O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Tryck 30/03/2021

O NEVOEIRO
? ESSA RESENHA PODE GERAR GATILHOS AO LEITOR ?
A história começa nos apresentando a Stephanie, Billy e David Drayton, reagindo a uma tempestade que destruiu a casa deles. Seguido dessa tempestade, surge ao longo do lago, em frente a casa deles, um nevoeiro denso, branco e com bordas assustadoramente retas.
Com o desenrolar da história, o David Drayton e seu filho Billy, juntamente com o vizinho Brent Norton, vão a cidade comprar suprimentos e equipamentos para consertar os estragos provocados pela tempestade. Porém, o grupo acaba ficando preso no supermercado local quando o nevoeiro invade a cidade e coisas estranhas começam a ocorrer.
A partir desse momento, somos apresentados aos terrores existentes no nevoeiro: os tentáculos que surgem no estoque do supermercado, uma criatura que parece a mistura de moscas gigantes com escorpião que surgem juntamente com pássaros gigantes que lembram pterodáctilos e aranhas assustadoras, que expelem teias ácidas.
Outro terror que o Stephen King adora colocar em suas histórias surge, quando eles nos faz pensar que os piores monstros são os próprios seres humanos. Esse fato é concretizado a partir do momento que uma extremista religiosa, conhecida como senhora Carmody consegue manipular os outros confinados no mercado a acreditar no fim do mundo através do apocalipse.
O livro segue uma temática muito mais sombria, quando a senhora Carmody começa a propor coisas absurdas, como sacrifício humano, gerando uma atmosfera de completo medo, onde no livro presenciamos até cenas de suicídio. Dessa forma, pessoas que estão contra a senhora Carmody, também cometem alguns atos de violência contra ela, iniciando a partir de um tapa, jogar latas nela, até mesmo assassina-la com um tiro.
No final do livro, somos confrontados com 2 sentimentos. O primeiro é o extremo medo em permanecer no mercado a mercê dos fanáticos e a instabilidade daquele ambiente, fazendo com que os protagonistas saiam do mercado, em busca de salvação. O segundo sentimento é a esperança deixada no final do livro, quando o grupo formado por 4 pessoas se despede do seu relato a beira da estrada e segue um caminho que não sabemos onde os levará.

Igor Rocha 18/09/2023

Um bom livro pra quem quer começar a ler Stephen King
O Nevoeiro é uma boa história de suspense, com bons ganchos e uma atmosfera que prende o leitor até o final. Final esse que também deixa no ar as perguntas sobre todo o evento, oferecendo apenas um desfecho da luta de David para se salvar e salvar seu filho.

Silvio.Nilo 27/08/2022

Eu assisti ao filme "O Nevoeiro" e ao final dele pensei: meu Deus, o filme tem idéias muito boas mas não aproveita. O livro deve ser bem melhor e mais bem explorado.

Para minha surpresa, o filme é uma adaptação bem feita com algumas ressalvas... e essas "pequenas" ressalvas tornam o livro bem melhor.

Primeiro de tudo: o filme é ruim. Ponto.

Segundo: bom, é o livro, e as palavras expressam mais (e melhor) toda a trama.

A NARRAÇÃO:

Toda vez que eu leio um livro narrado em primeira pessoa eu me pergunto de onde começa a idéia do personagem em narrar o que tá acontecendo. Qual o ponto de partida que fez com que ele percebesse precisamente que estava na hora de narrar? Não faz muito sentido pensar isso para a maioria dos livros, mas nesse caso faz...

Você está "lendo a mente" de um pai preocupado com seu filho num meio de um apocalipse, sua visão dos acontecimentos está limitada ao que ele vê, pensa e até onde suas preocupações não corroem seus pensamentos e os deixam confuso.

Além do mais, o cenário é muito limitado, é apenas um mercadinho, e é bem interessante como a geografia trabalha aqui, como o personagem usa elementos do mercado (caixas, setores, produtos) pra identificar os caminhos percorridos.

É precisamente nesse sentido que o livro supera o filme, afinal você sente mais a pressão de estar preso com 80 pessoas num supermercado durante um pandemônio do que assistindo o filme. O medo e as preocupações de tornam mais aparentes e reais do que naquele blockbuster feioso.

LINHAS GERAIS:

É bom. Não é extraordinário e nem medíocre. É bom.

Um leitora aqui disse que não recomendaria esse livro como primeira leitura de Stephen King, mas em contra caminho disso, foi a primeira leitura dele... e mesmo sem ter lido outros, eu entendi o que ela quis dizer, parece fazer sentido mesmo.

Mesmo assim, eu recomendo a leitura independente de ter lido ou não Stephen King porque ele é um livro curto, bom e interessante. Mas tenha isso em mente, não parece ser a melhor obra do autor.

Pedro.Braga 22/03/2021

Mais um grande suspense de Stephen King !!!
Impressionante como Stephen King precisa de poucas páginas para criar um cenário de tamanho suspense. A tensão é um componente que está presente ao longo de toda a história, e o mistério envolvendo o nevoeiro é muito bem trabalhado.

Os conflitos internos dos personagens e as dificuldades nos relacionamentos com os demais é um outro fator muito bem trabalhado.

Excelente !!!

Talita 19/03/2020

Que adrenalina!
O Nevoeiro surge após um grande temporal, ninguém sabe o que tem atrás da parede de névoa, a neblina é tão densa que quem chega perto desaparece.
É um livro rápido de ler, as coisas desenrolam-se rapidamente, sem pausas para respirar, muitas coisas ficam a função da imaginação do leitor, uma vez que o livro não tem explicações e descrições exageradas, mas em nada atrapalham a leitura.
Angustiante! E que final!
Vale a leitura.

DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

amErica 21/06/2023

É né
Não sei qual minha opinião definitiva. O plot é bom, a escrita é incrível como sempre, mas não sei se entendi o que esse conto quis passar. O final é meio bléh, não entendi pq falaram que era um final super impactante? Talvez seja o final do filme ao qual estavam se referindo... Se tivessem sacrificado a criança teria sido bem mais emocionante ajaguakakakkaka

PS: Acabei de assistir o filme de 2007 e é simplesmente incrível, conseguiu melhorar 100% esse conto!!!!!

Bruno 29/01/2022

Incrível e brutal! ???
Eu sou um fã de carteirinha do filme. Tenho um carinho enorme pela adaptação pq foi justamente ela que me apresentou Stephen King. Me lembro perfeitamente de que quando o plot do filme aconteceu, eu surtei como nunca surtei na minha vida. Eu comecei a tremer todo e me perguntar: mas que po*** foi essa!!!????

O filme como um todo é incrível??.

Eu amo dms toda a atmosfera que o livro cria em volta dos personagens e o tipo de comportamento que a situação (vulgo o nevoeiro e os monstros) causou neles. Lendo a obra original do meu fave, eu percebi que escrito isso fica ainda melhor! É simplesmente um absurdo o tipo de feeling que é passada pra você ao decorrer das páginas.

O núcleo de personagens é muito bem trabalhado. Tanto os personagens do bem, como os personagens histéricos e antipáticos (vocês sabem que são). Toda a pressão em cima dos personagens sempre acaba gerando em atitudes extremas. Um verdadeiro estudo social.

O final do filme é diferendo ao da obra original. Eu particularmente achei ambos incríveis. Ambos me causaram sentimentos diferentes. Um foi de desolação, terror e luto absoluto. E o outro me deixou com igualmente terror, mas tbm uma pontada de esperança e aquela parte sua que fica: e agora???

King se superou bastante aqui. Foi bom dms???

Rodrigo1185 14/02/2023

Tensão é o que não falta
O conto é ótimo. Te faz passar nervoso, bem característico da escrita do Stephen King.
Personagens bem construídos e cenários caóticos nós faz sentir realmente sem esperança durante o desenrolar da história.
Adorei!

@babi.teixeira 12/06/2023

Vida longa ao Rei! Mas...
A ideia do conto é brilhante, mas demora para se desenrolar, creio que esse tipo de narrativa funcione melhor em um livro maior e não em um conto, passou de 40% para eu realmente me sentir envolvida na leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, porém a relação do personagem principal com a Amanda é totalmente desnecessária e enfraquece o enredo. Poderia ser mais curto e objetivo. Até o autor concordou que o final da adaptação é melhor.
Natalia 09/07/2023minha estante
Também achei totalmente desnecessária a relação dos dois. Tive que mentalizar que o texto foi escrito em outra época pra me sentir menos incomodada.

Gabi 13/06/2022minha estante
Concordo totalmente. O mundo acabando e o cara de pau duro. Só pode ser piada

belligna 13/06/2022minha estante
É ridiculo DEMAIS

Arthur Peixoto 28/08/2020

O livro é muito bom, traz um suspense para o leitor, e olha que eu já tinha visto o filme. Falando nisso, o filme é bem próximo do livro, só mudando o final da história. Ambos finais me agradaram, e até entendo porque o filme teve que mudar. Recomendo.