos é a história de vida dessa mulher extraordinária. Ao longo das páginas e através dos livros lidos nesse clube do livro de duas pessoas, vamos mergulhando em histórias incríveis, reais e fictícias, inspiradoras e comoventes.
Não estamos todos num clube do livro do fim da vida?

Emy Aidê 30/03/2024

Merece cinco estrelas pra mim.
É certamente um livro sobre como livros são poderosos. Vai ficar na minha memória como um dos melhores livros que eu já li, graças a essa história pude mudar totalmente visões que eu tinha a respeito do livro sabendo agora que carrego um pouquinho do autor e da Mary Anne comigo. E vou lembrar disso quando ler os próximos livros tanto do clube do livro do fim da vida (um clube onde todos nós estamos inseridos) quanto, nos próximos livros que lerei, e vou saber que se eu indicar um livro pra uma pessoa, aquela pessoa vai levar um pouco de mim com ela.

Ma_ah 15/10/2023

É ma obra cativante que mergulha nos mundos da literatura e da vida. O livro gira em torno das conversas e conexões profundas entre o autor e sua mãe, Mary Anne, enquanto ela luta contra o câncer.

Através da escolha e discussão de diversos livros, o autor e sua mãe exploram temas de amor, perda, esperança e resiliência. Will Schwalbe nos leva a uma jornada emocional ao compartilhar como os livros podem servir como refúgio e inspiração durante momentos difíceis. Sua narrativa é envolvente e reforça a ideia do poder curativo da leitura e da importância de compartilhar histórias com aqueles que amamos.

Este livro é uma homenagem tocante à mãe do autor e uma celebração da capacidade dos livros de nos conectar e ajudar a compreender melhor a vida. Esta obra é uma leitura inspiradora para os amantes da literatura e para aqueles que enfrentaram desafios pessoais.

Priscila Franco 15/10/2023

Linda Homenagem
Confesso que demorei um pouco para finalizar esse livro....
( Algumas partes do livro a história fica cansativa )
Mas apesar do tema doloroso, é uma boa história e com certeza muito emocionante.
Mary Anne foi muito guerreira, sempre lutou para ter os melhores últimos dias e mesmo doente sempre pensou no próximo.
Durante a história, Will nos faz pensar
" E se fosse a minha mãe?"
Nos faz valorizar a presença da família e principalmente dos nossos pais.
Diga o quanto os ama em vida e aproveite cada segundo ao lado deles.
Afinal, a vida é um sopro. ?

Elide.Serra 14/10/2023

Um livro intrigante
Afinal de contas não estamos todos passando pelo processo de seguir rumo ao fim da vida?
Não sei se a experiência foi assim para outros leitores, mas esse livro veio num emaranhado de sentimentos e carregado de aprendizados.
Me surpreendi pois não esperava que o livro seria assim.
E não conseguiria descrever mais sem que houvesse spoilers.
Recomendo a leitura.

Nick 24/07/2023

Muito interessante porém é repetitivo
No começo quando li a sinopse do livro achei ele muito interessante e fiquei curiosa com a história, mas ao longo livro comecei a enrolar pra ler e terminar, fiquei alguns dias sem ler porque não achava que a história estava me envolvendo e estava sendo legal como achei que seria. Mas depois que retornei a leitura e comecei a ler mais capítulos comecei a gostar de novo da história, claro que não tem como se esperar grandes mudanças afinal o livro conta a história de uma mulher que tem câncer e vive fazendo tratamentos e quimioterapia. Gostei muito da Mary Ann em todos os sentidos, suas opiniões, sua história de vida, sua luta contra o câncer enfim achei o livro lindo e emocionante apesar de ter demorado praticamente um mês pra terminar, mas valeu a pena.

Elisa 10/05/2023

Um abraço em formato de livro
Essa história nos provoca a relembrar momentos difíceis que passamos com as pessoas que amamos. Mas ao mesmo tempo que se sente um desconforto em reviver esses momentos vamos compreendendo que as coisas que nos acontecem vão ajudando a construir nossa percepção de vida.
Um livro muito provocativo e sensível ao mesmo tempo, as pessoas que já passaram por situações parecidas com a relatada na história vai sentir ainda mais o carinho com o qual essa história foi escrita, é como se ganhássemos um grande abraço do autor.
Recomendo tanto essa leitura, me fez bem demais em um momento que precisava ler coisas que trouxessem conforto. Além de toda a questão emocional, o clube do livro do fim da vida ainda é uma ótima fonte para indicação de novas leituras, um clube do livro mesmo. Quando acabamos a história já temos mais 10 livros na lista para ler.

Arielly12 16/04/2023

Um livro leve que também te puxa pra refletir sobre temas relevantes e variados. Como não se apaixonar pela pessoa da Mary Ann? Impossível. É lindo ver o carinho do autor pela mãe, que é visível em cada linha do livro. Estamos todos no clube do livro do final das nossas vidas, e fico feliz que esse livro passou por aqui.

Juliana (Ju/Jubs) 11/04/2023

É uma linda homenagem. Várias vezes fiquei pensando "e se fosse a minha mãe?", e acho que não teria tanto controle emocional para lidar com a situação.
Mary era uma senhora bem peculiar e muito sábia, gosto da maneira que ela via os livros: como condutores da vida, acho que isso seria muito interessante de colocar em prática.

ana! 31/01/2023

aceitável.
sendo sincera, a história é sim muito linda e inspiradora, principalmente por ter me identificado muito com os princípios da mãe dele.
só que, eu não acho que a escrita dele foi cativante a ponto de me fazer ter vontade de conhecer a história deles, só de admirar mesmo.
mas também os pontos aumentaram por ver a lista de livros citados no fim ?
adorei diversas frases, mas nem sempre o desenrolar, infelizmente

Duda 20/01/2023

Decepção
Ou livros de nao ficcao nao sao pra mim, ou ate hoje nao peguei um que me prendeu. Chato e arrastado, repetitivo, mas com uma hostoria interessante. Gracas a Deus terminei nao aguentava mais

Amanda 17/01/2023

Bonito
Livro encantador. É possível sentir todo o afeto entre mãe e filho e vice e versa. Mary Anne foi uma pessoa encantadora. Teve uma vida e uma morte bonita e inspiradora.

Apesar do livro "viver" a morte, ela é tratada com leveza, beleza e amor... Os dias são cheios de amor dos familiares, amigos, enfim das pessoas em volta dela... O livro não fala mto da dor da doença e nem da perda, acho que pq não era a proposta mesmo...

Eu senti um certo lamento/pesar - acho q a palavra certa é melancolia - durante toda a leitura, mas não era algo ruim, era uma tristeza empática e bonita...

Esse livro indica livros, então tenha a mão papel e caneta.

Beat.Rossi 27/11/2022

Recomendo demais
Eu gostei dessa pegada da relação dele com a mãe quando ela descobre que está com câncer (não é spoiler, é literalmente o título) e também um pouco da relação dela própria com a doença e a morte. Eles mencionam vários livros dentro desse livro, que eles leem para o "clube" de leitura deles, inclusive li "A cidade do sol" esse ano por causa dele, e foi incrível, mas tem livros que não acho em português.

Michele 19/11/2022

Lindo, doloroso e real
Um livro lindo que fala sobre o poder da leitura, a forma como os livros podem ajudar a aliviar cargas pesadas. Um clube do livro formado por duas pessoas em um hospital, uma forma de mãe e filho falarem coisas difíceis de ser ditas para o outro e com certeza um encontro com a fé... lindo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6