O Nevoeiro

O Nevoeiro Stephen King

Resenhas - O Nevoeiro

Alessandra825 08/06/2017

A história é boa, mas...
... mas senti falta de mais detalhes. Stephen King é também conhecido por sua riqueza de detalhes em suas obras, então eu esperava algo mais nas cenas de tensão. O livro tem uma sinopse espetacular. Afinal como dar errado uma história em que você tem que sobreviver á um nevoeiro que esconde criaturas mortíferas? Só o King para criar histórias assim.
Para os desenformados, tem o filme (achei o final melhor do que a do livro) e vai ter série!!! Obaaaa!!! É só dá uma olhada no YouTube que você já pode assistir o trailer.
Jackie Sabino 09/06/2017minha estante
"Stephen King é também conhecido por sua riqueza de detalhes em suas obras". Adorei sua gentileza para traduzir "Stephen King gosta de encher uma linguiça", Alê! hahahahahahahaha

Alessandra825 09/06/2017minha estante
Kkkkkkkk... É verdade! ;D
Bjos, Jack!

Jackie Sabino 12/06/2017minha estante
Beeeeeeeeijo

Jão 03/09/2017minha estante
Eu também senti, faltou também mais ataques dos monstros ou até mais mortes, mas mesmo assim gostei, se tivesse isso seria espetacular.

Alessandra825 03/09/2017minha estante
Verdade, Marcelo. Eu também esperava mais mortes e/ou ataques. A gente gosta de ver uns massacres, hein? Kkkk...

Sim kkkk

Jão 03/09/2017minha estante
Tá assistindo a série? Já assisti um episódio e meio, to gostando apesar deles terem modificado várias coisas.

Alessandra825 04/09/2017minha estante
Estou com os dois primeiros episódios aqui, mas ainda não assisti nenhum. Dei uma olhada em algumas partes e vi que realmente modificou algumas coisas, mas quero ver como será essa nova adaptação.

Marcos 09/12/2017minha estante
undefined

ajpm 09/01/2018minha estante
Não gostei da série :( achei as atuações terríveis. Ainda prefiro o filme ;D

Júlia 18/09/2022

Às vezes eu esqueço que baixar livro grátis quer dizer que na maioria das vezes a grafia vai ser uma merda. É a segunda vez que baixo um livro do King em que a tradução é simplesmente horrorosa, mas acho que O Nevoeiro consegue ser um pouco melhor do que Campo do Medo. Tirando essa experiência péssima que foi ler o livro com uma tradução ruim, a história é até interessante. O final não foi lá essas coisas e não tem explicação nenhuma pros acontecimentos durante a história, e isso me incomodou um pouco. Ainda pretendo ver tanto a série quanto o filme rezando pra que tenham feito ao menos um final melhor nas adaptações.
Mariana 18/09/2022minha estante
Eu ainda não li o livro, mas vi o filme. Eu gostei muito, achei bem alegórico. Vou colocar na lista o livro agora. Que pena que a experiência foi prejudicada pela tradução, vou ficar atenta nisso! Obrigada pelo aviso na resenha.

Júlia 18/09/2022minha estante
Espero gostar do filme! Em relação ao livro, as duas experiências que tive com baixar o livro pirata e ele ser mal traduzido foi só com os livros do SK, então acho que compensa muito mais comprar o ebook legítimo mesmo. ):

Mariana 18/09/2022minha estante
É... Tenho usado o z-library, geralmente encontro bons livros lá. Até agora só a trilogia baztan veio com tradução ruim(mas acho que é porque não tem tudo aqui no Brasil). Mas se não achar do SK bom, vou esperar as promoções, mesmo em ebook os livros dele são bem salgados.

Júlia 18/09/2022minha estante
Pode ser que no z-library a edição seja boa! Ainda não li nenhum dele que baixei por lá. Esse e Campo do Medo eu baixei pela LeLivros, e parece que as traduções de lá não são feitas por profissionais

Mariana 18/09/2022minha estante
Entendi. Vamos tentando então!

Luisa 12/11/2020

"Quando a racionalidade começa a desmoronar..."
Não sou muito de contos mas adorei esse. Em 160 páginas King conseguiu trabalhar os personagens muito bem, fazendo que o leitor sinta empatia ou raiva por eles.

O conto não da medo mas ele é envolvente visto que seu foco central é mostrar a deterioração da racionalidade humana, como quando as pessoas, em maioria, se deparam com algo que o cérebro não consegue processar elas simplesmente pifam, como máquinas.

Pode-se dizer que a história termina em aberto mas a proposta consegue ser finalizada nessas 160 páginas.
Andrea 12/11/2020minha estante
Já viu o filme? Eu li depois de assistir e fiquei ? (mind-blow).

Luisa 12/11/2020minha estante
Vi, mas tem muito tempo, lembro de achar trash demais kk. O conto é bem melhor

Andrea 12/11/2020minha estante
Sério? Esse é um daqueles poucos que eu gosto de ambos (na verdade, não tenho certeza, mas acho até que gostei mais do filme do que do conto, por causa do final).

Luisa 12/11/2020minha estante
Simkk. Vc chegou a ver a série? Eu gostei dela mas não tem nada haver com o conto

Andrea 12/11/2020minha estante
Não vi!! Como eu já tinha visto o filme e lido o conto, não tinha mais aquela curiosidade... Bom saber que não é tão fidedigno.

Duda | MiguriGeek 26/04/2020

É um bom livro, mas (não sei se isso pode ser considerado spoiler) o final fica em aberto e eu não gosto muito quando isso acontece.
Edson 27/04/2020minha estante
O Nevoeiro, é um Conto do livro Tripulação de Esqueletos. Onde vc achou esse livro aí da imagem? Ah, no livro do King o final realmente fica em aberto, o que torna o conto até certo ponto, incompleto, eu diria! Já viu o filme? O final lá é bem diferente e assustador! Abraço!

Duda | MiguriGeek 27/04/2020minha estante
Eu li ele pelo Kindle
Ainda não vi o filme não, mas pretendo

Edson 27/04/2020minha estante
Veja o filme então. Vale a pena!

Murilo.Chagas 08/10/2021minha estante
nossa obrigado por ter contado o final do livro e estragar a minha experiência

Kristine Albuquerque 22/08/2019

Suspense, ironia e crítica social.
[conto presente no livro Tripulação de Esqueletos]

O Nevoeiro é um conto bem mais completo, consistente e profundo do que muitos livros maiores o conseguem ser. A união entre ficção científica e suspense psicológico ultrapassou a década de 80 e influencia obras até os dias atuais, a exemplo de Stranger Things e Bird Box. Amei realizar essa leitura e também poder identificar a origem dessas referências que continuam a ser marcantes na cultura.

Uma forte tempestade chega em uma cidade do estado do Maine e causa diversos estragos. Prevendo o retorno desta, as pessoas vão ao supermercado local em busca de suprimentos. Mas o pior vem depois da tempestade: um inesperado nevoeiro se aproxima até estar por toda a cidade, e com ele estranhas criaturas que não são do conhecimento humano - e que logo se mostram predadoras.

A narrativa é ágil e objetiva, mas sem perder as características descritivas típicas do Stephen King. Há o foco no desenvolvimento do cenário, antes e depois do nevoeiro surgir, assim como a apresentação dos personagens, do mistério e de suas possíveis causas. Mas talvez o mais interessante seja o desenvolvimento da carga psicológica.

Os personagens, com suas personalidades, opiniões, histórias de vida e reações ao caos (sim, o autor consegue trabalhar tudo isso muito bem no conto!), se sobressaem ao próprio nevoeiro e retratam o crescente desespero e falta de esperança frente a uma situação desconhecida. Além disso, em toda a narrativa há várias passagens cheias de ironia que só contribuem para o aumento do clima dramático. Até mesmo o final, que fica aberto à imaginação de quem lê, é claramente uma ironia do autor, assim como uma breve discussão anterior sobre a divisão entre literatura culta versus comercial, inserindo aí uma pequena provocação. Também se percebe em segundo plano uma forte crítica social ao American Way of Life e seus ideais. Enfim, um conto com uma boa dose de tensão que nos coloca no lugar dos personagens e nos faz refletir sobre muitas questões.

Agora, falando brevemente sobre as adaptações. O filme de 2007 é bem fiel. Há algumas mudanças no desenvolvimento de alguns personagens, algumas cenas que não aparecem, e o final é uma interpretação do diretor para o final do conto, que é aberto. Ainda assim, eu gostei bastante do filme e também do final, que traz uma dramaticidade maior, mas coerente com a trama (embora eu tenha tido uma visão mais otimista). Já a série de 2017 é uma tragédia completa e eu não recomendo a absolutamente ninguém. Não há nenhuma relação com o conto, a não ser a presença do nevoeiro - e até isso é bem diferente. Na verdade, é mais uma fanfic malfeita do que uma adaptação. É tudo péssimo: as atuações, o enredo, os efeitos, os desfechos, as tramas paralelas... Foi uma tortura terminar os 10 episódios e logo que terminei fiz questão de esquecer tudo.
Cristian 23/08/2019minha estante
Excelente resenha! Não lia inda esse livro, porém vi o filme e a série. Concordo totalmente com sua avaliação (inclusive tinha já esquecido que vi essa série até ler sua resenha, kkkkk!).

Kristine Albuquerque 23/08/2019minha estante
Agradeço pelo comentário! Se tiver a oportunidade, não deixe de ler. O filme é ótimo também. Já a série, me irrito só de lembrar dela, não sei como consegui assistir até o fim, rs.

Max | @maxwelllalex 29/09/2019minha estante
Amei a resenha. Terminando de ler ia assistir a série mas baseado na sua crítica vou optar pelo filme (que eu nem sabi q existia) brigadão!

Gabi 13/06/2022minha estante
Concordo totalmente. O mundo acabando e o cara de pau duro. Só pode ser piada

belligna 13/06/2022minha estante
É ridiculo DEMAIS

Willian 19/05/2016

Decepcionante
O primeiro do livro do Stephen King que consegui ler. Não gosto de seu estilo, mas esse livro me chamou a atenção. Quando li o primeiro capítulo, logo imaginei que ele seria fantástico, mas ao longo da leitura me decepcionou bastante. O modo como o King descreve toda as cenas é decepcionante, e sinto muito para quem ama o "rei do terror".

O livro conta uma história muito boa, criativa e interessante, mas que na minha opinião não é bem trabalhada pelo escritor. São poucos os momentos em que a narração nos prende à leitura. E o final deixa MUITO à desejar...

Nota 2/5.
warley torres 19/02/2017minha estante
Amigo, na verdade O Nevoeiro é um conto, talvez por isso você estranhou a narrativa que é diferente do romance.

Miocna 17/09/2017minha estante
Bem, eu me prendi no enredo.

Nati Sampaio 13/07/2023

Muito diferente do filme, o livro conta em primeira pessoa os acontecimentos que se desenrolaram na cidade no Maine, com David Drayton. É muito bem escrito e eletrizante. Fiquei viciada até finalizar. Recomendo.
Riva 15/07/2023minha estante
Eu não fazia ideia de que o nevoeiro era baseado num livro do king ?

Nati Sampaio 15/07/2023minha estante
sim! e o livro eu achei bem melhor q o filme

Lucas.Miranda 24/05/2018minha estante
Leia a dança da morte,garanto que vai preencher o vazio

Jaqueline 01/04/2019minha estante
Já li ?

DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Anelise.Sobral 01/07/2020

Isso é Stephen King <3
Já li muitos livros e contos do King, esse é de longe um dos melhores. Tem todos os elementos que fazem dele um marco da literatura de suspense e terror. Fora que é atemporal. Incrível como você não consegue largar mais depois que a história engata (logo no começo). Gostei muito do final, mas confesso que gostei mais do final chocante do filme (que inclusive é uma adaptação perfeita)!
Bart 01/07/2020minha estante
Eu detesto conto!! Mas nas mãos dele ficou show!! E logo depois de ler "O Nevoeiro" eu fui reassistir ao filme... como vc disse, melhor adaptação!! ?????

Nando 03/02/2022

Um grande recorte eventual
Narrado em primeira pessoa (o que concede ao texto um tom de "diário de bordo") o protagonista discorre sobre a atmosfera que se instaurou em uma cidadezinha no Maine após o assentamento de um grande e denso nevoeiro. Presos em um supermercado e sem poder sair diante do perigo das criaturas vindas do nevoeiro, o tom de luta pela sobrevivência é instaurado e o dilema se instaura: permanecer em "segurança" até ninguém sabe quando ou sair e se aventurar na imensidão opaca.
O texto de King constrói uma experiência sensorial que mistura o horror com o suspense em doses equilibradas. A noção de criaturas vindas de uma dimensão desconhecida flerta com o horror cósmico lovecraftiano, a atmosfera do caos e a sucessão imprevisível dos eventos poderia ser um campo fértil para mais conflitos humanos, como acontece em sob a redoma, mas por se tratar de uma narrativa mais curta isso é compreensível.
Por fim, King mais uma vez não está preocupado em explicar a origem do problema que desencadeia a narrativa (o nevoeiro), é uma circunstância dada, o narrador também não se preocupa e nem pode oferecer um final consolidado, o que consequentemente torna esse conto um recorte de um evento em específico.
Nathan @nathan.deus 03/02/2022minha estante
O maior de todos???, sobre as motivações, uma longa história, temos que analisar a relação Nevoeiro>Projeto Ponta de Flecha>Loja>Torre Negra