Garotas de vidro

Resenhas - Garotas de Vidro

Deza Farias 11/11/2023

@???????????????????
?????????????????
??????? ?? ????? | Laurie Halse Anderson | p. 272 | 3.0/5 ?
???????????????????
????????: anorexia, bulimia, esquizofrenia, automutilação, suicídio... (+16)

"? ?? ???? ???????? ???, ?? ?? ??????? ????? ????? ????, ???? ????? ?????, ?????? ??????? ??? ???? ?? ??? ?? ???????"

O livro trata de um tema muito importante: distúrbios alimentares; com foco na anorexia e bulimia, a autora foi magistral em destrinchar o tema.

Lia é uma jovem que oscila entre a realidade e sua confusão mental.
Ela é obsessiva pela magreza, em contar calorias e passar fome. E tudo piora quando sua melhor amiga (Cassie) morre sozinha em um quarto de hotel.

Tudo começou na pré-adolescência quando ela viu Cassie praticando a bulimia, as duas fazem uma aposta de quem vai ser a mais magra.

Mesmo com o apoio dos pais e da madrasta, Lia não tem forças suficiente para lutar contra os transtornos. Passou por duas internações, mas continua passando fome e se mutilando.
Ela começa a "ver"o fantasma da Cassie e as coisas vão de ladeira abaixo...
Lia vai precisar lutar muito pra cumprir todas as promessas que ela fez a sua irmãzinha.

É muito difícil ver a Lia se afundando, tem horas que dá uma agonia enorme, em ver ela se negando a comer e contando todas as calorias que ela engere, mas dá pra entender que por mais que ela esteja somente o coro e o osso não é essa imagem que ela ver no espelho.

A autora conseguiu transmitir no livro todo o transtorno que é conviver com esses distúrbios, e como isso afetar as relações sociais das pessoas.
É um livro real, pungente e doloroso de ler.

A Lia tem uma ótima rede de apoio, mesmo os pais não conseguindo se entender na maioria das vezes, eles tentam ajudar como podem, além da madrasta, da irmãzinha e da Dra° Parker. Infelizmente nem todo mundo tem isso.

Eu gostei da escrita, bem fluída, as vezes ficava confusa, mas acredito que era o que a autora queria pra vivenciarmos as confusões da Lia.
Acho a capa bonita.

Se precisar de ajudar ligue para o ?????? ?? ????????????? ?? ???? 188. ?

Claudia 05/11/2023

Garotas de vidro
Assim que comecei a ler vi o quanto era impactante o tema de extrema importância envolvido.

Garotas que por mais que estejam magras se acham gordas, que se torturam negando a si mesmas o direito de comer algo que querem. O assunto principal é importantíssimo ser tratado, falado, divulgado. Num mundo que a beleza externa é levada a um nível de importância muito maior do que a beleza interna, a da personalidade, da inteligência, do caráter.

Gostei da forma que foi narrado. Conflitos de pensamentos da personagem principal são descritos com muitos detalhes.Um livro bom, realista e que mostra o lado doloroso de quem passa por transtornos alimentares.

.Mi 01/11/2023

O livro é bom, mas para quem tem estômago forte. Ele te faz entrar na história, e isso pode acabar te abalando. Gostei do livro, mas não leria novamente.

Helô 31/10/2023

Garotas de Vidro
Uma leitura impactante, sem sombra de dúvidas. Ao mesmo tempo que ela é fácil, ela também é difícil de ser vista da forma como realmente deve ser. A história da personagem principal é de mecher emocionalmente com qualquer pessoa, com toda certeza uma das leituras com um dos assuntos mais importantes a serem abordados que eu já li esse ano.

Emilly1172 19/10/2023

Acho que esperei muito
É um dramalhão.
A garota perde a melhor amiga elas tinham de afastado a algum tempo por algumas barriguinhas de adolescentes.
Elas tinham problemas com bulimia, na verdade a protagonista (claro que esqueci o nome) foi grandemente influenciada pela amiga assim que de conheceram e no decorrer do enredo vamos conhecer o desafios e toda a dificuldade de uma mente doente.

Telassim0 18/10/2023

Meu livro favorito
Podem estar pensando como um livro tão pesado assim, pode ser meu favorito.
Vamos lá, lembro como se fosse hoje o dia que comprei esse livro, eu literalmente comprei por achar a capa linda e o resumo parecer ter uma história interessante diferente do que eu era acostumada a ler.
Faz uns 9-10 anos que eu li e não tenho vontade de reler por ser tão pesado mas sempre indico a todo mundo que leiam.
Ele retrata de maneira tão real, e tão sincera de como funciona a cabeça de uma pessoa com distúrbio alimentar e problemas psicológicos em geral que você se sente levando um soco no estômago todas as vezes. Cada vez que a Lia falava como se sentia sobre ela e o mundo, a gente acaba se identificando em diversos detalhes mesmo que não estejamos passando pela mesma coisa.
Eu amo a escrita essa autora pela forma tão sem rodeios e verdadeira que ela trata esses assuntos.
É um livro que faz você se sentir pesada, que vão ter momentos em que você precisa parar de ler e respirar pois é angustiante. É essa palavra que define o livro? angustiante. E pode ter certeza que depois que ler vai vir uma ressaca literária daquelas e você nunca vai esquecer dele.

@ruthlunang 18/10/2023

Tô traumatizada
Meu amigo, que livro pesado! A autora trata da temática (disturbios alimentares, principalmente anorexia) de uma forma tão brutal e tão real, que é impossível você não se angustiar quando Lia relata as coisas que ela sente. Não quero ler esse livro nunca mais, mas ele é muito bom.

letticiaearth 16/10/2023

Bom, tocante
Li anos atrás, estou lendo denovo. Não lembrava de muita coisa do livro, mas agora que estou relendo, o que mais me encanta são os jogos de palavras e como a protagonista enxerga o mundo, a agonia que ela sente é bem transmitida pra quem lê

hscage 14/10/2023

Comida é vida!
Sou incapaz de dizer o quanto esse livro me tocou, senti exatamente na pele o que é ter esses pensamentos em relação ao meu corpo e a comida, é assustador a forma como o livro demonstra exatamente o que uma pessoa a qual passa por problemas relacionados com a comida enfrenta todos os dias e suas consequências. É tocante, uma leitura difícil mas compreensível ao olhar a história.

Thamires49 05/10/2023

Tocar, Sentir e Refletir
Esse livro me levou direto para a cabeça da Lia, uma garota de 18 anos com grandes problemas de autoestima, alimentação e aceitação, sua visão completamente distorcida de si mesma me fez questionar se estou fazendo a mesma coisa comigo... não chego nem perto de ter anorexia, porem sempre sentimos aquela pressão estética e muitas vezes nos deixamos levar pela beleza inalcançável colocando nosso próprio corpo nesse joguinho por estética.
Lia é forte, determinada, sabe o que quer, e faz de tudo pra conseguir aquilo que almeja, mas nem sempre o que queremos é o que precisamos... é o que vai realmente nos fazer bem...
Esse livro com certeza vai para a lista de recomendo sim! mas não para qualquer um... possui muitos gatilhos de autoestima, mutilação, luto e problemas familiares, todos muito nus e crus nessa história em que se é impossível ler sem se sentir tocado de alguma forma.

Livian.Sara 04/10/2023

Esse livro marcou meu ensino médio, o livro fala sobre anorexia, bulimia eu mesma passei por essas situações na escola.... a personagem principal quer se ver sempre mais e mais magra só que tem um grande problema ela já está extremamente abaixo do peso e não consegue enxergar. Por conta do baixo teor corporal a personagem enfrenta vários problemas de saúde, não só os de saúde física mas nos relata a dificuldade de passar por uma doença como essa. Quem já teve anorexia ou já lidou com esse tipo de situação parecida vai gostar bastante do livro eu me vi muito na personagem principal, principalmente na minha época de adolescência felizmente eu consegui sair do limbo que é a anorexia.

lali 27/09/2023

Muito forte
Estou completamente baqueada. incrivel como a autora conseguiu transmitir 100% os sentimentos de alguem nas condições da lia, eu me enxerguei em tudo nesse livro e precisei ate parar e me recuperar em alguns momentos, de tao forte e expressivo. os gatilhos são gigantescos, o que me fez demorar pra terminar, mas no fim consegui e ate mesmo esse final foi capaz de descrever tao bem minha semelhança com a protagonista.

isabelrileao 20/09/2023

Muito poético
O livro é bom, mas não posso negar que foi uma leitura densa, pesada e que gerou muitos momentos em que eu me identificava com alguns pensamentos da Lia. Infelizmente não gostei da escrita da autora. Não acho que esse é o melhor livro para ter uma escrita poética já que muitas vezes a leitura se tornou chata e confusa, sendo apenas poesia e mais poesia.

Raphaella.Sgrignol 16/09/2023

Inexplicável as sensações que eu senti com este livro. Amei demais, mostra uma realidade que infelizmente muitos vivem.

tatatrindde 11/09/2023

Pesadíssimo
Não sei nem o que dizer, é muito forte e muito real. Entra na lista dos livros mais pesados que eu já li. Acho que não é uma leitura para todos, se você for muito sensível eu não indicaria, pode disparar muitos gatilhos.

Gostei muito da forma como o livro foi escrito, a autora usou muitas ferramentas narrativas como escrever as palavras juntas ou sem pontuação para causar a mesma sensação de confusão que estava a mente da Lia (protagonista).

Eu tive vontade de pegar a Lia no colo o tempo inteiro, mesmo quando ela mentia e fazia coisas absurdas, não consegui sentir raiva dela nem por um momento. A forma como ela vai caindo cada vez mais na doença é extremamente triste de acompanhar.

O final foi bem poético e fez total sentido para narrativa realista que a autora construiu.