O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Emanuel 04/02/2021

O livro é bom, o final é aceitável, mas o filme é melhor.

Até onde me lembro, essa foi minha primeira leitura do autor Stephen King, e foi bem agradável. Considerando que trata-se de um conto, não posso nem falar que faltou algum aprofundamento.

@babi.teixeira 12/06/2023

Vida longa ao Rei! Mas...
A ideia do conto é brilhante, mas demora para se desenrolar, creio que esse tipo de narrativa funcione melhor em um livro maior e não em um conto, passou de 40% para eu realmente me sentir envolvida na leitura. Os personagens são bem desenvolvidos, porém a relação do personagem principal com a Amanda é totalmente desnecessária e enfraquece o enredo. Poderia ser mais curto e objetivo. Até o autor concordou que o final da adaptação é melhor.
Natalia 09/07/2023minha estante
Também achei totalmente desnecessária a relação dos dois. Tive que mentalizar que o texto foi escrito em outra época pra me sentir menos incomodada.

zyngirl 05/08/2023

É bonzinho, acredito que o final poderia ter sido melhor já que havia muita coisa pra ser falada mas achei interessante em algumas partes

Vic Rebordoes 16/06/2020

Leitura deliciosa
Aquele livro que dá vontade de ler em doses homeopáticas para não acabar tão rápido. King sabe prender o leitor a cada página e como sempre tem seus finais singulares.

Edmeia 25/06/2020

Mais um do Rei.
O livro me prendeu desde o começo. E tem a marca do extraordinário sempre presente nas obras do King. Recomendo.

Natália 28/10/2022

Enrolei um pouco pra ler pois já tinha visto o filme, e até certo ponto os dois são bem parecidos. Mas isso não tira a qualidade da história, que tem aquele clima de RPG lovecraftiano. O mais interessante de tudo é ver como cada pessoa vai reagindo à situação, o que provoca várias reflexões e da pra fazer até mesmo paralelos com a situação atual do Brasil. Estamos cada vez mais imersos nessa sociedade neoliberal fascista com pouca perspectiva de futuro para os pobres e minorias. De certa forma é um desastre quase apocalíptico.
O bom é que a história do King termina com uma mensagem de esperança.

teentitans 22/10/2020

@outraleitura

Enquanto eu lia, não consegui parar de pensar em Stranger Things e em como essa série parece beber muito na água do King e das histórias dele. Eu nem passei da 1ª temporada da série, mas as criaturas me lembraram demais os Demorgogon?s.

O conto é muito fácil de ler - ele cria tensão e expectativa, porque os personagens são cativantes, em sua maioria, mas com alguns odiosos que, sinceramente, podiam ter sido jogados como iscas pros bichões do nevoeiro.

Acho que a história é boa pra acabar com a ressaca literária e ainda causar um friozinho na barriga. As cenas de ação são muito bem feitas e construídas, totalmente gráficas.

Por último, mas não menos importante, o final... impossível não lembrar do final de uma centena de filmes apocalípticos. Não vou me prolongar pra fugir dos spoilers.

No mais: Stephen King, você tá ganhando meu coração.

Romildo15 19/10/2013

Esse grande conto ou pequeno romance - o que quer que seja - é absurdamente frenético. O desenvolvimento da trama é feito sem rodeios: é limpo e objetivo. O King não tem medo de expor, nas suas narrativas, elementos adversos da psique do ser humano, trabalhados através de nuances bem acentuadas da cultura do horrendo (não entenda aqui a cultura do horrendo como um gênero literário, e sim como uma concepção universal da inter-relação do homem com o universo e a reação daquele frente à força do todo). Acredito que essa ideia fica bem evidente dada a atmosfera nonsense da narrativa e , consequentemente, a leitura de atitudes e comportamentos dos personagens, principalmente do protagonista.

PS.: essa é uma obra de horror, e não de terror, minha gente.

alinepickles 07/03/2020

null
Terminei O nevoeiro na marra porque não queria deixar pela metade, mas não me prendeu, não consegui ficar curiosa com as criaturas e não me envolvi com os personagens. Adoro o Stephen King, mas o nevoeiro me deixou um pouco frustrada. Amantes do SK, não me odeiem por favor kkkkk

Duana Rocha 13/06/2021

Gostei!
Mais um de King pra conta. Gostei muito e preferi esse final ao do filme, leitura rápida e ótima pra ocupar o tempo.

Suelen 04/12/2022

O Nevoeiro
Mais um livro do King que acho bem escrito, com uma história diferente das que já li, porém com o final sempre igual: sem solução par ao mistério, sem explicação, sem sabermos o que aconteceu com os protagonistas.

Agatha G. 28/08/2020

Adorei a história, os personagens, como toda a tensão foi construída e como o King soube explorar os diferentes comportamentos que as pessoas têm quando estão confinadas e com medo (assim como fez em Sob a Redoma).

Apesar do final ter me incomodado um pouco por ser aberto (e eu não ser fã de finais abertos), esse não foi tão ruim pra mim. Achei que encaixou na história e não quebrou tanto assim minha imersão.

Stephen King arrasou mais um vez.

Carlos 10/11/2021

Sinopse: Depois de uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência.

Resenha: Um ótimo conto, muito bem escrito e que nos prende do início ao fim.
A história começa com Stephanie, Billy e David Drayton, uma família reagindo a uma tempestade que destruiu a casa deles. Seguido dessa tempestade, surge ao longo do lago, em frente a casa deles, um nevoeiro denso, branco e com bordas assustadoramente retas.

“ A oeste, nuvens enormes e purpúreas cumulavam-se lentamente, maciças como um exército.”

O David Drayton e seu filho de 6 anos, Billy, juntamente com o vizinho Brent Norton, vão a cidade comprar suprimentos e equipamentos para consertar os estragos provocados pela tempestade. Sua esposa opta por não ir junto. Porém, o grupo acaba ficando preso no supermercado local quando o nevoeiro invade a cidade. No inicio alguns acabam saindo para o nevoeiro mas logo gritos são ouvidos e o medo do que o nevoeiro esconde passa a assombrar os sobreviventes.
A partir desse momento, somos apresentados aos terrores existentes no nevoeiro: os tentáculos que surgem no estoque do supermercado, uma criatura que parece a mistura de moscas gigantes com escorpião que surgem juntamente com pássaros gigantes que lembram pterodátilos e aranhas assustadoras, que expelem teias ácidas.

Vale destacar que além dos horrores trazidos pelo nevoeiro ainda temos o próprio ser humano como monstros. Capazes das piores atrocidades em nome da sobrevivência. E a Senhor Carmody, extremista religiosa, é um dos exemplos. O livro segue em um clima temática muito sombrio, de tensão e angústia.

Um ótimo conto.