Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Amanda3913 01/05/2024

Primeiro livro sobre distúrbios alimentares que leio, uma boa leitura, bem escrita e necessária. Me senti imersa na história, nos sentimentos e dores da personagem.

Lorena 25/04/2024

Sobre reflexos
Garotas de vidro foi o primeiro livro que eu li sobre transtornos alimentares, uma professora muito querida do ensino médio me deu, ela disse que me ajudaria, a cada página desse livro foi como mergulhar no abismo da minha alma, é um livro que te faz encarar o próprio reflexo sem nenhuma armadura, reconhecer a própria fragilidade, acho que foi o livro que me fez entender a frase: quando você passa muito tempo encarando o abismo ele te encara de volta.

httprice 03/04/2024

Garotas de vidro
Um livro com bastante gatilhos, e coisas específicas que só quem passou por isso sabe o peso de ler, de ver aquele "segredo" exposto no livro, como as coisas são.
a história da amiga dela tambem é forte e bem feita, apesar de ser um livro simples é bem impactante, eu gostei.

Its kley 24/03/2024

Brutal
Pensar que tantos adolescentes e jovens adultos passam por isso, que contam cada caloria que estão consumindo, é assustador, que algo tão normal, um hábito, uma necessidade humana tenha se tornado esse monstro, essa doença para algumas pessoas. É um livro forte, real, importe e necessário.

Larissa4063 23/03/2024

Uma leitura que me marcou muito, é uma história que realmente te faz se envolver no sofrimento da personagem principalmente quem já teve problemas com seu próprio corpo, com certeza é uma leitura que tem muito a ensinar principalmente no quesito aceitação do corpo, recomendo muito !!!!

Mips 20/03/2024

Um ótimo livro sobre anorexia
É um livro que eu não recomendo para qualquer pessoa, principalmente se tem algum transtorno alimentar ou problemas com a comida. Em algumas partes a escrita é confusa. Porém é um recurso narrativa da escritora para retratar a confusão da cabeça de Lia.
É um livro bem pesado, que mostra a luta de Lia com a anorexia e com a automutilação, em que vê cada caloria como inimiga. É um livro bem angustiante. Mas também necessário, é um tema que precisa ser abordado e acredito que a autora abordou bem a angústia do transtorno.

Bia 12/03/2024

Descongelado.
Garotas de vidro de longe é uma leitura leve ou suave, o livro é pesado até suas últimas páginas, o que é esperado já que ele trata de vários transtornos. Não recomendo se você for muito sensível, apesar disso a escrita muito poética não me agradou tanto, um pouco enjoativo de se ler.

Samara 05/03/2024

Garotas de vidro
Conhecemos a vida de Lia, adolescente que por alguns motivos e influência, adquire (não sei se este é o termo correto, me perdoem se eu estiver errada) um distúrbio alimentar, anorexia; todo o livro vai nos mostrando mais sobre como ela convive com essa doença, o dia a dia dela, suas motivações, pensamentos e etc

É um livro que aborda temas super importantes e reconheço isso, mas, não achei que o tema foi abordado como deveria, tipo, é um assunto muito delicado, que pode afligir e ativar gatilhos em quem lê, penso que o tema poderia ser abordado com mais delicadeza, (por mais que anorexia não é nada delicada, eu sei) mas em vários momentos acaba sendo meio pertubador, passa uma sensação meio sufocante, te deixa meio agoniado, não sei explicar (só lendo pra saber, mas talvez eu não recomendo a leitura, aliás, não recomendo de forma alguma, caso você seja sensível ao tema de distúrbio alimentar).
Além de que não consegui me afeiçoar demais com a protagonista, mesmo vendo sobre o que ela passou, seu sofrimento e tudo mais, ainda assim não consegui me apegar ou me afeiçoar com ela, algumas vezes até achei ela meio chata.
E no fim, onde eu achei que deveria ser a melhor parte, acabou não sendo.
Achei que o fim foi meio abrupto, não vimos muito sobre a recuperação dela (que eu acho que seria ótimo pra também dá uma aliviada no mix de sensações pesadas ao ler esse livro), como ela conseguiu vencer a anorexia e coisas do tipo; gostaria de ter lido mais sobre isso.

Enfim, foi isso.

beenary. 16/02/2024

Claustrofóbico.
Para alguém que nunca teve contato direto com a doença, esse livro pode vir a ser tanto pesado quanto maçante, mas não o foi para mim. Já estudei sobre a anorexia antes, então escolher ler este livro, com os temas abordados e tudo o mais, foi da mais completa deliberação minha. Não me arrependo.

Ele é consistente com a mente do que acredito ser uma garota que sofre não somente de anorexia nervosa, mas também de certo grau de esquizofrenia. Ela, por motivos que não sabe, se recusa a deixar seus pais e sua família adentrarem o seu pessoal, a lhe ajudarem. Ela xinga a psicológica, xinga sua mãe - mesmo que mentalmente - e xinga a si mesma. É uma espiral.

Foi uma daquelas leituras em que adquiro uma experiência diferente da habitual, e com o habitual quero dizer que claramente estou fadada a experienciar determinadas coisas a cada leitura, mas com Garotas de Vidro foi algo mais estranho. Enfim. A vida de Lia é claustrofóbica de se ler.

whatsmaryreading 16/02/2024

Me fez amar ler, mas não é meu favorito
Foi a minha primeira leitura do ano, no dia 01 de janeiro, após uma ressaca literária de vários meses. Terminei de ler em menos de 24 horas pois a história de Lia e Cassie é extremamente envolvente.

É um drama fictício que conta a história de duas melhores amigas com transtornos alimentares, uma delas vai de arrasta pra cima durante o período em que elas estão sem se falar. No entanto, minutos antes de ?desviver?, Cassie liga para Lia 33 vezes e Lia não a atende por implicações passadas.

Ao saber do falecimento da melhor amiga, Lia busca descobrir o que de fato ocorreu com Cassie que estava sozinha num quarto de hotel.

Laurie, a escritora, consegue detalhar perfeitamente o dia a dia de adolescentes e jovens com transtornos alimentares. Seus pensamentos críticos, suas preocupações com calorias e número de refeições, associações extremamente perigosas e vasta ideias complexas que poderão provocar gatilho para muitas pessoas que enfrentam ou já enfrentaram situações parecidas.

ev-ev 12/02/2024

Não é bom, mas também não é ruim. eu achei que a autora soube fazer uma narrativa bem realista, mas faltou muita responsabilidade ao retratar os assuntos do livro. tem muitos gatilhos e acho que eles deviam ter sido abordados de uma forma mais "consciente".

Henrique Vaz Martins 26/01/2024

O famoso livro do quase? é quase bom, quase ruim, quase confuso, quase fluido? a história tinha bastante potencial por abordar um tema polêmico e necessitado de discussão, mas achei que a execução deixou muito a desejar

AllandaS 15/01/2024

Não recomendo!
Não é um livro ruim, mas nem de longe é bom.
Para quem tem gatilhos com suicídio e bulimia, tem que passar longe desse aqui. Não acho que a autora seja muito responsável nesse quesito.
O desfecho da história é muito jogado e não tem responsabilidade com o tema abordado. Não problematiza o suficiente.