Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

naniedias 06/11/2012

Sob a Redoma, de Stephen King
A pequena cidade de Chester's Mill, no Maine, era como outras tantas cidades do interior do estado, mas o aparecimento de um inesperado campo de força muda tudo! Agora Chester's Mill está isolada do resto do mundo.

O que passou a ser chamado de Redoma cerca toda a cidade - em todas as suas divisas terrestres e por vários quilômetros pelo céu.
Ninguém sabe o que aconteceu. Seria uma experiência do exército americano?! Aparentemente não, já que o mesmo começa a se esforçar de todos os jeitos possíveis para desfazer a Redoma.

Enquanto isso, os moradores começam a entrar em desespero. Assim que surgiu, a Redoma já causou vários acidentes - já que ela está lá, mas não pode ser vista. Foram batidas de carro, de avião... entre outros acidentes provocados por ela.
Não há eletricidade - e os geradores precisam de gás, cujo estoque é limitado.

Aos poucos, a cidade começa a entrar em pânico e nos deparamos com situações bizarras.

O que eu achei do livro:
Por que tão pequeno?
Acha que estou sendo irônica?! A ironia é que eu não estou. Apesar de suas quase mil páginas, Sob a Redoma é definitivamente um livro MUITO pequeno, cuja leitura é extremamente rápida e prazerosa.

A escrita de Stephen King é simplesmente perfeita.

Ok, antes de continuar a resenha, eu preciso deixar clara uma coisa: King é o meu autor favorito.
Disparado!
Não há nenhum outro autor que eu goste tanto quanto gosto desse cara.
Ele consegue escrever livros completamente diferentes um do outro e... bem, enfim, não vou começar a falar o quanto gosto do autor aqui, mas acho legal deixar claro o quanto aprecio a escrita dele.
Assim você, leitor-que-está-lendo-essa-resenha-agora, saberá que essa resenha além de não ser imparcial (minhas resenhas nunca são! Elas sempre contêm as minhas opiniões pessoais e subjetivas sobre os livros que leio) é sobre um livro escrito pelo cara que eu mais admiro enquanto autor.
Fica o aviso!

A escrita de Stephen King beira a perfeição nesse livro, assim como em tantos outros do autor!
Não é simples, mas é bastante dinâmica, tornando a leitura rápida e muito gostosa. O leitor praticamente não percebe as mais de novecentas páginas do livro e, ao final, certamente irá desejar que o livro tivesse três vezes mais páginas do que já tem.
O autor é bastante descritivo, mas em momento nenhum essas descrições tornam a leitura lenta ou passam a mais leve impressão de "enrolação". Cada um dos fatos narrados está intrinsecamente amarrado ao restante da trama, de forma que tudo parece ser simplesmente indispensável à história que está sendo contada.

Apesar de sermos apresentados apenas a uma pequena parcela da população de Chester's Mill, o número de personagens é assustadoramente elevado. Logo no início do livro nos deparamos com uma lista (muito interessante, por sinal) com vários personagens. Essa lista certamente irá assustar o leitor (ei, ela me assustou! Eu achei que nunca iria conseguir lembrar de todas aquelas pessoas), mas o mais assustador é chegar ao final e começar a preencher as lacunas da lista.
Embora sejam vários personagens, eles são muito bem caracterizados e bastante realistas - é possível amá-los ou adiá-los sem muito esforço.
Uma coisa que muito apreciei no livro é que não existe aquela coisa de alguém ser definitivamente do mal, apenas por querer se dar bem em cima dos outros. Mesmo aquele cara que só faz besteiras pensa que suas atitudes são para o bem - mesmo que sua visão seja claramente deturpada.

A evolução da história também foi muito bem feita!
No princípio, temos uma pequena cidade do interior, onde a maioria das pessoas se conhece, se gosta e se ajuda. Basicamente o que se espera de uma comunidade unida.
Mas na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando rapidamente! As pessoas ficam assustadas, se dão conta de que a Redoma pode não ser tão passageira e começam a pensar nas implicações de seu distanciamento do mundo ser permanente.
O tempo na Redoma, entretanto, não é como o tempo no mundo real. Não literalmente... literalmente, um minuto lá dentro é como um minuto aqui fora e demora exatamente o mesmo tempo para passar. Mas psicologicamente o tempo voa lá dentro.
O ritmo do livro é muito acelerado, o leitor irá devorar essa aventura rapidamente e se deliciar com a trama criada por King.

A edição da Suma de Letras está de parabéns! A tradução ficou muito boa, a revisão também está bacana (não perfeita, mas honestamente muito boa para um livro de quase mil páginas). A capa seguiu a versão americana e ficou linda demais!
A editora também não economizou nas margens ou nas fontes, deixando-as de um tamanho bastante agradável para a leitura. Além disso, colocou a já citada lista de personagens (cuja finalidade mais interessante, a meu ver, é ser preenchida ao final pelo leitor chato que se lembra de outros personagens que a seu ver deveriam estar ali - não que eu, ops, o leitor chato esteja certo... aquelas pessoas não deveriam mesmo figurar na lista, mas ainda assim é divertido completá-la) e um mapa da cidade, que é bem bacana para acompanhar a leitura (embora eu ache que ele não seja tão fiel quanto deveria à cidade, já que ela é descrita com um formato diferente do que é mostrado no mapa).

Quem nunca leu Stephen King não precisa ter receio quanto a esse livro. Apesar do autor ser reconhecido como mestre do terror (e ele é mesmo), esse não é um livro para te deixar acordado à noite de tanto medo (ou talvez seja... mas por outros motivos). O livro é um suspense psicológico que irá levá-lo a conhecer melhor a loucura humana.

Um livro pode ser perfeito?! Eu acho que não... mas esse definitivamente chega muito perto disso e se torna um dos meus livros favoritos.
Você não irá se arrepender de ler Sob a Redoma!

PS: É possível ter um pouco mais de Sob a Redoma depois de terminar de ler o livro!
Para quem sabe ler em inglês, há vários sites relacionados à história na internet - achei essa uma ideia bem bacana! E não estou falando de sites de fãs, mas do próprio livro - como se a cidade de Chester's Mill existisse e seus estabelecimentos tivesse uma vida online.
Siga os links e divirta-se (excetuando-se o site da cidade, não muito indicado para quem não leu o livro):
- Chester's Mill (site da cidade): http://www.chestersmill.com/
- Christ the Holy Redeemer (site da Igreja do Sagrado Cristo Redentor): http://www.christtheholyredeemer.org/
- Chester's Mill Democrat (site do jornal da cidade, o Democrata): http://www.chestersmilldemocrat.com/
- Chester's Mill Police Departament (site do departamento de polícia da cidade): http://www.chestersmill.org
- Cathy Russel Hospital (site do hospital da cidade): http://www.cathyrussellhospital.com/
- Big Jim Rennie's Used Cars (site da loja de carros usados do Big Jim): http://www.bigjimrennie.com/
- Burpees Department Stores (site da loja Burpee): http://www.burpees.net/
- Sweetbriar Rose (site do restaurante Rosa Mosqueta): http://www.sweetbriarrose.com/
- Dipper's Roadhouse: http://www.dippersroadhouse.com/
- WCIK (site da rádio): http://www.wcik-radio.com/
- Scarecrow Joe's Rants & Raves (blog do Joe Espantalho): http://www.scarecrowjoe.com/ (de todos os sites linkados, o mais bacana de se ler!)

PS2: Eu sei que a resenha não ficou boa... esse livro merecia muito mais. Acho que fiquei empolgada demais com a história e, por isso, não consigo escrever decentemente sobre ela.
Não julgue o livro pela resenha, entretanto. Stephen King realmente sabe escrever e o livro é perfeito! Leia-o.

Nota: 10

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Max 14/12/2012minha estante
Se nada entrava ou saia da cidade por causa da redoma como é que o rio continuava correndo? Onde ele nascia,como e que ele atravessava a cidade? Uma pergunta que ficou na minha cabeça e nao sei se vai ser respondida pq estou na pagina 300 ainda,mais e no minimo curioso e pra nao ficar como um furo espero q ainda seja respondida

naniedias 15/12/2012minha estante
Max, eu infelizmente não estou com o livro aqui para pegar a passagem para você, mas o rio não continua correndo não...
O autor mesmo cita que apenas algumas gotas passam pela redoma.
Se você já está na página 300, eu tenho certeza que o autor já falou disso, talvez você não tenha reparado :)

Max 15/12/2012minha estante
Nani pagina 65 esta respondido sim passou despercebido por mim e foi respondido por um amigo meu da minha cidade que tmb esta lendo o livro é claro que Stephen King e genio demais para cometer um deslize desses eu que tentei encontrar uma falha em um livro tao perfeito rsrsrss perfeito demais ja estou na pagina 500 e nao consigo mais parar detalhe o danado do rio é citado inumeras vezes no decorrer das paginas q li,deveria ter terminado o livro antes de perguntar =) nota 10000,obg pela resposta bjao

naniedias 15/12/2012minha estante
Max, eu AMO o King... mas ele comete deslizes também >< hahahahahaahahha (Não que eu tenha achado algum... fico tão apaixonada e embriagada pela escrita do autor, que nem percebo falhas).
O livro é bom demais, né?! 1000 páginas, por incrível que pareça, é pouco >

Max 15/12/2012minha estante
King e muito detalhista em seus livros as vezes ate irrita mais sem duvida ajuda e muito na compreensao do livro desde o iluminado meu primeiro livro de king que vejo talendo de king como escritor sempre ao termino de seus livros ele faz uma analize profunda e descarta td q ele considera inutil no livro king e mestre e voltando ao livro acho q ele voltou aos velhos tempos sob a redoma esta pra mim entre os melhores de king como a coisa e dança da morte depois de um tempo adormecido com livros fracos para o padrao de king ele renasce com esse epico perfeito q venha logo a serie e q ela nao estrague o livro como muitos diretores fazem ah e q nao se esqueçam de a torre negra q merece tmb no minimo uma serie de filmes

Carla 18/12/2012minha estante
Amooo King, estava louca por esse livro, e ler a sua resenha foi a decisão final. Comecei ontem e ja estou na p. 350, enlouquecida e amando!

Natalia 25/12/2012minha estante
Max, o autor fala em uma determinada parte do livro que acontece que a água desvia de uma maneira meio estranha quando tem contato com a redoma. Algumas gotas passam, mas ela meio que recua. x)

naniedias 25/12/2012minha estante
Carla, o livro é uma delícia, né?! *-*

Natalia, é isso mesmo - e o Max conseguiu encontrar essa parte no texto :D

Tiago sem H - @brigadaparalela 12/02/2013minha estante
Nani, Sob a Redoma foi o primeiro livro do King que li e já estou reservando o cartão para adquirir a coleção da Torre Negra hehehe. Parabéns pela resenha e o livro é tão bom, mas tão bom, que para ser sincero, da metade pro final, eu nem me importava o que tira gerado a redoma, eu estava mais preocupado com os problemas internos dela, ou seja, comecei a ler com um propósito e fui logo arrebatado por um outro totalmente diferente. Muito bom ^^

naniedias 12/02/2013minha estante
Tiago, eu sou suspeita para falar, porque sou muito fã do autor! Ele é extremamente competente :D
Entretanto, não indico a série A Torre Negra para você ainda não... leia outros livros do King antes de encarar essa série - ela é MUITO mais legal para quem está familiarizado com as demais obras do autor.

Tiago Vieira 16/02/2013minha estante
Olá, desculpe estar comentando nessa resenha só agora...
Há alguns dias eu tenho pesquisado sobre esse livro e a cada resenha que leio fico mais animado para conhecer esse livro! Parecer ser muito bom.
O preço é um pouco salgado, pois sou estudante. Mas vou juntar dinheiro para poder comprar.
Eu queria ter o conhecimento exato do número de páginas (não que isso seja de extrema importância), pois no site da Saraiva diz que tem 720, e nos outros 900 e poucas.
Gostei muito da sua resenha. Ficou muito clara.
Até!

naniedias 17/02/2013minha estante
Olá, Tiago!
Fico feliz que tenha gostado da resenha.
Os livros do King são todos mais carinhos, mas eu considero que valem muito a pena (sou muito fã do autor).
Sempre coloco maiores informações na resenha lá no blog (não mais conteúdo na resenha, apenas informações sobre o livro) e você encontra o número de páginas certinho lá. São 954 páginas.

Jow 18/03/2013minha estante
Meu. Deus. Quando eu li sua resenha - e que fique registrado, ela que me convenceu de vez a comprar este livro - pensei: "Mas que diabo essa mulher tem na cabeça? Como assim um livro com 954 páginas é pequeno?!"
Mas dai eu comprei o livro. Ele chegou. E acabei de lê-lo a menos de duas horas, depois de vinte dias de leitura, mas não porque ele seja ruim de se ler. Pelo contrário. É porque ele é ótimo e eu não queria que acabasse nunca. E sou obrigado a concordar: o livro É pequeno.

naniedias 18/03/2013minha estante
Viu só, Jow? São 954 páginas e o livro consegue ser pequeno O.o hahahahahaha

Marinne 28/03/2013minha estante
Acabei de ler Sob A Redoma ontem e concordo completamente com vocÊ ... o livro é pequeno!
Fiquei presa de uma forma à história, que eu não conseguia - e nem queria - parar de ler nunca! O enredo é super envolvente e faz o leitor ansiar para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Stephen King também é meu autor favorito, e posso dizer que já o subestimei algumas vezes (Impossível um carro de dar medo ... e no meio do livro, qualquer buzina que eu ouvisse me fazia pular da cadeira e me lembrar da Christinne), e esse livro foi mais um caso. Infelizmente, nos últimos anos eu li alguns livros do Titio Stephen que não corresponderam ás minhas expectativas, não que isso tenha reduzido o meu amor por ele, pelo contrário, mas tentei ler A Redoma sem criar muitas expectativas... e o livro simplesmente me seduziu!
O que pode parecer um enredo pacato para alguns, na verdade retrata o dia dia de uma cidade que pode ser até a nossa se estivéssemos passando pela mesma situação.
Confesso que o final me deixou um pouco decepcionada... queria saber mais, queria ficar mais um tempo "vivendo" com aqueles personagens cativantes, que te fazem sofrer e ansiar por sua sobrevivência.
Coloquei Sob A Redoma na minha lista dos favoritos, não pelo final, mas pelo todo. Sou a favor de lançarmos a campanha de um Sob a Redoma 2, apenas com a vida dos moradores de Chester's MIll. =)

naniedias 28/03/2013minha estante
Marinne, é um livro bem complexo! É impressionante e quase ninguém acredita quando digo, mas o livro é pequeno! Depios de ler,e entretanto, é unanimidade: todos acham que o livro é extremamente pequeno >< hahah

Eu queria era uma série televisiva do livro! E o meu desejo já foi atendido - em breve a série estreia \o/

Paulo Antonio 14/04/2013minha estante
O livro é muito bom mesmo, S. King é dos meus autores preferidos também; todavia o final do livro me desapontou, ficou muito óbvio; talvez um final mais aberto com menos explicações, ao estilo Lost fosse mais interessante.

Aline L Ramalho 28/06/2013minha estante
Alguns dias atrás num site de séries me deparei com o piloto de "Under the Dome". Assisti e fiquei muito intrigada.
Quando descobri que era um livro corri pra cá e pro submarino. kkkkk

Lais Ainá 25/07/2013minha estante
O livro é bem diferente da série, ja li e comecei a assitir a série ontem .

Flavio 03/08/2013minha estante
@naniedias, não se desculpe pela sua resenha ser parcial. Nenhuma resenha é imparcial, nem devia ser. O objetivo é o resenhista passar a impressão que a obra lhe causou (com os devidos argumentos, para que o leitor entenda por que o resenhista gostou/não gostou).

Então, pode continuar a bajular o King (ele merece). Ainda não li o 'Under the dome', mas está na lista.

Tuts 17/03/2014minha estante
Acabei de ler o livro agora a pouco. Sua resenha ficou ótima! É mais ou menos o que eu pensei sobre o livro (Tenho um novo favorito!) hahaha

E MUITO OBRIGADO pelos links todos!!!

Ronan 25/07/2014minha estante
Sensacional o livro e a narrativa é 10! Mas confesso que eu não esperava um final assim: apocalíptico, abrupto e trágico, um pouco decepcionante. Pelo menos foi um final emocionante, triste, mas isso também é emoção né..., e o paralelo que ele faz entre formigas e humanos é enriquecedor.>>>>>>>>> SPOILER >>>>>>>> Mas a trama estava muito boa, com toda aquela ação, e o Big Jim estava no ápice da sua pior forma, no topo da nossa lista negra! E o Barbie na fuga da prisão, os exilados, toda aquela truculência dos novos policiais. Eu sequer estava entendendo como isso tudo podia estar acontecendo tão perto do fim do livro (perto do fim, proporcionalmente falando, a umas 150 páginas do fim) Acho que todo mundo gostaria de ver Big Jim subjugado num confronto com o Barbie, ou Brenda, ou a ("coisa-que-rima-com-aranha") da Julia Shumway, com o povo descobrindo sua verdadeira "cristandade". Mas em vez disso a explosão simplesmente comeu tudo na redoma e mais a história todinha junto! Ficou parecendo uma série que estava com pouca audiência e queriam terminar logo a história pra não dar mais prejuízo. Mas, tirando o final quase que plantado, todo o resto foi dez, impecável, a narrativa, os personagens, enfim! Excelente!

Carlos 23/10/2014minha estante
Este é simplesmente o melhor livro do mestre em anos! Long live the King!!!!

sylvia.verre 02/12/2014minha estante
Amo o SK também... acabei de ler "Doutor Sono"... e agora vou começar este.. Entao so li o começo da sua resenha!! Obrigada por partilhar.

Janinha 19/02/2015minha estante
Adorei a sua resenha! Você conseguiu resumir o livro, evidenciar os aspectos mais legais e instigar o leitor que ainda não leu.
Dois fatores que você falou também passaram pela minha cabeça durante a leitura: o livro é pequeno e os personagens são muito reais!!
Esse é um dos poucos livros que eu queria que não acabasse, em parte, pelos personagens incrivelmente reais, pela escrita maravilhosa do King e pela ideia genial da redoma.

Caroline 24/09/2015minha estante
Que final mais decepcionante para um desenvolvimento tão bom!

Marcos.Leilson 11/07/2018minha estante
Este livro superou e muito as minhas expectativas. Assim como você, o mestre King também é meu autor preferido.
Agora vou assistir à série, "viver" mais um pouco Sob a Redoma e apontar as diferenças: No livro não é assim. Kkkkkk

Ryan 11/12/2020minha estante
Melhor comentário impossível

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
O livro é bom , é doido porém interessante. O king sabe criar personagens muito bons . Meu problema é q achei o final apressado e broxante demais.

Gabriely154 14/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa do livro?

Gabriely154 14/07/2023minha estante
Qual a classificação indicativa do livro?

Manu 30/09/2023

Instigante
Assisti a série antes de ler o livro e tentei atrelar os enredos. A série eu finalizei na força do ódio e pelo menos no livro, apenas o final é ruim. Stephen King criou uma história com muitos personagens, e foi muito difícil me apegar a algum deles. Até porque quando o inesperado acontecia, um personagem carismático sempre morria. Nessa trama política-policial, há elementos como homicídio, violência física e sexual, ódio, ganância e que pode despertar diversos gatilhos. A redoma é como um experimento das relações humanas e como elas reagem quando enclausuradas. E fazer refletir sobre a natureza humana é uns dos traços principais do King, e ele o faz com esse excelência. Impondo o isolamento, percebemos o instinto do ser humano e sua dualidade, que conviver em sociedade pode gerar situações de tensão e que uma liderança ruim pode ser catastrófica.
David 30/09/2023minha estante
Também tive ódio da série e ouvi muitos elogios ao livro. Ainda não li, mas tá na lista pro momento que o universo quiser.

Manu 01/10/2023minha estante
foi o meu primeiro contato com o king, mas já li melhores dele. espero que o universo só te faça ler quando não houver mais nada interessante hehehe

David 01/10/2023minha estante
Kkkkkkkkk Desses grandões Novembro de 63, Dança da morte e Duma Key tão na frente. Depois de Trocas Macabras pra fechar Castle Rock.

Manu 01/10/2023minha estante
Desses que você mencionou, já li novembro de 63 e é um bom livro. aliás, tem série também. eu tô pra ler it, que ganhei de aniversário há 5 anos, mas ainda não tive coragem kkkk

David 01/10/2023minha estante
Assisti a série 63 e gostei, agora quero ler. Minha experiência com it foi muito massa, então recomendo tirar esse atraso de cinco anos do palhacinho =)

Joyce544 03/10/2023minha estante
É pesado ?

Manu 03/10/2023minha estante
vou seguir teu conselho, david. férias, praia, caipirinha e mais de mil páginas do livro do palhaço hehehhe

Manu 03/10/2023minha estante
joyce, as cenas de violência são bem descritivas, mas são poucas. se pode te gerar algum gatilho, recomendo ler outro livro dele.

David 03/10/2023minha estante
Férias em boa companhia!

LisboaPB 21/02/2019

Um contato estranho
Sob a redoma foi meu primeiro contato com o escritor S.K
Eu sempre gostei de livros de ficção ainda mais com um tema anárquico como esse livro e achei perfeito conhecer um grandioso autor por um meio que curto muito.
Mas quando li, deixou a desejar.
Primeiro que os personagens surgiram na história sem umas características únicas, tornando assim personagens que se diferenciam por nome e não caráteres. Isso me incomodou muito pois dificulta o vínculo entre o leitor e um personagem específico.
A trama apesar de ser extensa e nunca parada, é construída de uma forma muito cinema americano, com qualquer pessoa sabendo usar arnas, os vilões e os mocinhos e os mocinhos salvando o dia.
Esperava mais de Stephen King mas percebi que ele não fugia dos padrões americanos nesse livro.
Alguns personagens possuíram grandes papeis que me fez ler até o final o livro. Como os psicopatas, corruptos, manipuladores... Mas a forma como eles foram sendo construídos na história foi muito regular. As vezesme dava agonia (o que era bom) mas nunca uma sensação prazerosa de uma boa leitura.
Apesar disso, S.K. constroi uma narrativa muito objetiva e usa muito bem os recursos linguísticos da literatura. E isso permite uma boa experiência de leitura. Gostei da forma como ele escreve e por isso me instigou até o final.
Em relação ao final da hisrória eu achei muito previsível e sem justificativas para o fato do surgimento da redoma. Tudo bem deixar por aberto, mas a conclusão da história não satisfez as 950 páginas lidas. Se fosse resumida a 300 paginas, me sentiria melhor.
Por fim, me decepcionei com a primeira leitura de S.K e esperava mais desse livro pois o tema abordado me interessa muito mas foi longe de acalçar minhas expectativas.
Isso não significa que não darei mais chances ao S.K pois eu amei o filme Carrie, A Estranha e espero dar mais uma chance ao livro e também ao livro It A Coisa. Espero que eu tenha melhores experiências com essas outras obras.
Para os que se perguntam se devem ou não ler esse livro, eu diria que depende: se você ama S.K, leia. Se você sempre gostou daqueles filmes de ação tipo 007 leia. Se você detesta filme americano cliche de ação que todo americano sabe pegar em armas e que sempre existe uma mericano corajoso que salva todos, não leia. Eu sou um desses. Acho que os próprios americanos fazem propaganda falsa deles mesmos.
;/
THALES76 21/02/2019minha estante
Ótima resenha. Também já me decepcionei com S.K lendo "O iluminado".

LisboaPB 21/02/2019minha estante
Não me sinto o único a reclamar de S.K. agora... Kkk
Obrigado!

Fernando Felix 21/02/2019minha estante
Gostei muito da resenha, o único que li do SK foi It, e gostei muito, pode ler esse, por que com certeza não vai se arrepender!

LisboaPB 21/02/2019minha estante
Eu espero que não. E com Carrie a estranha também não. Quando eu encontrar o livro mais barato aí compro kkk

THALES76 21/02/2019minha estante
Procura em sebo, eu consigo essas pérolas por uns 10 reais aqui na minha cidade.

LisboaPB 22/02/2019minha estante
Pode deixar

Joice Karen 22/04/2019minha estante
Belíssima resenha, resume bem os pontos fracos e fortes do livro.
Para mim o livro é maravilhoso, mas confesso que também notei a parte previsível.

LisboaPB 22/04/2019minha estante
Obrigado pelo comentário :D

Camilla.Conti 31/01/2022

SURREAL!!
Mais uma leitura de King que ele promete tudo e entrega tudo e DO INÍCIO AO FIM!! Cada evento é meticulosamente bem pensando para desencadear em uma série de ações, cada personagem é inserido com profundidade, personalidade. Esse, pra mim, é um dos maiores diferenciais do King!
E quem diria que quase 1000 páginas poderia ser tão agradável! Não me senti cansada hora alguma, e os personagens são tão marcantes que é muito difícil confundi-los (apesar de ser necessário voltar para conferir quem são na lista de personagens).
Agora o tópico mais sensível acerca do livro: o final. Parece ser viajado? Parece! Mas pra mim tem TUDO a ver com o enredo que foi criado ao longo das 900 páginas. Por quê? Simplesmente porque a população e, principalmente Big Jim, não demonstrava arrependimento algum pelos danos causados - muito pelo contrário! Sentiam alegria. E o final funciona justamente para provar isso pra os leitores. Sensacional!!
Ricardo Coutins 31/01/2022minha estante
obra de arte em forma de livro esse!!! as emoções que senti aqui não se repetiu com nenhum outro livro vei

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Exato!! Minhas emoções eram tão reais que eu tinha que fechar o livro, respirar fundo pra acalmar a raiva! Hahaha

anicca 31/01/2022minha estante
AMEI o desenrolar, a imersão foi incrível, mas o final deu um gostinho amargo porque achei rápido e "fácil"

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Entendo, Liz! Senti muita falta do big jim no final? queria que fosse algo entre ele e o Barbie

Eduardo Rockwell 31/01/2022minha estante
Eu super leria esse livro novamente... mesmo tendo ODIADO o final rsrsrs porque ele vai muito rápido, como uma bala, a leitura não cansa, e os momentos lentos são de uma boa reflexão, sla.

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Sinto o mesmo, Rock!! Pretendo relê-lo daqui uns anos.

Ana Ramos 01/02/2022minha estante
Acabei de terminar esse livro, cara, eu amei demais

Camilla.Conti 01/02/2022minha estante
Ana, li sua resenha e concordo com tudo!! Que livro incrível!

Laryssa.Rabelo 18/04/2024

Sob a Redoma
Termino aqui um dos melhores livros que já li do King. A quantidade de atrocidades que acontecem nesse livro é impressionante. Fico pensando no que se passou na cabeça desse velhote para criar um livro tão incrível, cheio de personagens com personalidades terríveis, a ponto de me deixar puta de raiva e ao mesmo tempo entender que esse tipo de gente realmente existe.

É inegável que o grande protagonista aqui é o nosso grandíssimo Big Jim. Quando o King nos apresenta o Big Jim e toda aquela sua cena de fé em Deus, ler a bíblia, amar o próximo e logo em seguida mostra a sua hipocrisia e como ele pensa, consigo visualizar boa parte dos políticos que temos por aí kkkk. De qualquer modo, para mim o ele continua sendo um dos maiores vilões que o King já criou, eu realmente amei odiar ele.

Ler esse livro me fez repensar sobre a sociedade em que vivemos, e que coisas que aconteceram dentro da redoma facilmente poderiam acontecer conosco também. Sobre o final, não sei se me agradou tanto, acho que a explicação sobre a redoma não é nem o foco principal disso tudo, então, para mim, tudo bem.

Foi muita loucura acompanhar cada personagem e sofrer junto com eles, pois todos são muito bem construídos e possuem uma carga dramática diferente. Sentirei falta e com toda certeza será um livro que irei reler algum dia.
Vania.Cristina 19/04/2024minha estante
Quero muito ler esse do King. Amei It e A Dança da Morte, adoro os calhamaços dele.

Laryssa.Rabelo 19/04/2024minha estante
Também quero muito ler dança da morte, esse vai ser um dos próximos que vou pegar, até final do ano quero ter terminado ele

Fabio 19/04/2024minha estante
Este é um dos meus favoritos!
Parabéns pela belíssima resenha, Laryssa!
Obs. O Big Jim, é o maior vilão já criado pelo King!

Laryssa.Rabelo 20/04/2024minha estante
Obrigada Fábio
falta muitos livros pra eu ler do King, mas pra eu odiar um vilão igual odiei o Big Jim, ele tem que comer muito arroz e feijão ainda kkk

Fabio 20/04/2024minha estante
Lary, eu já li bastante, e procurei por algum vilão pior, mas não encontrei kkkk
E olha que o King tem uma vasta cartela de vilões tanto humanos, como sobrenaturais, e as que mais se aproximaram, do BJ, foram a Anne Wilkes de Misery e a mãe da Carrie.

Laryssa.Rabelo 20/04/2024minha estante
Nossa Fábio, li esses dois também, e realmente a Anne é louca pra caramba e a mãe da Carrie é terrível, mas o BJ, esse cara me despertou um ódio que eu nem sabia que tinha kkkkk, vou continuar a procura, o bom é que tenho muito livro pra procurar ainda.

Gustavo 21/04/2024minha estante
Eu amo esse livro, a forma como ele construiu os personagens aqui é surreal! Ele e It competem mto pro top 1 do King kkkkk
Tô doido pra ler A Dança da Morte

Laryssa.Rabelo 21/04/2024minha estante
Eu também amei a construção dos personagens Gustavo, todos eles, eu também quero muito ler A Dança da Morte, quando vc ler, me da um toque pra lermos juntos pra gente surtar também kkk

Eder 05/03/2013

Sob a Redoma Stephen King
E se, de repente, sua cidade fosse isolada do restante do mundo e você se visse separado de parte de sua família e dos demais por uma barreira invisível? Esta é a premissa de Sob a Redoma, onde Chesters Mill, uma pequena cidade, localizada no Maine, acaba se encontrando na situação acima. Não se sabe a causa, origem ou natureza desta barreira.

Enquanto o exército americano tenta encontrar uma maneira de abrir a redoma, os habitantes locais começam a perceber que existem dificuldades mais urgentes para tratarem. Problemas ecológicos começam a assolar a pequena cidade, já que pouco, ou quase nada, de chuva ou vento passam pelo domo e o clima local começa a se elevar. Alguns acidentes acontecem, pessoas acabam morrendo e aparelhos eletrônicos explodem ao se aproximarem da barreira. Mas o verdadeiro problema da cidade se encontra na natureza humana daqueles que ficaram trancados pelo lado de dentro. Ambição pelo poder e insanidade, algumas vezes andando juntas, farão com que a cidadezinha, se veja em uma situação beirando o desastre.

É uma pena que King tenha estabelecido, neste romance, personagens unidimensionais, deixando sempre claro quem são os mocinhos e quem são os vilões da história. Os poucos personagens que aparentam escapar destes rótulos são estúpidos, manipulados e ganham pouco espaço na trama. Ainda assim, Junior Rennie, merece um destaque especial, por ser, sem dúvidas, o personagem mais marcante, repugnante e assustador de Sob a Redoma.

Este detalhe, porém, não prejudica a obra, pois o enredo do livro traz alguns dos aspectos que tornaram King conhecido como mestre do horror. O autor cadencia a narrativa conforme convém à trama, ora, de maneira lenta e minuciosa, ora acelerada, tirando o fôlego e chocando o leitor, fazendo com que mal sintamos a morte de alguns personagens em função da luta pela sobrevivência dos demais. Aconselho, aos incautos, estarem preparados para encontrar vísceras e massa encefálica esparramadas pelas mais de 900 páginas deste livro, mesmo que isto soe redundante aos leitores mais antigos do autor.

Mas não é somente disso que Sob a Redoma se sustenta. Se permitindo uma referência à sua própria obra, citando o ótimo filme O Nevoeiro (The Mist) dirigido por Frank Darabont, baseado em um conto homônimo de seu livro Tripulação de Esqueletos , King ilustra da melhor maneira possível a situação dos habitantes de Chesters Mill, comparando esta com a daquelas pessoas enclausuradas no mercado, no longa de 2007. Em ambas as circunstâncias, as pessoas, devido à reclusão e ao desespero, revelam sua verdadeira natureza não tão civilizada assim.

Sob a Redoma é daqueles livros que levantam questões pertinentes à nossa própria situação. Podemos não ter uma abóbada palpável sobre nossas cidades, mas será que não temos uma sobre nossas vidas? Não estamos à mercê de políticos que, em sua maioria, só defendem seus próprios interesses em detrimento às necessidades da população? Não somos subjugados por autoridades, que se protegem atrás de uma farda ou posição política? Não temos presos inocentes, pagando por crimes que não cometeram, enquanto os verdadeiros criminosos estão soltos por aí? Claro que não. Políticos como Big Jim, não existem na vida real. Abuso de autoridade e injustiças também não.

O desfecho do livro pode desagradar alguns leitores, mas deve-se levar em consideração que o motivo de a Redoma estar ali é simplesmente porque King quis nos contar a história daqueles que ficaram embaixo da cúpula, enfrentando seus próprios monstros interiores e não os ensejos dos que a mantinham ali. Aprendi, com o tempo, que ler Stephen King se encaixa no antigo jargão que diz que o melhor em uma viagem é viajar e não a chegada ao destino. E Sob a Redoma se mostrou uma excelente viagem, portanto, não tenho como dar outra nota, que não seja a máxima.

Sob a Redoma está sendo adaptado para televisão e será exibido pelo canal americano, CBS, com previsão de estreia para 24 de junho, ainda este ano.
Herick 06/02/2013minha estante
Ei, Eder, legal a resenha. Fiquei com medo de ler por causa de spoilers, já que estou na página 140, por aí, e o clima está começando a entrar no ritmo... Mas ficou muito boa.

Eu estou gostando. O tal do Junior Rennie só se destaca como personagem por ser psicopata. Mas ainda tenho muito que ver, claro. Estou meio enrolado com leitura pois mudei de cidade e por causa dos vestibulares; está tudo uma baderna e sem tempo pra fazer nada. Espero me ajeitar logo, logo, e retornar à Redoma.

PS: já é a resposta à sua pergunta pelo perfil. (:

Eder 07/02/2013minha estante
Valeu, Herick. Procuro evitar spoillers em meus comentários, exceto quando são muito necessários.
Junior não é o melhor personagem criado por King, mas é quem mais me marcou sm Sob a Redoma.

Quando concluir sua leitura, me diga o que achou.

João 14/02/2013minha estante
Muito boa a sua resenha!Gostei muito do trecho em que voce fala a respeito do desfecho do livro.

Eder 18/02/2013minha estante
Obrigado, João. Os finais dos livros de SK sempre acabam desagradando muitos leitores, este não é diferente. Abraço.

cadejuuh 29/04/2013minha estante
O final é só um detalhe depois do deleite que essas páginas proporcionam ao leitor!

Livro excelente! Stephen King foi brilhante retratando o ser humano em sua mais pura essência.

Augusto 21/08/2013minha estante
A questão dos personagens unidimensionais é a única ressalva que faço ao livro. Mas tentei "me convencer" durante a leitura de que se King aprofundasse alguns personagens o livro acabaria perdendo em ritmo ou se tornaria ainda maior do que já é (ou as duas coisas). Mas de qualquer forma, concordo com você: não tirou o brilho da obra como um todo.
A propósito, excelente resenha, Éder!
ps: também lembrei de "O Nevoeiro" enquanto lia.

Eder 22/08/2013minha estante
Verdade, Augusto. Em uma obra com tantos personagens, nenhum deles podendo ser considerado o protagonista, concordo que fica quase impossível moldar as personalidades de cada um de forma satisfatória. Ainda mais se tratando de um único livro e não de uma série.
Obrigado pela leitura e pelo comentário.

Gustavo Rodrigues 17/11/2021

Encarar um livro de quase 1000 páginas é sempre um desafio. Sempre tem a chance de você não gostar, ou simplesmente enjoar da história ao longo do livro. Ainda bem que em Sob a Redoma isso não acontece, já que King esbanja talento pra trazer uma história boa, envolvente e extremamente fluida.

Todo mundo sabe a fama que o S.K tem de ser meio prolixo (rs), mas aqui ele deixa isso de lado e já começa com o pé na porta. Nada de demorar na ambientação, muito menos enrolar pra redoma aparecer. A ambientação acontece, e com a qualidade de sempre, mas já com a trama toda acontecendo.

Deve ter sido um baita desafio escrever esse livro. Tem MUITOS personagens, e quase todos fazem coisas que impactam diretamente a história, mesmo que seja apenas uma única vez. Tive até receio de confundir quem é quem, mas não tive problemas.

De todos os personagens, o que mais se destaca é o Big Jim. Acho que até hoje eu não vi um personagem tão asqueroso como esse desgraçado. É um teste de empatia muito grande não torcer pra ele morrer desde a primeira página.

O final é um pouco viajado, mas eu gostei. Dentro das possibilidades eu achei que foi dentro do que seria aceitável. Mas tem que ir com a "mente aberta" pra entender bem.

Excelente. Se tem medo de calhamaço, recomendo esse pra perder o temor. ??
NayLyra 17/11/2021minha estante
A podridão humana está aí !!!

Dani 18/11/2021minha estante
Pronto! já me interessei!

Roberta 18/11/2021minha estante
Parece bom

Juliane Raquel 18/11/2021minha estante
Quero muitooooo ler!

Henrique 18/11/2021minha estante
Um dos meus favoritos!!

Camila.Oliveira 19/11/2021minha estante
Parece ser muito bom ! Eu não sabia que esse livro tinha mil páginas ? Estou curiosa para conhecer esse Big Jim ?

Leo 09/02/2024minha estante
Eu acho o Júnior pior do que o pai dele

Ronaldo 09/02/2017

Enquanto a série se foca mais em explorar os mistérios do domo, o livro dá maior ênfase aos conflitos humanos. O livro é empolgante desde o início, com a ação acontecendo desde a primeira página. É impressionante como o autor expõe o quanto os seres humanos podem mostrar a sua verdadeira natureza em momentos de crise. Pessoas aparentemente inofensivas se revelam capazes das piores atrocidades simplesmente por estarem protegidos pela impunidade e armados pela autoridade. O livro segue um ritmo cíclico com acontecimentos que vão se intensificando até explodir em atos de extrema de violência, com um breve momento de calmaria, onde os personagens se refazem de um grande choque, se reagrupam e fazem novas alianças, para logo depois outra série de incidentes desembocar numa nova catástrofe. O livro é viciante do início ao fim. Algumas coisas me decepcionaram no final, como por exemplo a explicação sobre a origem da redoma, que achei boba demais, mas foram meros detalhes. E o fato de King dar uma explicação já é lucro, coisa que ele não costuma fazer. Até porque a redoma foi apenas um pretexto para falar sobre o comportamento humano, do que somos capazez em momentos de tensão e isso ele fez com tanta malícia, que me seduziu, me horrorizou e muitas vezes me surpreendeu.

Resenha completa no blog:

Claudia Cordeiro 10/02/2017minha estante
É exatamente o que eu gosto, comportamento humano. Vc acha que mesmo já tendo visto a série, vale a pena ler o livro?

Ronaldo 10/02/2017minha estante
Sim, porque são muito diferentes.

Claudia Cordeiro 10/02/2017minha estante
Vou pôr nos Desejados, vlw a dica! obg

Claudia Cordeiro 10/02/2017minha estante
Valeu a dica de ler o livro porque é diferente do filme, eu quis dizer.... ando mto falando gírias, kkkkk

Ronaldo 10/02/2017minha estante
Eu mandei um smile, mas apareceu uma interrogação, kkkk.

vickpezzini 25/08/2017minha estante
undefined

Vinny Britto 28/07/2017

"...o que entra na sua boca hoje visita o seu cu amanhã."
A frase título de minha resenha (na verdade só um breve comentário rsrsrs) não tem nenhuma importância na trama, mas achei engraçada, pois não imaginava que o King escrevia assim, mas frases como essa relacionadas a ''cu'' e outras do tipo são constantes neste livro.

Stephen King é tão detalhista em sua narrativa que por vezes chega a ser maçante. Como ponto positivo, ninguém pode reclamar de roteiro raso, mas algumas vezes eu me perdia na leitura por causa do excesso de personagens mostrados.

Com isso, até achei que não demorei de concluir a leitura, pois terminei em 17 dias, sendo que paralelo a outros 2 livros. A história prende a gente facilmente, pois a curiosidade é grande pra saber o que realmente é a redoma, mas a explicação e o desfecho do livro pode frustrar.

Contudo, achei que foi uma excelente experiencia, se tratando de que foi o primeiro livro que leio do King.
Adriana.Alexandrin 28/07/2017minha estante
Oi,procure pelo livro Misery,que é muito bom!

Carol Nery 28/07/2017minha estante
Meu autor preferido. Mas eu recomendaria outros queridinhos para a primeira leitura de alguém. Tomara que tenha tomado gosto!

Vinny Britto 28/07/2017minha estante
Misery eu já vi o filme, vou procurar o livro.

Carol Nery 28/07/2017minha estante
O filme é excelente. Mas o livro é mais pungente. Um soco no estômago. Vai na fé!!

Adriana.Alexandrin 29/07/2017minha estante
Acho que gostara do livro.

Lucas 22/10/2019minha estante
Sempre ouço falar sobre o final frustante... uma pena, pois a premissa do livro é muito boa.

kekel 12/07/2021

Obrigada Stephen King
QUE LIVRO! É até difícil de expressar aqui o tanto que esse livro é bem escrito e bem pensado. Stephen King me surpreende pela milésima vez e e Sob a Redoma foi só a confirmação de como ele é um escritor[*****] e mega inteligente.
Considero esse livro uma ?leitura obrigatória? para todos que se interessam por política, porque ele é simplesmente uma aula. O tanto que as questões políticas aqui são parecidas com o que estamos vivendo atualmente no Brasil (consequências do que o nosso ?querido? presente fala e faz) é assustador e ao mesmo tempo esclarecedor. É um livro que nos mostra como líderes políticos com boa lábia podem ser extremamente perigosos e persuasivos, aqui vemos claramente como a população fica CEGA em momentos de desespero e se apoiam em qualquer um que garantirem a elas segurança (mesmo que falsa).
Sinto que poderia fazer uma redação inteira sobre esse livro...
Obs importante: não vá com muitas expectativas para a explicação da redoma, até porque não passa a ser uma questão tão importante para nós leitores no decorrer do livro, o final é bem viajado (como todos do King), mas apesar disso gostei das outras coisas que acontecem.
Enfim, espero que consiga ter convencido alguém de ler essa obra prima.
Eduardo.Silva 12/07/2021minha estante
Esse livros e espetacular, meu segundo preferido do King. De fato a redoma fica de lado na história, a crise política instalada na cidade e incrivelmente realista e condiz muito com o momento que vivemos. Final viajando, mas um dos meus finais preferidos hahaha

kekel 12/07/2021minha estante
Também se tornou meu segundo favorito do autor, só fica atrás de It a Coisa pelo apego emocional que tenho com esse livro. E sobre o final, tava com as expectativas tão baixas que não achei tão ruim kkkkkkkkkkk

aAaaaaaaaaa é sobre isso Raquel

é muito sobre isso

eu_sou_fake 12/07/2021minha estante
arrazamos nessa leitura né?

kekel 12/07/2021minha estante
Arrasamos muitooo Vitinho

Fernando Lafaiete 10/01/2018

Sob a Redoma: Mais um livro do rei que é rei até no nome.

Sob a Redoma foi um livro que apreciei cada linha, cada parágrafo, cada construção de diálogo e cada desenvolvimento da trama. É um livro de 960 páginas que poderia ter 1.500 que eu não reclamaria. Uma obra extremamente bem escrita, cativante, surpreendente, assustadora e revoltante.

Neste tijolo em foma de livro, King nos apresenta uma situação bem absurda. Na cidade Chester's Mill uma redoma surge e aprisiona todos os moradores. O que fazer em uma situação como esta? - O início da história é tão bem narrado que me deixou embasbacado. Mesmo depois de ter lido o maravilho IT, A Coisa (uma das minhas melhores leituras de 2017), ainda me impressiono com o talento narrativo do rei do terror. O autor nos apresenta um panorama impecável, mostrando várias pequenas situações que ocorrem no momento em que o domo surge. Desde de um avião que explode ao se chocar com a tal barreira até mortes bem descritas e chocantes.

Os personagens são maravilhosos, extremamente humanos e muitas vezes assustadores. Como muitos podem imaginar, em qualquer situação em que seres humanos se veem aprisionados e se sentem ameaçados, líderes surgem e o caos se instala. E sempre tem aqueles que aproveitam para enganar e reforçar seu poder manipulativo sobre os outros. Sob a Redoma é um livro sobre esperança, sobrevivência, fanatismo religioso, crueldade, loucura, medo, injustiças e reflexões sobre a vida.

Nessa altura do campeonato, devo dizer que eu talvez não seja a pessoa mais adequada para falar sobre a prolixidade do autor. Nas mais de 800 páginas deste livro, não me senti em nenhum momento incomodado com as descrições e com o desenvolvimento lento do começo. Esta é uma característica de Stephen King a qual eu acredito já estar acostumado.

Os personagens tidos como vilões, são mais que assustadores. Eles manipulam e matam sem pensar duas vezes. Eles possuem um desenvolvimento espetacular e suas atitudes chegaram a me irritar em um nível que me fez passar mal de raiva. Os mocinhos são incríveis, mas também irritam com suas atitudes impensadas que só os colocam em riscos que poderiam ser evitados se eles pensassem um pouco antes de agir.

Os temas abordados são plausíveis e acredito que se uma redoma de fato isolasse uma cidade, as pessoas se comportariam exatamente como os personagens que King criou. A situação é tão desesperadora que acho que eu enlouqueceria se fosse vítima de algo do tipo.

A maneira como tudo se desenvolve é maravilhoso e triste ao mesmo tempo. Nunca imaginei que fosse chorar com este livro, mas no final algumas lágrimas escorreram. As cenas finais são perfeitas e eu quase tive um infarto lendo. O desespero foi tamanho que eu pensei: E agora... Quem morre e quem vive? Rezei muito para que os meus personagens favoritos não morressem. Fui atendido? Não sei... talvez eu tenha sido (ou não). :/

O final é meio sem noção. Eu acho que antes de escrever alguns de seus finais, King fuma um baseado. Na hora que li a explicação para o surgimento da Redoma, comecei a rir e não acreditei no que estava lendo. Confesso que não gostei das "explicações" e achei TUDO muito sem nexo. Li e vi algumas pessoas dizendo que assim como IT, Sob a Redoma tem ligação com a série A Torre Negra e que a explicação apresentada neste livro faz mais sentido para quem leu a série supra citada (O que ainda não é o meu caso).

Em um curso de escrita que participei, um dos professores disse a seguinte frase: "Ser escritor é brincar um pouco de ser Deus. Você cria e brinca com a vida de pessoas. Decide quem vive e quem morre. Cria romances e castiga quem deve ser castigado. E ser leitor é apreciar a obra de alguém que foi Deus de maneira temporária."

Seguindo o raciocínio deste professor, devo afirmar que King de fato é um Deus no quesito escrita. Estou feliz de ser um mero mortal e poder apreciar suas criações. Sob a Redoma se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Apesar de não ser perfeito, é uma obra-prima que merece ser reconhecida como tal. Eu sei que muita gente não gostou deste livro, mas eu fico curioso e me faço e faço à vocês também a seguinte pergunta: Como é possível alguém ler e não gostar desta preciosidade? - Ao longo da vida relerei esta história algumas milhares de vezes.
Renato 10/01/2018minha estante
Também achei o mesmo que você, rsrs. Eu valorizei mais ainda este livro depois que li "It - A Coisa", porque foi como se Stephen King tivesse aperfeiçoado suas habilidades em "Sob a Redoma". Ainda mais que eu assisti à primeira temporada do seriado e tinha os personagens em mente, foi como assistir a um seriado muito melhor lendo este livro (a série é muito fraca em relação à obra, muita coisa muda). Pra mim é o melhor livro de King até hoje, nem me importei com as 960 páginas, mas dividi em "duas temporadas", próximas uma da outra, pra apreciar melhor a leitura, rsrs. Excelente resenha!

Fernando Lafaiete 10/01/2018minha estante
Então Renato... Obrigado pelo comentário. Eu amei este livro, mas acho que ainda gosto mais de IT. Mas amo os dois de maneira profunda. Puta livro bom!! Ainda não assisti a série; mas agora que li o livro pretendo assistir o quanto antes. Espero gostar e não me decepcionar como me decepcionei com a série O Nevoeiro que é um lixo de tão ruim. :/

Giovane.Rezende 10/01/2018minha estante
Eu odiei It e outro livro do autor - a Dança da morte, mas esse eu simplesmente amei. Mas, depois dessas duas decepções seguidas (e eram dois livros enormes), eu acho que dificilmente me aventurarei novamente em outros livros do autor.

Fernando Lafaiete 10/01/2018minha estante
Uma pena você não ter gostado de IT Giovane. Sempre fico surpreso quando me dizem isso, por simplesmente considerar IT uma obra-prima em todos os sentidos. Mas respeito sua opinião e acho que até te entendo por conhecer e já ter conversado com outras pessoas que também não gostaram. Gosto é gosto e King é um autor que tem uma escrita que costuma não agradar muita gente. Eu não gostava dele uns anos atrás; mas hoje em dia posso dizer que ele é um dos meus escritores favoritos. Leia livros menores dele e leia com calma, talvez com o tempo você passe a apreciar mais o estilo dele. Espero que assim como aconteceu comigo, você mude de ideia. :)

Esdras 10/01/2018minha estante
Resenha maravilhosa. S2

Valeu Esdras!! :)

Marcus 06/03/2020

Sob a redoma é um livro muito bom. Tem todas as características das obras do King, personagens bem trabalhados aos quais a gente se apega, um grande suspense e o lado ruim do ser humano. Imagina um monte de gente preso em uma redoma, pessoas cheias de defeitos com eu e você, agora adiciona a essa fórmula uma escassez de comida, de combustível, um louco sociopata com pinta de ditador e que manda na porra toda e o elemento X que é os detalhes minuciosos do autor sobre tudo, para quem não percebeu é a mesma fórmula das meninas super poderosas, mentira. Eu já tinha assistido a série e lendo percebi que só a primeira temporada tem a ver com o livro e é quase 80% fiel. Aviso que agora terá um SPOILER: só achei triste a falta de explicação de alguns elementos da trama como, por exemplo, os seres de cabeça de couro. Recomenda a leitura com toda certeza.
Ju 04/10/2020minha estante
A série, para mim, foi uma decepção ?

Marcus 04/10/2020minha estante
Pois é, ela até começou boa mas caiu muito com o tempo, ficou muito ridículo no fim kkkk

Ju 04/10/2020minha estante
Siim, cagou com tudo, sério. Eu vi e ficava tipo "nãoooo, pelo amor de Deus, como assim?!"

Ju 04/10/2020minha estante
Na verdade, acho que nem cheguei a terminar ela. Começo foi tudo muito bom, mas depois ?

Marcus 04/10/2020minha estante
Eu perseverei até o fim kkkkkk, mas não valeu a pena

Vitorgish 17/12/2014

Sob a Redoma
Stephen King, autor renomado com mais de 60 títulos, nos surpreende mais uma vez com sua criatividade. O Autor aprisiona os habitantes de Chester's Mill (cidade fictícia situada no Maine) sob uma Redoma, uma "bolha" ou Domo , transparente e aparentemente impenetrável, exceto por um pouco, bem pouco aliás, de água e vento.
Quando a Redoma cerca Chester's Mill, quem cruzou suas fronteiras antes disto (os que tiveram sorte), abandonaram suas famílias, casas e vizinhos. Os que ficaram entre as fronteiras, foram cortados ao meio ou pelo menos perderam alguns de seus membros.E foram muitas as pessoas que cruzaram as fronteiras de Mill naquele dia, afinal era Sábado de manhã, e Mill é uma cidade pequena, seus habitantes costumam depender das cidades vizinhas. O que é um ponto negativo para eles, já que quando a Redoma cai, os deixam com poucas provisões e sem energia, a mercê dos geradores e botijões de gás que restaram.
Imagine que um muro se materialize instantaneamente em uma rodovia. Já imaginou o estrago que isso pode causar? Agora imagine que este muro fosse invisível, se escondendo dos olhares dos motoristas que, apressados para a morte, correm em alta velocidade.
Foram muitos os estragos imediatos que a Redoma causou, mas o livro não foca somente neste mistério. o livro conta acima de tudo, como se comportam os seres humanos quando estão isolados do mundo com o pouco para sobreviver. E explora o egoísmo, maldade e ganância destes. E que como alguns abusam do poder, diante da necessidade do próximo.
São muitos os personagens deste livro, entre eles se destacam Dale Barbara (ou apenas Barbie) que é ex-tenente do Exército dos Estados Unidos, que agora vive seus dias na chapa do restaurante Rose Mosqueta, Barbie se envolve em uma briga com Junior Rennie (filho de Big Jim Rennie 2º Vereador da Cidade) e seu grupinho, e no dia da redoma, resolve sair da cidade, para evitar grandes problemas, afinal em uma cidade pequena, cada um conhece seu lugar, mas é claro ele é impedido pelo domo. Se destaca também Julia Shumway que comanda o jornal local da cidade O Democrata. A jornalista é destemida e sedenta por justiça, além de muito inteligente. Mas o maior destaque vai para o grande vilão da história Big Jim. King criou um verdadeiro FDP, isso mesmo, você odeia esse cara do começo ao fim do livro. Isso porque além chefe dos egoístas ele é manipulador, politico corrupto e falso religioso, que usa desta para comover as pessoas e manipula las.
O segundo vereador da cidade tem os outros dois vereados, Andy e Andrea, na sua mão, deixando o Dona da Cidade. Se há alguém para ficar feliz com a redoma, este alguém é Big Jim que se aproveita da necessidade e isolamento para ganhar a todos e promover seu joguinho sujo. Mas é claro, como todo vilão, ele tem suas pedras no caminho, e isto inclui Barbie, Julia, Duke o chefe de policia (que morre logo no primeiro capitulo, deixando a cidade em apuros) sua mulher, Rusty o médico, entre outros. Mas para Jim Rennie, não há problemas, ele está disposto a passar por cima de tudo e todos para que as coisas funcionem exatamente do seu gosto. E Junior seu filho, não fica atras, ele está em segundo lugar no top vilões FDP. Desde o primeiro momento o rapaz se mostra um lunático e causará muitos problemas aos habitantes de Mill, inclusive seu pai.
O mistério que permeia todo o livro, é claro, é a Redoma, o que é isso e por que ela está ali. Antes de ler este livro eu fui atrás de críticas, e grande parte destas críticas diziam que o final do livro não era o que esperavam ou que não era o ponto forte deste livro. Na verdade eu gostei do livro como um todo, o final realmente faltou algumas explicações, mas é um final diferente, que nos surpreende, e o livro acaba meio que dando uma lição de moral ao leitor.
É difícil não gostar deste livro, King escreve de um modo totalmente envolvente e realístico. Este não é um livro de terror, gênero que consagrou deste escritor, mas acredito que nos dá mais medo do que muitos outros livros, pois seu monstro é mais real, mais próximo: O mal que mora em todo ser humano. Há dois pontos que eu amo nos livros de King, o primeiro são as referências, sejam marcas de cigarros, filmes, livros até repórteres famosos da CNN, e isto deixa a história com um tom de verídica. O outro ponto são os capítulos curtos, que nos incentivam a ler cada vez mais "só mais um capitulo, afinal são apenas 2 folhas". Sem contar que cada capitulo o autor permeia por uma zona de perigo e risco, que é incrível como ele elabora tudo com muita inteligência e perspicácia.

A Resenha do livro sem Spoiler acaba aqui, reservei este final para comentar sobre os acontecimentos do final do livro, se você ainda não leu este livro, aconselho que pare aqui, pois não são Spoilers simples. tratarei do desfecho do Livro.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////ALERTA SPOILER, ALERTA SPOILER.

Pois é, o grande "tchâm" deste livro, é que você fica mega curioso pra saber que raios de redoma é essa, e isso te leva a ler até o final, bem rápido. Mas nós não temos muitas respostas quando nos aproximamos do Fim.

Joe, Norrie e Benny encontraram, com a ajuda do Contador Geiger, a "caixa da luz" que projeta a redoma. Junto com os resto do grupo, que se safaram indo para a Serra Negra, descobriram que os "donos da redoma" se tratava de crianças alienígenas. Mas isto tambem não fica muito claro, afinal esta é a teoria dos personagens. Até aí eu gostei. Curti o desfecho da história e de como Julia implorou para a Menina-alienigena-cabeça-de-couro, que por ser uma forma de vida mais inteligente ignorava os seres humanos, a tal ponto que eles nem se importavam com o nosso sofrimento. Da mesma forma, como o autor cita exemplos, fazemos, ás vezes sem querer, com criaturas inferiores a nós ou iguais que não nos importam.
Mas eu gostaria de ler alguns pontos na história que faltaram:

- Um final mais horrendo para Big Jim.

O problema é que eu não gostei da Explosão Final, embora já estava um tanto obvia desde quando Chef começou a mostrar importância com o controle. Mas a explosão acabou com todos antes, que todos vissem a verdade sobre Big Jim. O "Imperador de Mill" teve um final bacana, mas eu gostaria de vê lo humilhado diante da cidade que ele enganou e manipulou.

- Um Epílogo.

Eu gostaria muito de ler sobre o reencontro dos personagens com o mudo de fora. Joe e sua mãe encontrando o pai. Alice encontrando a mãe. Ollie ganhando seu momento de fama, pela sua bela batalha pela vida, ou mesmo que um simples reencontro de Barbie com o resto do grupo, explicando como aconteceu e abraçando a todos.

- Uma explicação melhor sobre os cabeças de couro.

eu não fiquei insatisfeito com a falta de informação sobre os alienigenas, se afinal era isso o que eram. Mas não seria ruim saber pelo menos o motivo da redoma.

- A morte de Benny, Thurse e Aidan.

Foram três mortes que me deixaram triste, eu gostaria muito de um epilogo, mas ficaria triste deste epilogo ter não ter a presença de Benny, formando o trio que acabou ajudando a todos. Thurse também não estava tão doente, aparentemente, embora ele ja fosse idoso. E eu gostaria de que ele visse Alice e Aidan vivos nos braços da mãe.

E pela falta de um epilogo e também pela falta de uma humilhação de Big Jim, além de um esclarecimento de seus crimes, que dou 4 estrelas e não 5.
Lívia Gomes 18/12/2014minha estante
gostei muito da resenha (li só até a parte recomendada para quem quer evitar spoilers, rs)! estou ansiosa para lê-lo. é a primeira vez q tenho contato com uma obra do Stephen King e essa resenha só fez eu me interessar mais! parabéns (:

Lucas 23/12/2014minha estante
Concordo com sua opinião, ainda mais sobre o final de Big Jim.
O final desse livro soou como fim de novela das 7, morno que só.

Isis 08/01/2015minha estante
CONTÉM SPOILERS : Concordo com tudo que você pontuou. Queria que o final do Big Jim fosse ele vivo, perdendo tudo e pagando pelo o que fez e vendo as pessoas irem contra ele. Mas ele era doente se ele fosse pra cadeia iria começar a manipular por lá e iria conseguir tirar vantagem, apesar de continuar achando que a morte é até um presente eu não sei se consigo ver um final melhor que fizesse ele sentir na pele se nem o filho conseguiu.
A morte do Aidan e do Benny acabaram com o meu coração acho que foram as únicas mortes que eu realmente achei desnecessária. Mas eu também fiquei triste com a da Caro.
Eu também queria saber muito mais sobre essas pessoas que 'prenderam' eles. Mas realmente não torna o livro menos grandioso por isso, porque o enfoque mesmo é sobre o comportamento humano, mas eu sempre irei querer saber o motivo e quem causou isso.

Hugo 17/11/2015minha estante
Demorei meses lendo e achei o livro péssimo. Muito longe do padrão King.

Clarice 14/07/2016minha estante
Vim procurar uma resenha com spoilers pq acabei de terminar o livro e achei muito elucidativas as suas considerações. O q ficará em mim como legado dessa leitura será a ideia das relações humanas e a mensagem sobre ''seres inferiores'' x ''seres superiores'' mesmo. Concordo com sua visão e achei o final pobre, eu queria explicações sobre, por exemplo, pq foi nessa cidade? e melhores detalhes sobre esses alienígenas e tal.... Eu não aguentava mais o Barbie tbm, trocaria facilmente o final dele para o Thurse. Obrigada pela resenha.

Raiane.Priscila 28/12/2019

Sem palavras.
Sob a Redoma é um livro tão complexo onde o Mestre foi tão prolixo ao escrever cada linha que se tornou um livro de simplesmente tirar o fôlego. É uma leitura que te prende do começo ao fim. Você ama alguns personagens e simplesmente detesta outros e, aqueles, que pareciam não fazer diferença na história, se tornam essenciais. Mais uma obra prima de Stephen King.
Kyvia2 29/12/2019minha estante
Um dos melhores livros que eu li esse ano.

Fabiana 29/12/2019minha estante
Também adorei!! Li quando lançou, há uns 6 anos atrás (ou mais). Excelente mesmo!

Thaina Alves 30/12/2019minha estante
Ai meu Deus, mais um para entrar na lista de 2020!

Fabio 03/01/2020minha estante
Estava pensando nesse livro hoje mesmo, está na lista dos que vou ler esse ano!!!

Raiane.Priscila 04/01/2020minha estante
\o/

Kah 15/07/2021

Calhamaço fácil
A leitura desse livro é bem fácil, a linguagem é simples, ele é dividido em capítulos que são divididos em várias pequenas partes então você acaba lendo muito em pouco tempo sem nem se dar conta. King trás personagens interessantes e bem reais pra trama, um enredo plausível e que te prende á história do começo ao fim, além de toques de terror sobrenatural maravilhosos.
Kelly 15/07/2021minha estante
Amo esse livro apesar do final brisado kkkk Já li duas vezes e pretendo reler de novo um dia ?

pedro 16/07/2021minha estante
cara o final é igual a série?

Kah 16/07/2021minha estante
Eu não assisti a série então não sei kkkk

Kelly 16/07/2021minha estante
Pedro te digo que assisti só o primeiro episódio da série e já fiquei revoltada. Única coisa igual são os nomes de alguns personagens. De resto, é apenas lemente baseado nessa obra.

pedro 17/07/2021minha estante
ahhh tranquilo então, muito obrigado!! vou ler o livro, não gostei da série porque ficou muito sem pé nem cabeça, tava com medo que o livro fosse assim também!