O Poder do Hábito (e-book)

O Poder do Hábito (e-book) Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Ingrid 16/03/2024

Comecei esse livro para tentar entender como os hábitos se formam e como podemos alterá-los. É uma ótima leitura para quem se interessa pelo assunto, citando muitos e muitos casos diferentes para mostrar alguns tipos de hábitos. Vale a pena.

Leticia 14/03/2024

O livro clica o tempo todo na msm tecla: O poder do hábito. Nos mostra através de muitas histórias reais, como a mudança de hábitos mudou vidas e empresas. Impactou muito a mim e meu esposo. Recomendo!

Caiodiniz 11/03/2024

"O Poder do Hábito" oferece uma visão profunda de como podemos entender e aproveitar o poder dos hábitos para melhorar nossas vidas e alcançar nossos objetivos. É uma leitura inspiradora e informativa para qualquer pessoa interessada em autoaperfeiçoamento e mudança comportamental.

Melissa.Maraschin 11/03/2024

O livro, para estudo e avaliação pessoal é interessante. O jeito que é abordado a estrutura de um hábito e como modificar hábitos ruins mudando seus gatilhos é muito importante e acho que todo mundo deveria saber sobre isso.

Gabi 10/03/2024

O livro é incrível, melhor ainda por ser científico. Muitos conceitos já eram conhecidos e muita coisa fez sentido rápido, porém foi uma sensação boa e poderosa como se eu pudesse estar mais a frente do meu futuro. Amo quando um livro dá aquela sensação de explosão de conhecimento. Recomendo muito!

Gabi Matthes 04/03/2024

407 páginas resumidas em algumas frases
Como estudo, o livro se arrasta para explicar um conceito. Não, não se arrasta, mas é voltado para um simples conceito: loop do hábito
Deixa: gatilho que dispara esse hábito
Rotina: atividade que é realizada sempre que esse gatilho é disparado
Recompensa: pela rotina realizada, maior o prêmio, mais enraizado fica no nosso cérebro e mais chances de serem repetidas.
A partir disso, são contadas inúmeras historias de como o hábito pode ser mudado, o que fez a mudança acontecer e como aconteceu. Assim, podemos chegar a algumas conclusões, para mudar o hábito, a rotina deve ser alterada, mas a deixa e a recompensa devem ser as mesmas. Já para criar um hábito, deve-se criar uma deixa e uma recompensa, para se criar uma rotina.
Há o que foi chamado de hábitos angulares, em que as mudanças ocorrem em outras áreas, a recompensa é oferecida em doses pequenas, causando maior motivação para a realização deles.

Nati 04/03/2024

Resenha de "o poder do hábito"
Para quem tem bastante interesse em estudar sobre formação de hábitos, padrões e rotinas, é uma leitura bem rica e esclarecedora.

O único problema que eu encontrei foi a questão das exemplificações que o autor dá antes de apresentar a teoria de cada característica do hábito. São exemplos muito extensos, muito detalhados, isso arrastou um pouco a leitura na minha opinião.

Indico a obra para quem realmente curte estudar o tema, caso contrário acredito que tem outras obras mais diretas e leves para ler rapidamente e ter uma noção aproximada sobre o tema.

Eloise.Borba 25/02/2024

O livro, através de várias histórias de sucesso, traz a importância de adquirirmos hábitos saudáveis e de como conquistamos.
Por meio de sua leitura, caso queira, fica mais simples traçarmos rotas para alcançar nossos sonhos

Crischarles 24/02/2024

Deixa, rotina e recompensa
O estudo do comportamento humano pode ser usado a seu favor, juntando o conhecimento deste livro com o "Rápido e Devagar - Duas formas de pensar" do Daniel Kahneman, podemos definir novas formas de viver e de aproveitar muitos dos nossos comportamentos automáticos para alcançar objetivos específicos, seja algo mais pessoal como alteração de peso, disciplina nos estudos, controle emocional ou até mesmo sucesso na carreira profissional.

Falando um pouco mais do livro em si, cabe mencionar que ele abrange o hábito dos indivíduos, de organizações e da sociedade. São 3 grandes tópicos que podem ser lidos e usados para diferentes propósitos.
Um dos exemplos é como uma empresa pode usar os hábitos dos seus clientes para empurrar mais produtos, parece algo fácil de ignorar quando vemos isso numa única frase, mas quando entendemos como os dados são coletas, correlacionados e transformados em marketing direcionado, você começa a entender que algumas coisas que você compra ou ou o lugar onde você as compra não necessariamente foi uma decisão sua, mas algo que foi estudado e colocado em prática para que você seguisse aquele fluxo de forma automática.

E aqui chegamos à terceira parte, onde fala sobre os hábitos da sociedade, tendo relação com o tópico anterior em alguns aspectos, já que nesta terceira parte se fala do livre-arbítrio, onde são mostrados casos que foram a juri para criminalização ao não dos atos, onde em determinados casos, ações automáticas (hábitos do corpo), quando feito de forma completamente inconsciente podem ter absolvição, enquanto outros, como vício em jogos, pode não obter o mesmo resultado.

Além do livro ser baseado em muitas entrevistas, ele também é rico em fontes, sendo aproximadamente 100 páginas dedicadas a elas entre notas e prólogo.
No apêndice também há um pequeno exemplo que pode ser seguido por aquele que está tentando alterar um hábito, lembrando sempre que ele é composto por "deixa, rotina e recompensa" e cabe ao leitor identifica-los antes de tentar mudar um hábito.

Anne C 24/02/2024

Achei o livro muuuito interessante, ainda mais pq gosto de assuntos que envolvam a neurociência. O mais legal foi que as explicações giravam em torno de acontecimentos reais, facilitando dms a compreensão.
Dou 9/10?

Larissa.Lima 23/02/2024

Tudo!
Realmente, quando colocamos uma meta em nossa vida, é possível sim a mudança. Este livro traz lições valiosas para lidarmos com os empecilhos da vida e como podemos mudar nossa rotina para melhor!

Willian321 22/02/2024

? O poder do hábito? é um bom livro para quem procura entender como funcionam nossos hábitos, como funcionam as decisões que tomamos por ?impulso?, apresenta fatos que estão diretamente aos nossos hábitos, e também descreve a maneira como podemos mudá-lo. O livro ficou um pouco maçante em determinando ponto, indo e voltando para algumas histórias nele contidas e acabou se tornando meio cansativo.