Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Luks Esperança 22/06/2012

Só ao olhar a capa nos dá uma sensação de uma leitura boba e "massante", contudo, confesso que fui surpreendido com a trama.
Logo no início, a história só descrevia marcas famosas de roupas, etc., mas aos poucos Ruby rouba a cena com a comemoração do seu 16º aniversário junto com sua mãe, suas duas amigas e uma nova integrante do grupo de amizade - Beth, Maria e Katherine. Não posso esquecer do "reencontro" sensacional de Ruby com seu pai Jim, fiquei surpreso com o clima de infelicidade que pairou durante seu aniversário, ou melhor, sua vida. Além das peripécias que toda garota de sua idade passa neste período, Ruby chama a atenção do leitor com seu jeito vivo e ingênuo de conviver diante das situações mais adversas que nunca imaginara ter que passar.
Apesar de achar muitas descrições desnecessárias para a estória, a trama apresenta um leque de opções para estes "novos" adolescentes viverem alegrias durante sua juventude com muita responsabilidade e a necessidade de reconhecer os erros que cometemos durante nossa vida.
A trama é narrada pela própria Ruby, sendo que acabou dando uma mobilidade na história que realmente não esperava.
Enfim, fiquei muito surpreso com o livro e principalmente com Ruby - super recomendo esta leitura agradável...

Liliana 21/06/2012

Quer um conselho de amiga? Compre este livro.
A autora Siobhan Vivian consegue redigir qualquer obra teen de forma que os adolescentes até os adultos se divirtam lendo. É uma obra, infelizmente, rápida e que você fica com gosto de 'quero mais' no final. Mesma sensação que tive ao ler 'Não sou este tipo de garota'.

Rubes está para completar dezesseis anos. Sua melhor amiga se chama Beth e ela tem um carinho especial por Maria, apesar de serem tão diferentes. Uma nova integrante foi inserida no seu grupo, Katherine, e o clima não é muito bom entre elas. Contudo, o maior problema de Ruby é que seu pai abandonou-a ainda criança e nunca soube o porquê. Bem na noite de seu aniversário, ele reaparece com um buquê de flores e deixa como presente angústia e muitas dúvidas.
Ruby está prestes a descobrir que nem sempre deve seguir o conselho de uma amiga, pois nem tudo o que parece ter acontecido compactua com a realidade.
Jeniffer Viana 05/12/2012minha estante
Apesar de pequena, boa resenha! Estou com esse livro para ler aqui, mas ainda não bateu AQUELA vontade, sabe? Acho que será uma boa leitura.

Maristela 05/01/2013minha estante
Ainda não li esse livro mas quero muito ler. Gostei da sua resenha. Está ótima.

Thicy 06/01/2013minha estante
Ainda não li esse livro, mas quero ler. Ele parece ser muito bom e divertido.

Kelry 15/01/2013minha estante
Deve ser legal, adoro brigas entre amigas.
Uma sempre é do mal e aqui não é diferente.

Jean 17/01/2013minha estante
Adoro historias assim com um grupo de pessoas sempre podem surgir novas historias e instigar seu leitor!

Gable_GM 17/01/2013minha estante
Adoro esse tipo de historia, todo esse gênero. Me fez lembrar um pouco de Pretty Little Liars. Realmente magnifico, quero ler esse livro assim que possível!

Sabrina Piano 18/01/2013minha estante
A Resenha me deixou com gostinho de quero mais, nunca li nada parecido, então acho que vai ser uma boa descoberta pra mim.

Pablo Arcáry 20/06/2012

Resenha: Conselho de Amiga - Shioban Vivian
Ruby é uma garota divertida e que vive cercada por suas amigas e fiéis escudeiras. Beth é com certeza sua melhor e mais antiga amiga, Katherine é a típica garota rebelde que tem milhões de problemas com a família, mais especificamente com o pai, e Maria é puramente leviana, vive com o celular na mão pronta a atender um namorado qualquer.
No dia do seu aniversário de 16 anos Ruby recebe a inesperada de visita de Jim, que é ninguém menos que seu pai, o qual ela não via há muito tempo. Ruby fica desconcertada com a presença do pai e vai buscar abrigo no colo das amigas e de um garoto MUITO especial chamado Charlie.
Ruby só não esperava que as pessoas em que ela mais confiava pudessem traí-la. Restará a ela perdoar ou romper laços extremamente importantes. Mas essa decisão as amigas não poderão tomar por ela. Ruby devera decidir sozinha o seu futuro.

Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?

Que livro gostoso de ler. Shioban Vivian foi uma nova descoberta para mim. Já tinha lido várias resenhas sobre outro livro dela, Não sou este tipo de garota, mas nunca tinha lido nenhum livro dela. Conselho de amiga me surpreendeu totalmente. Adorei a narrativa dela e a capacidade que ela tem de fazer com que amemos as personagens envolvidas na história.

Ruby não é uma personagem chata, ela apenas se deixa ser controlada pelas amigas. As garotas decidem as roupas que ela veste, as festas que vai e até quem ela deve namorar. Tudo bem que isso é bem típico entre amigas, mas tudo em excesso acaba estragando. Ela é um pouco devagar para perceber tudo que está acontecendo em sua volta, mas é até bacaninha.

Duas personagens que me conquistaram foram Beth e Charlie. Beth é a melhor amiga, a confidente e uma espécie de porto seguro a quem Ruby recorre nos momentos de sufoco. Uma menina doce e superdivertida. Beth me cativou ao longo das páginas do livro. Já Charlie é um garoto incrível. Totalmente diferente dos outros namorados que vemos por aí nos livros. Apesar da timidez e de ser um pouco atrapalhado ele me pareceu super-romântico e também conseguiu me cativar durante a leitura. Realmente adorei esses dois personagens.

Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo do final. Vou tentar explicar sem dar nenhum Spoiler. O final é interessante só acho que Ruby não soube julgar muito bem quem é que estava errado na história toda e acabou culpando gente que não tinha culpa de nada. O livro todo é muito divertido, faz bem o estilo Teen, mais especificamente o estilo Girl ao extremo. A maneira como Shioban descreve as situações fez com que eu imaginasse que o livro se passava na década de 80 ou 90 e não nos dias atuais. Independente do tempo as preocupações das garotas são as mesmas: O primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro porre e é claro, ser feliz.

Resumindo: Shioban ganhou mais um fã, assim que der vou tentar ler outros livros dela. Super indicado para jovens de 8 a 80 anos.

Biah @garotapaidegua 18/06/2012

Ruby está completando 16 anos e no meio da sua festa, composta dela mesma, sua mãe e suas amigas Beth, Maria e Katherine, chega seu pai, Jim, que ela não vê há anos. Ruby tenta agir como se não se importasse, mas acaba fugindo de sua própria festa para se divertir em outro lugar. Ela recebe muitos conselhos de suas amigas, desde os mais descolados (Maria), até os mais revoltados (Katherine) e os que mais parecem ordens (Beth). Mas esses conselhos só servem para deixar Ruby mais confusa, pois antes de tudo ela precisa descobrir o que quer e quem é. A única que está com ela desde antes de seu pai ir embora é Beth. Foi ela quem a apoiou e ouviu suas lamentações durante esses anos e por isso ela se sente no direito de tomar certas.. atitudes.

Essa estória é bem clichê: adolescente confusa com sua vida, amiga(s) falsa(s), pai ausente, um garoto que aparece e começa a mudar as coisas, etc, etc. Mas esse clichê é muito bem utilizado em diversos livros por aí, por isso que isso nunca me impediria de ler. Mas nesse livro não foi bem isso que aconteceu. Eu lia esperando um abordagem diferente e interessante para esses fatos, mas o que eu consegui foi uma narrativa arrastada e sem surpresa alguma.

Quando eu pensava que alguma coisa ia acontecer e o livro ia ficar legal de ler eu só me decepcionava. Nunca demorei tanto na leitura de um livro dessa espessura (220 páginas). Eu não me identifiquei com nenhuma das personagens. Parece que a autora quis criar uma identidade para cada mas não foi bem sucedida. As meninas são confusas, suas personalidades se misturam, não dá pra saber direito o que tal personagem fará depois. Além do mais elas pareciam ter 13 anos, não 16. E o final? Aff, o mais frustrante de todos. Há livros que se safam pelo final, que transmite algum coisa que realmente te dá a sensação de que valeu à pena ler, mesmo que só pelo final, mas (surpresa!) não foi o que aconteceu. Foi rápido, confuso, e não dá a sensação de final. Ficou faltando alguma coisa.

Eu acho que esse livro deveria estar no selo Jovem da Novo Conceito, por que ele é daqueles que pode não agradar aos jovens-adultos, mas que podem muito bem agradar os mais jovens. Eu já passei dessa fase de ler livros cujas personagens brigam por causa de uma ter escolhido determinada fantasia para o Halloween, e não a fantasia que a outra sugeriu, romances bem inocentes e coisas do tipo. Mas isso é bem subjetivo.

Esse livro é para ser lido como distração, então não espere grandes dramas e romances. Se você gosta do tipo, então vá em frente. Ah, e não deixe de ler Não sou este tipo de Garota, da mesma autora e editora, e que recebeu nota 4 =)
Amalyn 09/08/2012minha estante
como pode ter tanta diferença de um pro outro né? eu tbm achei muito bobinho esse!

Brilho 16/06/2012

Minha primeira leitura de Siobhan Vivian foi "Não sou este tipo de garota" que na época foi uma boa leitura, já em "Conselho de amiga" conforme a leitura evoluia, percebi se tratar de um livro praticamente pré adolescente, com história confusa, já que não há desfecho satisfatório para os temas mais abordados na narrativa de Ruby, a protagonista.

O livro conta a história de Ruby, uma adolescente insegura e com grande trauma pela separação de seus pais quando ela tinha 10 anos. Ela tem 3 amigas, Beth sua melhor amiga desde a infância, que a protege apesar de que seus conselhos mais pareçam querer comandar a vida da amiga. Katherine, uma menina um pouco esquentada que enfrenta problemas em casa e a divertida e namoradeira Maria, às vezes um pouco fofoqueira.

Com narrativa bem leve, em um livro razoavelmente curto, Siobhan inicia a história no aniversário de 16 anos de Ruby, com uma grande surpresa com o aparecimento de seu pai após 6 anos sem contato com ela.

À partir daí está aberta a temporada de drama na vida de Ruby, que ficará muito confusa om a volta do pai, ela também não tem uma relação lá muito boa com sua mãe, que parece distante e fria.

Suas amigas tentam ajudá-la com muitos conselhos, que deixa Ruby ainda mais confusa. O aniversário de Beth está chegando e é numa loja de fantasia que as meninas vão comprar suas fantasias que Ruby descobre uma carta de seu pai no bolso de Beth. Porque sua maiga não contou a ela sobre a carta?

Ainda num breve romance a protagonista encontrará Charlie, que retratará momentos agradaveis com ela.

Num enredo fraco, com história que deixa a desejar, temos um desfecho confuso e que fica-se a sensação de cadê o final do livro?

Particularmente não gostei do livro, com capa razoável e boa diagramação, este livro é indicado apenas para pré adolescentes.

Espero que tenham gostado, já que este é apenas o meu ponto de vista do livro.

Helana O'hara 12/06/2012

Concelho de amiga
Siobhan Vivian nos apresenta neste livro Ruby, uma adolescente que em seu aniversário de 16 anos tem a visita inesperada de seu pai que saiu de casa por motivos ainda desconhecidos e que ela o odeia por isso.

Ruby tem um grupo de amigas compostas por Beth, uma menina que tem a “família perfeita” e melhor amiga de Ruby, Katherine que está passando por um momento difícil em casa e Maria, doce e meio fofoqueira.
Quando Jim, o pai de Ruby aparece em casa à menina fica desnorteada sem saber ao certo o que fazer quando se depara com aquela figura masculina na porta de casa. Ela decide então terminar sua festinha de aniversário na rua com suas amigas. Resultado: Chega bêbada em casa.

Ruby não sabe ao certo o que fazer muitas questões da ida do seu pai não foram solucionadas e suas amigas tentam ajudá-la da melhor forma possível: enchendo-a de conselhos por todos os lados, deixando-a, claro, mais perdida ainda.
Porém a desconfiança começa a povoar a cabeça de Ruby quando ela prova uma fantasia para a festa que suas amigas estão planejando. No bolso da calça de Beth ela acha um bilhete de seu pai e ela começa a questionar-se do motivo que Beth teve para esconder aquilo.

Conselho de amiga é um livro muito interessante, aborda o comportamento dos jovens, a relação entre eles e entre pais e filhos.
Ruby, por exemplo, tem uma relação muito complicada com sua mãe já que a mesma esconde muita coisa da sua vida para a filha.
Impossível não identificar-se com alguns dos personagens. Quem nunca passou por dúvidas como Ruby ou quem não tem uma amiga Beth da vida ou uma mais esquentada como Katherine?
É uma ficção muito bem escrita com um ar de realismo, abordando as dúvidas que povoam a cabeça de muitos jovens. E a relação de amiga como ela pode se abalar com determinado problema.

A autora escreveu muito bem, o livro é leve, tem uma leitura muito gostosa que faz a gente querer terminar rapidinho. E claro, ela escreveu muito bem as personagens.
Super recomendado!
Nanda 17/06/2012minha estante
Gostei muito desse livro, parece mostrar bem o universo das amigas e também que não podemos sempre confiar em quem a gente achava que podia.
Parece ser um livro muito bom de ler, não só para adolescentes, mas para adultos também.