O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

cbqrton 05/08/2023

é bom, a leitura é fácil.. mas esperei saber mais dos bichos e recebi: nada. o final em aberto me deixou meio errr
italomalveira 07/08/2023minha estante
Eu amei esse conto. Sobre não ter explicação, já estou acostumado. A maioria dos livros do King não tem.

Duda | MiguriGeek 26/04/2020

É um bom livro, mas (não sei se isso pode ser considerado spoiler) o final fica em aberto e eu não gosto muito quando isso acontece.
Edson 27/04/2020minha estante
O Nevoeiro, é um Conto do livro Tripulação de Esqueletos. Onde vc achou esse livro aí da imagem? Ah, no livro do King o final realmente fica em aberto, o que torna o conto até certo ponto, incompleto, eu diria! Já viu o filme? O final lá é bem diferente e assustador! Abraço!

Duda | MiguriGeek 27/04/2020minha estante
Eu li ele pelo Kindle
Ainda não vi o filme não, mas pretendo

Edson 27/04/2020minha estante
Veja o filme então. Vale a pena!

Murilo.Chagas 08/10/2021minha estante
nossa obrigado por ter contado o final do livro e estragar a minha experiência

Ivan 28/11/2021

Luta pela sobrevivência
Lançado em1980, "O Nevoeiro" é um conto do famoso escritor americano Stephen Edwin King, um dos mais proeminentes autores de contos fantásticos e de ficção de sua geração. Este conto originalmente estava presente no livro “Tripulação de Esqueletos”.

A história é narrada por David Drayton, um artista local que morava em Long Lake com o filho Billy e a esposa Steff. Depois de uma terrível tempestade, um nevoeiro esquisito se abate sobre a pequena cidade de Brindgton, no Maine. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem às ruas. A família Drayton se separa – pai e filho vão ao supermercado enquanto a mãe fica em casa – e aí então o afamado nevoeiro chega. Um grupo fica preso em um supermercado e quem tenta sair não consegue mais voltar. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência. Dentro do supermercado o ambiente apocalíptico começa a pairar e surgem os conflitos gerados pelo instinto de sobrevivência. Alguns com pano de fundo político, outros religiosos, outros de natureza social e humana.

Lidando com os dilemas morais dos envolvidos presos no supermercado, com a ameaça lá fora e com a incerteza quanto ao futuro. O conto se mescla entre o terror e a fantasia, mostrando ao leitor que os verdadeiros monstros talvez sejam aqueles que julgamos como iguais. Apesar de ter sido escrita a mais de 40 anos, a obra se mantém atual mesmo, provando ser um texto atemporal, que dialoga com a própria essência do medo no ser humano, este que tão facilmente pode provocar atitudes extremas ou impensáveis.

A narrativa de King não está focada nos seres da névoa ou nela em si e sim no impacto desse acontecimento sobre os diferentes personagens apresentados. O autor pinta um quadro verdadeiramente diversificado, com cada um dos indivíduos confinados àquele lugar demonstrando atitudes específicas, aspecto que dialoga com as diferentes facetas da sociedade. Enquanto os mais céticos duvidam da possibilidade de haver monstros ali fora, alguns começam a acreditar em uma espécie de intervenção divina e, outros mantém-se ouvindo a "voz da razão", enxergando tudo com um olhar mais prático e realista. Muitas das situações criadas pelo autor visam trazer "desconforto" ao leitor. São esses conflitos internos que, aos poucos, tornam-se perigos maiores do que o nevoeiro em si, demonstrando o quanto a mente humana pode ser subvertida nos momentos de crise.

São todos esses aspectos que fazem de "O Nevoeiro" um fascinante conto de Stephen King, mostrando de maneira simples e concisa como o medo pode afetar as pessoas, transformando-as completamente. Trata-se de uma obra que nos envolve da mesma maneira que a névoa toma conta dessa cidade. Muita tensão e uma atmosfera que prende até o final. É adrenalina o tempo todo. A luta pela sobrevivência é constante na história. Com isso em mente, fica fácil enxergar o porquê de "O Nevoeiro" ter permanecido atual até os dias de hoje. Não é à toa que ele é King – o Rei do Maine!

Jéssika Dayana 07/09/2020

PERFEITO KRAI!!
QUE LIVRO. Simplesmente maravilhoso. Eu só conhecia a história pelo filme, mas através do livro tudo foi melhor. A história é tão bem montada, tudo acontece e flui tão bem que eu li em apenas 3 ?sentadas?. Virou um dos favoritos do ano. Stephen King sabe muito o que faz. E fico tão feliz que uma adaptação pro cinema de um livro dele tenha sido tão fiel.
Ray 23/11/2021minha estante
Você recomendaria esse livro pra mim

Jenni 04/01/2024

"A fumaça encobria tudo como um nevoeiro."
É um livro rápido e envolvente de ler, por ser curto e ter uma narrativa frenética. É impossível não querer saber o que acontece nos próximos capítulos. Uma proposta interessante sobre o 'fim do mundo', onde uma grave tempestade desencadeia um nevoeiro estranho que cobre a cidade. No supermercado, o protagonista e seu filho são alcançados pelo nevoeiro, testemunhando mortes sangrentas e sons assustadores de monstros do lado de fora. Eles descobrem que estão confinados, já que sair para o nevoeiro significa morte certa. Os monstros têm sede de sangue, mas ninguém sabe exatamente o que são.
O livro destaca as brigas internas, a deterioração das pessoas em meio à loucura e a perda da civilidade, sem a preocupação com mantimentos. Apesar de o final fazer sentido, achei um pouco fraco. No geral, é uma obra para passar o tempo.

Carol *_* 30/10/2023

No fim do mundo o pior sempre será os humanos.
#DesafiodeHalloween

É impressionante como Hollywood bebe da fonte do king até hoje, principalmente nesse conceito de apocalipse com monstros, mas o perigo sendo os humanos.
Aqui não é diferente, presos no mercado por causa de um nevoeiro sobrenatural com monstros, vamos acompanhando o povo enlouquecendo aos poucos.
Logo, a noção de regras e sociedade é moldada em deferente ao medo do desconhecido, o desespero e o fim sem solução.
Uma boa abordagem de personagens, medos e loucura.
Embora, o final do filme seja bem melhor do que o livro.

Bart 18/06/2020

O Nevoeiro
*Stephen King*
Editora:Suma de Letras
160 pág, 1980.
Informação interessante, não é um livro... é um conto (kkkkkkk) quem me conhece sabe o quanto adoro esse gênero literário! Mas diferente da maioria, esse conto tem começo, meio e fim e é excelente?????!! O autor tem um livro chamado "Tripulação de Esqueletos", e "O Nevoeiro" é um dos contos desse livro.
Muita gente já deve ter assistido ao filme (excelente, o final deixa todo mundo mudo) e/ou à série (não assisti), no conto ele fala mais da parte inicial, logo depois da tempestade, antes de chegar no mercado, mas posso dizer que, o filme é fiel ao livro, porém finais diferentes (não assisti à série).
Depois de uma tempestade, um nevoeiro chega trazendo criaturas sanguinárias nunca vistas antes... a cidade toda, ou talvez planeta todo esteja em risco e isso é apenas o começo... é só ler!! ?
Recomendo, excelente história, apesar de ser bem curtinha!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Nati Sampaio 13/07/2023

Muito diferente do filme, o livro conta em primeira pessoa os acontecimentos que se desenrolaram na cidade no Maine, com David Drayton. É muito bem escrito e eletrizante. Fiquei viciada até finalizar. Recomendo.
Riva 15/07/2023minha estante
Eu não fazia ideia de que o nevoeiro era baseado num livro do king ?

Nati Sampaio 15/07/2023minha estante
sim! e o livro eu achei bem melhor q o filme

Josiane.Elias 01/04/2021

Não é ruim
Esperava um terror, mas é um suspense que te faz querer continuar a ler sem parar.
Não tem lógica, mas que livro tem?
Vale a pena ler.

Felipe 06/05/2020

Bom, mas poderia ser melhor
A história é bem escrita, gera tensão, principalmente o miolo dele, o desenvolvimento é muito bom, mas o final achei um pouco "fraco". Creio que isso se deve pelo fato de eu já ter assistido ao filme e o final do filme é muito mais impactante. Isso com certeza fez com que para mim o final tenha decepcionado um pouco. Mas de toda forma é um conto muito bem escrito e o final é coerente com a história.

ale 02/12/2021

O conto é rápido, o que faz a leitura fluir muito. Gostei bastante do desenvolvimento da história e dos personagens.

King focou em como as pessoas são monstros piores do que aqueles que se encontram no nevoeiro. A Sra. Carmody é um bom exemplo de como existem seres imbecis que envolvem Deus e usam de Seu nome para cometer atrocidades. O egoísmo daqueles que deixaram o jovem de 18 anos ser morto por pura ignorância de tentar ver as coisas por outros lados além do próprio umbigo. E como também, encontramos pessoas de bom coração que estarão ali para ajudar, como a Reppler e o Ollie Weeks.

As cenas dos monstros são MUITO boas e causam muita tensão, o que me fez amar. Ainda estou irada que rolou a porr* de um adultério em UM dia de isolamento. Terminei nem gostando do personagem principal por isso.

O Nevoeiro é um conto muito bom e por isso, não dei uma nota mais baixa. Mas o final aberto deixa muito a desejar, na minha opinião. Infelizmente, ODEIO!!! NÃO QUERO tirar as minhas próprias conclusões sobre NADA, eu quero RESPOSTAS! Então, estarei dando apenas 3,5 de nota.

Luisa 12/11/2020

"Quando a racionalidade começa a desmoronar..."
Não sou muito de contos mas adorei esse. Em 160 páginas King conseguiu trabalhar os personagens muito bem, fazendo que o leitor sinta empatia ou raiva por eles.

O conto não da medo mas ele é envolvente visto que seu foco central é mostrar a deterioração da racionalidade humana, como quando as pessoas, em maioria, se deparam com algo que o cérebro não consegue processar elas simplesmente pifam, como máquinas.

Pode-se dizer que a história termina em aberto mas a proposta consegue ser finalizada nessas 160 páginas.
Andrea 12/11/2020minha estante
Já viu o filme? Eu li depois de assistir e fiquei ? (mind-blow).

Luisa 12/11/2020minha estante
Vi, mas tem muito tempo, lembro de achar trash demais kk. O conto é bem melhor

Andrea 12/11/2020minha estante
Sério? Esse é um daqueles poucos que eu gosto de ambos (na verdade, não tenho certeza, mas acho até que gostei mais do filme do que do conto, por causa do final).

Luisa 12/11/2020minha estante
Simkk. Vc chegou a ver a série? Eu gostei dela mas não tem nada haver com o conto

Andrea 12/11/2020minha estante
Não vi!! Como eu já tinha visto o filme e lido o conto, não tinha mais aquela curiosidade... Bom saber que não é tão fidedigno.

Rafael 22/11/2020

Vi o filme antes de ler o conto, mas mesmo assim gostei. Queria que fosse uma história maior, talvez pudesse ter bagagem pra desenvolver melhor os acontecimentos.

Ket 14/03/2021

Bom, mas...
Escrita e leitura densa, cansativa. Personagens ruins e o horror do conto é muito xoxo. Não curti o desenvolvimento, o horror é muito apelativo.

_limamanu 17/09/2020

Legal!!!
O livro é bem curto, mas muito interessante, te faz querer terminar logo.
Mas essas histórias sem solução não são pra mim.