O Poder do Hábito

O Poder do Hábito Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Rita 28/01/2013

O Poder do Hábito
A princípio parece um livro piegas de autoajuda, mas ele me surpreendeu. Com explicações científicas e exemplos atuais, o livro conseguiu prender minha atenção.
O que eu mais gostei do livro são os relatos e depoimentos, portanto você tem mais segurança sobre o que esta lendo.
Recomendo para quem gosta de entender o comportamento humano, gosta de bases científicas e histórias de superação.
Scott82 24/01/2014minha estante
Achei esse livro assim por acaso e logo o título me chamou atenção e irei ler. Gosto de livros de exemplos de vida, superações, auto ajuda para nós mesmos e demais pessoas.

Jésica Andrade 07/03/2020minha estante
Estou lendo e adorando. As histórias e explicações para o comportamento, a justificativa do hábito e tal estão prendendo a minha atenção..

Pamela.Cristine 24/05/2020minha estante
Concordo com vc, apesar do título paracer, não é um livro piegas de autoajuda. É um livro de divulgação científica.

LucilAia.MoisAs 01/06/2020minha estante
Gente eu não sei como ler aqui, como faço pelo app

Mislainy.Silva 05/03/2021minha estante
Oi, eu não consigo ler o livro o que eu faço?

Jésica Andrade 07/03/2021minha estante
O skoob não disponibiliza livros para ler.. aqui você faz o controle das leituras.

Xanda 01/05/2021minha estante

E pago esse aplicativo

Sarinha 14/02/2022minha estante
Para ler o livros??

TAmara.Teixeira 25/03/2022minha estante
Gente alguem me ajuda nao consigo ler nao to achando onde começo a ler

Baas 26/03/2022minha estante
Livro maravilhoso

Baas 26/03/2022minha estante
Livro maravilhoso

Rosiane 10/04/2022minha estante
Como faz pra ler pq aperto em cima é não tem página como funciona isso

Josy Lops 05/06/2022minha estante
Galera dos comentários, esse não um app pra ler livros, e sim para marcar suas leituras, como uma rede social e uma biblioteca pessoal entende? Vc lê um livro e marca aqui no app o q achou e assim ajuda a mais pessoas a verem se o livro é bom ou n...etc

Andre85 12/07/2022minha estante
Muito bom!

Silvia 18/08/2022minha estante
Exatamente como descreveu! Obrigada!

MG__027 14/10/2022minha estante
Aonde eu consigo ler?

MG__027 14/10/2022minha estante
Aonde eu consigo ler?

Adriel 07/11/2022minha estante
Tive a mesma impressão, mas ele tem bastante ferramental para ajudar na mudança de hábitos.

Giovana 04/12/2022minha estante
Perfeito seu comentário

Patrick 19/01/2023minha estante
Gostei! Tem estudos científicos para reforçar a ideia e muitos exemplos. Mas fiquei com a percepção que faltou mais. Estendia muito sobre alguns exemplos, e contou histórias longas demais sem a real necessidade. Poderia ter ficado mais em exemplos práticos e mais estudos científicos. Mas de maneira geral é um livro bom!

Taillany.Piedade 23/02/2023minha estante
Tem como ler.por aqui ? Ou aqui e.para comentar

Carolina777 23/02/2023minha estante
Estou lendo e tenho gostado está me chamando bastante atenção a principio estava achando um livro de auto ajuda
Mas não só e bem interessante
Pixa muito sua atenção ..

Erica.Mazzucco 21/03/2023minha estante
Isso explica por que é tão difícil criar hábitos de fazer exercícios

Weslley43 23/04/2023minha estante
Como eu leio o livro ?

Weslley43 23/04/2023minha estante
Tem que comprar ?

Julia2603 09/05/2023minha estante
O livro em si é bom, e didático por assim dizer. Você consegue se avaliar e toma consciência de certas personalidades que passam despercebidas, entende o que precisa melhorar.

Thiara 06/09/2023minha estante
Acabei de comprar o livro e estou ansiosa para ler, já já retorno como a minha opinião sobre.

Thiara 06/09/2023minha estante

Rodrigo.fs 14/04/2024minha estante
Acabei de finalizar e gostei muito.

Mauricio (Vespeiro) 01/10/2017

Uma chatíssima perda de tempo.
Sob o pretexto de explicar o funcionamento de hábitos nocivos e como alterá-los para que possamos viver melhor, Charles Duhigg transforma uma premissa potencialmente intrigante numa longa e enfadonha pesquisa não-científica. “O Poder do Hábito” nos traz 400 páginas do mais puro empirismo, onde um jornalista tenta embasar seus estudos em relatos, publicações, estatísticas manipuladas e crenças infundadas.

Se você já teve alguma conversa de boteco que tratou de hábitos e rotinas, com uma forcinha do marketing poderá lançar um livro como este. Porém, não é apenas a superficialidade que incomoda. O estilo narrativo de Duhigg é irritante. Seus estudos de caso são relatados de forma fracionada, intercalados com outras histórias. Um método tosco para dramatizar e criar expectativa acerca das conclusões, fazendo com que o foco se perca facilmente. Na ficção talvez funcionasse melhor. O livro foca demais em supostos hábitos corporativos e sociais, porém é vendido como tendo a pretensão de vender soluções e métodos para otimizar hábitos individuais. Isso não acontece. Aliás, muito do que ele denomina como “hábito” (conceito psicológico) nada mais é do que “ciência social” abordada de forma simplificada, sem qualquer credibilidade e - pior - usando números parciais para embasar apenas a parte da história que o apoia. Liguei meu desconfiômetro no vermelho lendo o capítulo sobre a “fantástica” e “extraordinária” Starbucks.

Algo profundamente irritante foi concluir que as últimas 100 páginas (78 com notas) são perfeitamente dispensáveis. Inúteis para quem não quer ler títulos de estudos e publicações, além de longos agradecimentos. Terrível se deparar o tempo todo com o robótico termo “verificação de dados”. Parece que o autor escreveu o livro amparado por três advogados cuidando para que não escrevesse nada que resultasse num processo contra ele. Duhigg é tão teórico que a maior parte dos entrevistados - segundo consta nas próprias notas - NÃO CONFIRMA o que foi escrito no livro.

Por fim, foi desanimador ver o autor inserir furtivamente seu dispensável proselitismo religioso, como se sentisse na obrigação de sufocar o leitor com sua fé. Não é uma forma honesta de abordagem, especialmente controversa quando ele tenta colocar a religião - dissociada de outros valores - como uma nova rotina a fim de alterar um hábito nocivo. Em suma, as 400 páginas poderiam ser resumidas num curto artigo - que, na verdade, existe e foi publicado antes do livro, com bastante sucesso - complementado por alguns exemplos, poupando uma infinidade de árvores de um destino infame. Sinceramente, eu esperava encontrar algo como li em “Freakonomics”, mas voltado ao tema proposto. Profunda decepção.

Está tudo perdido? Não. Pude aproveitar algumas referências a matérias e publicações interessantes, mas invariavelmente sobre temas associados ao principal, não propriamente sobre hábitos. Foi curioso ler a teoria (e, como tudo que li, é apenas teoria) das “pequenas vitórias”. Este é um princípio que adotei durante toda minha vida sem conhecer métodos, rotinas e os tais hábitos angulares. Tive novamente despertado meu interesse sobre o comportamento do consumidor e a ciência do mercado, temas apenas citados, mas não abordados no livro. Gostei de ler sobre os métodos da Target, usando pesquisas comportamentais para individualizar os hábitos de cada comprador.

Mais uma vez há que se lamentar a edição brasileira, com muitos erros de revisão (mesmo trazendo o nome de TRÊS revisores nos créditos), especialmente a partir do capítulo 6.

Nota do livro: 6,31 (3 estrelas).
Lari 23/10/2017minha estante
Concordo com você. Não consigo avançar da metade....

Mauricio (Vespeiro) 23/10/2017minha estante
Só não larguei por questão de princípios. Mas vai assim (pra pior) até o final. Se quiser, pule para o último capítulo. É um resumo e fim de papo.

Lari 24/10/2017minha estante
Kkkkkkkkkk adorei a dica!!! Obrigada

Mauricio (Vespeiro) 24/10/2017minha estante
Disponha. :) Boa sorte!

Rafael27 02/11/2017minha estante
Resenha Honesta.

Eu pessoalmente achei legal o primeiro terço do livro.

Agora quando ele acaba as explicações de técnicas de como nossos hábitos funcionam e começa a contar varias histórias de empresas que tinham certos hábitos prejudiciais realmente o livro fica difícil de terminar, muito lenga lenga e enrolação... não tive paciência de terminar.

Michelle.Leonhardt 01/02/2018minha estante
undefined

Michelle.Leonhardt 01/02/2018minha estante
null

Vicky 13/08/2020

UM LIVRO QUE ME SURPREENDEU
Comecei a ler esse livro, pois eu mesma sou dona de alguns hábitos que detesto e queria saber como mudá-los. Para minha surpresa não há uma "receita do bolo" específica, uma fórmula mágica de como mudar hábitos, mas há um modelo de funcionamento que é o LOOP do hábito: DEIXA - ROTINA - RECOMPENSA.

A partir desse LOOP, as pessoas podem identificar e encaixar seus hábitos, descobrindo as deixas que deflagram o hábito, o anseio pelo qual esperam e a recompensa que torna aquilo um hábito. Como uma pessoa que toda tarde no trabalho compra e come um cookies, mesmo querendo e se esforçando em uma dieta. O que essa pessoa atraves da consciência desse loop pode fazer é descobrir o porque a tarde o cérebro dele sente a necessidade de sair e comprar um cookie, seria o prazer do doce para aliviar a ansiedade ou andar um pouquinho e espairecer a cabeça daquele trabaho exaustivo?

O trabalho de cada pessoa e achar a respostas de seus próprios hábitos. Mas, o livro traz vários exemplos, de pessoas com maus hábitos que os modificaram, como os Alcoolicos Anônimos, também temos a subdivisão de livro em três tipos de alvos dos hábitos: INDIVÍDUOS, ORGANIZAÇÕES BEM SUCEDIDAS E SOCIEDADE.

Prepare-se para adentrar em histórias de movimentos sociais, de superação, de fundação e funcionamento de grandes empresas. Aprendi tanta coisa nesse livro, como sobre a fundação da igreja do pastor Rick Warren, o surgimento dos Alcoolicos Anônimos, sobre como Martin L. King se inspirou em Jesus, com o seu discurso de "orai pelo que vos perseguem", sobre treinamento dos funcionários da Starbucks e concerteza vou utilizar todo conhecimento que adquiri aqui para tentar identificar o loop dos meus hábitos e modificá-los.

Recomendo a todos!!!
Nanda 13/08/2020minha estante
Quero ler esse

Vicky 13/08/2020minha estante
Recomendo! É maravilhoso! Muito bom mesmo :)

LadyLuuh 14/08/2020minha estante
Muito bom mesmo, até agora .Estou na metade do caminho, quase lá rsrs

Vicky 14/08/2020minha estante
???

Kah 14/08/2020minha estante
Quero ler mas não sei como faço?

Vicky 14/08/2020minha estante
Você pode baixar on-line.... o site docero é maravilhoso!

paola.granzoto 16/01/2024

Interessantissimo
Um livro extremamente maravilhoso.

Eu sabia que abordaria pontos complexos, diferentes e talvez um pouco difíceis para mim.
Porém o livro é extremamente simples de entendimento e aborda muitos pontos como marketing e outras coisas que não achei que envolveria.
Super indico.
fontbooks 16/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

laura2367 16/01/2024minha estante
Facil de ler?

fabianelima 19/02/2016

Ai, Jesus!
Tem umas partes realmente muito boas, é muito bem escrito, mas uma moral religiosa perpassa todo o livro, e isso me irrita muito.
Tais.Fantoni 20/02/2016minha estante
moral religiosa? eu li ano passado e não notei algo assim Oo

fabianelima 25/02/2016minha estante
Nossa, tem uma parte em que ele fala que tem que simplesmente acredita, seja no que for. Aí eu fiquei "tá, e no que isso adianta em alguma coisa?". Fora que tem o capítulo em que ele fala do Rick Warren. Pois bem, eu era batista. O sistema de células que esse cara inventou foi adotado em todas as igrejas batistas, essa merda só servia pra espalhar fofoca na comunidade inteira, e ainda falavam mal de quem não frequentava as tais das células. Tenho ódio dele e do "Uma Vida com Propósito" dele também.

fabianelima 25/02/2016minha estante
Fora o ranço liberalista, né. Zzzzzzzz...

Tais.Fantoni 25/02/2016minha estante
vish, esses detalhes não lembro :/ vou reparar quando ler de novo

Tsuki 11/02/2023

Até que enfim
Finalmente acabei esse livro maravilhoso. Tava ansiosa, e agora tô triste por ter acabado.
Aprendi muito sobre os hábitos, li histórias surpreendentes e compreendi muitas outra coisas sobre técnicas e etc. Amei, indico demais pra pessoas que tem necessidade ou querem mudar algo em sua rotina ou aspecto mas não sabem como.
Barbar@ 11/02/2023minha estante
Gostei mto tbm de ler e hj divido o que aprendi e tento praticar algumas coisas. Muito bom mesmo

Izinha 11/02/2023minha estante
Dizem que o livro é muito repetitivo, é verdade???

Tsuki 12/02/2023minha estante
Eu não achei, na minha opinião ele conta várias formas em que o que ele quer dizer se aplica

Barbar@ 12/02/2023minha estante
Tem várias situações reais onde podemos perceber o que ele explica e me fez ver elas de outra forma e pude ajudar uma pessoa a deixar de fumar e tomar café para ter saúde.

brunapcorreia 08/01/2022

Eu estou enrolando para ler esse livro desde 2018 kkk esse ano, eu resolvi que seria a primeira leitura que eu deveria terminar, buscando uma transformação na minha vida hahaha
Eu gostei bastante, aprendi várias informações interessantes.
Porém, eu pensei que o livro fosse oferecer um plano mais prático e detalhado para a mudança de hábitos, o que não foi oferecido.
É um pouco decepcionante por causa disso, estou meio perdida.
Adriana 10/01/2022minha estante
Eu sofri pra ler esse livro também. A escrita se arrasta, mas as informações até que são legais e até hoje lembro dos detalhes. Uma relação de amor e ódio kkkkkk

brunapcorreia 11/01/2022minha estante
Isso!!! Ao mesmo tempo que foi relativamente útil, foi chato!!

Gabriel.Braga 14/01/2022minha estante
Experimenta O Milagre da Manhã! Acho que são leituras complementares e agora com as informações do poder do hábito, ficará bem mais fácil implementar o plano do milagre da manhã!

brunapcorreia 15/01/2022minha estante
Ai, muito obrigada pela dica, eu vou ler sim

Helogalan.reads 24/10/2022

Não tenho muito o que falar dele. Foi uma leitura obrigatória do meu curso. Nunca na minha vida que leria isso por conta própria. Simplesmente não é meu tipo de livro. Muitas informações e pesquisas que foram jogadas de uma vez só, algumas são úteis como "fatos psicológicos" mas metade do livro são só referências. Leitura arrastada ao extremo, dormi horrores enquanto lia. Não gostei, não é o tipo ideal para mim
mainvisivel 24/10/2022minha estante
Por curiosidade, qual curso você estuda? K

Helogalan.reads 25/10/2022minha estante
Estou fazendo um curso de administração ?

Jerri 13/11/2022minha estante
Eu também não gostei, promete muito e entrega pouco

Kleber Rafael 20/02/2018

A leitura desse livro foi ótima, no início aparenta ser um livro muito técnico e cansativo, porém no decorrer da leitura ele se torna muito interessante, repleto de exemplos reais e entrevistas com um ótimo embasamento cientifico. Achei muito legal a parte do livro que comenta sobre os hábitos que tornaram Michael Phelps um campeão olímpico. Um livro de autoconhecimento para conhecermos melhor como funciona nossos hábitos e propõe mudanças em nossas rotinas para criarmos hábitos saudáveis. Um ponto negativo é parte das notas que ficou extensa e cansativa. Enfim um excelente livro com leitura recomendada.
Junior.Silva 11/03/2018minha estante
Vc leu as notas ? Kk

Kleber Rafael 12/03/2018minha estante
Comecei ler as notas, mas não desisti no caminho.... Desnecessários essas notas...

Kleber Rafael 12/03/2018minha estante
ops... mas desisti* rsrsrs

Gabriel.Goncalves 17/06/2017

Ideia central interessante, livro enfadonho e prolixo
O livro tem uma ideia central interessante (o "ciclo do hábito"), com várias referências científicas para suportar a ideia do autor. Entretanto, o que poderia ser explicado em 50 páginas ou menos é esticado e extendido para um livro muito maior do que precisaria ser. A quantidade de exemplos é muito grande: No começo, parece que eles facilitam a compreensão do argumento do autor, mas logo se percebe que as histórias estão ali para tornar o livro "comercial" ou mesmo emotivo. Recursos como cortar a história em seu ponto alto para retomá-la mais a frente tornam ainda mais perceptível essa ideia, já que o único motivo para o autor fazer isso é o "suspense", o que não faz sentido, se o objetivo do livro for realmente explicar a ideia do "poder do hábito", sem firulas e rodeios.

Li mais da metade do livro, até perceber que já não conseguia absorver mais nenhuma ideia nova: O livro fica repetindo várias histórias que terminam basicamente em um "olha, tá vendo? Olha o ciclo do hábito aqui de novo!", acrescentando pouquíssimas ideias novas.

Em resumo: A ideia do livro é bacana, mas o autor não soube cuidar muito bem da estrutura do livro (ou soube, já que vendeu bem - o objetivo parece mesmo ser puramente comercial e emotivo). Enfim, um livro para chamar a atenção e provocar respostas emotivas, mas não muito útil. Seria muito legal se fosse mais curto e objetivo, sem rodeios desnecessários.
Júlia Elói 19/07/2017minha estante
Tô pensando em desistir de ler. É realmente enfadonho. Cara, certo, 3 coisas para que algo se torne um hábito. Pronto, prático. Uma deixa, um pouco de esforço e uma recompensa. Acho que basta.

Lari 03/09/2017minha estante
Estou tentando termina-lo

Milo 23/09/2017minha estante
Estou na metade do livro e estou com a mesma sensação: o livro é muito repetitivo, fica citando histórias de pessoas que usaram o "loop do hábito" é uma lista muito grande e que não acrescenta mais nada depois de um certo tempo de leitura.
Eu estava esperando outro tipo de coisa.

Jhoanny Kelly 09/09/2022

Você precisa ler esse livro!
? Por que os hábitos surgem? Como eles mudam?

??? Quero começar dizendo que este não é um livro de autoajuda.

?De maneira bem didática, o autor nos explica como são estruturados os padrões comportamentais que dão origem aos nossos hábitos.

? É possível compreender o loop do hábito a nível neurológico, pois o livro nos apresenta quais são as áreas responsáveis por criar e armazenar hábitos, detalhando o funcionamento do mecanismo de formação de hábitos dentro do nosso cérebro.

? Além de mostrar, através de situações reais, como os hábitos se formam e se manifestam no cotidiano da vida pessoal e social dos indivíduos e também dentro das grandes empresas.

?? Uma das partes que mais despertou minha atenção foi a explicação dos mecanismos de mudança e reestruturação de novos hábitos. Incrível!

?? Recomendo a leitura para todos que queiram compreender os processos que desencadeiam hábitos ( bons e ruins) e, através dessa compreensão, aperfeiçoar sua autodisciplina e produtividade.

? "Este é o verdadeiro poder do hábito: a revelação de que seus hábitos são o que você escolhe que eles sejam."

Dou ?????????? ?

Leitura concluída em 07 de setembro de 2022.
Caio 09/09/2022minha estante
Resenha muito bem feita. Parabéns!

Jhoanny Kelly 09/09/2022minha estante
Estou aprendendo com você, Caio! Obrigada ??

Caio 10/09/2022minha estante
De forma alguma. A professora aqui é você. Eu sou apenas um aluno que precisa de reforço. Rs

Adilson22 06/05/2020

Livro muito instrutivo e de fácil aplicação na vida real. Recomendo.
Baianoð´ð´ 18/09/2020minha estante
Alguém me explica como que faz para ler o livro

Baianoð´ð´ 18/09/2020minha estante
??????

Adilson22 18/09/2020minha estante
Como assim?

Renata.Deplanck 24/04/2021

Achei interessante a forma como empresas acabam usando nossos hábitos, às vezes tão presentes que nem nos damos conta da sua existência, para aumentar vendas.

Gostei mais por perceber que nós acabamos vivendo tão "no modo automático" que nem nos damos contas do quanto podemos ser manipulados.

Recomendo a leitura.
Pedro 24/04/2021minha estante
"O hábito é uma segunda natureza. Como não se pode mudar a natureza de um homem, é preciso mudar seus hábitos."
(Aristóteles)

Renata.Deplanck 25/04/2021minha estante
????

Pedro 25/04/2021minha estante

Felipe.Camargo 06/03/2022

41º Livro do ano: O poder do hábito, Charles Duhigg
Ter uma rotina de leitura, treinar na academia, fazer dieta... é impressionante como essas coisas são difíceis, entretanto, nos últimos ano tenho percebido que o mais difícil é começar e que a partir de um certo momento, você passa a fazer isso quase que como automaticamente, esse é o poder do hábito. Para tentar entender melhor tais comportamento, busquei no livro do jornalista Charles Duhigg uma luz para entender melhor a força de tais ações e não me decepcionei.
Duhigg inicia o livro a partir de uma abordagem científica, nos mostrando o quanto o hábito pode ser poderoso e também incompreensível, além disso o autor faz uma viagem sobre diversas perspectivas que demonstram como exercícios pontuais podem ser úteis para você desassociar ?vícios? e criar novos hábitos. Trazendo à tona algumas interessantes decisões éticas.
A única coisa que fico com o pé atrás é a forma que usam a palavra sucesso e com esse tom neoliberal, mas de resto é uma ótima leitura.
Magda Fontenele 06/03/2022minha estante
como você lê tão rápido?! ?

Felipe.Camargo 06/03/2022minha estante
O poder do hábito! ??