Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

whatsmaryreading 16/02/2024

Me fez amar ler, mas não é meu favorito
Foi a minha primeira leitura do ano, no dia 01 de janeiro, após uma ressaca literária de vários meses. Terminei de ler em menos de 24 horas pois a história de Lia e Cassie é extremamente envolvente.

É um drama fictício que conta a história de duas melhores amigas com transtornos alimentares, uma delas vai de arrasta pra cima durante o período em que elas estão sem se falar. No entanto, minutos antes de ?desviver?, Cassie liga para Lia 33 vezes e Lia não a atende por implicações passadas.

Ao saber do falecimento da melhor amiga, Lia busca descobrir o que de fato ocorreu com Cassie que estava sozinha num quarto de hotel.

Laurie, a escritora, consegue detalhar perfeitamente o dia a dia de adolescentes e jovens com transtornos alimentares. Seus pensamentos críticos, suas preocupações com calorias e número de refeições, associações extremamente perigosas e vasta ideias complexas que poderão provocar gatilho para muitas pessoas que enfrentam ou já enfrentaram situações parecidas.

ev-ev 12/02/2024

Não é bom, mas também não é ruim. eu achei que a autora soube fazer uma narrativa bem realista, mas faltou muita responsabilidade ao retratar os assuntos do livro. tem muitos gatilhos e acho que eles deviam ter sido abordados de uma forma mais "consciente".

Henrique Vaz Martins 26/01/2024

O famoso livro do quase? é quase bom, quase ruim, quase confuso, quase fluido? a história tinha bastante potencial por abordar um tema polêmico e necessitado de discussão, mas achei que a execução deixou muito a desejar

AllandaS 15/01/2024

Não recomendo!
Não é um livro ruim, mas nem de longe é bom.
Para quem tem gatilhos com suicídio e bulimia, tem que passar longe desse aqui. Não acho que a autora seja muito responsável nesse quesito.
O desfecho da história é muito jogado e não tem responsabilidade com o tema abordado. Não problematiza o suficiente.

Sachs 01/03/2024minha estante
eu shippo eles tbm amg,mas eu acho que naquele momento foi pessoa certa na hora errada

Erika570 02/03/2024minha estante
Simmmm. Mas acho que um epílogo de alguns anos depois dos dois juntos seria uma maravilha KKKKKKKKKKKK

Sachs 03/03/2024minha estante
concordo superr

flaris_ 07/01/2024

"Eu estou descongelando."
Achei uma leitura forte e intensa por conta do tema e dos personagens. Achei que a autora retratou bem os comportamentos e os sintomas do transtorno.
O livro mostra bastante como a preocupação (das pessoas em volta) para a alimentação, durante o tratamento, é maior do que para o psicológico. Aquilo de que as pessoas não veem o transtorno alimentar como uma doença mental, mas física. Achei que teria um "abrir de olhos" em relação a isso, mas senti que continuou a mesma coisa no fim.
Infelizmente peguei a versão não oficial da tradução, então algumas coisas estavam bem literais ? mas conseguia entender muito bem.

Milena 06/01/2024

Amei o ponto de vista pelo olhar da pessoa que tá sofrendo com os transtornos. Estou fazendo resenha pra cumprir o desafio

___jenny 04/01/2024

Leitura massante
Leitura um pouco massante, confusa e agoniante... Mas por se tratar de um livro pequeno foi ok. O final também deixou a desejar, o enredo foi turbulento e o final um pouco raso.

sammyrrorball 03/01/2024

Pesado
Achei um livro extremamente pesado embora eu estivesse ciente dos gatilhos
dá pra sentir que a Lia está piorando e realmente te deixa aflita por ela
é um livro bom, voce desenvolve empatia pelos personagens e entende o lado de cada um

Mariana 28/12/2023

O livro é ótimo e bem construído. Aborda temas sérios que encaramos na sociedade além de a história ser ótima, recomendo.

Livinha.kkk 26/12/2023

Ok
é um livro bom,mas acho que no final deu uma cagada. Achei que a autora só quis acabar o livro e deu um finalzinho merreca. Todavia,é um livro bom e necessário para pessoas com problemas com o peso, tipo eu.

Fe_Mariluz 26/12/2023

História difícil de ser digerida
Foi o primeiro e único livro que li deste "mundo", e devo admitir que é um tema difícil de ser abordado, porém, a autora conseguiu transmitir tudo e sem romantizar essas situações. Entretanto o que justifica essa nota que dei, foi pelo enredo que para mim, foi extremamente maçante. Poderia ter uma história mais envolvente. Uma pena.

lorena474 21/12/2023

Hm?
Sinceramente não odiei tanto quanto achei que odiaria, o começo do livro foi meio cansativo e maçante tanto que demorei horrores para terminá-lo. mas foi menos pior que imaginei.

não consigo odiar tanto a Lia mas ela obviamente é bem chatinha? mas
entendo todas as questões e transtornos e doenças e fico feliz do final que as coisas levaram.

o livro poderia explorar um pouco mais a Cassie ou quem sabe ter um spin-off da época que as meninas andavam juntas e com ela como narradora

é um livro pesado e não é pra todo mundo, mas foi uma experiência interessante viver ele.

?????

Agatha282 17/12/2023

Bom demais, chorei muito, me apeguei muito a lia, principalmente à relação dela com a emma. infelizmente eu nn to numa fase tão boa pra leitura então demorei demais pra ler, o que me prejudicou, quero reler ele no futuro.