O Nevoeiro

Clau Melo 08/05/2021

Muito tenso!!!
Muito tenso!!!
Adorei o conto.
Gostei muito mais do final do filme pois é bem chocante.

JenniferSouza 22/04/2022

O final foi ???
Primeiro livro que leio do tão famoso Stephen King, ele realmente é um bom escritor. Sua escrita é fácil de compreender, descrição de lugares, momentos e pessoas é impecável. Demorei um pouco pra realmente me dedicar e me concentrar na história mas foi questão minha mesmo. Em relação aos personagens eu gostei porém a história bem curta, rápida e direta não deu a chance de eles se desenvolverem, e o final confesso que não gostei, nem é por ser um final aberto mas por ter sido mal desenvolvido. Obviamente esse não é o melhor livro dele mas deixou uma boa impressão, com certeza lerei mais livros dele.

Kristine Albuquerque 22/08/2019

Suspense, ironia e crítica social.
[conto presente no livro Tripulação de Esqueletos]

O Nevoeiro é um conto bem mais completo, consistente e profundo do que muitos livros maiores o conseguem ser. A união entre ficção científica e suspense psicológico ultrapassou a década de 80 e influencia obras até os dias atuais, a exemplo de Stranger Things e Bird Box. Amei realizar essa leitura e também poder identificar a origem dessas referências que continuam a ser marcantes na cultura.

Uma forte tempestade chega em uma cidade do estado do Maine e causa diversos estragos. Prevendo o retorno desta, as pessoas vão ao supermercado local em busca de suprimentos. Mas o pior vem depois da tempestade: um inesperado nevoeiro se aproxima até estar por toda a cidade, e com ele estranhas criaturas que não são do conhecimento humano - e que logo se mostram predadoras.

A narrativa é ágil e objetiva, mas sem perder as características descritivas típicas do Stephen King. Há o foco no desenvolvimento do cenário, antes e depois do nevoeiro surgir, assim como a apresentação dos personagens, do mistério e de suas possíveis causas. Mas talvez o mais interessante seja o desenvolvimento da carga psicológica.

Os personagens, com suas personalidades, opiniões, histórias de vida e reações ao caos (sim, o autor consegue trabalhar tudo isso muito bem no conto!), se sobressaem ao próprio nevoeiro e retratam o crescente desespero e falta de esperança frente a uma situação desconhecida. Além disso, em toda a narrativa há várias passagens cheias de ironia que só contribuem para o aumento do clima dramático. Até mesmo o final, que fica aberto à imaginação de quem lê, é claramente uma ironia do autor, assim como uma breve discussão anterior sobre a divisão entre literatura culta versus comercial, inserindo aí uma pequena provocação. Também se percebe em segundo plano uma forte crítica social ao American Way of Life e seus ideais. Enfim, um conto com uma boa dose de tensão que nos coloca no lugar dos personagens e nos faz refletir sobre muitas questões.

Agora, falando brevemente sobre as adaptações. O filme de 2007 é bem fiel. Há algumas mudanças no desenvolvimento de alguns personagens, algumas cenas que não aparecem, e o final é uma interpretação do diretor para o final do conto, que é aberto. Ainda assim, eu gostei bastante do filme e também do final, que traz uma dramaticidade maior, mas coerente com a trama (embora eu tenha tido uma visão mais otimista). Já a série de 2017 é uma tragédia completa e eu não recomendo a absolutamente ninguém. Não há nenhuma relação com o conto, a não ser a presença do nevoeiro - e até isso é bem diferente. Na verdade, é mais uma fanfic malfeita do que uma adaptação. É tudo péssimo: as atuações, o enredo, os efeitos, os desfechos, as tramas paralelas... Foi uma tortura terminar os 10 episódios e logo que terminei fiz questão de esquecer tudo.
Cristian 23/08/2019minha estante
Excelente resenha! Não lia inda esse livro, porém vi o filme e a série. Concordo totalmente com sua avaliação (inclusive tinha já esquecido que vi essa série até ler sua resenha, kkkkk!).

Kristine Albuquerque 23/08/2019minha estante
Agradeço pelo comentário! Se tiver a oportunidade, não deixe de ler. O filme é ótimo também. Já a série, me irrito só de lembrar dela, não sei como consegui assistir até o fim, rs.

Max | @maxwelllalex 29/09/2019minha estante
Amei a resenha. Terminando de ler ia assistir a série mas baseado na sua crítica vou optar pelo filme (que eu nem sabi q existia) brigadão!

Espinoza 22/02/2022

O final da história no livro é muito melhor do que o final da história no filme, muito melhor mesmo rsrs um o final é de esperança, o outro é de uma atitude burra e insana terrível!

Laura 20/02/2023

Confuso
São muitos personagens com pouco aprofundamento ou pouco impacto... Cada um com uma abrangência enorme na história, mas que não tem uma linha de raciocínio formada completamente

A escrita é confusa e o final nem se fala, se eu entendi metade foi muito kkkkkk

Nando 03/02/2022

Um grande recorte eventual
Narrado em primeira pessoa (o que concede ao texto um tom de "diário de bordo") o protagonista discorre sobre a atmosfera que se instaurou em uma cidadezinha no Maine após o assentamento de um grande e denso nevoeiro. Presos em um supermercado e sem poder sair diante do perigo das criaturas vindas do nevoeiro, o tom de luta pela sobrevivência é instaurado e o dilema se instaura: permanecer em "segurança" até ninguém sabe quando ou sair e se aventurar na imensidão opaca.
O texto de King constrói uma experiência sensorial que mistura o horror com o suspense em doses equilibradas. A noção de criaturas vindas de uma dimensão desconhecida flerta com o horror cósmico lovecraftiano, a atmosfera do caos e a sucessão imprevisível dos eventos poderia ser um campo fértil para mais conflitos humanos, como acontece em sob a redoma, mas por se tratar de uma narrativa mais curta isso é compreensível.
Por fim, King mais uma vez não está preocupado em explicar a origem do problema que desencadeia a narrativa (o nevoeiro), é uma circunstância dada, o narrador também não se preocupa e nem pode oferecer um final consolidado, o que consequentemente torna esse conto um recorte de um evento em específico.
Nathan @nathan.deus 03/02/2022minha estante
O maior de todos???, sobre as motivações, uma longa história, temos que analisar a relação Nevoeiro>Projeto Ponta de Flecha>Loja>Torre Negra

winchesterdudab 18/06/2023

Rápido e bom
Contos do stephen king sao sempre uma boa pedida quando você ta afim de um livro curto e fácil. os detalhes e cada momento é completamente incrível, única coisa que me incomoda um pouco é o fim em aberto, mas tem muita gente que gosta entaaao assim ne

Usagi a coelha 05/06/2023

Mais um favorito.
É curtinho, mas bem feito. Os personagens são bem feitos, e atmosfera construída é muito boa, e os monstros são sensacionais. Senti um toque lovecraftiano aqui, com certeza, uma coisa meio terror cósmico.

Lucas.Miranda 24/05/2018minha estante
Leia a dança da morte,garanto que vai preencher o vazio

Jaqueline 01/04/2019minha estante
Já li ?

Carlos R. A. Amorim 17/04/2020

A estória se desenvolve cheia de tensão, e o terror nasce do desespero de se ver enclausurado em um mercado cercado por uma densa neblina na qual se escondem monstros misteriosos e mortais.
Há quem reclame do final e prefira o desfecho do filme homônimo, que é mais impactante, porém, eu gostei mais da maneira que essa estória termina no livro, pois a meu ver se adequa melhor ao tom geral da narrativa.

ddromanha 24/04/2020

PERFEITO!!!
Como tudo do Stephen King é incrível, o nevoeiro não poderia ser diferente, né?
Stephen King tem um dom de fazer o leitor realmente sentir medo e todas as outras sensações de forma verdadeira... O filme também é ótimo!! E o final... O final é d+!!!
arthur 24/04/2020minha estante
fiquei interessadooo

K-Roll 13/02/2021

Esse final em aberto foi de fuder.
Me arrisquei nesse livro do King após assistir a serie na netflix e mesmo a historia não tendo me agradado, consegue ser muito melhor que a serie da netflix.