Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Naty 08/03/2024

Nível S.K de qualidade
Já comecei esse livro com um preconceito: o final é ruim. Grande parte dos comentários que eu lia sobre ele dizia isso, mas, mais uma vez, o King me surpreendeu positivamente. Mas antes de falar do polêmico final de Sob a Redoma, quero falar da história no geral.

O livro tem quase 1000 páginas. A história começa literalmente no momento em que a redoma aparece na cidade, completamente invisível e imperceptível a não ser pelo toque. Diversas tragédias ocorrem simultaneamente em decorrência desse aparecimento inusitado: acidentes, mortes, membros decepados. Tudo isso é narrado nas primeiras 100 páginas mais ou menos. Ou seja, alguns minutos em 100 páginas. E o King faz isso com tanta maestria que não fica entediante em momento algum.

Depois que o choque inicial passa e os cidadãos compreendem que estão totalmente isolados do mundo exterior, o autor adiciona elementos que vão bem além do caráter sobrenatural e misterioso da redoma. Aqui, o nosso protagonista é o grande vilão da história. Big Jim, o vereador da cidade de Chester's Mill, é o ser humano mais abominável que eu já vi em um livro. Também é o personagem mais bem desenvolvido. Profundo, intrigante, completamente odiável, falso cristão e falso moralista, político corrupto, criminoso e extremamente autoritário e egocêntrico. Big Jim é um dos melhores personagens que o King já construiu. Ele vê na situação de calamidade causada pela redoma uma forma de fortalecer seu poder e governar como um ditador, aumentando a força policial e a repressão e controlando todos os setores da vida social. Não existe mais a separação de vida privada e vida pública embaixo da redoma. Big Jim dá um jeito de controlar até as situações mais íntimas dos seus cidadãos.

Além dele, existem diversos outros personagens terríveis e detestáveis. É um livro com cenas muito pesadas, violências, gatilhos e muitas injustiças. O King nunca foi fã de situações romantizadas e Sob a Redoma é prova disso. Tudo que tá ruim, pode piorar, e tudo que pode dar errado, vai dar. Simplesmente uma desgraceira do começo ao fim.

Tem gente que diz que a redoma deveria ser o foco principal do livro e acaba não sendo. Queriam um livro de ficção científica onde o autor focasse nos aspectos sobrenaturais que envolvem essa barreira. Mas o que o autor que mostrar é COMO AS PESSOAS SE COMPORTAM SEM REGRAS SOCIAIS. Os habitantes da cidade ficam isolados do mundo externo e começam a ter atitudes que eles jamais teriam em outra situação. Da mesma forma, qualquer pessoa que ganhe um pouquinho de poder começa a agir como um ditador e ter atitudes totalmente arbitrárias. A redoma não é o foco principal do livro e sim o que acontece SOB A REDOMA: como as pessoas se transformam em situações desesperadoras, como elas podem ser burras e influenciáveis quando estão com medo, como elas podem ser violentas e maldosas se acreditarem que são superiores.

O final do livro, na minha opinião, é a conclusão mais viável que poderia ter. Afinal a gente ta falando de uma barreira invisível que cerca exatamente os limites da cidade. Qual a chance de isso ser uma invenção humana? Nenhuma. Não achei que o final foi viajado, mas concordo que a conclusão foi um pouco rápida e simples demais em comparação a toda a história do livro. O primeiro dia de redoma dura umas 200 páginas e o King gasta só 5 com a conclusão dessa loucura toda???? Achei insuficiente, mas não quer dizer que foi ruim ou mirabolante.

Diante de tudo isso, o livro é MARAVILHOSO. A escrita divina do homem consegue criar uma história de 1000 páginas com pouquíssimos momentos de lentidão. Os personagens são muito bem construídos, apesar de serem muitos. Os aspectos técnicos são muito bem pensados, todas as consequências climáticas e ecológicas da redoma são sempre ressaltadas e aumentam a sensação de desespero do livro.

Sou suspeita pra falar porque amo tudo que o King escreve, mas esse livro é perfeito. Valeu muitooooo a pena as mil páginas e os exatos 30 dias de leitura.
Noxious.Storm 08/03/2024minha estante
Amei a sua resenha e como você desenvolve o raciocínio em relação ao livro. Tenho Sob a redoma a muito tempo mas nunca cheguei a ler, agora conserteza vai ser a minha próxima leitura!!

Naty 08/03/2024minha estante
Obrigada!! É um livro muito bom, pode ser cansativo pelo tamanho, mas vale a pena

Animal Noturno 10/03/2024minha estante
Gostei dessa resenha, vou colocar na lista de leitura futura...

Naty 10/03/2024minha estante
Obrigada, Thiago. Espero que goste da leitura

Vheyda 19/03/2024minha estante
única opinião sobre esse livro que eu concordei !! terminei agr e to besta com esse final

Livia 03/03/2024

Stephen King demorou dois anos para escrever esse livro e eu demorei dois anos para ler, bem cômico.
Mas a verdade é que nenhum tempo gasto nele foi desperdício, King foi gigante na construção deste livro, a história foi impecável do começo ao fim, porque eu senti tudo, a dor nos olhos dos moradores, o amor das famílias, a esperança que a cada segundo ia embora, a raiva transbordando de uns personagens e principalmente fascínio pelo mundo construído em menos de 1000 páginas.
Stephen King conseguiu abalar todas as minhas estruturas, e é com o coração na mão que eu digo que valeu apena cada segundo lendo sob a redoma, além da certeza que Stephen King sabe dar vida a bons vilões, principalmente porque todos são humanos, e erram e erram de novo e só conseguem ver o poder e o egoísmo, e é o poder e o egoísmo que os destrói.

Spoiler: aconselho a ler os últimos capítulos com um pacote de lenço e uma bombinha de ar ao lado, porque se você for humano como eu, vai chorar e prender a respiração em vários momentos.

Jordaann 02/03/2024

FAVORITADOOO
"Eis o conselho: nunca dê a um bom político tempo pra orar."

Que jornada do CARALHOO foi esse livro! As quase mil páginas são o menor dos pontos a serem destacados porque pra mim a leitura fluiu e prendeu o tempo todo.

O livro é intenso a todo momento, desde o primeiro capítulo na verdade? além disso, é rico em personagens e no desenvolvimento deles. Ao final, senti que conhecia ao fundo eles, seja o Barbie ou o merda do Big Jim.

As coisas acontecem a todo momento e todos estão passíveis de sofrer ainda mais, serem injustiçados ou morrer. E tem muuuuuita morte, das maneiras mais diversas.

Acho que o foco aqui foi o ser humano e as relações estabelecidas num momento absurdamente grande de estresse. Mostra como todos estamos sim suscetíveis de atos abomináveis quando colocados em situações extremas.

A redoma se torna, então, um aspecto secundário da história. Ela não é o personagem principal, ela só traz a tona o pior do ser humano, sem dó.

O final do livro foi, como já avisado por outros, o ponto baixo de toda essa jornada. Não achei tirado do c* quem foram os responsáveis pela redoma mas não gostei do aspecto corrido na explicação de quem são essas pessoas. Acho que poderia ter mais umas 10/15 páginas e que fossem explicados com mais detalhes.

@raqueldreger 02/03/2024

Maravilhoso
Livro maravilhoso, história contada atrás do ponto de vista de vários personagens, até de um Corgi ????, mas em nenhum momento se torna confusa nem arrastada.
O livro se mantém fluido e interessante em todas as partes. Fácil de se apegar aos personagens. Fácil odiar Big Jim, Junior e Carter. Momentos indigestos, tristes e engraçados. Durante a leitura vemos que o pior não é a redoma em si, mas a sensação de poder e grandeza que ela desperta nos moradores, a sensação de ser a autoridade máxima. O ser humano é realmente o que tem de mais perigoso no mundo, e fora dele também.

Rose.Diamond 01/03/2024

É difícil dizer que um livro de 1200 páginas não teve defeitos, então jamais direi isso. Houve momentos, principalmente durante a primeira metade que considerei desistir, não porque a escrita estivesse lenta, mas para mim é difícil ler uma narrativa em que nada absolutamente de bom está acontecendo e todas as pessoas decentes só se ferram.
Eventualmente acontece tudo de ruim que podia acontecer e quando se está no fundo do poço o único caminho é para cima, foi assim que demorei quase um mês para ler a primeira metade e apenas 2 dias para ler a segunda. Equilíbrio é tudo.
Dito isso, eu achei a história envolvente, mesmo tendo uma narrativa visceral, é algo que alguém com estômago mais forte devoraria muito mais rápido apesar do tamanho. Também é o primeiro romance que me faz entender a fama de Stephen King, não havia gostado tanto da escrita dele até aqui.
Com tudo isso eu não vejo como dar menos de 5 estrelas para uma obra que pode ter suas falhas, mas é envolvente, bem construída e conta uma história no mínimo autêntica. Recomendo..

Carollbap 29/02/2024

Primeiro calhamaço que leio, e valeu muito a pena. Comecei meio perdida e quase desisti, muitos personagens, muitos detalhes, tava achando uma encheção de linguiça? Mas o livro vai se desenvolvendo, você fica com ódio de algumas pessoas, como podem fazer tanta merda e continuar impunes? Nunca vai dar nada? Achei a leitura um pouco cansativa, mas o livro é bom demais.

Iris 29/02/2024

Incrível
Comprei o livro imaginando que era igual a série, mas ele é muito melhor, a série não é fiel ao livro.
O livro é bem detalhado, com uma ótima história.

luisaoque 28/02/2024

Esse véio é muito bom
O que mais me deu receio quando comecei a ler foi o número de páginas, mas o livro te prende tanto ao seu universo e seus 50 personagens (sim, tem muitos personagens nesse livro) que nem pareceu tão longo assim

leria facilmente mais 900 páginas dessa história fascinante

o véio é muito bom

Otávio Oliveira 27/02/2024

Ágil e chocante!
Acho que é o maior livro que li até hoje. Antes era Duna (com umas 600 mais ou menos), e é impressionante como o ritmo de Sob a Redoma é bom. Acho que é tanta desgraça acontecendo em sequência (vá pra **** *** *****, Stephen King!) que você sente o ódio crescendo exponencialmente e nem percebe a densidade da leitura.

É, sim, um livro bastante carregado. Uma caralhada de personagens, nenhum deles sendo unidimensionais. No começo senti que seria um pouco maniqueísta: tem os bons, tem os ruins. Mas com o tempo você vai vendo as nuances de cada um a partir das suas reações nas diversas situações terríveis que o King coloca em seus caminhos.

Impactante demais. Tem quem reclame da conclusão, da "explicação" final (coloco entre aspas porque, na verdade, eu nem acho que haja um expositividade de fato ali, sinto que deixa aberto, sim, para diferentes interpretações — mas acho natural que as pessoas acabem abraçando a versão que os protagonistas entendem), mas acho que, independente do que você concluir, toda a sequência de encerramento dessa jornada é surpreendente, pelo que significa para aqueles personagens. Não sei vocês, mas eu aprendi muito com a última página. King filosofou legal lá.