Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Abdias.Silva 26/04/2024

?????
Quando eu abri esse livro pela primeira vez, fui transportado imediatamente para dentro da cidade de Chester?s Mill, no Maine. Chegando lá poucos instantes antes da, até então, barreira bloquear a estrada 119. Era um sábado, dia 21 de outubro.
A primeira vítima da "barreira" foi uma simples marmota que, estava no lugar errado na hora errada. Ao decorrer das primeiras 24 horas após a barreira cair, descobrimos que, na verdade, não é uma barreira, mas sim, uma redoma. A cidade de Chester?s Mill está isolada do mundo (de todas as maneiras que você possa imaginar).
Enquanto isso, um veterano de guerra , Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, o segundo veriador (manda chuva da cidade), insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. Em compartida o veterano se uni a um grupo de moradores locais para resistir ao poder e influencia de Big Jim, até a crise acabar (se é que irá acabar um dia).
Sob a Redoma é aquele dia que ti prende do começo ao fim. Você sente o medo e a angústia dos moradores da cidade e, também as mortes (que não serão poucas) se tornam memoráveis. O desenvolvimento dos personagens é, simplesmente, incrível e nenhum personagem é sucateado.
Concluo essa resenha dizendo que, essa é uma leitura que vale muito a pena ser feita (se você tiver estômago, claro).

gabiccosta 26/04/2024

Esse foi meu primeiro livro do Stephen e simplesmente amei, que escrita maravilhosa!!! não atoa a maioria das obras dele são tão famosas. Esse livro me intrigou desde o início, desde as primeiras 5 páginas eu já estava completamente vidrada, e por mais que tenham momentos em que a narrativa se torna lenta porque ele retrata a mesma passagem de tempo pela perspectiva de quase todos os personagens, que são muitos aliás, ainda assim a leitura era instigante. O final é fraco, mas a jornada ainda vale a pena. Dei nota 4,5.

Luciana Leitora 22/04/2024

Big Caos
Não precisa dizer que um livro do King é bom pq isso já é certo.
Mas esse é excelente explora as facetas de uma cidade que se vê impedida de ir e vir por conta de uma redoma que impede q qualquer coisa/pessoa saia ou entre, até msm ar puro ou uma leve brisa.
E nesse cenário alguns líderes locais veem a oportunidade de exercer maior poder em benefício próprio, políticos e suas artimanhas.
O cenário do que era narrado no livro me fez lembrar do q passamos na pandemia onde pessoas no poder queriam se beneficiar ainda mais em detrimento de uma população amedrontada sem saber o que estava acontecendo.
Fora essa corja de políticos e suas politicagens os demais personagens são muito bem desenvolvidos (alguns ingênuos demais nos fazendo ter vontade de gritar por diversas vezes: "Nao faz isso!" ao longo da leitura) e prendem a atenção do leitor curioso em saber como e se conseguirão sair dessa redoma.
Só o King pra descrever com essa riqueza de detalhes, mais de mil páginas e caos uma semana de redoma.
Perfeito super recomendo

MamaFioravante 22/04/2024

King, você me paga! É impossível não gostar dos seus livros
Sob a Redoma, é uma jornada emocionante que me deixou sem fôlego desde a primeira página até o fim, mesmo que o desfecho tenha sido um pouco decepcionante. A habilidade do King de ambientação é incomparável, transformando cada livro em uma montanha-russa repleta de emoções.

Em apenas 34 dias, mergulhei em um mundo de 1.119 páginas, surpreendida pela capacidade do autor de criar uma cidade inteira e dar vida a personagens únicos e distintos.

Uma das características mais marcantes dessa narrativa é a capacidade do King de misturar o terror com a normalidade do dia a dia. Mesmo diante do caos gerado pela redoma que aprisiona a cidade, o autor não deixa de retratar os momentos simples da vida cotidiana, como uma mãe pedindo ao filho para arrumar o quarto ou crianças brincando na rua. Essa atenção aos detalhes faz com que a história pareça incrivelmente real e envolvente.

Meu segundo livro do rei e eu sigo impressionada com sua escrita e seu jeito único de contar histórias tenebrosas de uma maneira natural e muito humana ?

Junior 22/04/2024

Pé no Acelerador o tempo todo.
Ahh, mais um livro em que Stephen King mostra por que é o Rei. Para todos que estão acostumados com as histórias com personagens de terror dele, nesse, ele traz o pior vilão que já li. E qual o poder dele? Nenhum. Ele é um humano mesquinho, ganancioso e com poder de manipular a massa. Por conta dos seus interesses, faz as piores coisas. E sério, quando falo que ele é o pior vilão que já li do King.

O livro começa desde o dia que apareceu a redoma sobre a cidade de Chester Mills. Nele, vamos vendo vários personagens como são afetados com isso, alguns mais, outros menos importantes, mas que todos têm seu valor. E por conta disso, nos apegamos a todos os personagens, com suas mortes, seus medos, seus desafios.

A história em si de como a redoma apareceu nem é o mais importante e sim como os seres humanos vivem com o medo e o que nos traz a reflexão de como viramos bárbaros e sem leis poucas horas depois da redoma descer.
Com um ritmo rápido, mesmo tendo muitos personagens, a leitura é muito fluída e você sente como se fosse uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer momento, para um final de PQP.

Belluci0 21/04/2024

Livro de entrado no mundo do Stephen King
Gostei desse livro, já comecei a leitura sabendo que o final é ruim. Não foi tão perceptível afinal PARA MIM o livro começa a ficar sem ritmo e sem emoção nas últimas 150 páginas. Quando aconteceu a finalização do livro eu só queria parar de ler e terminar logo. Conquanto, o começo e meio dele são muito bons e valem a pena, a história é muito bem desenvolvida e os personagens também. O ar de mistério não é TÃO presente, mas existe. As conveniências me irritavam MUITO, alguns personagens eram muito burros em relação ao Big Jim. Que por sinal é um ótimo vilão, eu fiquei com ódio dele o livro todo e acho que o final dele não foi satisfatório.
No geral o livro é bom, o primeiro que eu li do king e pretendo continuar.

Lucia.Aoto 21/04/2024

Frenético! Primeiro favorito de 2024??????
O que foi essa leitura?
Eu nao esperava muita coisa de Sob a redoma, sempre fiquei mais interessada em ler primeiro ?A dança da morte?.
Mas eu participei de uma LC deste livro. Fez toda a diferença e que alegria em saber que eu Ameiii e virou um favorito!
O livro é frenético desde o começo até o Fimmmmm. O King não nos dá um minuto de paz aqui. É acontecimento atrás de acontecimento e quando você vai ver já leu metade do livro.
Ver como a redoma foi só um elemento quase que secundário, focando mais nas atitudes dos seres humanos em situações críticas e desesperadoras me deu medo. Só havia se passado dois dias e algumas pessoas já se suicidavam. Sem nem lutar.
Cada vilão também repugnante ?
E no meio desses acontecimentos o King soltava um alívio cômico, fazendo nos rir.
Percebi que é o dom do King ? manter o leitor frenético num calhamaço. Neste livro de 960 páginas eu nem vi o tempo passar.
Viva ao Rei ?????????????

Luiz.Machado 20/04/2024

Um livro muito interessante, onde o autor trabalha o quão rápido chegamos a barbárie, fazendo uma comparação com Ensaio sobre a cegueira do Saramagó, ambos me causaram a mesma sensação, desespero e tristeza.

Sandrinha 20/04/2024

Sob a Redoma!
Excelente! Um dos melhores livros que li de Stephen king!
Admiro a inteligência de king, é brilhante!

Em  Sob a Redoma, King isola uma cidade inteira do mundo por uma misteriosa cúpula transparente que cerca toda região. Deixando os sem contado com o mundo exterior.
Criando um assustador cenário pós-apocalíptico.

Apesar de ser um livro um pouco longo, não é cansativo, ao contrário é envolvente, de fácil leitura, com muito suspense, tensão psicológica, muitas tragédia e mortes.

Vários personagens, todos bem construídos e caracterizados.

Dos inúmeros personagens descritos, o que mais me chamou a atenção foi Big Jim Rennie. É impressionante como King conseguiu captar a essência de um político mau-caráter, hipócrita e corrupto de maneira tão exemplar. Ele e seu filho, é claro, como iria esquecer do malvado júnior, que dá até repulsa de lembrar.

King nos oferece uma oportunidade única, de explorarmos a natura humana e conhecermos o íntimo de cada personagem.  Seja bom ou ruim.

Ótimo, adoro King!!!

Ana Vizentim 19/04/2024

Uau!!!
Esse livro me trouxe todos os sentimentos possíveis, além de me deixar com a seguinte pergunta na cabeça: Como q King consegue pensar assim???
Ele traz um retrato perfeito da nossa humanidade... infelizmente ?
E as analogias??? Q perfeição... queria encontrar com ele e aplaudi-lo de pé.
Lembro de ter assistido à série há alguns anos atrás e confesso q gosto muito mais do livro. Acho q a série se perdeu um pouquinho.
PS. Acho q virei uma Kingfan
Gabriela Ramos 20/04/2024minha estante
amooooo

Ana Vizentim 20/04/2024minha estante
Eu amei tb

Laryssa.Rabelo 18/04/2024

Sob a Redoma
Termino aqui um dos melhores livros que já li do King. A quantidade de atrocidades que acontecem nesse livro é impressionante. Fico pensando no que se passou na cabeça desse velhote para criar um livro tão incrível, cheio de personagens com personalidades terríveis, a ponto de me deixar puta de raiva e ao mesmo tempo entender que esse tipo de gente realmente existe.

É inegável que o grande protagonista aqui é o nosso grandíssimo Big Jim. Quando o King nos apresenta o Big Jim e toda aquela sua cena de fé em Deus, ler a bíblia, amar o próximo e logo em seguida mostra a sua hipocrisia e como ele pensa, consigo visualizar boa parte dos políticos que temos por aí kkkk. De qualquer modo, para mim o ele continua sendo um dos maiores vilões que o King já criou, eu realmente amei odiar ele.

Ler esse livro me fez repensar sobre a sociedade em que vivemos, e que coisas que aconteceram dentro da redoma facilmente poderiam acontecer conosco também. Sobre o final, não sei se me agradou tanto, acho que a explicação sobre a redoma não é nem o foco principal disso tudo, então, para mim, tudo bem.

Foi muita loucura acompanhar cada personagem e sofrer junto com eles, pois todos são muito bem construídos e possuem uma carga dramática diferente. Sentirei falta e com toda certeza será um livro que irei reler algum dia.
Vania.Cristina 19/04/2024minha estante
Quero muito ler esse do King. Amei It e A Dança da Morte, adoro os calhamaços dele.

Laryssa.Rabelo 19/04/2024minha estante
Também quero muito ler dança da morte, esse vai ser um dos próximos que vou pegar, até final do ano quero ter terminado ele

Fabio 19/04/2024minha estante
Este é um dos meus favoritos!
Parabéns pela belíssima resenha, Laryssa!
Obs. O Big Jim, é o maior vilão já criado pelo King!

Laryssa.Rabelo 20/04/2024minha estante
Obrigada Fábio
falta muitos livros pra eu ler do King, mas pra eu odiar um vilão igual odiei o Big Jim, ele tem que comer muito arroz e feijão ainda kkk

Fabio 20/04/2024minha estante
Lary, eu já li bastante, e procurei por algum vilão pior, mas não encontrei kkkk
E olha que o King tem uma vasta cartela de vilões tanto humanos, como sobrenaturais, e as que mais se aproximaram, do BJ, foram a Anne Wilkes de Misery e a mãe da Carrie.

Laryssa.Rabelo 20/04/2024minha estante
Nossa Fábio, li esses dois também, e realmente a Anne é louca pra caramba e a mãe da Carrie é terrível, mas o BJ, esse cara me despertou um ódio que eu nem sabia que tinha kkkkk, vou continuar a procura, o bom é que tenho muito livro pra procurar ainda.

Gustavo 21/04/2024minha estante
Eu amo esse livro, a forma como ele construiu os personagens aqui é surreal! Ele e It competem mto pro top 1 do King kkkkk
Tô doido pra ler A Dança da Morte

Laryssa.Rabelo 21/04/2024minha estante
Eu também amei a construção dos personagens Gustavo, todos eles, eu também quero muito ler A Dança da Morte, quando vc ler, me da um toque pra lermos juntos pra gente surtar também kkk

Tais.Hana 15/04/2024

Simplesmente perfeito do início ao fim, não dá pra parar de ler, você fica extremamente viciado na redoma e no que está acontecendo dentro dela. Uma semana lá dentro que muda uma vida inteira, e ainda te faz ver as coisas de outra. Um mês lendo e vai ser preciso uma vida pra superar esse livro.

Lipe 14/04/2024

De tirar o fôlego!
Fazia muito tempo que não lia algo tão bom do King!
O livro simplesmente pisa no acelerador e não para mais até o fim. Um feito incrível pra uma obra tão longa (960 páginas na edição que li).
Tramas que vão acontecendo uma atrás da outra, perigos e novas tramoias a cada página. Me diverti MUITO lendo isto aqui.
Sobre o se o final é ruim ou não: Achei que ele foi justo. Nem bom nem ruim. Justo.
Recomendo o livro vivamente!!! Bom por demais!