Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Yasminb0 03/03/2023

Uma leitura pesada
Esse livro foi um tiro no peito pra mim, ele retrata como é a vida de quem sofre de transtornos alimentares, o livro foca em anorexia e bulimia e tem um pouco de mistério sobre a morte de cassie, que sinceramente o motivo da morte dela foi impactante demais. Fiquei ?
O livro em si é bom, porém com o tema pesado, eu não recomendo para quem está passando por transtornos alimentares, pois ele da gatilhos.

Suh 01/03/2023

Que livro esplêndido! Achei incrível como a estória vai se desabrochando a cada página. Eu comecei a entender o que a Lia sentia a respeito do próprio corpo e vida... quem nunca sentiu que não tinha mais jeito de se mudar e que todas as oportunidades da vida haviam se esgotado? Também compreendi mais como é difícil para os pais de filhos problemáticos, no questionamento contínuo entre acreditar ou desistir.
O que me incomodou foram as páginas com muitas palavras repetitivas. Sei que era a demonstração dos pensamentos da Lia, mas ainda assim me incomodou. Portanto, recomendo demais esse livro, adorei

VitAria1165 01/03/2023

Nunca imaginei ler um livro assim. Ele nos mostra como uma pessoa anoréxica age, pensa, e como é difícil pra essas pessoas. Eu peguei um carinho muito grande pela Lia, tinha momentos que eu só queria entrar no livro e dar um abraço nela e dar todo o amor que ela merecia. Esse livro me fez ter mais empatia com as pessoas do que eu já tinha

carvie 27/02/2023

Wintergirls
Como uma pessoa que sofre com transtorno alimentar eu posso dizer com propriedade que me vi na Lia. As atitudes, pensamentos, a luta incessante contra uma mente doente que te obriga a fazer coisas destrutivas com voce mesmo. Isso é horrivel, porem real. E a escritora, mesmo nao passando por isso conseguiu retratar de uma forma realista e incrivel. Muitas pessoas que leram o livro dizem que nao gostaram porque o texto parece confuso e aleatorio, mas na minha opiniao é perfeito pois mostra exatamente como estava a mente da lia: confusa e baguncada. Quando lemos o livro nos sentimos na mente dela, as associacoes que ela faz, as palavras confusas, é exatamente como a mente de uma pessoa com transtorno alimentar funciona. Os seus pensamentos sao baguncados e fora de ordem, voce enxerga tudo diferente e distorcido. Eu amo esse livro por isso. Ele é real. Nao tenta romantizar ou deixar bonitinho o transtorno dela. Mostra na realidade como é horrivel.

Ana 21/02/2023

Quando li Garotas de Vidro, eu simplesmente não sabia o que esperar. Um dia eu pus na cabeça que queria um livro novo, e queria tão urgentemente que vesti uma roupa e fui na livraria aqui da minha cidade mesmo, que costuma ser bem mais cara que as virtuais.Comprei esse livro unicamente porque achei a capa a coisa mais maravilhosa do mundo. Foi um mergulho no escuro: não li resenhas, não li sinopse, nunca tinha ouvido falar nele. A parte boa? Foi uma belíssima surpresa.

Lia e Cassie são melhores amigas de infância, daquelas que não desgrudam nem um minuto. Ambas enfrentam transtornos alimentares gravíssimos: Lia tem anorexia - disfunção alimentar caracterizada por uma dieta rígida e insuficiente, causando perda de peso excessivo e estresse físico - e Cassie, bulimia - transtorno no qual a principal característica é a indução de vômitos, uso abusivo de laxantes e outros métodos para impedir o ganho de peso.

Um dia, as garotas têm uma briga muito feia e param de se falar. Cassie liga para o telefone de Lia 33 vezes (trinta e três mesmo) e ela ignora todas as chamadas. Acontece que, poucas horas depois, ela recebe uma ligação de um total desconhecido e descobre que sua amiga foi encontrada morta num quarto de motel. A partir daí, Lia começa a conviver com a culpa e com fantasmas da própria Cassie.

Sou pequena e sempre fui magra por natureza, mas nunca deixei de comer nada; muito pelo contrário: ninguém acredita na quantidade de alimentos que eu ingiro diariamente. Em vista disso, fiquei chocada e muito muito assustada com a forma que a personagem principal agia e pensava. E o pior de tudo é saber que a história existe mesmo: a autora não exagerou, não mentiu, não criou uma ficção. Garotas de Vidro relata a realidade de varias garotas, sem tirar nem por.

Além de personagens bem trabalhados, Laurie Halse Anderson abordou um tema super atual e polêmico. Durante a leitura, senti como se estivesse dentro da cabeça da Lia. Até então, eu não tinha a mínima ideia do que as garotas com esses tipos de transtornos pensavam. Sempre soube que são doenças que têm que ser tratadas com bastante delicadeza, mas é bem mais sério do que eu pensava. Entenda mais sobre bulimia e anorexia (que são doenças diferentes) clicando nos links.

No decorrer da história, conhecemos o cara misterioso que ligou para Lia para informar acerca da morte da melhor amiga, o Elijah. O legal é que eles constroem uma amizade muito bacana, e com cheirinho de coisa a mais, se é que me entendem.

Apesar de ter adorado o livro, fiquei ligeiramente decepcionada algumas coisas no final. Gostei da forma que a autora mostrou a forma de ajudar as pessoas com transtorno alimentar, mas senti falta de um aprofundamento da relação entre a Lia e o Elijah. É melhor eu parar por aqui se não vou acabar soltando algum spoiller indesejado.

A narrativa da Laurie é bem gostosa e fluida, o que fez com que eu terminasse o livro bem rápido. O título do livro é bem condizente com a história, já que a personagem principal é bem frágil, tanto no físico quanto no psicológico, principalmente depois que a morte da Cassie começa a atormentá-la ininterruptamente. Garotas de Vidro é uma história de dor e sofrimento, mas também de companheirismo e superação.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Eduarda.Calixta 20/02/2023

Este livro foi um dos que eu mais demorei para ler, não chorei mas as cenas me deixaram angustiadas. É incrível como entramos na história e sentimos todas a dores da lia. Essa história me marcou muito, e acho que me ajudou a lidar um pouco melhor com a alimentação ??

Chrys 17/02/2023

Garotas de Vidro
Uau! Simplesmente não sei o que falar desse livro...
É bem pesado, é tão desesperador, assustador ler tudo isso que a Lia passa... Ela indo de mal pra pior...
No começo não entendi direito o que se passava, mas com o passar da leitura fui entendendo, e eu estou sem palavras pra descrever esse livro..
Recomendo pra quem quiser ler, mas embarque com cuidado, pois conter gatilhos pra algumas pessoas!!
Com certeza foi uma ótima leitura!???

camila 15/02/2023

Pesadíssimo
é um terror um terror passar o tempo na cabeça dessa garota, um terror sentir tudo o que essa garota está sentindo, um terror vivenciar com ela o que ela tá passando.
ele não é difícil de ler, na questão da escrita, mas por experiencia e imersão ele é sim
recomendo, mas não para aqueles que passam por isso

Mirian.Lima 13/02/2023

Que droga de espelho
Nós olhamos para nossa imagem e não nos agradamos não importa o que as outras pessoas digam que a imagem não muda, e levamos ao extremo as medidas para manter o que vemos.

alvezzxl 07/02/2023

acho que esse foi um dos livros mais difíceis que eu já li em toda minha vida, me sinto totalmente drenada psicologicamente e sinceramente, sendo uma pessoa de 20 anos que lida com transtornos alimentares desde os 12 tem constantes recaídas, não acho que eu deveria ter lido ele principalmente por não estar em fase estável do t.a no momento.

foi um livro tão real e tão cru de como o transtorno começa e de como ele vai destruindo aos poucos tudo, tanto a pessoa que está doente tanto quem está em volta dela.

não acho que eu tenha mais alguma coisa pra falar pois como eu disse, me sinto totalmente drenada dps de ler ele

gabi 31/01/2023

"Garotas de vidro" retrata o luto de uma garota que sofre com transtorno alimentar, que perdeu sua melhor amiga justamente por conta de um transtorno alimentar.
A maneira que a anorexia e a bulimia são retratadas não foi romantizada em nenhum momento, e acompanhamos a protagonista se afundando cada vez mais, até que chega ao fundo do poço. As relações familiares vão se enfraquecendo devido ao seu transtorno, ao longo do livro, o que esclarece um pouco sobre o quanto é difícil para os mais próximos testemunharem os comportamentos autodestrutivos.
Uma leitura importante para os dias de hoje, em que distúrbios alimentares estão sendo romantizados nas principais redes sociais "do momento".

Kailane7 30/01/2023

Um livro?
Ou muito bom ou muito pesado ou talvez os dois,se você já teve problemas de transtorno alimentares não é bom que você leia porque o livro é basicamente sobre isso,mas fora isso,abrange também problemas com a família,amizades tóxicas e também automutilação.Em fim eu achei um livro bem profundo e muito bom porém em partes tive vontade de parar de ler por ser bem pesado.