O Clube do Livro do Fim da Vida

Resenhas - O Clube do Livro do Fim da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

LidosdaCris 18/09/2022

Perfeito para chorar
Só pela sinopse do livro você já sabe vai ser um livro triste.

A relação do Will com mãe durante o livro é linda. Eu tenho uma forte ligação com a minha mãe me emocionei muito ao ler esse livro.

Hay 22/06/2022

Esse livro mostra a vida simplesmente como ela é.
Confesso que demorei bastante tempo pra concluir essa leitura, não por ser ruim, mas por ser aquela história morna que você não devora e sim degusta aos poucos. A relação dos protagonistas é linda e esse ponto já foi a primeira coisa que me fez sentir aquela pontadinha no peito. Fiquei imaginando quão maravilhoso seria ter esse tipo de relação. Ser tão íntimo com sua própria mãe a ponto de compartilhar até as mesmas histórias.
Quando você entende sobre o enredo do livro, já tem em mente o que vai acontecer no fim, não há como esperar que seja diferente. Porém, ainda com esse spoiler explícito, a história te pega de um jeito muito delicado.
Os últimos capítulos se tornam dolorosos. É muito difícil acompanhar como Mary foi de uma pessoa tão viva e entusiasmada para um alguém que mal consegue falar. Essa obra carrega uma lista de lições. Valeu cada página lida.

Junior.Borba 24/04/2022

Foi um dos livros que mais demorei pra ler nos últimos anos, mas foi um dos que mais aproveitei e conheci os personagens. É minha história favorita de 2022 e com certeza vou lembrar dele pra sempre ?

Amanda.Andrade 06/02/2022

A leitura é um pouco arrastada, mas vale muito a pena ler
A conexão de Will com a mãe é linda
Eles são ligados, além de tudo, pelo amor a leitura

Melissa.Casagrande 16/12/2021

''Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer não; cada livro que lemos pode muito bem ser o último, cada conversa pode ser a derradeira.''
Me emocionei muito lendo esse livro. Mary Ann foi uma mulher genial, bondosa, amorosa, simpática, prestativa, dentre muitos outros adjetivos. Muitas passagens (incluindo citações de outros livros) me saltaram os olhos, e marquei algumas para sempre que for possível, eu possa revê-las. O livro realmente falou comigo de forma especial, relembrando a importância de amar as pessoas e o poder da leitura na vida de todos os leitores. Will homenageou sua mãe de forma única, sensível e bela. Mary Ann representa a esperança em dias melhores.

cinnamon1 17/11/2021

Um livro que deveria ter mais reconhecimento no booktok
Me emocionei lendo o livro por que querendo ou não todos nós estamos no clube do livro do fim da vida...

Me envolvi tanto nos acontecimentos (que são totalmentes reais) que tinha horas que só queria abraçar a mãe do Will e falar que estava tudo bem.

Infelizmente ela falece e decorrência de um câncer e mesmo sabendo o que ocorria eu chorei demais.

Recomendo a todos esse livro porque ele é incrível e te dá uma nova visão da vida, a morte e os livros.

SueSouza 06/07/2021

Perfeito
Oi Pockets!
Espero que estejam bem. No mês de junho no grupo de leitura coletiva do Romances de hoje, lemos o livro O clube do livro do fim da vida do autor @willschwalbe, que é baseado em uma história real, do autor com sua mãe que tinha seu clube de leitura de duas pessoas (mas tinha muito debate e claro comida “já que não pode faltar em um clube segundo eles. Haha).
Em 2007, a mãe de Will, Mary Anne descobre que está com câncer no pâncreas e que já se espalhou para o fígado quando diagnóstico. E quando ela inicia seu tratamento de quimioterapia, começa os encontros do clube do livro com o Will, pois ele a acompanha ao ambulatório e tudo começa com uma simples pergunta “O que você está lendo?”. Eles começam a compartilhar leituras, cada um seleciona títulos que tenham interesse em ler ou já leram e desejam que cada um leia.
As conversas vão além das páginas das histórias que estão dividindo, eles acabam se aprofundando nos momentos da família e somos apresentados aos membros da família. Will, mostra como foi sua criação e de seus irmãos, e como os pais aceitaram suas decisões. Will, relata sobre o trabalho da mãe e seu corajoso trabalho voluntário em países em guerra, ela fazia de tudo para conseguir apoio para a construção de uma biblioteca no Afeganistão e também de auxiliar e até mesmo receber os refugiados para que eles possam estudar e mudar de vida.
Will relata os últimos 2 anos de sua mãe, os dias bons e ruins, devido a debilidade da doença. Vemos todo o amor, apoio e amizades que fazem o possível que Mary tenha ótimas lembranças de seus últimos dias.
A cada capítulo do livro inicia-se com um título que tem relação com os livros que Will e a mãe debatem no seu clube. Uma história sensível, emocionante (que pode não ser fácil para todos), mas é lindo acompanhar esse amor entre mãe e filho, e amor pela literatura. No final do livro tem uma lista com todos os livros indicados e lidos no clube dos dois.
Vocês já conhecem a história?
#culturapocket #books #oclubedolivrodofimdavida #willschwalle #clubedeleitura

Luisa - @livrementefalando 12/06/2021

Segue essa dica de leitura!!! Livro lindo e emocionante sobre o amor de uma mãe e filho pela leitura e como ela, a leitura, os ajudou a passar pelos momentos difíceis que viriam. Eu já sabia qual seria o final, e chorei mesmo assim. A minha única critica a esse livro é para a revisão mal feita, muitos erros de digitação!!! #livrementefalando #booklovers #editoraobjetiva #willschualbe #oclubedolivrodofimdavida

Gi 21/02/2021

História compartilhadas
Esse livro é uma declaração de amor do escritor para sua mãe. Will conta os encontros com sua mãe em sessões de quimioterapia e os livros que eles estão lendo e trocando opiniões e pontos de vista.
Também conta um pouco da trajetória de vida de uma mulher que sempre estava envolvida em questões para ajudar ao próximo e o convívio com seus filhos, amigos e familiares.
Gostei e já anotei todos os livros para colocar na minha lista de próximas leituras.

manooks_ 11/02/2021

Perfeito pra mim ?
Eu amo citações e adoro salvá-las, demorei mais tempo pra ler esse livro do que qualquer um que li na minha vida por conta das inúmeras citações e recomendações de outros livros que me faziam parar e refletir. Posso nunca ter conhecido pessoalmente Mary Ann, mas ela me proporcionou tantos ensinamentos nesse livro que sinto que a conheço a muito tempo.
Esse é um livro sobre livros e que faz quem ama livros se sentir tão infinitamente compreendido.
?Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer não; cada livro que lemos pode muito bem ser o último, cada conversa pode ser a derradeira?

Olgashion 11/01/2021

O que falar de um livro que entrelaça livros e o entendimento da morte como um ritual de passagem? Só pode ser muito bom. Apesar de o autor não ser um escritor nato, a forma que ele descreve sua mãe e seu clube do livro foi tão leve mesmo que com uma temática tão pesada

Karine 29/12/2020

Talvez possa ser um gatilho...
É bem diferente de outros livros dessa "temática" (é, acho que histórias com câncer terminal se tornaram quase um gênero à parte) - por ser literalmente real.
A leitura é tranquila, apesar de densa.
Traz uma forma de perceber a vida de um jeito simples e nada superficial.
É dolorido de ler principalmente por ser uma situação tão real e nada extraordinária. É algo que podemos ou poderemos experimentar pessoalmente com algum familiar ou qualquer pessoa próxima.

@bibliotecadedramas 14/12/2020

"O que você está lendo?"
Uma delicadeza de livro. E através de uma história real o autor nos mostra o poder que os livros tem de unificar nossas vidas com quem amamos através das histórias. Esse livro foi escrito por Will após a morte de sua mãe - Mary Anne que foi uma mulher extraordinária - ex professora e ativista - Mary Anne foi responsável por angariar fundos para a construção de uma biblioteca no Afeganistão e que além de diversas causas importantes como essa, também foi uma mulher imensuravelmente apaixonada por livros.

Mary Anne infelizmente descobriu um câncer no pâncreas já em estágio avançado. Seu tratamento de luta contra a doença durou 2 anos e quando Will a acompanhava nas sessões de quimioterapia a conversa era sempre sobre os livros. Daí então o título do livro porque como ele mesmo disse; o clube acabou surgindo despretensiosamente quando ele perguntou à mãe: “O que você está lendo?” E é aí que toda a mágica acontece. Durante essas sessões de quimioterapia, mãe e filho conversam sobre diversas questões da vida e morte, sobre crenças e diversas reflexões sempre voltadas aos livros que estão lendo. É um livro sobre livros.

“Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer não; cada livro que lemos pode muito bem ser o último, cada conversa pode ser a derradeira.”

O único ponto negativo é que o livro possui partes cansativas de alguns devaneios do autor que as vezes fugiam do tema principal, mas nada que comprometa a história como um todo, é um livro maravilhoso, com diversas indicações ótimas de outros livros e para os amantes da literatura, esse com certeza é uma ótima indicação também.

site: https://shejulis.com/livro-o-clube-do-livro-do-fim-da-vida/

@eusoudanivieira 27/11/2020

Todos nós estamos no clube do livro do fim da vida...
Mary Anne Schwalbe foi uma mulher extraordinária: espiritualizada, amiga, esposa, mãe de três e avó de cinco, engajada nas causas humanitárias pertinentes aos refugiados no mundo, amante do teatro e da literatura, responsável por angariar fundos para a construção de uma biblioteca em Cabul além de várias unidades itinerantes no Afeganistão.
Mary Anne acreditava no poder da leitura salvadora para os outros e para si.
Viveu uma vida plena rodeada das pessoas que a amavam e vice-versa.

Diagnosticada com câncer no pâncreas e com baixas expectativas de vida devido ao estado avançado do mesmo, iniciou o tratamento com um otimismo invejável.
Seu tratamento durou dois anos desde o diagnóstico até sua passagem.
Um dos trechos que mais me emocionou durante a leitura foi quando ela disse para seu filho Will: 'eu preciso viver da melhor forma possível enquanto estou morrendo'.
Seu filho Will a acompanhou durante as sessões e é ele quem nos leva pela mão durante toda a leitura.
Sensível leitura.

?O que você está lendo?? era a pergunta recorrente entre eles, que nesses encontros, conversavam sobre assuntos difíceis decorrentes das leituras, como o viver e o morrer através dos livros que indicavam um ao outro, propiciando distração e conforto, criando assim, o clube que dá nome ao livro.

Will nos presenteia com as próprias memórias além de trechos da vida de sua mãe e sua família, abordando com delicadeza a difícil situação de lidar com alguém a quem tanto amamos e que está partindo.
Eu ri e chorei com esse livro.
É daqueles que eu panfleto pra todo mundo: todos deveriam ser tocados por tamanha sensibilidade.

Um livro sobre família e amor, vida e morte.
Um livro que aborda o quanto a leitura é impactante na vida das pessoas e deixa a lição fundamental de que, o que você leva dessa vida... é a vida que você leva.

No final do livro existe uma lista em ordem alfabética dos autores de todos os livros e histórias citados e são indicações maravilhosas.

Super recomendo.

Nat 05/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Após receber a notícia do câncer terminal da mãe, cada filho reage de uma maneira. O Clube do Livro do Fim da Vida é o relato de Will, que acompanhou sua mãe, junto de seus irmãos e pai, nesse difícil trajeto. Nos dois anos de tratamento, ele e sua mãe criaram um clube do livro em que discutiam livros escolhidos por eles mesmos. A história é muito emocionante e pude conhecer aos títulos novos.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6