A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

ThiHenrique 02/08/2022

A definição de um livro "meh" foi atualizada.
Num primeiro momento pareceu que era pretensioso demais que uma história sobre uma pequena livraria se tornaria uma grande conspiração investigativa histórica... e realmente foi pretensioso demais e acabou bem decepcionante.

A história gira em torno de um rapaz que trabalha em uma livraria misteriosa e descobre logo que há toda uma sociedade secreta a centenas de anos que tenta decodificar um livro antigo.
A premissa da livraria fica muito pequena e ela é completamente irrelevante no decorrer do livro.

Várias vezes durante a leitura parecia que estava lendo sobre adolescentes em mini aventuras, quando o livro trata sobre adultos com seus respectivos empregos (ja consolidados ou até mesmo segundos empregos) mas a história não acompanha a maturidade que as pessoas deveriam ter, não por necessitar de seriedade, mas sim para não parecer infantilóide e não se encaixar nos perfis que ele escolheu como personagens do livro.

Não é ruim de ler, mas a história não é empolgante e o final é bem broxante quando traz um elemento não importante durante a narrativa como parte do climax do final.
Me decepcionei.

Ratinha da Biblioteca 27/06/2022

E essa capa engana!
Eu comecei a ler esperando um livro de suspense com um pé no terror, uma história macabra e recebi um amorzinho de história! Com elementos que me fizeram apaixonar logo de cara, temos livros antigos, enigmas, tecnologia e tudo isso misturado para resolver uma questão importantíssima da vida humana: A imortalidade!
Você acredita que pode viver pra sempre??? Nesse livro a resposta para isso é dada e eu agora sei como viver para sempre ♥

Leticia 25/06/2022

tinha TUDO, mas...
Eu me deparei com esse livro e pensei MEU DEUS, "A livraria 24 horas do Mr. Penumbra" esse título e com essa capa, definitivamente chamou minha atenção. Li apenas a breve sinopse da contra capa e logo fui ler.
Mistério, livros antigos, a biblioteca que nunca fecha, pessoas estranhas, um sumiço, e agora....

Desde os primeiros capítulos eu já me vi bem envolvida na leitura, é de fato uma escrita leve e com uma boa estrutura, porém.... sempre tem esse porém...

Até a metade tava tudo ok, eu estava adorando, o mistério o suspense, não saber o que vai acontecer.... mais dai tudo ficou meio "chato"...
É legal a ideia do livro, MUITO legal, misturar antiguidade com tecnologia, porém teve muitos momentos "googles" e eu achei chato demais...
Passava muito tempo descrevendo os procedimentos do trabalho e as vezes eu achava maçante...

Sobre o romance e o final ambos não me agradaram muito, o romance por da minha parte não sentir tanta química e o final sem muitas emoções.....

Qnat 22/06/2022

É um livro tipo.... filminho leve da Netflix.

Não há nada surpreendente no livro, mas nada tão "ruim". Ele faz rir, prende a atenção em certas partes, não é muito longo, e tem até uma tentativa de plot twist.

Há muitaaasss referências nerds, muitas, e parece um que foi patrocinado pela Google. Chega a ser exagerado em como o protagosnista é nerd. Não fica tão ruim porque ele é bem humorado (me lembra os protagonistas de John Scalzi, sempre fazendo uma piada). Agora, ele pela idade dele deveria ser um pouco mais maduro né, em relação a suas relações.

Mas, esse excesso de referências hipster me lembrou o livro Mar sem Estrelas (que é um pouco mais complexo em enredo). Mas, da mesma forma que em Mar sem Estrelas essa ânsia do autor parecer tão cool, tão "tomo um chá matcha numa exposição de arte alternativa com meu amigo andrógeno", tão exagerado em parecer "modernoso", foi o único motivo pra eu não dar 5 estrelas. Mesmo que o leitor faça isso (e conheço várias pessoas que fazem isso), acho que ficar falando toda hora disso no livro, o deixa superficial.

O que mais gostei no livro é que o protagonista começa a examinar os dados, simplesmente porque é curioso. Tudo se inicia porque ele tem tempo, habilidade e um problema a resolver (que não precisava ser resolvido), mas o faz por pura curiosidade.
Acho isso lindo.

Eu mesmo, se me derem um banco de dados, eu começo a fazer gráficos, estatística, mapas, só porque gosto de examinar. Pego dados largados de outras áreas do meu trabalho por pura xeratagem, e nisso super me indentifiquei com o protagonista.

PS: Li algumas resenhas e falaram que o autor pode ser um pouco misógeno. De fato, todas personagens mulheres do livro são, na verdade, projeções, o tipo de garota que um adolescente nerd criaria na sua mente. Acho que essa superficialidade nas personagens mulheres deixou o livro um pouco aquém sim, e possivelmente aconteceu por falta de experiência de vida no escritor. Mas, como o livro é em primeira pessoa, e vemos só a descrição do protagonista que declara em vários momentos que tem problemas de relação e inexperiência com o outro sexo, pode ser que faça sentido. Livros em primeira pessoa confundem o que é a visão do autor ou do protagonista.
É só lembrar de livros como Lolita, ou Dom Casumurro... É difícil saber se a superficialidade (sempre na visão em primeira pessoa do protagonista) é algo para caracterizar o personagem mais fechado e "nerd", ou se é realmente uma falha do escritor.

Ramon.f.a.f 02/06/2022

O segredo para a vida eterna
Uma emocionante aventura, em uma livraria pequena e um tanto excêntrica na Califórnia, leva o jovem Clay a entrar em uma empolgante aventura em busca do "Segredo para a vida eterna", cheio de reviravoltas, emoções intensas e novas descobertas, um grande achado de um livro em um sebo.

Clari 15/03/2022

Inicialmente achei o livro meio bobo, mas com 3 ou 4 capitulos ja amei a historia e n conseguia mais largar

Bruna.Alves 20/02/2022

O livro me deu um pouco de preguiça em algumas partes, mas em geral eu gostei, são muitas partes que te deixam curiosa e isso com certeza é uma coisa que me atraí!!

Yuririn 07/01/2022

achei um livro ok. Tiveram partes realmente boas e o final foi bacana, mas ao mesmo tempo ele é meio sem sal/ não tem muita profundidade ou embasamento pras coisas q acontecem na trama. Achei diferente que o protagonista fica meio sem saber do plot até mais da metade do livro hahaha (tipo "me falaram isso, então acho q vou atrás tentar resolver"). Gostei dos personagens e a narrativa até q é fluida sim, mas no geral foi okayzão.

Luiza3351 05/01/2022

Surpreendente
Histórias com livros sempre me atraem. Histórias que envolvem tecnologia, sociedade secreta e um velhinho esperto e gente boa, ainda mais.
Uma homenagem belíssima à literatura e a sua história.

Rabelo 27/12/2021

*1.1
Pelo. Amor. De. Deus. Imagina todas as fantasias possíveis de um nerd incel branco. Agora soca tudo em uma premissa sobre livros e organizações secretas.
Fazia MUITO tempo que eu não lia um livro tão ruim em toda minha vida. O início é instigante, mas vai esfriando até que no meio você só lê pela curiosidade de saber o final. Mesmo quando tava rolando um puta mistério, eu ficava entediado e às vezes até largava o livro no meio de uma frase (eu nunca faço isso).
O final, por outro lado, foi gostosinho até.
As personagens femininas tão ali só para preencher a cota de "diversidade", porém são só muletas para os homens brancos. Personagem não branco então, nem se fala. Se tem um é muito.
"Mas João, o livro é de 2013, você precisa relevar essas coisas, é da época." Nem se eu relevar fica bom, gente. Eu tentei DE VERDADE. Foi só pura decepção, principalmente porque tem uma estética que amo: dark academia. Nem isso me animou.
Sophia 03/03/2022minha estante
Siiiiim

Mari 01/11/2021

Ótimo!
Me diverti demais com esse livro, não consegui parar de ler.

Esse é o primeiro livro do escritor norte-americano Robin Sloan e confesso que aguardo ansiosa a puclicação do próximo.

Recomendo a todos que gostam de desvendar mistérios e querem saber mais sobre a empresa Google.

Re Lopes 31/10/2021

Mais um achado de sebo senhores! É aquele livro que se vocês, assim como eu, amam uma história mais sombria, misteriosa e em certo ponto estranha vai saltar da prateleira no meio de muitos outros livros talvez até mais conhecidos.

A história em si não é grande coisa e não prende o leitor assim que abrimos e em suas primeiras frases, mas é interessante como mesmo fazendo alguns meses que eu o tenha terminado, a história, o livro, os personagens e a trama continuam em minha mente e diversas vezes ao dia me pego repensando nos que, supostamente, está escondido nas entrelinhas desse livro.

Aqui acompanhamos a história de Clay Jannon, um simples rapaz que como vocês e eu talvez tenha a curiosidade aguçada demais, que arruma um emprego em uma peculiar livraria 24h no turno da madrugada. Ao longo das jornadas de trabalho Clay percebe logo que a livraria só pode funcionar como fachada para alguma coisa já que não possui muitos clientes e os clientes que possui são constantes, tão peculiares quanto a livraria e com algum objetivo ainda desconhecido.
O livro é dividido em 3 partes onde contam a história conforme Clay desafia seu chefe, o Mr. Penumbra, e avança mais e mais no mistério que rodeia a livraria, os livros e seus clientes e o próprio Mr. Penumbra.

A história é contada com uma linguagem fácil, alternando entre antigos mistérios, livros impressos e maquetes de cinema montadas e pintadas a mão se chocando com a realidade atual entre tecnologias do google, livrarias e bibliotecas on-line e a modernização constante que vemos todos os dias.
Assim, o livro me fez pensar em coisas supostamente antigas e simples nos adoramos como o cheiro de um livro novo, ler livros que não sejam da tela de um tablet ou celular, sentar em um café para apreciar a companhia de outra pessoa. Mas ao mesmo tempo faz olhar para o futuro, como a tecnologia pode salvar nossas vidas, como milhões de processos que fazemos um a um podem ser realizados ao mesmo tempo e na beleza que há em saber que estamos todos, de algum jeito, conectados.

Por fim, é uma leitura fácil não que te prende e te faz devorar cada pagina, mas uma leitura que te prende com os ensinamentos, com um jogo entre o passado - presente - futuro. Como segredos escondidos em cada estante te faz ter a certeza que entre as linhas e palavras vamos encontrar uma revelação que vai mudar o curso de nossas vidas, o que o autor, à sua própria maneira, sempre faz.

Até breve,
The Book Marker