Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

stay4channie 06/09/2023

Excessivamente poético
Um livro bem diferente, tanto pelo tema, pelo estilo narrativo, desenvolvimento, enfim. Acho que eu teria gostado mais se conseguisse realmente gostar da escrita da autora, mas que, pra mim, foi um grande empecilho na leitura... A autora esbanja comparações, figuras de linguagem, repetições por todas as páginas, chegando num ponto em que você simplesmente perde a noção da verdadeira ação. A trama também se embola, com o desenvolvimento da personagem se virando num círculo vicioso por todo o livro, e só apresentando uma leve mudança nas últimas 50 páginas do livro, pra no fim, acabar com um final super "moral" e fantasioso, desmerecendo o retrato trabalhado das distúrbios alimentares.
Resumindo, é legal, mas eu acho que foi uma história mal distribuída em meio a poesia, fantasia e mais poesia...

Manuella257 24/08/2023

Minha opinião sobre garotas de vidro
É um livro que faz você pensar sobre o transtorno alimentar e até sobre a vida, algo forte, um pouco pesado, porém, nada que você vá se decepcionar por ter lido. Ele é simplesmente perfeito, é um livro que você se envolve na história, como se você estivesse convivendo com a principal ( Lia ) e estivesse totalmente preocupada com ela. Não irei dar spoiler, mas eu só diga uma coisa: Leiam esse livro, ele é Perfeito!

Laryssa165 22/08/2023

Garotas de vidro
Eu enrolei uma vida pra ler esse livro e agora me pergunto pq não li antes??

Definitivamente não é um livro pra qualquer pessoa. Ele trata de assuntos extremamente delicados como: luto, anorexia, bulimia e automutilação. Mas para aqueles que não tem problemas com os temas abordados, é uma leitura incrível.

A escrita da autora é tão maravilhosa que eu senti como se estivesse na mente da Lia. A forma como a protagonista conta as coisas que se passam pelos seus pensamentos é tão intensa que chega a ser angustiante, é como se você estivesse na pele dela.

Esse livro aborda um tema extremamente relevante, e abriu minha mente para o assunto. Aqui você conhece um pouco do que as pessoas com distúrbios alimentares passam todos os dias.

oliver74 21/08/2023

Estou descongelando
"Estou brava com a gente. Estou brava porque deixei meu cérebro passar fome e porque fiquei tre- mendo na cama em vez de dançar ou ler poesia ou tomar sorvete ou beijar um garoto ou talvez uma garota com lábios suaves e mãos fortes.

Estou aprendendo como ficar com raiva, triste e solitária e ale- gre e animada e com medo e feliz. Estou aprendendo a provar tudo."

Bels1531 09/08/2023

Pertubador
Eu não indico esse livro para pessoas com mente fraca ou que sofrem da doença citada. Foi difícil de ler, não porque a escrita foi ruim, mas porque o tema era pesado, mas a autora foi muito inteligente no desenvolvimento da estória.

Lia e sua melhor amiga Cassie desenvolvem distúrbios alimentares, lia anorexia e cassia bulimia, após apostarem quem ficaria mais magra.
Lia deseja perder peso cada vez mais, almejando atingir o peso zero. Ao se olhar no espelho, ela vê uma jovem gorda, feia, estúpida e burra.

Ver a perspectiva de uma pessoa que sofre de anorexia, que quer comer, mas não consegue, ao acreditar que a gordura corporal e o vazio interior são mais prazerosos e poderosos, me angustia bastante, sobretudo porque Lia se sente o máximo com sua aparência magra. Seu desvio de realidade é perturbador e triste.

No final, uma aposta idiota arruinou sua vida?

Aliane.Felix 06/08/2023

Estô loco
Menina, que história pra mexer com a cabeça hein!
Se você não está bem psicologicamente, por favor, não leia!

Eu AMEI a escrita, foi o ponto mais forte pra mim, todos os detalhes e confusões propostas que foram colocados no texto deixam as sensações da personagem muito imersivas, num ponto que chegou até a me incomodar porque parecia que era eu que estava sentindo aquilo, foi uma loucura!

Me dá uma satisfação imensa o fato de, apesar da protagonista tomar decisões questionáveis (burras pra c4c3t3) e julgáveis, eu não senti raiva dela pois eu entendia as suas motivações, suas fragilidades e pior, acreditava nelas. Acreditava como se fosse alguém que eu pude conhecer no íntimo, pude ler seus pensamentos e conhecer as dores que ela não compartilhava.

Sinto que os personagens secundários foram muito bem tratados, cada um com um peso importante na narrativa. Sinto que a mensagem chegou em mim, e doeu.

A minha única crítica mais relevante é que o final acaba sendo meio abrupto, na minha opinião. Os sentimentos e a angústia foram tão bem trabalhados por tanto tempo que na resolução parece que simplesmente "acabou", sabe?

É encantador se deparar com escritas que fogem do comum e que são extremamente acertivas naquilo que se propõem.

Obs: provavelmente não leria de novo porque fiquei triste kkkkk

rahy. 18/07/2023

Garotas de vidro
Eu nunca pensei que pudesse me identificar tanto com um livro, ele é movido por pensamentos os quais qualquer garota com mínima insegurança sobre a aparência tem a ter no decorrer da sua vida. Entretanto, ele trata-se de transtornos os quais são movidos pelo medo e pela insegurança de querer melhorar, como uma garota vivenciando um dos problemas tratados no livro, digo o quanto foi uma experiência complicada mas também assertiva sobre pensamentos sombrios que aparecem nesses momentos, esse livro serve principalmente para quem já passou ou passa por essas condições delicadas, afinal, ele abre seus olhos de uma maneira assustadora e faz você enxergar o quanto a sua vida é importante e que qualquer mínimo gesto, até mesmo o ?simples? comer pode mudar a sua vida de todas as formas.

?Comida é vida?.

~Milly 15/07/2023

Me abalou viu
O livro é uma mistura de emoções, medo, tristeza, confusão e angústia. Não sou capaz de expressar oque senti lendo, mas é um livro muito bom, denso e bem construído, faz você se conectar com a personagem e torcer por ela no meio do labirinto de emoções. Sem palavras, favoritado com certeza, ficará no meu coração.

Sabrina320 13/07/2023

Denso
Difícil de engolir mas a leitura te transporta para literalmente a pele e ossos da personagem? nervoso.

melo 12/07/2023

Garotas de vidro!
Eu já tinha lido esse livro antes, provavelmente há uns 5 anos atrás. Apesar disso, eu não lembrava de como "Garotas de Vidro", de Laurie Halse Anderson era incrível! Talvez fosse porque eu era, teoricamente, só uma criança e não tivesse consciência o suficiente para sentir e entender toda a problemática do livro. Eu me lembro de pesquisar sobre anorexia e bulimia e fazer um trabalho de escola sobre esse livro com a minha professora de português, mas tenho certeza que todas as emoções que esse livro me trouxe foram muito maiores que as da época.

"Garotas de Vidro" é narrado pela protagonista Lia, uma garota que sofre de anorexia e outras questões psicológicas. A forma como a enredo é trabalhado consegue transmitir todas as sensações da personagem para o leitor e fez com que eu embarcasse de cabeça na história, despertando em minha a necessidade de ajudar a Lia. Acredito que, muito mais além do tema já complicado, a narração torna o livro pesado e pode ser um gatilho para diversas pessoas.
Partindo desse contexto de gatilho, sendo os transtornos alimentares temas muito sensíveis para jovens, impulsionados pelos padrões de beleza da sociedade, é importante ressaltar que existem dois lados da moeda: O livro pode servir para conscientizar e fazer com que o leitor se interesse pelo assunto e busque pesquisar mais, de forma que possa impedir que tudo o que aconteceu com Lia aconteça com ele próprio ou com aqueles ao seu redor, mas a obra também pode servir como um instigador, podendo levar pessoas que já estão em uma situação não muito favorável para uma pior ainda. Por isso, eu acredito que tomaria muito cuidado caso alguém me perguntasse sobre o livro, querendo saber se eu recomendaria a leitura ou não.

Esse livro é um sentimento. É angustiante, triste, sufocante. Apesar disso, o final trás alívio e conforto para o leitor!

Elena 11/07/2023

Pra sentir
Não sei muito bem oq pensar e falar do livro. Ele não tem uma grande história, é mais pra mostrar a mente perturbada e solitária de uma menina quase mulher. destaco os gatilhos pra t.a e sh. gostei da escrita da autora e de como ela trabalha todo esse desamparo de forma poética. A trama em si é triste mas interessante porque mostra como problemas psicológicos te destroem e como as vezes eles começam de onde e quando menos esperamos. ainda assim acho que a autora podia ter trabalhado um pouco mais nessa imersão da mente da protagonista mas entendo que a pp tem apenas 18 anos. Recomendo que seja lido com um pouco mais de idade porque você consegue sentir mais a leitura e entender todas as vidas envolvidas na história.

Dudinha 29/06/2023

Li esse livro em apenas 9 dias mas não foi uma história que me agradou não. Por conta disso parece que eu passei uns 30 dias lendo.

Eu esperava que a história fosse tomar outro rumo, desde o começo já percebi que não iria me agradar muito.

O livro retrata sim fatos muito importantes e que as vezes estão no nosso meio e nós nem percebemos, mas não tive uma sensação de ?nossa que incrível? e eu realmente esperava isso.

maharo 24/06/2023

Como foi dificil concluir essa leitura. Personagem insuportavel, muito dificil ter empatia mesmo com uma historia tao tensa.

Emilly 11/06/2023

A Ana não é sua amiga
Se passa por isso por favor peça ajuda, pois não tem nada pior do que você mesmo estar se matando aos poucos.